Você já deve ter ouvido falar em economia circular. Mas e o design circular? Você sabe o que é?
O lixo é um erro de design. Essa é a premissa básica por trás do design circular, uma ideia que pretende enfrentar a grande taxa de desperdício e produção de lixo.
O design circular faz parte de um movimento de mudança de rumos, em busca de uma economia mais sustentável e responsável. Você já ouviu falar dela: é a agenda ESG, que está dando protagonismo à sustentabilidade na nova economia.
Com a ascensão da preocupação com os impactos ambientais e sociais da produção industrial, a busca por métodos que levam em conta o que fazer com os resíduos ganhou importância - inclusive para os consumidores. O que fazer com um celular que quebrou, com as roupas que não servem mais ou com a enormidade de plásticos que descartamos todos os dias?
Essas são preocupações que deram origem à economia circular e, consequentemente, ao design circular. Neste artigo, iremos conhecer o design circular, aprender seus benefícios, conhecer exemplos e entender qual é a sua ligação com o cooperativismo. Aproveite a leitura!
O que é design circular
Em uma era em que o consumo cresce e a inovação tecnológica faz com que as trocas e descartes sejam frequentes, a economia circular busca reduzir os impactos. Quantas vezes você trocou de celular nos últimos dez anos? Quantos deles ainda funcionavam perfeitamente, mas tinham ficado para trás em recursos tecnológicos?
Em meio a um modelo tradicional de produção que gera muitos detritos, a economia circular repensa a indústria produtiva, o uso e a manufatura em relação ao desperdício de insumos naturais e descarte de produtos deteriorados ou obsoletos. Então a reciclagem e o reaproveitamento de materiais usados são exemplos da economia circular? Sim, são!
Ou seja: não basta só pensar na forma mais eficiente de produzir. É necessário, também, levar em conta o que acontece depois de um produto deixar de ser utilizado por qualquer que seja o motivo. A partir dessa busca, surgiu o conceito de design circular, uma resposta em prol de um planejamento sustentável desde a concepção dos produtos.
Design é projeto
Talvez a origem estrangeira faça com que a palavra ‘design’ não seja compreendida corretamente. Para a designer e pesquisadora Mônica Moura, “Design significa ter e desenvolver um plano, um projeto, significa designar. É trabalhar com a intenção, com o cenário futuro, executando a concepção e o planejamento daquilo que virá a existir”. Mais sucintamente, nas palavras do pioneiro Alexandre Wollner: “design é projeto”.
O design circular, portanto, é uma forma de projetar e desenvolver produtos pensando, no decorrer de todo o processo, nos impactos ambientais causados pelos materiais utilizados durante a fabricação. Isso passa pela escolha dos insumos, os métodos de produção e o reuso ou a reciclagem do material que será descartado após o uso do produto.
Dessa forma, podemos entender que o design circular trabalha em cadeia, tendo como princípio o uso de produtos levando em conta tanto o uso de matéria-prima reciclada quanto o destino dos objetos quando ele não puder mais ser mais usado. A meta, com isso, é não só reduzir a quantidade de lixo, mas também diminuir os impactos no meio ambiente por meio da inovação de design.
Os princípios do design circular
O livro Cradle to Cradle – Criar e Reciclar Ilimitadamente (em inglês Cradle to Cradle – remaking the way we make things), de William McDonough e Michael Braungart propõe três princípios que funcionam como base do design circular. Conheça-os abaixo:
- Resíduos são nutrientes: na hora de desenhar um produto, os designers devem verificar as propriedades de cada material com os fornecedores. Aqueles que causam impactos negativos devem ser substituídos gradativamente. Além disso, é importante buscar materiais com um ciclo biológico seguro e que sejam nutritivos quando retornam para a natureza.
- Usar a fonte solar ilimitada: a energia solar é constante e renovável. Por isso, seu potencial deve ser aproveitado ao máximo. Para o design de produtos industriais, então, os fabricantes devem ir além da eficiência energética e buscar, também, energias renováveis. O ideal é que a indústria se torne auto-suficiente em energias renováveis.
- Celebrar a diversidade: a diversidade fortalece sistemas biológicos e industriais, valorizando materiais, processos e soluções. Com isso, os ambientes de produção e distribuição podem acolher e estimular a biodiversidade, proporcionando áreas verdes e espaço para a natureza.
Características do design circular
A partir disso, o design circular carrega algumas características importantes para que possa cumprir o seu objetivo:
- Produtos verdes: os produtos devem ser ambientalmente corretos no decorrer de todo o ciclo de produção e uso.
- Uso de insumos reciclados: sempre que possível, o design circular deve priorizar a utilização de materiais reciclados durante o desenvolvimento dos produtos.
- Reciclagem ou reuso após descarte: é muito importante que o produto possa ser reciclado ou reutilizado depois de ser usado, de forma a reduzir o descarte de materiais.
- Aumento da vida útil: muito se fala de obsolescência programada, que é quando um produto é fabricado com uma vida útil encurtada de propósito. O design circular, por outro lado, visa o oposto - isto é, que os produtos durem o máximo possível.
Benefícios do design circular
O design circular não é somente uma proposta idealista. Ele apresenta, sim, vantagens tanto para a sociedade como para os negócios - e sua cooperativa pode aproveitar alguns desses benefícios:
- Custos reduzidos: o uso de insumos reciclados ou o reaproveitamento de materiais que seriam descartados ajuda a diminuir os custos de aquisição da matéria-prima.
- Aderente às tendências de consumo: os compradores estão preocupados com a procedência dos produtos que consomem e aceitam até pagar mais caro quando a produção é sustentável.
- Minimiza impactos ambientais: com menos descarte de material e produção de lixo, o design circular reduz os danos ao meio ambiente e torna o negócio mais sustentável e aderente à pauta ESG.
- Fomenta a inovação: uma vez que subverte muitas lógicas da produção tradicional, o design circular está sempre em busca de novas ideias e, com isso, se alia à mentalidade inovadora.
Design thinking circular
O design thinking é uma abordagem que tem o objetivo de resolver problemas complexos com o foco nas pessoas, buscando entender a fundo as necessidades e demandas dos clientes. Com isso, o design thinking é construído a partir de três pilares:
- Empatia
- Colaboração
- Experimentação
Unindo essa maneira de pensar o desenvolvimento de produtos com a economia circular, surge o design thinking circular, viabilizando a redução de impactos ambientais e econômicos com uma perspectiva que mantém as pessoas no centro.
O ciclo do design thinking circular
- Análise de cenário: projeção da cadeia de valor no momento, apontando riscos e oportunidades.
- Ideação: elaboração de ideias perante as oportunidades encontradas.
- Adequação da ideia: contextualizar a ajustar as ideias ao contexto da cooperativa.
- Reorganização da cadeia de valor: a busca por soluções dentro do design circular.
- Plano de ação: implementação prática da solução a partir dos princípios do design circular.
Exemplos de design circular
O design circular já está ganhando espaço no mercado e diversas soluções. Assim, desde grandes companhias multinacionais até negócios locais apresentam produtos que fortalecem a economia circular por meio da inovação. Conheça algumas dessas iniciativas inspiradoras!
Cooperárvore: resíduos da indústria automotiva viram artigos de exportação
Fundada em 2006 na cidade de Betim, em Minas Gerais, a Cooperárvore é a cooperativa social do programa Árvore da Vida, uma iniciativa social que virou referência na economia circular. O objetivo da cooperativa é gerar renda a partir de produtos criados com resíduos provenientes da indústria automotiva.
Com isso, o design circular está no coração da Cooperárvore, que reaproveita o material que seria descartado para confeccionar bolsas, mochilas, necessaires, artigos de casa e brindes personalizados. Dessa forma, a cooperativa impede que esses insumos se tornem lixo e os transforma em produtos que já até foram exportados.
Quando completou 15 anos, em 2021, a Cooperárvore anunciou que já havia reaproveitado mais de 39 toneladas de materiais que seriam descartados. Dessa forma, até então, a cooperativa tinha vendido mais de 250 mil produtos, mostrando que o cooperativismo ocupa um papel de protagonismo no design circular.
A produção circular na coop Dedo de Gente
A Dedo de Gente é mais uma cooperativa mineira que mostra o papel do cooperativismo no design circular. Criada em 1996, a coop produz e vende produtos de artesanato que carregam consigo a riqueza do sertão de Minas Gerais, além de realizar oficinas e exposições.
Em suas criações, a Dedo de Gente reaproveita materiais que seriam descartados para a produção de produtos artesanais e peças de arte. É o caso, por exemplo, dessa fruteira criada a partir de um disco de arado.
Adidas lança tênis com plástico retirado do oceano
A marca alemã de moda esportiva se uniu a uma campanha ambiental e produziu um modelo de tênis de corrida que usa plástico tirado do oceano e reciclado em sua composição. O produto foi lançado junto com uma campanha de conscientização contra objetos de plástico de uso único, que têm grande contribuição para a poluição do meio ambiente.
Nesse produto, o design circular usou o plástico reciclado no lugar de fibras sintéticas. O designer Alexander Taylor, que assina o modelo, argumenta que “os designers podem ser agentes da mudança” na busca por métodos alternativos e sustentáveis.
Celular modular da FairPhone evita lixo eletrônico
Como discutimos acima, a troca de celulares é uma das grandes causas do acúmulo de lixo eletrônico. Muitas vezes, os aparelhos ainda funcionam bem, mas são trocados porque já estão defasados tecnologicamente. E se fosse possível, então, ir melhorando o dispositivo aos poucos, sem precisar jogar tudo fora?
Essa é a proposta do FairPhone, um smartphone modular desenvolvido por uma companhia holandesa. Os aparelhos são projetados para durar muito tempo, porém com um diferencial: eles não ficam obsoletos.
Para isso, os celulares da FairPhone são desmonta´veis, repara´veis e atualiza´veis, a fim de acompanhar os avanços tecnolo´gicos e desejos do usuário. Assim, se você quer uma câmera melhor, não precisa comprar um novo aparelho, basta trocar o componente da câmera.
Coleção reciclável de roupas da C&A conquista certificados
Em 2018, a varejista de moda C&A lançou a coleção Ciclos, composta por peças de vestuário jeans fabricadas de materiais seguros e totalmente recicla´veis. A matéria-prima é certificada e a fabricação usa produtos químicos seguros e livres de metais pesados ou outras substâncias tóxicas.
Além disso, a fabricação é 100% neutra em relação às emissões de carbono e utiliza 50% de energia renovável no decorrer do processo de confecção das peças. O design circular das roupas, que não levam materiais sintéticos ou químicos to´xicos, permite que, após o uso, elas possam ser recicladas. Mesmo quando descartadas, as peças da linha não causam danos no ambiente.
Com essa iniciativa, a C&A se tornou a primeira marca varejista de moda a conquistar a certificação Cradle to Cradle nível Gold, que reconhece produtos relevantes para o avanço da economia circular, para peças produzidas no Brasil.
Remaster: sistema de piso elevado com apoio cooperativo
A construtech paulista Remaster Tecnologia desenvolveu um sistema integrado de piso elevado que abriga componentes da rede elétrica feito com placas de pla´stico reciclado. Além disso, todo o material pode ser reutilizado em próximos ciclos. Dessa maneira, a Remaster recolhe toneladas de plástico das ruas e ajuda a reduzir a demanda da matéria-prima virgem. A construtech conta, ainda, com apoio de cooperativas que trituram e colorem o plástico, dando origem a pellets (pequenas bolinhas de resina) de polipropileno que são reutilizados na produção dos pisos.
Cooperativas de reciclagem e a logística reversa
O cooperativismo é um grande aliado da economia e do design circular. Além dos exemplos que vimos acima de coops que estão ativamente propondo novas ideias e produtos conectados à economia circular, as cooperativas de catadores cumprem um papel central na logística reversa.
Um estudo do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP), aponta que os catadores são responsáveis por quase metade da coleta seletiva no Brasil. Em São Paulo, 100% do material reciclável coletado são manejados por catadores - mesmo os que são coletados por empresas concessionárias acabam nas mãos de cooperativas de reciclagem que cuidam da triagem, armazenamento e venda do material.
A intercooperação também tem espaço nessa jornada. O ConexãoCoop contou a história da Centcoop, uma cooperativa de segundo grau que reúne diversas instituições no Distrito Federal, atuando na comercialização conjunta dos materiais recuperados e coletados, via coleta seletiva, por cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Com isso, as cooperativas de reciclagem são essenciais para o avanço do design circular, uma vez que faz a coleta e o tratamento dos materiais que são reutilizados e voltam à economia, reduzindo o desperdício de recursos naturais e a produção de lixo.
Cooperativismo no mercado de resíduos eletrônicos
O lixo eletrônico é uma das piores consequências do rápido avanço tecnológico que vivenciamos. Segundo a pesquisa “The Global E-waste Monitor 2020”, o Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo. Se por um lado o desperdício é grande, por outro lidar com o descarte ainda é um grande problema.
Com diversos impactos ao meio ambiente e à saúde, o descarte irregular de resíduos eletrônicos é muito danoso para a sociedade. Um dos grandes desafios do design circular é que seus princípios sejam adotados com mais força no universo do desenvolvimento tecnológico.
Neste artigo, o InovaCoop mostrou como o cooperativismo é protagonista dessa batalha. A Coopermiti, que se dedica à produção, recuperação, reutilização, reciclagem e comercialização de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos já opera há 13 anos em São Paulo. Só em 2022, a Coopermiti reciclou 5,5 mil toneladas de lixo eletrônico.
Um dos serviços da Coopermiti é a recuperação, reutilização e reciclagem dos resíduos eletrônicos, devolvendo esses materiais ao ciclo produtivo. Além disso, a cooperativa abriga um museu com acervo de materiais eletrônicos antigos e uma oficina de arte de obras construídas com resíduos eletrônicos.
Conclusão: design circular para um futuro sustentável
O design circular é uma inovação indispensável para a criação de um futuro sustentável, com menos lixo e sem desperdício de recursos naturais. A transição rumo a uma economia circular impõe desafios complexos, mas a inovação e o cooperativismo são aliados nessa jornada.
Para alcançar melhores resultados, as iniciativas de combate ao desperdício precisam reorientar a lógica da produção industrial. A adesão ao design circular é parte fundamental dessa tarefa. Afinal, esse processo é mais eficaz quando a reciclagem e reutilização dos materiais são priorizados desde os primeiros passos no desenvolvimento de um projeto.
Se o lixo é um erro de design, o design circular é um elemento crucial para criarmos um mundo sem resíduo. Além do benefício óbvio de contribuir com a sustentabilidade e a causa ambiental, o design circular pode ser um grande diferencial da sua coop.
O cooperativismo está atento e segue sendo um aliado importante para a construção de um mundo melhor e um futuro promissor. As boas práticas ESG fazem parte dos princípios e valores do cooperativismo. Para potencializar esse dom do cooperativismo, o Sistema OCB está desenvolvendo o ESGCoop. Saiba mais sobre essa tendência neste guia prático!
A produção de conhecimento científico impulsiona o cooperativismo brasileiro - e você pode fazer parte desse movimento
A produção acadêmica é uma das principais fontes de inovação na sociedade, nos negócios e, como não poderia deixar de ser, também no cooperativismo. A geração de conhecimento científico ajuda a tornar o coop mais conectado, inovador e competitivo. Com isso, a relação entre cooperativismo e academia é positiva para todos.
Essa relação entre cooperativismo e academia pode acontecer tanto diretamente entre universidades e cooperativas em busca de uma relação de desenvolvimento mútuo focada nos produtos quanto pelo desenvolvimento do cooperativismo enquanto ecossistema.
O primeiro caso acontece, por exemplo, na Certel, como contamos no Radar da Inovação. A maior cooperativa de eletrificação do país mantém uma parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e seus alunos do curso de Engenharia Elétrica.
Já o segundo tipo traz estudos que proporcionam uma compreensão mais profunda do cooperativismo como modelo de negócios, agente do desenvolvimento regional e força motriz da agenda ESG.
O 7° Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) é um dos grandes momentos dessa relação entre cooperativismo e academia - e você pode participar desse movimento.
Academia é parte do ecossistema de inovação cooperativista
O cooperativismo conta com o seu próprio ecossistema de inovação que engloba a produção científica e acadêmica. O RadarCoop, uma iniciativa que mapeia o ecossistema de inovação e empreendedorismo cooperativista, mostra que essa relação é salutar na construção de um cooperativismo inovador e moderno.
O mapeamento classifica os atores do ecossistema de inovação do cooperativismo em sete tipos. Um desses tipos é referente aos “geradores de conhecimento”, que são instituições que promovem pesquisas e, com isso, produzem conhecimento acadêmico e descobertas científicas que impulsionam a inovação.
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP), por exemplo, surgiu com o objetivo de atender às demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas por meio de soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e pesquisa. Cooperativismo e academia aliados desde a base.
O Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (Isae) é outra instituição de ensino que contribui para a conexão entre cooperativismo e academia. Em parceria com o Sistema Ocepar, o Isae publicou um livro sobre gestão da inovação em cooperativas.
Cooperativismo e academia: conferências promovem pesquisa sobre o coop no Brasil e no mundo
Conferências de pesquisadores focadas em trabalhos acadêmicos sobre o cooperativismo também são fatores importantes para fomentar a inovação e o desenvolvimento do coop. Elas são oportunidade para que estudiosos de diversas instituições e áreas correlacionadas ao cooperativismo possam realizar e promover seus estudos.
Além disso, esses eventos promovem a troca de experiências e fomentam o networking entre a academia e as cooperativas, aliando teoria e prática. Ademais, eles ajudam a estabelecer o cooperativismo como um objeto de estudo relevante. O Sistema OCB apoia esse movimento e te convida para participar!
7° EBPC (Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo)
O EBPC (Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo), organizado pelo Sistema OCB, chega à sétima edição, que conta com coordenação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento proporciona uma oportunidade para pesquisadores apresentarem seus trabalhos sobre o coop durante um encontro presencial.
Com isso, a ideia do EBPC é estimular a realização de estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas. Assim, o EBPC propõe um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de unir competitividade e desenvolvimento sustentável dentro do cooperativismo brasileiro.
Na sétima edição, o tema do encontro é “Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade”. Além disso, os eixos temáticos são:
- Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo: busca investigar o que torna as cooperativas diferentes das demais organizações. Para isso, leva em conta seus aspectos teóricos, identitário, legal e societário, bem como os variados fatores que influenciam na identidade cooperativa no ambiente de negócios.
- Educação, Inovação e Diversidade: acolhe trabalhos relacionados aos processos de educação, empreendedorismo e inclusão que atuam sobre o desenvolvimento e a promoção da equidade nas cooperativas. Com isso, a ideia é dar visibilidade a uma agenda de inovação e promoção do conhecimento cooperativista.
- Governança e Gestão: investiga modelos de governança e gestão nas cooperativas, como fidelização de cooperados, desenvolvimento de lideranças, transparência, intercooperação e agenda ESG.
- Contabilidade, Finanças e Desempenho: compreende estudos que analisam a gestão do capital das cooperativas. Com isso, são trabalhos que tratam de avaliação de projetos, investimentos, eficiência e demais tópicos relacionados ao desempenho econômico e social das coops.
- Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais: a proposta é debater se e como o cooperativismo gera impactos econômicos, sociais e ambientais. O foco é investigar a mensuração e a efetividade, dos efeitos, contribuições e impactos das cooperativas nas comunidades em que elas estão inseridas.
As submissões de trabalhos para o EBPC se encerram no dia 15 de maio, então ainda dá tempo de participar. Para saber mais sobre o 7° EBPC, confira este artigo em que explicamos como ele funciona e de que forma você pode inscrever o seu trabalho!
Conferência Europeia de Pesquisa da ACI
O InovaCoop também destacou a Conferência Europeia de Pesquisa ICA CCR, realizada pela Aliança Cooperativa Internacional, que terá a inovação como um de seus pilares. O evento, que vai acontecer na cidade de Leuven, na Bélgica, entre os dias 10 e 13 de julho, já encerrou as inscrições.
A Conferência Europeia de Pesquisa tem o objetivo de promover conhecimento, proficiência e legitimidade sobre o empreendedorismo dentro do cooperativismo. Como contamos neste artigo, o Sistema OCB e pesquisadores brasileiros marcaram presença na edição de 2022 do evento.
As analistas técnicas Ana Tereza Libânio, Feulga Reis e Kátia Buzar foram as representantes brasileiras do evento, que ocorreu em Atenas, capital da Grécia, entre os dias 15 e 17 de julho. O grupo apresentou artigos produzidos em inglês dentro da temática “Repensando as cooperativas: do local ao global e do passado ao futuro”.
Representantes do Sescoop/RS e do Fundo Garantidor de Crédito Cooperativo (FGCoop) também ajudaram a levar o cooperativismo brasileiro aos palcos globais. A conferência, dessa forma, torna o cooperativismo global mais unido, como em uma intercooperação global por meio do compartilhamento de conhecimento acadêmico e científico no qual o cooperativismo brasileiro é protagonista na inovação.
Conclusão: Sistema OCB estimula conexão entre cooperativismo e academia
Cooperativismo e academia fazem uma dupla poderosa para impulsionar a inovação cooperativista. A produção de conhecimento científico, afinal, ajuda na compreensão dos cenários, desafios e oportunidades que englobam todo o ambiente de negócios e ecossistema de inovação do coop.
O Sistema OCB é entusiasta da relação entre cooperativismo e academia na construção de conhecimento científico. Tanto que, a fim de estimular as contribuições acadêmicas sobre o coop, a plataforma CapacitaCoop lançou a trilha de aprendizagem Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo.
O 7° EBPC é uma grande oportunidade para que os pesquisadores possam dar visibilidade aos seus trabalhos e se conectar com outros estudiosos sobre o tema, assim como com as cooperativas. Com isso, o cooperativismo se torna ainda mais inovador.
Cooperativas se aliam a startups voltadas ao agronegócio para inovar e modernizar a produção
O agronegócio brasileiro está entre os maiores do mundo. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do Brasil passou de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões. Isso coloca o Brasil atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Nesse contexto, as agritechs atuam como motor da inovação e produtividade.
Em 2022, cerca de um quarto do PIB nacional teve origem no agronegócio, conforme indica estudo do Cepea Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Isso faz do setor, mais uma vez, um dos principais motores da economia nacional.
Esse cenário mostra como o agronegócio brasileiro é gigante e extremamente relevante. Com uma rede ampla e complexa de atores. Diante do crescimento expressivo na demanda mundial por alimentos, o setor se viu na necessidade de inovar ao adotar soluções tecnológicas para obter eficiência produtiva e manter a competitividade.
A nova agricultura
Assim, nos últimos anos, a transformação digital chegou ao agronegócio. Esse movimento ficou conhecido como Agricultura 4.0, potencializando a capacidade produtiva do setor através de tecnologias que modernizam o campo e otimizam a produção e a gestão agrícola. Isso, então, ajuda o produtor a se manter competitivo no mercado.
Mas não só isso. A transformação digital no campo surge também a partir das demandas sociais e ambientais, tornando imprescindível a adoção de tecnologias inovadores a fim de ser ambientalmente sustentável. Além disso, o setor está intrinsecamente ligado à questão da segurança alimentar e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em meio à onda de transformação digital no campo e às demandas sociais ambientais, surgiram novas startups agros chamadas de agritechs. Vamos, a seguir, apresentar o que são essas empresas e qual é sua importância para a inovação no campo. Boa leitura!
Agritechs e inovação
Em resumo, agritechs são startups voltadas para o agronegócio. O termo é um acrônimo de “tecnologia agrícola” em inglês. Através da aplicação de novas tecnologias em diferentes etapas da produção agrícola, essas empresas atuam em diversas soluções inovadoras para o campo, buscando a produtividade e sustentabilidade.
Da necessidade de conquistar crédito, à criação de ferramentas de gestão, combate às pragas, de monitoramento ambiental, entre outras, as agritechs buscam responder aos desafios econômicos, sociais e ambientais.
Por isso, as agritechs são tão importantes para a inovação no agronegócio. Diante das novas exigências do mercado, o agronegócio não pode ignorar as questões ambientais e sociais. Tem-se, portanto, nas agritechs, a principal fonte de transformação digital que considera práticas alinhadas à agenda ESG (Environmental, Social and Governance), por exemplo.
Panorama e crescimento das agritechs
As agritechs não param de crescer no Brasil. No Brasil, de 2017 a 2021, foram investidos cerca de 264 milhões de dólares em agritechs, conforme aponta estudo do Distrito, um dos maiores hubs de inovação do país. Em 2021, foram 126 milhões de dólares, o dobro do valor aportado em 2020.
Em 2022, 43% das agritechs alcançaram um faturamento superior a R$ 1 milhão, sendo que 11% desse total faturaram mais que R$ 5 milhões. Além disso, uma em cada três agritechs já exportam seus produtos. Os dados são do Radar Agtech Brasil 2022, um levantamento feito pela Embrapa, o HomoLudens, a SP Ventures e o Sebrae.
O Radar identificou 1.703 agritechs, concentradas, na maior parte (87%), nas regiões Sudeste (61,4%) e Sul (25,6%) do País. O estado de São Paulo abarca o maior número de agritechs, com 47,0% do total nacional. Veja a tabela a seguir:
Essa distribuição geográfica aponta para um fortalecimento do ecossistema das agritechs brasileiras. Na comparação com anos anteriores, 2022 mostrou uma leve tendência de desconcentração do Sudeste e um avanço na região Nordeste. Ainda segundo o levantamento, 14,2% das agritechs atuam antes da fazenda, 41,4% dentro da fazenda e 44,4% depois da fazenda. Entenda:
- Antes da fazenda: envolve ações necessárias antes de começar a produção, como adquirir crédito, insumos ou equipamentos.
- Dentro da fazenda: trata-se de atividades de produção agropecuária em si, como a gestão da propriedade rural, água, insumos e planejamento.
- Depois da fazenda: inclui as atividades de distribuição, logística, processamento, embalagem, venda no atacado e no varejo e consumo.
Outro dado a ser considerado envolve a busca por profissionais especializados em tecnologias digitais voltadas ao agronegócio. Segundo a Agência Alemã de Cooperação Internacional, as agritechs pretendem gerar aproximadamente 178 mil vagas para esses profissionais. No entanto, o mercado possui atualmente apenas 32,5 mil pessoas qualificadas para ocupar essas vagas. Isso dá cerca de cinco vagas para apenas um candidato.
Futuro das agritechs
As agritechs são o futuro do agro. Assim, é preciso estar atento ao que esse futuro aponta, se preparando para acolher novas ideias e estar disposto para enfrentar os desafios impostos. Para isso, é importante que o campo não seja intransigente, a fim de estar alinhado ao que o ambiente político, econômico e social pede.
Segundo o Radar Agtech Brasil 2022, um dos pontos que merecem atenção no futuro das agritechs é a tendência de intensificação no uso de tecnologias sustentáveis. As agritechs acreditam que o uso de bioinsumos, da economia circular e outras práticas de sustentabilidade serão fortalecidas em um futuro próximo, sobretudo as alinhadas ao ESG.
Quanto aos desafios, o Radar aponta para a lenta instalação da rede 5G no Brasil, a dificuldade de acesso a financiamento público ou privado e a necessidade de cooperação entre os diversos atores de forma mais frequente e efetiva. Além disso, como apontado, há alta demanda por profissionais especializados a ser atendida.
As novas tecnologias no campo
A aplicação de tecnologias no campo abrange um cenário amplo. De acordo com uma pesquisa conjunta da Embrapa, Sebrae e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 84% dos agricultores brasileiros já usam ao menos uma solução digital para apoiar a produção agrícola.
Entre as soluções tecnológicas utilizadas pelas agritechs, estão o uso dos avanços na robótica, na conexão 4G/5G, e o uso da Inteligência Artificial e de drones.
- Inteligência Artificial: a IA é importante para a realização de mapeamentos e análises precisas, gerando previsibilidade e, consequentemente, a redução de custos. Além disso, junto com o desenvolvimento da robótica, permite criar maquinários autônomos.
- Robótica: o desenvolvimento da robótica e da IA permite criar robôs sofisticados, com autonomia para entenderem o contexto apresentado e tomar decisões independentes, ajudando em operações automatizadas, como colheita, poda, capina, separação e processamento de produtos agrícolas primários.
- 4G/5G: em um cenário de IoT - Internet das Coisas, a integração de tecnologias e dados em tempo real torna-se imprescindível. A conexão 4G e, mais especificamente, a 5G permitem que essa troca de informações seja mais efetiva, facilitando a operação com equipamento como drones, por exemplo.
- Drones: através do uso de sensores e softwares de processamento de imagens, a utilização de drones em áreas agrícolas traz vantagens em todas as etapas da produção. É possível realizar demarcações de áreas e detectar falhas no plantio, monitorar o desenvolvimento da lavoura, identificar pragas e dessa forma reduzir custos de pulverização com o aumento na eficiência das aplicações, e até mesmo utilizar da ferramenta como um pulverizador, alcançando áreas de difícil acesso e garantindo que não haverá perdas por pisoteio de maquinário.
O cooperativismo e seu papel na implementação e difusão de inovações tecnológicas para o setor agropecuário
O cooperativismo é um dos grandes responsáveis pela inovação no setor agropecuário brasileiro. Vejamos, então, exemplos de cooperativas que se conectaram com agritechs em busca de usar a tecnologia para impulsionar a produtividade e a qualidade.
Aurora: com agritech, coop reduz aplicação de defensivos
Na região Sul do Brasil, a Cooperativa Vinícola Aurora criou um sistema de sensores que monitoram a propensão de surgimento de doenças em suas videiras, permitindo, assim, a otimização do uso de fungicidas.
Em conjunto com a Embrapa e a startup Jahde Tecnologia, a cooperativa desenvolveu o CROPS, sistema que avalia o risco de míldio nas videiras. Esse é um dos principais vilões fúngicos das lavouras, trazendo prejuízo tanto para a produção quanto para as finanças.
O sistema coleta dados climáticos e ambientais e os envia para um processador de dados da Embrapa, que os interpreta e faz as mensurações sobre a predisposição de desenvolvimento do fungo na lavoura. Assim, os produtores são avisados pelo celular, através do aplicativo do CROPS, e podem agir preventivamente para proteger a produção.
O sistema permite, dessa maneira, reduzir o uso de defensivos na lavoura, aplicando-os somente em casos indispensáveis. Dessa forma, os produtores conseguem videiras mais produtivas e saudáveis e reduzem os custos com as aplicações de defensivos.
Cooxupé: mapeamento de solo para agricultores
Para implementar a chamada agricultura de precisão é preciso realizar o mapeamento e monitoramento contínuo sobre o solo. Nesse objetivo, o desafio do produtor, muitas vezes, é a necessidade de grandes investimentos em tecnologia e qualificação de mão de obra.
Nesse contexto, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), em parceria com a agritech Quanticum e o IFSuldeMinas (Instituto Federal do Sul de Minas Gerais), criou o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa”.
O objetivo do projeto é, através de tecnologias de baixo custo, mapear a saúde do solo em fazendas dos cooperados Isso permite que o pequeno produtor consiga fazer análises mais ricas para a tomada de decisão, visando à preservação do solo.
Ao todo, o projeto pretende mapear a saúde do solo em 80 fazendas, totalizando 10 mil hectares de lavouras de café. Em 2022, o “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa” venceu a categoria Inovação do Programa Coopera Mais, da Bayer, recebendo um aporte de R$ 1,5 milhão da multinacional, além de consultoria especializada.
Conclusão: o agro é tech - ou melhor, agritech
A adoção dos avanços tecnológicos no agronegócio para potencializar a inovação no campo é um caminho sem volta. As agritechs representam o maior exemplo desse movimento indispensável frente não somente às necessidade do produtor, mas também às demandas sociais e ambientais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), até 2050, o planeta terá 9,6 bilhões de pessoas consumindo aproximadamente 30 bilhões de refeições diárias. Isso significa que a produção mundial de alimentos terá que crescer aproximadamente 70% para atender toda a essa demanda.
As agritechs possuem um papel primordial diante desse cenário: encontrar soluções inovadoras para um futuro desafiador. Exemplos de que é possível não faltam.
As startups podem ser aliadas poderosas para a inovação no cooperativismo. Confira, então, o guia prático Inovação Aberta: Como se relacionar com startups. Veja quais são as relações, os benefícios e as técnicas para inovar junto com startups e fomentar o cooperativismo!
Para inovar, só conhecimento não basta. Veja quais habilidades emocionais e sociais são imprescindíveis nessa jornada
Em um mundo cada vez mais complexo e instável, ter uma equipe qualificada para inovar requer algo além da habilidade técnica adquirida nas salas de aula. Nesse cenário, um time capaz de lidar com circunstâncias imprevistas e com diferentes emoções ao mesmo tempo é essencial para que uma ideia se torne realidade.
Por isso, as soft skills são imprescindíveis na formação profissional. Diferente das hard skills, que estão relacionadas ao aprendizado técnico, como a habilidade com uma ferramenta, as soft skills têm a ver com o comportamento humano, desenvolvido ao longo das vivências e experiências pessoais.
As soft skills envolvem competências emocionais e sociais, como a boa comunicação, ter empatia, ser resiliente, possuir pensamento crítico, entre outras. A boa notícia é que mesmo quando o profissional não tem essas habilidades, ele pode desenvolvê-las, gerando benefícios para o indivíduo e também para quem está à sua volta.
Possuir essas habilidades interpessoais tornou-se tão importante que, segundo um levantamento realizado pelo LinkedIn em 2019, as soft skills são relevantes para 92% dos recrutadores e 89% dos entrevistados destacaram que a falta de habilidades comportamentais são o principal motivo para não serem contratados.
Qual a importância das soft skills para a inovação
Inovar envolve habilidades humanas que vão além do conhecimento puramente técnico. Processos, metodologias, tecnologias, tudo isso é importante, mas, a pergunta é: onde nasce a capacidade de inovar?
Segundo a professora de Psicologia da Inovação Fernanda Furia, o processo de inovação começa na mente humana. Por isso, habilidades interpessoais como as soft skills são importantes. Afinal, as habilidades emocionais requeridas para inovar têm a ver com atitude, visão de mundo e comportamentos que não dependem, necessariamente, das hard skills.
Portanto, desenvolver as habilidades interpessoais é fundamental para o processo de inovação. Por meio da criatividade e da resiliência é possível destravar caminhos para a inovação, em um mundo que exige a reinvenção constante das organizações e profissionais.
8 soft skills fundamentais para a inovação
Inovação implica explorar a criatividade, resolver problemas e transformar negócios. A seguir, vamos conhecer oito soft skills essenciais para inovar.
1. Criatividade
Com tantas transformações em diversos setores da sociedade, torna-se importante fugir do habitual. Por isso, a criatividade é importante para as empresas vencerem os desafios apresentados pelo mercado.
Quando falamos em inovação, a criatividade é logo uma das primeiras habilidades a ser relacionada. A criatividade envolve ter uma ideia a partir da imaginação; a inovação é a prática dessa ideia, é torná-la concreta.
Para desenvolvê-la, é preciso expandir os horizontes. Recomenda-se o consumo de conteúdo de áreas, fontes, pontos de vista diferentes, aprofundando-se, além da sua área de formação, em conteúdos multidisciplinares. Participar de dinâmicas em grupo para compartilhar ideias, referências e testar possibilidades, também é importante.
No CapacitaCoop, a plataforma de ensino à distância do cooperativismo brasileiro, você encontra um conteúdo especial para desenvolver a criatividade: o curso Criatividade e Inovação. Nele você aprende os conceitos de criatividade e como desenvolvê-la, entende as etapas do design thinking e conhece as novas tecnologias que as empresas têm adotado para gerar inovação.
2. Autogestão
A autogestão é a capacidade de definir sua própria rotina de trabalho de forma a realizar diferentes tarefas, sempre respeitando prazos e metas. Por isso mesmo essa habilidade está relacionada à organização pessoal.
Ter autogestão é importante para desenvolver a autonomia e independência profissional, principalmente em situações em que é preciso tomar decisões ágeis e que não dependam de um superior hierárquico.
Além disso, profissionais que possuem a capacidade de autogestão têm autonomia para tomar iniciativas. Isso gera situações mais propícias para expandir a criatividade e pensar em soluções inovadoras sem medo.
3. Destreza organizacional
A organização é uma habilidade indispensável no processo de inovação. Organizar demandas, prioridades, cronogramas, equipes, e até mesmo o material de serviço, facilita o fluxo de trabalho e dá maior segurança diante de momentos imprevistos.
A destreza organizacional também afeta positivamente a produtividade, uma vez que gera economia de tempo e dificulta a ocorrência de erros. Ter um planejamento semanal, por exemplo, ajuda a não ficar perdido em meio a muitas tarefas.
4. Pensamento crítico para tomada de decisão
O pensamento crítico está relacionado à capacidade de pensar racionalmente e de forma clara, realizando conexões entre diversos pontos de um mesmo problema. Assim, pensar criticamente é uma habilidade que abre caminhos para soluções inovadoras e essencial para quem planeja estar à frente.
Através do pensamento crítico, a tomada de decisão torna-se mais assertiva. A habilidade de tomar decisão é importante para a resolução de problemas de maneira ágil, mas com sabedoria, de forma embasada, sem medo de pôr em prática o que se pretende.
Nesse sentido, o pensamento crítico permite definir o problema central e a desenhar a melhor tomada de decisão para solucioná-lo. No curso Resolução de Problemas Complexos, você pode explorar essa habilidade através de técnicas e ferramentas da Teoria da Mudança.
Além disso, a tomada de decisão pode envolver uma série de negociações necessárias. No curso Negociação e Processos Decisórios, você desenvolve uma visão sistêmica e ampla do processo de negociação, além de habilidades para agir estrategicamente e melhorar os impactos nos resultados das negociações.
5. Visão de futuro
Profissionais visionários geralmente tornam-se referência como líderes, capazes de inspirar, influenciar e direcionar as decisões de outras pessoas. Isso porque essa habilidade permite estar sempre à frente, se antecipando a possíveis ameaças e oportunidades.
Além disso, ter visão de futuro é ter espírito empreendedor, é saber onde quer chegar e como chegar lá. Um profissional com visão de futuro sabe identificar e aproveitar as chances de dar partida às mudanças, ideais e inovações que causarão impacto.
Nesse sentido, é preciso sair da zona de conforto e ter coragem para agir. Para isso, um bom planejamento fará toda a diferença. Na CapacitaCoop, o curso Pesquisador de Tendências ajuda você a identificar e mapear tendências que podem influenciar no desenvolvimento dos negócios de sua cooperativa.
6. Capacidade de aprendizado e adaptabilidade
O escritor e futurista norte-americano Alvin Toffler disse uma vez que “o analfabeto do futuro não será aquele que não sabe ler e escrever bem, mas sim quem não consegue aprender, desaprender e reaprender”.
Em tempos em que mudanças e novidades surgem a todo tempo, a capacidade de aprendizado e adaptabilidade torna-se essencial para quem pretende estar em constante evolução. Sobretudo em um ambiente de inovação, onde ter resiliência diante de uma expectativa frustrada é crucial para não parar pelo caminho.
Inovar é não ficar parado no tempo. Empresas que ficam paradas no tempo desaparecem rapidamente. Por isso, estar aberto às novidades e agregá-las num processo de aprendizado e adaptação é sempre bem-vindo e indispensável à inovação.
7. Comunicação
Uma boa comunicação pode eliminar mal-entendidos e evitar conflitos que causam prejuízo e perda de tempo. Assim, é importante a capacidade de se comunicar de forma clara e direta, sempre com o cuidado de não gerar situações indigestas.
No trabalho em equipe, por exemplo, a comunicação é fundamental para a troca de ideias. Um ambiente propício para uma boa conversa, em que é possível falar e ser ouvido, e em que cada ponto de vista é considerado, potencializa a criatividade e facilita a busca por soluções inovadoras.
Entendendo a essencialidade dessa habilidade, a CapacitaCoop preparou um curso de Comunicação Assertiva. Lá você aprende a transmitir mensagens com clareza e assertividade, de maneira acolhedora e não agressiva, buscando alcançar os objetivos desejados.
Além disso, no curso Comunicação e Pensamento Crítico, você compreende o funcionamento e os fatores que influenciam o processo de comunicação organizacional, para se comunicar de forma ética e profissional. São duas ótimas oportunidades para desenvolver essa habilidade base do relacionamento interpessoal.
8. Colaboração e empatia
Ser colaborativo e empático são habilidades indispensáveis para a convivência entre pessoas que possuem diversas personalidades. Em um ambiente profissional, é comum que ocorram divergências, por isso é importante se colocar no lugar do outro, compreender as subjetividades de cada um e estar disposto a ajudar o próximo.
Uma equipe formada por diferentes personalidades, na verdade, quando bem administrada, possibilita abordagens e visões diversificadas, enriquecendo, assim, o processo de geração de ideias. Nesse sentido, a colaboração e a empatia estão diretamente ligadas à capacidade de viver em grupo e somar as potencialidades de cada um.
O desafio de escalar as habilidades interpessoais
Desenvolver habilidades interpessoais nem sempre é algo simples. Como dissemos, as soft skills são adquiridas com a vivência e, muitas vezes, você pode naturalmente se comunicar bem, mas não aprimorou sua autogestão, por exemplo.
Ainda assim, através do estudo e de estratégias, essas habilidades podem ser desenvolvidas. Um bom começo para isso é se inspirar em grandes líderes. A seguir apresentaremos alguns exemplos.
Exemplos de habilidades interpessoais de líderes de sucesso
Grandes líderes ao redor do mundo em diversas áreas, da política à arte, passando pela inovação, deixam bem evidente que soft skills são essenciais. Veja, então, alguns exemplos:
- Martin Luther King: com discursos impactantes e poderosos, as falas de Martin Luther King são retomadas até os dias de hoje. Líder do movimento negro por direitos civis nos Estados Unidos, Martin Luther King é uma refrência de alguém com grande capacidade de se comunicar.
- Barack Obama: através de uma oratória irrepreensível, o ex-presidente americano entrega discursos fortes e carismáticos. Ao falar, Obama sempre tem um tom solene, mas sem deixar de ser compreensível. Além disso, também é reconhecido como grande líder, por valorizar aqueles que serviram o país e impulsionar o desenvolvimento de sua equipe.
- Steve Jobs: eis um exemplo de quem possuía diversos soft skills. Jobs era criativo, detalhista, persistente e sabia tomar decisões importantes e possuía visão de futuro. Foi assim que ele criou a Apple, imaginando um mundo tecnológico que ainda nem existia e impondo padrões de alta qualidade para seus produtos. Veja mais sobre a estratégia de inovação da Apple com nosso e-book!
- Papa Francisco: uma das soft skills mais evidentes no Papa Francisco é a sua flexibilidade. Diante das mudanças exigidas pela contemporaneidade à Igreja Católica, como as questões envolvendo a homossexualidade e a educação sexual nas escolas, o Papa traz a Igreja Católica para o debate público desses temas e ainda consegue atrair o público mais jovem.
- Rihanna: uma das maiores cantoras da atualidade, Rihanna também é uma empreendedora. Com a proposta de quebrar o padrão comercial, a artista lançou sua marca de maquiagem, outra de roupas de luxo, a Fenty, e uma terceira, a Savage x Fenty, de lingerie. Um grande exemplo de quem tem visão de futuro e não se acomoda.
Como aplicar as habilidades interpessoais na prática
Para pôr as habilidades interpessoais em prática é recomendado, primeiro, identificar quais das suas soft skills possuem retornos positivos. Isso é importante porque pode encorajar e motivar seu desenvolvimento.
Ademais, também é preciso saber quais habilidades ainda precisam ser desenvolvidas e quais são as mais urgentes. Assim, é possível fazer uma boa gestão do tempo e planejar como alcançar um bom desempenho nas soft skills mais deficitárias.
Nesse momento, os feedbacks serão essenciais para mapear seu desenvolvimento. Conte com amigos, colegas, professores e familiares. Pode haver, por exemplo, a troca de ideias e experiências com quem possui habilidades diferentes de você.
Vale ressaltar que é importante que haja uma atmosfera de incentivo e encorajamento para o desenvolvimento das habilidades interpessoais no trabalho. Para tanto, é necessário que exista o esforço conjunto do setor de Gestão de Pessoas, dos líderes e do próprio profissional, que deve estar aberto a feedbacks positivos e negativos.
Conclusão
Para além do uso de tecnologias e técnicas modernas, falar em inovação é falar em habilidades essencialmente humanas, capazes de encorajar e desenvolver soluções criativas e inovadoras para os mais diversos desafios gerados pelas mudanças e transformações constantes na sociedade.
Para estabelecer uma cultura de inovação, é necessário entender os mecanismos do comportamento humano e do processo mental, pois, como vimos, a inovação começa na mente. Assim, é possível vencer as resistências psicológicas que travam as mudanças e trazer o sentimento de confiança.
Além disso, é preciso praticar, ter experiências. Em geral, os cursos e especializações estão voltados, sobretudo, para o desenvolvimento das hard skills. Para que soft skills sejam desenvolvidas, é preciso pôr a mão na massa e usar metodologias ativas, como gamificação e aprendizagem baseado em problemas reais.
Um bom início de caminho é apresentado pelo curso Inovação - Primeiros Passos, em que você descobre como desenvolver a criatividade e definir um norte para iniciar a trajetória de inovação na sua cooperativa. Acesse!
Veja as diferentes modalidades de comércio eletrônico e conheça exemplos práticos do cooperativismo
O comércio eletrônico caiu no gosto dos brasileiros. Dados da consultoria NielsenIQ Ebit indicam que, no país, o faturamento do e-commerce atingiu 262,7 bilhões de reais em 2022. Ou seja: as pessoas estão se sentindo seguras em comprar pela internet - e isso representa muitas oportunidades de negócios para para plataformas de e-commerce e marketplaces.
O isolamento social proporcionado pela pandemia de Covid-19 contribuiu para a explosão do comércio eletrônico. Muita gente que não tinha o hábito de comprar pela internet precisou se adaptar às novas realidades do varejo. Mas agora, mesmo após o fim das restrições, o e-commerce não parou de crescer.
Em 2022, a quantidade de compras feitas online teve um acréscimo de 8% na comparação com 2021. Ao todo, 109 milhões de brasileiros usaram serviços de e-commerce em 2022, 24% a mais do que no ano anterior. Isto é: o comércio eletrônico veio para ficar e o cooperativismo precisa estar atento às novas possibilidades.
Comércio eletrônico e marketplace: o que são?
Em suma, o termo “e-commerce” é uma abreviação de electronic commerce, ou seja, comércio que é realizado de forma on-line. As plataformas de e-commerce são, portanto, todas aquelas que realizam vendas pela internet.
Há, assim, uma grande variedade de possibilidades para o comércio eletrônico. É possível vender online por meio de uma plataforma própria, dedicada somente aos produtos da sua cooperativa, como um site ou aplicativo. Nesse caso, a cooperativa fica responsável por administrar a plataforma como um todo.
Dentro do e-commerce existem, também, os marketplaces. São plataformas que abrem dão suporte para que outras instituições vendam nela. É como se fosse um shopping center digital que conecta vendedores e compradores. O marketplace fornece a estrutura online para os varejistas que, em troca, pagam uma comissão sobre as vendas.
Além disso, as redes sociais também se tornaram plataformas importantes para o comércio eletrônico. O WhatsApp desenvolveu até mesmo a sua própria solução de pagamentos digitais, o WhatsApp Pay. Instagram e Facebook também contam com plataformas próprias de vendas e anúncios para seus usuários.
Tipos de e-commerce
A depender do tipo de negócio de cada cooperativa, há diferentes tipos de e-commerce, em relação à natureza da transação. Esses são os principais, confira:
- B2B (Business to Business): ocorre quando a cooperativa vende para outros negócios - ou seja, outras pessoas jurídicas, como cooperativas, empresas mercantis, varejistas e afins. Geralmente, esse modelo possui transações maiores, o que exige um sistema mais robusto para processar os pagamentos.
- B2C (Business to Consumer): modelo adotado pelas cooperativas que vendem para o consumidor final. Representa a grande maioria dos e-commerces e marketplaces.
- C2B (Consumer to Business): é uma inversão do modelo de negócio tradicional, onde o consumidor coloca seu serviço à disposição de empresas. Plataformas de trabalho freelancer são baseadas nesse tipo de relação comercial.
- C2C (Consumer to Consumer): serviços que permitem a venda direta entre os consumidores. Brechós online e revenda de produtos usados se enquadram nessa categoria.
- S-commerce (comércio social): são as redes sociais que já possuem seu próprio espaço para loja virtual ou ferramentas para transações comerciais.
Neste artigo, iremos conhecer as estratégias e plataformas de diversas cooperativas para vender pela internet e entender as vantagens e desvantagens das modalidades de e-commerce e marketplace. Boa leitura!
Cooperativas no comércio eletrônico
O e-commerce se tornou parte importante para o faturamento de muitos negócios. Assim, diversas cooperativas passaram a explorar uma gama de oportunidades dentro desse mercado. Vamos ver alguns exemplos!
Torrefação Cooxupé desenvolve um e-commerce B2B
A unidade de torrefação da Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé), de Minas Gerais, inovou com a implementação de uma plataforma digital para fazer negócios com varejistas, atacados e cafeterias de todo o Brasil. Portanto, a Cooxupé é pioneira entre as indústrias de café na disponibilização de uma plataforma de e-commerce B2B.
A iniciativa faz parte de um processo de transformação digital nos negócios da cooperativa. Assim, Mário Panhotta da Silva, superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé, apontou que a implantação impõe desafios:
“Tendo em vista que o grande objetivo é oferecer uma plataforma comercial que os clientes enxerguem valor. E, assim, contribuir para a fidelização e para o crescimento da Torrefação. O modelo de negócio presencial é muito forte no nosso segmento. E a migração para o digital anda a passos largos”, explica.
Plataforma B2B da Cooperante contornar dificuldades comerciais
A Cooperante é outra cooperativa do Ramo Agropecuário que desenvolveu uma plataforma de e-commerce B2B para contornar problemas com seu principal representante comercial. Quando ampliou sua oferta de produtos e se viu sem representação adequada, a cooperativa perdeu clientes e faturamento. Essa situação impôs a necessidade de buscar soluções.
Foi nesse contexto que nasceu uma plataforma para controle dos pedidos recebidos e entregas passadas pelos representantes. Logo, o projeto evoluiu para uma plataforma de vendas B2B. Com o seu time interno, a cooperativa desenvolveu um e-commerce que oferece aos usuários a opção de pedidos de compras e acompanhamento.
Ailos Aproxima: um marketplace do empreendedorismo local
O Sistema Ailos, que reúne diversas cooperativas de crédito nos estados do Sul, realizava encontros presenciais de apoio ao empreendedorismo local que foram interrompidos devido à pandemia. A partir dessa restrição, o Sistema Ailos desenvolveu um ambiente digital com o intuito de aproximar as comunidades e fortalecer o comércio local.
Dessa forma, o Ailos Aproxima começou como uma vitrine de produtos e serviços. Com o passar do tempo, a plataforma cresceu, passou a aceitar pagamentos e intermediar as opções de entrega, operando de fato como um marketplace. Assim, o Ailos Aproxima já soma mais de 700 mil acessos e mais de 15 mil negócios fechados.
Supercampo: um marketplace nascido da intercooperação no agro
Em 2018, a Frísia Cooperativa Agroindustrial desenvolveu o e-commerce Supercampo, a fim de oferecer um local para facilitar as compras de insumos de seus cooperados. Com os bons resultados no início da operação, a cooperativa decidiu, então, evoluir o projeto para um formato de marketplace.
No ano seguinte, um grupo de 11 cooperativas se juntou à Frísia para expandir o Supercampo e torná-lo um marketplace completo acessado pelos cooperados de todas as organizações participantes.
Assim, a Supercampo, hoje, é uma intercooperação de 12 cooperativas Agropecuárias com mais de 100 mil produtos cadastrados. A iniciativa visa construir o maior ecossistema digital do agronegócio brasileiro até 2025.
Nater Coop lidera vendas em gigante do varejo online
Até aqui, vimos exemplos de cooperativas que construíram suas próprias plataformas de marketplace. Mas também é possível crescer por meio de plataformas de terceiros. É o caso da NaterCoop, que emplacou seus cafés especiais na lista de mais vendidos da Amazon, gigante do varejo digital.
A linha Pronova Coffee Stories, de café arábica, é um dos segmentos mais importantes da cooperativa capixaba. A marca começou a ser vendida na plataforma da Amazon em 2019 e logo cresceu. Como a Amazon oferece frete grátis para seus assinantes, ficou mais barato comprar na big tech do que no site da própria cooperativa.
Até o primeiro trimestre de 2022, mais de 10 mil pacotes dos produtos produzidos pela Nater Coop foram vendidos por meio da Amazon. Em abril de 2022, a cooperativa registrou que os cafés especiais da marca eram os mais vendidos na Amazon há pelo menos um mês. Os estoques chegaram até mesmo a esgotar.
Marketplace ou loja própria: qual a melhor opção?
Não existe uma resposta certa para essa pergunta. A melhor alternativa é a que se enquadrar melhor para o objetivo de cada cooperativa, suas necessidades e o seu público-alvo. Cada modalidade tem suas vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas para tomar a decisão.
Veja, por exemplo, os casos que contamos acima. A Cooxupé e a Cooperante têm o objetivo de vender grandes quantidades para pessoas jurídicas, no modelo B2B. Com isso, os volumes e valores são elevados, o que justifica o investimento para o desenvolvimento de plataformas próprias, onde todo o processo está sob o controle das cooperativas.
Por outro lado, a NaterCoop busca distribuir os seus cafés especiais no varejo. Para isso, faz mais sentido que eles sejam distribuídos em uma plataforma já estabelecida e com o acesso de um público enorme. Mesmo tendo um e-commerce próprio, as vendas pela Amazon se mostraram importantes.
Dito isso, veja algumas diferenças entre desenvolver uma loja própria para o e-commerce ou vender por meio de um marketplace:
- Investimento inicial: para as cooperativas que estão começando a utilizar o e-commerce ou não trabalham com grandes volumes, o marketplace é uma boa opção, pois requer um investimento inicial menor. Plataformas próprias de e-commerce são mais caras para desenvolver e manter.
- Visibilidade: marketplaces consolidados têm um alto tráfego de usuários. Isso pode apresentar os produtos da sua cooperativa para novas pessoas. Contudo, a concorrência também é maior e outras marcas competem pelo mesmo espaço. No e-commerce próprio, a sua marca é protagonista, mas menos pessoas acessam.
- Personalização: em um comércio eletrônico próprio, a cooperativa tem controle sobre tudo: layout, identidade de marca, produtos em destaque, métodos de pagamento e tudo mais. Já em um marketplace, a coop precisa se submeter às características gerais da plataforma.
- Receitas: marketplaces podem cobrar taxas altas de comissão a cada venda. Isso pode demandar que a cooperativa ofereça preços mais altos. Em uma plataforma própria, os valores podem ser mais competitivos, uma vez que não há intermediários.
- Controle: uma desvantagem do marketplace em relação ao e-commerce próprio é a dependência que as cooperativas podem ter da plataforma. Mudanças na operação do marketplace, como novas regras, aumento das comissões ou o encerramento da plataforma, podem gerar grandes prejuízos para o negócio.
Conclusão
O comércio eletrônico é uma realidade consolidada que veio para ficar mesmo com o fim das restrições da pandemia - tanto que a consolidação do e-commerce está em nossa lista de tendências que viraram realidade em 2022. Por isso, não dá para ignorar o potencial do comércio eletrônico para impulsionar os negócios das cooperativas.
O Sistema OCB está por dentro dessa tendência, tanto que, diante das restrições da pandemia, desenvolveu a desenvolveu o NegóciosCoop, um marketplace para promover os negócios de cooperativas por meio da intercooperação.
Agora, diante dos novos contextos, o NegóciosCoop está passando por um processo de ressignificação para proporcionar melhores condições de negócios para as cooperativas. Fique de olho nas novidades!
E se quiser conhecer na prática como vender os produtos da sua cooperativa online, leia nosso guia prático Como vender pela internet! Você vai aprender, passo a passo, o caminho para vender na internet, confira!