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<p>A Black Friday é uma das datas mais importantes do calendário comercial. Conheça as tendências e veja por que inovar é importante!</p>

Tendências para a Black Friday: inovar é o caminho para se destacar

Nesse período cheio de oportunidades, a inovação é o caminho para sua cooperativa vender mais. Ela está preparada? 


A Black Friday se tornou uma grande tradição de fim de ano. Um período de promoções agressivas, marketing intenso e alta no consumo, a quarta sexta-feira de novembro já entrou no calendário de quem quer fazer negócios, vender mais e encontrar boas oportunidades.

Longe de ser uma novidade, a Black Friday já existe nos Estados Unidos desde os anos 60. Tradicionalmente, a data ocorre no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, um dos mais importantes dos EUA. Com o avanço do e-commerce, no entanto, a Black Friday se espalhou pelo mundo e chegou com força também no Brasil.

O impacto da Black Friday nos hábitos de consumo no Brasil é notável e crescente. Para 2023, segundo dados levantados pela MField, a expectativa é de que as compras cresçam 32% em relação à Black Friday do ano passado. Ao todo, 75,6% dos participantes da pesquisa disseram que pretendem aproveitar a data para fazer compras.

Diante de uma concorrência feroz, quem quer aproveitar a data para impulsionar as vendas precisa se destacar. A Black Friday se tornou, assim, um período para entender o comportamento de consumo e inovar no marketing e na jornada de vendas. Neste artigo, iremos apresentar tendências e inovações que as cooperativas devem estar de olho na Black Friday!

5 tendências da Black Friday para inovar

Com a alta concorrência desse período, as marcas precisam inovar para chamar atenção dos consumidores no período de descontos. A data ganhou o mundo graças à internet, mas está presente em todos os canais de consumo, digitais ou presenciais. Diante disso, selecionamos  tendências e oportunidades para sua cooperativa inovar na Black Friday!

1. Uma Black Friday cada vez mais phygital

A chegada da Black Friday no Brasil foi fortemente impulsionada pelo crescimento do comércio eletrônico e as expectativas corroboram isso. Um levantamento da Conversion apontou que a maioria das pessoas pretende aproveitar a data comprando online:

Sites/lojas virtuais: 40,7%

Aplicativos: 25%

Redes sociais: 6,6%

É inegável, portanto, que o ambiente virtual tem uma relevância enorme para quem quer aproveitar a data para vender mais. Só que isso não quer dizer que os ambientes físicos devem ser deixados de lado. O mesmo estudo indica que um quarto das pessoas vai ir presencialmente às lojas para comprar com os descontos!

Nesse sentido, a pesquisa “Tendências do Varejo”, realizada pela Opinion Box, revelou que 84% dos clientes desejam uma maior integração das lojas físicas e o comércio online. Por mais que o e-commerce tenha papel fundamental na Black Friday, inovar para alinhar o físico e o digital é um grande diferencial - além de ser um desafio e tanto - para as cooperativas.

2. Foco na segurança digital e experiência do usuário

Comprar pela internet já virou parte da rotina de muita gente, sobretudo no pós-pandemia. Só que as preocupações com a segurança digital seguem em alta. Fora os critérios mais gerais, como preços altos, frete caro e avaliações ruins, o fator que mais leva à desistência de uma compra é a desconfiança em relação à segurança do site.

Há quem aproveite o ambiente de negócios aquecido para dar golpes e cometer fraudes. Proporcionar um ambiente digital em que o consumidor se sinta protegido, então, é um fator capaz de diferenciar uma cooperativa em meio às promoções de Black Friday de suas concorrentes.

Além disso, a experiência do usuário é capaz de incentivar os frear uma jornada de compra. Problemas técnicos no site e a ausência de uma variedade nas opções de pagamento influenciam enormemente a decisão dos consumidores.

A interatividade é mais um fator relevante na hora de elaborar a estratégia de vendas para a data. As pessoas preferem receber promoções e interagir por meio do WhatsApp do que por e-mail, SMS ou ligação, revela a Meta.

Soluções inovadoras, como chatbots, são grandes aliados nessa jornada. Assim sendo, a maturidade digital da cooperativa e sua capacidade de inovação digital torna a Black Friday ainda melhor!

3. Black Friday em período estendido

A Black Friday, como o próprio nome dá a entender, acontece em uma sexta-feira. Em tese. Na prática, em meio à corrida para tornar esse período mais atrativo aos consumidores, boa parte dos negócios ampliaram a Black Friday que pode durar dias, a semana inteira ou até mesmo o mês todo. Apostamos que você já deve ter visto uma Black November por aí.

Uma outra faceta disso é a Cyber Monday, a segunda-feira pós Black Friday criada para impulsionar especificamente as vendas no e-commerce e mais focada em produtos eletrônicos e de tecnologia.

Na prática, seja Black Friday, Cyber Monday ou Black November, esse período foi ficando mais amplo para dar mais oportunidades aos clientes e conseguir fazer mais negócios.

4. Comunicação e marketing em destaque

No período da Black Friday, as ações de marketing e publicidade disparam! Campanhas dedicadas à data aparecem em todos os lugares. A concorrência pela atenção dos consumidores não tem trégua. Nesse cenário, uma estratégia de marketing e comunicação efetiva é uma forma de aproveitar ao máximo o potencial da Black Friday.

Essa é uma boa oportunidade para inovar! Usar dados para fazer campanhas direcionadas é uma possibilidade. Por exemplo: um cliente já comprou algumas vezes algum determinado produto da cooperativa que vai entrar em promoção - que tal fazer uma campanha de e-mail marketing alertando-o disso?

Os dados também podem ser usados para decidir quais produtos ou serviços da cooperativa irão fazer parte da campanha de Black Friday. Aproveite as ferramentas de marketing digital para inovar e tornar a sua cooperativa mais reconhecida e rentável nesse período de vendas aquecidas!

5. A Black Friday do Live Commerce

Modalidade que já faz sucesso na Ásia há bastante tempo e agora está chegando com força no Ocidente, o Live Commerce usa o engajamento de conteúdo ao vivo para converter vendas com apoio do marketing de influência. As pessoas param para assistir os criadores digitais e acabam comprando os produtos que eles anunciam. 

Esse item foi uma das tendências de negócios para 2023 listada pelo NegóciosCoop - e que se mostrou muito certeira. O maior exemplo disso é a live com as atrizes Larissa Manoela e Maisa para uma fabricante de cosméticos que faturou R$ 40 milhões de reais em 20 minutos.

A loja online de produtos eletrônicos e de informática Kabum realiza uma série de lives em que proporciona ofertas para seus clientes no período da Black Friday, por exemplo. O grande desafio do Live Commerce, entretanto, é encontrar soluções inovadoras para facilitar que quem está assistindo acesse os produtos com poucos cliques e sem fricções.

Conclusão: inovar para se destacar na Black Friday

A Black Friday ganhou proporções muito grandes no calendário comercial brasileiro. Dessa forma, ela se tornou uma ótima oportunidade para aquecer os negócios, realizar vendas, fidelizar clientes e atrair novos consumidores para as cooperativas.

Só que a competitividade é grande e não alivia. Com isso, encontrar soluções inovadoras para aproveitar ao máximo desse período tão esperado por muita gente a fim de encontrar bons negócios e até mesmo antecipar as compras natalinas.

E para potencializar ainda mais a relação entre cooperativas e consumidores durante a Black Friday, confira nosso curso e transforme clientes em fãs! Entenda sobre a arte de ir além em uma experiência e fazer o que for necessário para realizar um agrado para o cliente, que pode ser surpreendido com uma experiência que não estava esperando.

<p>Descubra as oportunidades do cooperativismo para encantar clientes, fidelizar seu público e ganhar competitividade!</p>

A arte de encantar clientes: o que as cooperativas estão fazendo para vender mais?

A experiência dos clientes faz toda a diferença para que as cooperativas sejam mais competitivas


Uma frase erroneamente atribuída a Maya Angelou, uma grande poetisa e escritora, diz que “clientes podem esquecer o que você disse, mas nunca esquecerão o que você os fez sentir”. Apesar da autoria controversa, essa colocação está mais em alta do que nunca. Encantar clientes vai além de um diferencial: é uma obrigação. Na verdade, as dúvidas sobre a autoria tornam a frase ainda mais potente!

Com o aumento da competitividade, os consumidores vêm se tornando mais exigentes e seletivos do que nunca. Por isso, oferecer um serviço de qualidade pode não ser mais suficiente para fidelizar seu público-alvo: é preciso pensar também na experiência.

Se engana quem pensa que esse conceito se limita às grandes corporações do entretenimento. Já faz um tempo que todos os segmentos demonstraram ter um enorme potencial para esse estilo de atendimento - e o cooperativismo vem se destacando nesse quesito. Descubra o motivo a seguir!

A arte de encantar clientes na prática

Quando usamos o termo “encantar clientes”, quais nomes surgiram em sua mente? Provavelmente, gigantes como a Apple e a Disney foram referências dessa arte em algum momento para você. E não é à toa: algumas companhias conseguiram ressignificar a relação entre usuários e marcas. Eis abaixo um exemplo da Apple.

Para muitas pessoas, a compra online é fria e complexa. É comum que surjam dúvidas específicas que não são explicadas em um e-commerce, por mais bem construído que ele seja. Mas isso pode mudar.

A Apple, marca referência em termos de inovação e tecnologia, mostrou mais uma vez que segue na vanguarda desse tema. A novidade é um sistema que permite criar diálogos em tempo real com especialistas da marca enquanto alguém acessa o e-commerce da big tech.

Além de reinventar a forma como as compras online são feitas, a iniciativa também dá um show em termos de encantar clientes. Ela mostra como uma solução simples como vídeo chamadas, que já fazem parte da rotina, podem ser usadas por um bem maior. Acontece que as cooperativas brasileiras também apresentam bons exemplos!

Agência Mais coloca o cooperativismo no mapa das agências digitais.

Hoje em dia, dizem que “tudo está no digital”. E na prática de encantar clientes, essa afirmativa é mais do que válida. O projeto Agência Mais é uma prova real disso, tendo surgido como uma resposta da Unicred União para os cerca de 5 mil cooperados que preferiam métodos digitais ao invés das agências físicas.

Para que isso acontecesse, houve uma preparação de alto padrão que envolveu treinamentos, migração da carteira de agências físicas, centralização de chamadas telefônicas em casos de resolução imediata e muito mais. Isso tudo gerou uma economia significativa de orçamento e poupou um tempo valioso dos gerentes.

Deu tudo certo: desde a sua implementação, a cooperativa de crédito atendeu mais de 5000 cooperados e atingiu níveis de satisfação de 94%, um número impressionante. Além disso, a iniciativa também proporcionou a criação do livro “Feito à Mão”, que foi publicado com intuito de ajudar outras cooperativas a traçarem jornadas similares com sucesso.

Esse é só o começo, já que o foco agora é a ampliação do atendimento e a atração de um público jovem e que acolhe soluções inovadoras, ágeis e tecnológicas, criando uma cadeia positiva de contribuição.

Unimed Poços de Caldas utiliza pesquisas para melhorar o atendimento aos pacientes

Em Minas Gerais, a busca por encantar clientes por meio da inovação segue firme na Unimed Poços de Caldas. A cooperativa vem criando soluções para melhorar a segurança de pacientes dentro do ambiente hospitalar.

Nesse caso, as parcerias foram essenciais. Junto à startup Safety4Me, a Unimed Poços de Caldas criou um aplicativo que permite que pacientes registrem suas percepções sobre os protocolos de segurança durante todo o atendimento.

O método Net Promoter Score (NPS) foi usado para classificar e validar os dados coletados. Os resultados permitiram que a cooperativa percebesse eventuais pontos de melhoria e trouxe fluidez para a comunicação entre os lados envolvidos.

Do artificial ao humanizado: como a inteligência artificial está sendo usada para encantar clientes

Quando pensamos em inteligência artificial, dificilmente consideramos a possibilidade de encantar clientes com ela. Afinal, esse processo é visto muitas vezes como uma forma de automatizar o atendimento e agilizá-lo, o que é muito diferente da proposta do encantamento.

No entanto, não precisa ser assim, já que diversas empresas já entenderam que o avanço das IAs podem gerar diálogos mais genuínos e condizentes com o que o público demanda. Os atendentes virtuais, por exemplo, ganharam rostos, expressões e até formas específicas de comunicação.

As interações humanizadas são capazes de responder até mesmo questões complexas, simulando emoções para acompanhar o usuário durante toda a jornada de contato com as cooperativas.

As lições da Disney para encantar os clientes

Vista como a pioneira da prática de encantar clientes, a Disney tem uma bibliografia ampla sobre o assunto. Idealizada por Walt Disney, a metodologia da marca envolve estratégias sofisticadas para deixar os consumidores com os olhos brilhando.

Explicamos, então, os cinco elementos da metodologia Disney de encantar clientes - confira!

Segurança

Não adianta deixar os clientes impressionados com seu atendimento e, ao mesmo tempo, acabar colocando-os em perigo. Walt Disney apontava a segurança como prioridade número um, pois o fato de se sentir bem e ter confiança nas pessoas que te atendem é o primeiro passo para a satisfação.

Siga as normas da sua área, crie protocolos e, principalmente, informe com clareza tudo o que é necessário para que as experiências que você proporciona sejam ainda mais especiais para as pessoas que confiam no seu serviço.

Cortesia

Educação, gentileza e cortesia são traços obrigatórios em qualquer atendimento, e você já deve saber disso. Mas o que você talvez não saiba é que a criação de uma atmosfera acolhedora depende de pequenas atitudes: sorrisos, cumprimentos e disponibilidade para ajudar são ótimos caminhos para encantar clientes.

Espetáculo

Não importa qual seja o seu segmento: sempre dá para criar um espetáculo no atendimento. No caso da Disney, a metodologia utilizada foi o conceito de uma peça teatral: todos os dias, os funcionários agem nos parques como se estivessem em um palco.

Mas, na sua cooperativa, isso pode ser adaptado para a sua realidade. Usos de narrativas, storytelling e treinamentos de atendimento podem ser bases para encantar clientes e promover experiências inesquecíveis. Aliás, o InovaCoop produziu um curso gratuito sobre storytelling! Clique aqui e confira!

Eficiência

Ter um diálogo divertido com uma marca é interessante, mas está longe de ser suficiente. A eficiência também é crucial para que os consumidores se sintam privilegiados. Aí vai mais um exemplo da Disney: com milhares de visitantes diariamente em seus parques, as filas eram frequente motivo de reclamação, a ponto de que algo precisava ser feito.

A solução encontrada foi a otimização do uso dos brinquedos e a imersão nos temas ainda nas filas. Se você está esperando para curtir uma atração da Pequena Sereia, pode esperar em uma fila que simula o fundo do mar.

Inclusão

Dizem que é impossível agradar a gregos e troianos, mas a metodologia Disney de encantar clientes já provou que dá para chegar bem perto. Em tempos em que a inclusão está se tornando cada vez mais importante, pensar nos detalhes pode fazer a diferença.

Imagine que você é uma criança surda e, ao encontrar a Minnie em um parque, consegue se comunicar com ela em libras. Ou que você vem de uma cultura em que o ato de apontar é ofensivo e, ao pedir orientações a um funcionário, ele te indica uma localização com as mãos abertas para evitar constrangimentos.

Todos esses exemplos são reais e fazem parte da rotina dos parques da Disney. Mas a verdade é que você também pode tê-las em sua cooperativa, uma vez que entender as origens, o pensamento e as necessidades do seu público.

Conclusão: se você ficou encantado, tem muito mais para aprender!

Realmente, a arte de encantar clientes é um tema e tanto e pode oferecer muitos benefícios para as cooperativas. Se você tem curiosidade sobre como adaptá-lo à sua realidade, temos uma dica para você!

O curso online de Transforme Clientes em Fãs já está disponível. São 4 módulos totalmente imersivos com foco no consumidor e com estratégias que vão mostrar como a sua cooperativa pode encantar clientes. Aproveite e faça parte desse movimento!

<p>Aprenda a usar o conceito de gestão ágil para tomar decisões mais eficientes e impulsionar o desempenho das cooperativas</p>

Gestão ágil dá dinamismo aos setores-chave das cooperativas

Agilidade nos processos torna as cooperativas mais eficientes, competitivas e inovadoras


Quanto tempo você perde aguardando por decisões, esperando retornos ou refazendo atividades que já deveriam ter sido finalizadas? Se a resposta para essa pergunta for “muitas horas”, continue lendo, pois a gestão ágil pode ser a base para uma nova era na sua cooperativa.

De acordo com o Banco de Compensações Internacionais (BIS), o volume diário de negociações nos mercados de câmbio globais era de cerca de US$6,6 trilhões em 2019. Se dividirmos essa estimativa pelo número de horas em um dia, a ideia é que US$275 bilhões sejam movimentados por dia.

O que queremos reforçar com esse valor é o fato de que, atualmente, cada minuto conta. Demorar muito tempo para tomar uma decisão pode representar uma perda significativa de dinheiro, bem como o desperdício de grandes oportunidades de negócios e inovação.

Mas a principal desvantagem desse hábito é a desvalorização da cultura de uma cooperativa. Quando as escolhas demoram muito tempo para serem feitas, toda a rede de colaboradores é impactada. Basicamente, o desempenho de todos acaba caindo.

Gestão ágil como solução

Nesse contexto, a gestão ágil surgiu como uma resposta a uma demanda crescente do mercado. Era preciso criar um sistema que cortasse períodos ociosos e, ao mesmo tempo, proporcionasse tomadas de decisão assertivas e condizentes com a necessidade das cooperativas.

Uma ótima indicação da qualidade da gestão ágil é a sua conexão com a inovação. Esses dois conceitos estão diretamente ligados e, quando combinados, são capazes de impulsionar um ao outro.

Ademais, a gestão ágil melhora a coordenação entre áreas, o foco estratégico em prioridades e, é claro, o aumento da competitividade de mercado. A seguir, explicamos um pouco mais sobre o tema - boa leitura!

Gestão ágil enfrenta inovação defasada nas áreas corporativas

No Brasil, há quem diga que não tem como escapar da burocracia. No entanto, a gestão ágil já provou que isso está longe de ser verdade, tendo se destacado em áreas enxergadas como ultrapassadas nesse sentido. Em termos de inovação e produtividade, essa metodologia é como um verdadeiro combustível.

Setores como o Jurídico, o Financeiro e os Recursos Humanos são ótimos exemplos disso. Por incluírem uma série de processos, dependerem da participação de elementos externos e terem estratégias que funcionam a longo prazo, eles acabaram ganhando uma fama negativa de que funcionam devagar. É por isso que a gestão ágil é tão interessante para eles, afinal.

As principais diferenças entre a gestão ágil e a tradicional

Eis, portanto, as diferenças que mais se destacam entre a gestão ágil e a tradicional.

Em suma, a gestão ágil se destaca pela flexibilidade, foco no cliente, colaboração e interações contínuas. A gestão tradicional, por outro lado, segue abordagens mais sequenciais e rígidas, com ênfase na estrutura hierárquica e planejamento detalhado.

A resposta para modernizar os setores-chave das cooperativas

Existe uma linha muito tênue entre tomar decisões de forma ágil e escolher coisas sem pensar direito nelas. Nos segmentos mais estratégicos do cooperativismo, como o RH, o jurídico e o financeiro, cada atitude deve ser tomada com inteligência.

No entanto, isso significa que ela precisa demorar dias, semanas ou até meses para ser encaminhada. Ter um sistema de fluxo de trabalho bem estruturado, por exemplo, vai ser de grande ajuda para modernizar esse processo.

Ao invés de passar por vários setores, busque direcionar essa escolha aos colaboradores com mais experiência no segmento, ao mesmo tempo em que aproveita a oportunidade para qualificar novos tomadores de decisão.

Também vale a pena pensar em digitalização. Ao invés de perder tempo procurando papéis, enviando documentos para outros setores, captando assinaturas e outras diversas etapas envolvidas na parte burocrática de uma cooperativa, a sugestão é investir em sistemas que centralizem e organizem essa jornada.

Promova treinamentos e palestras constantes para garantir que a sua equipe está preparada para os desafios que estão chegando. Ao invés de sofrer com problemas de adaptação, a recomendação é introduzir mudanças o quanto antes para que, na hora em que elas forem necessárias, tudo flua com mais eficiência.

O papel da gestão ágil

Você pode organizar quantas reuniões quiser para tentar agilizar a tomada de decisões na sua cooperativa, mas a verdade é que, para ter sucesso, é preciso contar com um sistema eficiente, que facilite processos e proporcione ferramentas para estimular a evolução da equipe.

Metodologias como a Scrum, Kanban e a Lean são ótimas sugestões para quem tem interesse na gestão ágil, uma vez que que elas focam no corte de etapas desnecessárias e na otimização do tempo e do esforço de cada pessoa envolvida.

Como as cooperativas podem agilizar e modernizar seus setores-chave?

E quais são as práticas que podem ser melhoradas através da gestão ágil? Confira um resumo de diversos pontos que podem ser beneficiados com a implementação dessa ferramenta.

Definição de trabalhos: a gestão ágil permite uma definição mais clara e flexível de tarefas e projetos, facilitando a adaptação às mudanças. Por exemplo, em um setor jurídico cooperativo, as equipes podem se ajustar rapidamente às novas demandas legais.

Priorização dos problemas: as metodologias ágeis, como o Scrum, enfatizam a priorização de tarefas com base no valor e na urgência. Isso é particularmente útil no RH cooperativo, onde a gestão de talentos e a resolução de conflitos podem ser priorizadas de acordo com a necessidade.

Compatibilização de colaboradores: a colaboração e a comunicação eficazes são incentivadas nas metodologias ágeis. Isso é relevante para cooperativas, onde a integração e a cooperação entre membros são fundamentais para o sucesso.

Aprendizado contínuo: as práticas ágeis promovem a mentalidade de aprendizado contínuo. Por exemplo, no setor financeiro cooperativo, as equipes podem se adaptar rapidamente a novas regulamentações e tendências do mercado.

Foco na produtividade: A gestão ágil busca melhorar a produtividade, eliminando desperdícios e simplificando processos. Isso pode ser aplicado a áreas como o financeiro cooperativo, onde a eficiência operacional é crítica.

Entre as principais metodologias, estruturas e técnicas ágeis que podem ser aplicadas, citamos:

Scrum: uma estrutura ágil que divide o trabalho em sprints, geralmente de 2 a 4 semanas, com foco na entrega contínua de funcionalidades valiosas. Por exemplo, uma cooperativa de crédito pode usar o Scrum para desenvolver um aplicativo bancário.

Kanban: uma técnica que visualiza o fluxo de trabalho e limita o trabalho em progresso. Assim sendo, um setor de atendimento ao cliente de uma cooperativa consegue usar o Kanban para acompanhar solicitações de membros.

Lean: uma filosofia que visa a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua. Apta, portanto, a ser aplicada em qualquer setor das cooperativas a fim de otimizar processos.

Design Thinking: uma abordagem centrada no usuário para resolver problemas e criar soluções inovadoras. Por exemplo, um setor de inovação de uma cooperativa pode usar o Design Thinking para desenvolver novos produtos.

DevOps: uma abordagem que integra desenvolvimento e operações para acelerar a entrega de software. Nesse sentido, uma cooperativa de TI tem a possibilidade de usar o DevOps para implantar atualizações de sistemas com mais rapidez e confiabilidade.

Assim como na gestão ágil, vamos direto ao ponto

A gestão ágil não é um plano para o futuro: ela pode começar a ser implementada o quanto antes para gerar frutos ainda mais proveitosos para a sua cooperativa. A boa notícia é que isso pode ser muito mais prático do que você imagina.

Em nosso Guia Prático Metodologia Ágeis, avaliamos, explicamos e analisamos os principais elementos envolvidos na gestão ágil, proporcionando insights valiosos para quem quer ter resultados mais rápidos e eficientes. A leitura é simples, rápida e repleta de conteúdo. Vale a pena se aprofundar nesse tema!

Além disso, no InovaCoop você tem acesso a trilha “Quero ser Ágil”, que conta com cursos com foco em Métodos Ágeis e, também, ao curso completo (com as 6 etapas) do Design Thinking.

<p><span style="color: rgb(15, 15, 15);">Assim como no mês anterior, o programa MAIS INOVAÇÃO BRASIL, com a parceria da FINEP e BNDES, continua a destacar-se na agenda de novembro, destinando R$ 66 bilhões para inovação até 2026 e mantendo condições financeiras vantajosas, como taxas de juros anuais de 3,27%. Adicionalmente, uma chamada da EMBRAPII e VINNOVA fomenta projetos de inovação Brasil-Suécia, financiando até 50% do valor total.</span></p>

Destaques do Radar de Financiamento (novembro de 2023)

Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras


O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.

Os principais mecanismos de fomento são:

Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.

Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.

Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.

Destaques para novembro:

1. No final de agosto, FINEP e BNDES lançaram o mais significativo programa de apoio à Inovação para entidades privadas da história do país, o MAIS INOVAÇÃO BRASIL. Este programa destinará R$ 66 bilhões para inovação até 2026. No mês passado (outubro), foram lançadas no radar três chamadas do programa no BNDES. Neste mês, ainda na linha do programa, destacamos na base o FINEP MAIS INOVAÇÃO.

Os itens financiáveis são: despesas em P&D Interno; Aquisição Externa de P&D, Aquisição de Outros Conhecimentos Externos, Aquisição de Software, Treinamento, Introdução das Inovações Tecnológicas no Mercado, Aquisição de Máquinas e Equipamentos, Produção Pioneira e Outras Preparações para a Produção e Distribuição, e Fusão e Aquisição.

Taxa de Juros Anual: Em comparação a bancos comerciais, financiamentos de agências que fomentam inovação possuem taxas mais atrativas. O programa MAIS INOVAÇÃO oferece taxas de juros extremamente competitivas. No FINEP MAIS INOVAÇÃO, a taxa é composta pela TR, que está em 1,27% para o mês de novembro, acrescida de 2,0%. Isso resulta em uma taxa anual de 3,27%, extremamente atrativa.

Período de Carência: até 4 anos – tempo até iniciar o pagamento do financiamento; durante este período, só são pagos os juros.

Tempo de Amortização: até 16 anos – tempo para finalizar o pagamento do financiamento após o período de carência

2. A EMBRAPII e a VINNOVA lançam uma chamada para projetos de inovação com o objetivo de promover a colaboração entre Brasil e Suécia. Esta chamada é direcionada a empresas suecas ou instituições de pesquisa que colaborem com uma ou mais empresas, bem como organizações de pesquisa, como universidades ou institutos de pesquisa na Suécia. Municípios ou regiões suecas também são elegíveis. É necessário que haja pelo menos dois atores suecos envolvidos, dos quais um deve ser da indústria e o outro do meio acadêmico ou de institutos de pesquisa. Analogamente, a cooperação deve incluir dois atores brasileiros, sendo que um deles deve ser um instituto (unidade) da EMBRAPII. Para ser elegível como parte brasileira, juntamente à EMBRAPII, a organização deve possuir um CNAE industrial.

O foco da chamada é em "investigação industrial" e "desenvolvimento experimental", conforme o Regulamento (UE) nº 651/2014. Os projetos selecionados podem receber financiamento de até 50% do seu valor total.


Para maiores detalhes, não deixe de acessar Radar de Financiamento !

<p>As histórias têm o poder de emocionar, convencer e ensinar. Saiba como o <em>storytelling</em> pode usá-las a favor da inovação na sua cooperativa!</p>

Storytelling: contar histórias para inovar

Narrativas engajam, ensinam e despertam emoções. É por isso que o storytelling é uma ferramenta poderosa para a inovação


Contar histórias é uma das coisas que nos torna humanos. Por meio de narrativas, criamos empatia, nos engajamos em jornadas, aprendemos coisas novas, nos entretemos e apresentamos grandes ideias. Essa estratégia milenar de comunicação e relacionamento interpessoal é uma ferramenta e tanto para os negócios e a inovação: é o storytelling.

A capacidade de contar histórias é central para o surgimento das comunidades e o desenvolvimento das culturas. O poder do storytelling, dessa forma, segue capaz de nos influenciar. Só que agora com mais recursos, tecnologias, linguagens e objetivos.

O storytelling, afinal, é uma forma de cooperação entre as pessoas. Ao transmitir mensagens engajadoras, o storytelling também tem a capacidade de ativar a criatividade. Da criatividade, surge a inovação.

Neste artigo, vamos conhecer os elementos do storytelling, aprender as formas de contar boas histórias e entender como as histórias podem impactar na inovação e nos negócios das cooperativas. Aproveite a leitura!

O que é storytelling

O Storytelling (ou contação de histórias) é uma metodologia que utiliza a combinação entre processos e técnicas a fim de criar ou potencializar a comunicação tanto entre pessoas quanto entre marcas. Essa é a definição de Martha Terenzzo, autora do livro O Guia Completo do Storytelling e professora do curso de storytelling na CapacitaCoop!

Ela explica que nem toda narrativa é necessariamente storytelling. Uma linha do tempo ou uma explicação, por si só, não se enquadram no conceito. O storytelling, portanto, é composto por dois fatores: a forma (o telling) e o conteúdo (o story).

A era da economia da atenção

O economista vencedor do Nobel Herbert Simon antecipou, ainda na década de 70, uma época de escassez da atenção proporcionado por um excesso de informação. Sabe quando você pega o celular e tem tanta coisa para conferir e, no fim das contas, não consegue dar atenção para nada por muito tempo? Pois o futuro previsto por Herbert chegou junto da era digital.

Essa nova realidade afeta a forma como as histórias são contadas. O sucesso do TikTok e seus vídeos curtos reflete essa mudança nos hábitos. Nesse contexto, o desafio é encontrar estímulos capazes de manter as pessoas atentas às histórias e, nesse cenário, o storytelling se mostra como uma forma de captar a atenção e gerar conexão com as pessoas.

Formas de usar o storytelling

No curso disponível no CapacitaCoop, Martha Terenzzo indica algumas formas de empregar o storytelling na vida pessoal e profissional:

  •     Discursos e apresentações: em uma apresentação profissional ou acadêmica, o storytelling ajuda a tornar o conteúdo mais interessante para os ouvintes.
  •     Planejamento: o storytelling pode ser usado para planejar uma nova etapa das cooperativas de forma inovadora, por meio da construção de uma biografia que indique os caminhos futuros.
  •     Persuasão: narrativas tornam argumentos mais convincentes e fáceis de serem compreendidos.
  •     Portfólio: o storytelling serve para um profissional ou uma cooperativa apresentar ser portfólio de forma mais humanizada e capaz de gerar identificação emocional.

Do que é feita uma história

Uma história é composta por cinco elementos:

  •     Personagens marcantes: quem é o protagonista da história que você está contando? Quais são as pessoas que vão influenciar na narrativa?
  •     Ambientação: onde a história se passa? Quais os lugares em que as ações ocorrem? Lugares pitorescos são mais marcantes.
  •     Acontecimentos emocionantes: situações que provocam emoções, desde a felicidade até o medo, prende a atenção das pessoas.
  •     Acontecimentos improváveis: com isso, a narrativa se torna mais vigorosa e surpreendente, saindo do óbvio. Sabe aquele plot twist que você lembra até hoje? Essa é a ideia.
  •     Conflito: é o momento do obstáculo que vai dar corpo à história, causando as dificuldades e motivando as resoluções.

O storytelling nos negócios das cooperativas

O storytelling é uma ferramenta poderosa que gera identificação, comunica ideias e apoia a persuasão. Diante disso, ele pode ser usado em prol de uma série de objetivos dentro das cooperativas.

Storytelling no marketing: histórias para vender mais

O storytelling é uma técnica muito poderosa para o marketing e a publicidade. Uma vez que as narrativas geram identificação e engajamento, elas podem aproximar consumidores das marcas no decorrer da jornada de compras.

Histórias cativam e geram emoções. Esses são, justamente, dois dos grandes desafios do marketing. Uma narrativa que causa impacto e identificação nas pessoas ajuda a tornar um produto mais atrativo para o público.

Branding e construção de marca

A sua cooperativa tem uma história. Que tal usá-la para construir uma marca sólida, consolidar uma identidade e comunicar os seus valores? Narrar o início, os objetivos, dificuldades, desafios e a trajetória de sucesso da cooperativa é uma excelente maneira de marcá-la na mente dos seus consumidores.

Tudo isso humaniza a marca e a coloca como protagonista de uma história inspiradora. Além disso, dar voz às pessoas que fazem parte da cooperativa é uma maneira de tornar a marca mais pessoal e tangível. Veja, por exemplo, como a Aurora Coop narra o papel de suas importantes lideranças para o sucesso dos negócios.

Storytelling nas plataformas digitais

Na era digital, as redes sociais são essenciais para a estratégia de comunicação das cooperativas. Dessa forma, aproveite o storytelling para contar histórias alinhadas às novas possibilidades tecnológicas e, quem sabe, viralizar!

As plataformas digitais possibilitam histórias multimídia, com fotos, vídeos, textos e interação com as pessoas. Aproveite essas alternativas para criar narrativas envolventes para o storytelling da sua cooperativa - e entenda melhor os algoritmos das redes sociais para obter resultados ainda melhores.

Treinando e capacitando com histórias

Desde os primórdios da humanidade, as histórias têm os objetivos de ensinar. As fábulas, por exemplo, são formas de passar ensinamentos por meio de pequenas narrativas lúdicas. Assim, o storytelling cria uma eficaz jornada de aprendizado.

Atrair e manter a atenção das pessoas é uma das partes mais difíceis para treinar e capacitar pessoas. Então por que não integrar o storytelling nesse processo? Histórias nos deixam curiosos - e a curiosidade é a melhor aliada para aprender.

Storytelling com dados

Já que os dados são cada vez mais presentes e numerosos, usá-los para contar histórias é uma ótima ideia! O Data Storytelling consiste em mostrar como ou por que os dados mudaram durante um período, por meio de uma narrativa, com contexto e personagens.

O storytelling com dados, portanto, é uma forma efetiva de organizar e apresentar dados, facilitando a absorção do conteúdo. Sabe quando, no fim do ano, o Spotify reúne os dados de todas as músicas que você ouviu e apresenta uma linha do tempo que mostra os artistas e músicas mais ouvidos no período? Aquilo é data storytelling!

Storytelling e o comportamento inovador

Estimular o comportamento inovador no ambiente profissional é mais difícil do que parece. Para que isso seja possível, o ambiente tem que ser aberto a novas ideias, o que é fruto de uma cultura de inovação. Fernanda Pauletto D’Arrigo, CEO da INOVABento e professora de inovação, argumenta que o storytelling é um grande aliado para implementar hábitos inovadores.

O storytelling, afinal, é uma ferramenta de compartilhamento de conhecimento e, dessa forma, pode ser usada para ensinar inovação. As narrativas, diz a professora, são muito potentes para fixar conceitos. O resultado disso é que as pessoas que aprendem inovação por meio do storytelling iniciam um ciclo de transformação cultural em prol de uma cooperativa mais inovadora.

Contando uma boa história

Diante de tantos aspectos e processos em que o storytelling tem a contribuir para as cooperativas, confira algumas dicas para contar histórias interessantes!

Estruture a narrativa

Antes de tudo, elabora uma estrutura geral da história que você quer contar. Qual é o cenário, o ponto de partida, o conflito, a resolução e a conclusão? Quem são as personagens? Ter tudo isso em mente desde o início vai tornar o enredo mais consistente e sem furos.

Essa estrutura, claro, deve levar em consideração qual é o público que a história quer impactar. Isso vai ajudar a selecionar o tom correto, elaborar um protagonista que as pessoas vão se identificar.

Dê asas à criatividade

Contar histórias é, antes de tudo, uma forma de arte. Seja criativo com suas histórias. Tanto o conteúdo quanto a forma estão abertos a inovações. O storytelling coloca a imaginação em primeiro plano.

Imagina se todas as histórias fossem contadas do mesmo jeito? Mesmo as convenções, arquétipos, mídias e gêneros já estabelecidos precisaram ser criados por uma pessoa criativa. Explore as possibilidades ao contar uma história!

Transmita sensações positivas

Histórias melancólicas ou aterrorizantes têm seu espaço nas artes, livros, filmes e jogos. Mas aqui, a ideia é cativar clientes, engajar cooperados, ensinar colaboradores. Para isso, o storytelling deve transmitir sensações positivas.

Estudos apontam que emoções positivas são mais compartilhadas e viralizam com mais frequência nas redes sociais. Além disso, gerar conexões entre bons momentos e o produto ou a marca da sua cooperativa é uma ótima ideia!

A jornada do herói

Como dissemos, criar histórias é dar asas à imaginação.. A estrutura mais famosa é a chamada jornada do herói, que define 12 passos do início à conclusão de uma aventura.

A jornada do herói foi identificada em 1949 pelo pesquisador Joseph Campbell ao notar que muitas histórias, desde a antiguidade aos sucessos contemporâneos, são construídas sobre uma sequência de acontecimentos bastante semelhante.

Assim sendo, a jornada do herói é um padrão presente desde em histórias mitológicas, como no mito de Prometeu, até no sucesso mundial de Harry Potter. Dentro dessa estrutura, o storytelling se dá por meio das seguintes etapas:

Conclusão: domine o storytelling!

Contar histórias novas, de jeitos novos, aproveitando recursos e tecnologias, também é inovar. Já percebeu como as narrativas estão presentes em muitas etapas do dia a dia? Nos livros, filmes, piadas, causos, conversas. Isso acontece porque elas são poderosas!

Diante disso, que tal aprender mais sobre storytelling com uma das maiores especialistas do Brasil sobre o tema? Com o InovaCoop, você pode! Então clique aqui e acesse o curso ministrado pela professora Martha Terenzzo e se torne um grande contador de histórias!

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