Veja como os programas de ideias podem dar origem a iniciativas inovadoras
William Shakespeare escreveu que “as ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade”. Pode parecer um pouco filosófico iniciar este artigo com uma citação tão forte, mas ela materializa perfeitamente o assunto que abordaremos hoje: os programas de ideias.
Tem quem diga que elas valem ouro, tem quem diga que elas são a inteligência ganhando formas criativas: seja como for, as ideias têm um valor significativo no mercado atual. Em um ambiente em que milhões de projetos já foram iniciados e tantas inovações já foram propostas, ter algo genuíno é realmente promissor.
Mas não basta ter boas ideias: nos negócios, uma gestão receptiva e disposta a escutar e apoiar as mudanças positivas é fundamental para o sucesso da inovação. Os programas de ideias têm justamente essa intenção.
Por meio deles, os colaboradores têm a oportunidade de encaminhar projetos a uma bancada que vai selecionar os mais interessantes e encaminhá-los para que eles saiam do papel. Essa estratégia tem o nome de “intraempreendedorismo” e se concentra em mostrar que é possível empreender, mesmo não estando em uma posição de liderança.
5 programas de ideias inspiradores no cooperativismo
Nós poderíamos passar todo esse artigo falando sobre como é importante valorizar as ideias da sua equipe. Mas, em vez disso, optamos por mostrar a relevância desta atitude na prática. Confira cinco programas de ideias inspiradores que vão demonstrar como o intraempreendedorismo está crescendo.
Fábrica de inovação da Unimed Cascavel mostra força de cultura inovadora
Existem muitas desculpas que as empresas usam para não inovar e não apoiar iniciativas internas. No entanto, a Unimed Cascavel provou que nenhuma barreira é grande o suficiente para te afastar de iniciativas transformadoras.
Os números da cooperativa impressionam: com mais de 98 mil beneficiários e com cerca de 600 médicos cooperados, a marca se posiciona como uma referência no segmento. Ainda assim, ela enfrentava desafios para competir com a concorrência e otimizar processos internos.
A solução criada foi a Fábrica de Inovação, que convida tanto os colaboradores quanto os cooperados a enviarem propostas que podem beneficiar toda a comunidade. O grande diferencial está no sistema de bonificação, que é feito a partir de “unimiles”, a moeda interna da cooperativa que pode ser trocada por brindes.
Os resultados foram muito além da confiança que os participantes conquistaram. Entre eles, se destacam a substituição de mexedores de café de plástico por versões em fibra de coco, bem como o aumento de pontos de coleta de materiais recicláveis.
Além disso, a implementação de painéis solares já gerou uma economia de mais de R$ 200 mil. Por fim, a captação de água da chuva também já contribuiu com a conservação de recursos hídricos e o uso de assinaturas eletrônicas evitou a emissão de 874 kg/ano de CO2.
Mais 360º é o programa de ideias que faz o Sicoob girar!
Certas cooperativas têm uma forte cultura de inovação. O Sicoob é uma delas, com certeza. No entanto, apesar de já trabalhar com esse viés há algum tempo, a cooperativa se viu distante das ideias de seus próprios colaboradores e percebeu que isso fazia falta na hora de aumentar sua relevância no mercado.
O Mais 360º surgiu com o intuito de fortalecer o intraempreendedorismo, utilizando a gamificação como base para aumentar as chances de participação. Uma moeda fictícia também foi usada nesse caso e, ainda na primeira edição, foram registradas cerca de 155 ideias: uma média acima do esperado.
Outro dado promissor é o de que cerca de 25% dos colaboradores se envolveram com a iniciativa. Com 500 cooperados diretamente impactados pelas ações da incubadora, o programa conseguiu modificar a cultura da coop em sua base.
Um ponto interessante é a transparência durante a seleção. Com um edital claro, objetivo e simplificado, os candidatos podem se preparar melhor e acompanhar toda a jornada de melhoria pela qual suas ideias passam.
Lar Cooperativa leva a inovação e a economia ao campo
O caso da Lar Cooperativa é uma evidência de como a delimitação de metas estratégicas e a continuidade podem ser grandes aliadas dos programas de ideias. Apesar de iniciativas como essa já existirem na coop, ela diagnosticou a necessidade de optar por sistemas contínuos e que, aos poucos, se tornassem parte da cultura organizacional.
A adesão voluntária era um dos grandes objetivos do projeto e, para que ela fosse alcançada, a cooperativa propôs desafios condizentes com seus desafios atuais.
Os resultados atingiram duas das principais conquistas que os programas de ideias podem ter. Além de sugestões promissoras como o uso de sensores para otimizar os pedidos de ração na avicultura, as implementações também geraram economias de cerca de R$ 124,8 milhões.
Silo de ideias aproxima a Integrada Cooperativa Agroindustrial de uma nova era
Os silos são usados para armazenar alguns dos produtos mais valiosos da agricultura. Recentemente, eles ganharam a oportunidade de receber um estoque de outro material enriquecedor: as ideias.
O “Silo de Ideias” foi desenvolvido pela Integrada Cooperativa Agroindustrial com o pensamento de que ninguém tem mais potencial de melhorar os resultados da marca do que os próprios colaboradores. Fundado como uma forma de reconhecer e estimular o intraempreendedorismo, ele tem um regulamento simples e transparente.
Assim como outros programas de ideias, esse modelo fortalece as iniciativas ao longo de diversas fases. Vale destacar a participação do “agente de inovação”, um profissional qualificado nesse segmento que é inserido nos grupos para otimizar e lapidar os planejamentos de submissão.
Uma vez que o programa é implementado, a celebração é dobrada. Além de receber um prêmio em dinheiro, os participantes também podem ver suas sugestões fazendo a diferença para a cooperativa.
Programa de Ideias da Coprel usa a tecnologia para incentivar a colaboração
A busca da Coprel por melhorias levou a cooperativa a uma jornada que envolve tecnologia, união e confiança. Depois de amplas pesquisas, o lançamento do programa de ideias da coop foi feito por meio de um evento online.
Enxergada como uma estratégia de ganha/ganha, esse recurso visa beneficiar tanto os colaboradores, que passam a ter suas iniciativas vistas e consideradas, quanto a liderança, que encontram soluções capazes de gerar algum retorno para a cooperativa, seja ele financeiro, estrutural ou operacional.
Desafios na implementação de programas de ideias em cooperativas
Vendo exemplos tão inspiradores, a impressão que fica é de que os programas de ideias são soluções infalíveis. E apesar delas serem uma opção extremamente viável, é preciso ter cuidado com o processo de preparação para que alguns desafios não atrapalhem seus resultados.
Eis alguns fatores que podem causar um distanciamento entre o público-alvo e o projeto:
• Baixo comprometimento
• Inconsistências no regulamento
• Falta de oportunidades
• Premiações desinteressantes
Basicamente, as pessoas precisam saber que suas ideias apresentadas serão respeitadas e que há chances reais de que elas ganhem vida. Do contrário, elas acabarão inseguras e com a sensação de que com chances tão baixas, nem vale a pena tentar.
Uma dica importante é a de sempre garantir que os projetos escolhidos sigam sendo acompanhados pelas pessoas envolvidas. Mostrar avanços e resultados é uma maneira de firmar legitimidade e reforçar o conceito de intraempreendedorismo.
Portanto, use a criatividade: faça eventos online, envie e-mails de atualização, mostre depoimentos e cases de sucesso. Tudo é válido para manter o imaginário das pessoas sempre ativo e gerando resultados inovadores.
Conclusão: é hora de partir para a prática
Agora que você conhece exemplos e conceitos que circulam os programas de ideias, é hora de tirar seus projetos do papel e começar a trilhar o seu próprio caminho de inovação. E lembre-se: você não está só!
No universo do cooperativismo, sempre existe uma possibilidade de conquistar apoio e aprender com quem já passou por jornadas como a sua. Portanto, procure continuar sua pesquisa e seguir descobrindo estratégias para ter sucesso ainda nas primeiras tentativas de implementação.
Para lhe ajudar, separamos um material com um conteúdo riquíssimo. O Guia Prático: Ferramentas para testar ideias - InovaCoop foi desenvolvido por experts e traz dicas extremamente relevantes para quem quer acolher a inovação, mas sempre com a assertividade em mente. Boa leitura!
Bons comandos fazem toda a diferença para obter bons resultados com a Inteligência Artificial
O potencial das novas ferramentas de inteligência artificial generativa, sobretudo o ChatGPT, ainda estão sendo explorados, testados e descobertos. No entanto, já é possível vislumbrar como essa tecnologia pode ajudar a tornar uma série de atividades mais produtivas.
Só que isso não é tão fácil quanto pode parecer a princípio. Extrair o potencial do ChatGPT e de outras ferramentas semelhantes demanda que as pessoas tenham a mente aberta para ampliar os horizontes, aprender continuamente e desenvolver novas habilidades.
A parte mais importante de ter em mente é que a ferramenta não faz nada sozinha. O ChatGPT é somente um copiloto que vai dar apoio às tarefas. Dessa forma, a qualidade do resultado obtido com seu uso é proporcional à qualidade do comando. Bons comandos geram boas respostas, enquanto comandos pouco precisos proporcionam textos genéricos.
Ou seja: saber como elaborar comandos bem escritos, claros, precisos e adequados ao objetivo é uma habilidade central para quem quer utilizar a IA no dia a dia. Neste artigo, iremos entender mais sobre os principais aprendizados para conseguir tornar o ChatGPT em um grande aliado. Boa leitura!
Gerar comandos: a grande habilidade para dominar a Inteligência Artificial
O grande desafio para conseguir usar o ChatGPT e outras ferramentas de IA - como o Google Bard, também de textos, ou o Dall-E, que produz imagens - é escrever o melhor comando. A tecnologia não consegue fazer nada sozinha, de maneira que precisa ser guiada para entregar resultados satisfatórios.
A tecnologia está, de fato, apoiando muitas pessoas em seus trabalhos. Uma pesquisa da Fishbowl revela que 30% dos profissionais entrevistados já usaram o ChatGPT ou algum outro programa de Inteligência Artificial. A ferramenta, afinal, pode ser muito útil para facilitar a execução de tarefas repetitivas e mecânicas.
O fator humano nunca será deixado de lado, portanto. Nesse sentido, aliás, já até surgiu uma nova profissão: os engenheiros de prompt. São pessoas especializadas em produzir comandos assertivos para a IA em busca de respostas específicas e adequadas ao objetivo.
A IA, afinal, não consegue fazer interpretações complexas. Assim, o comando precisa conseguir direcionar a ferramenta para que ela faça exatamente o que se espera. Essa é uma tarefa mais difícil do que muita gente pode imaginar. Os engenheiros de prompt são pessoas que dominam e desenvolvem as técnicas para elaborar comandos bons e efetivos.
Mas nem todo mundo precisa ser um engenheiro de prompt para conseguir tirar proveito do ChatGPT. Por isso, selecionamos uma série de habilidades e elementos que você pode aprender e desenvolver a fim de tornar sua relação com a IA cada vez mais frutífera - confira!
Defina os seus objetivos
O primeiro passo é essencial: saiba aquilo que você quer que a ferramenta faça. Qual é o tipo de texto que você precisa? Qual é a finalidade: informar, gerar leads, anunciar alguma novidade da sua cooperativa, fazer um resumo para consulta, consolidar algum dado?
Por isso, defina os seus objetivos antes de tudo. Seja para escrever um e-mail aos cooperados ou gerar relatórios que só você vai acessar. Tudo isso vai afetar o seu comando para a ferramenta.
Tenha clareza para alcançar bons resultados
Diferente de uma pessoa, a IA não é capaz de entender subtextos, contextos gerais e presumir orientações tácitas. Portanto, seja o mais claro e descritivo possível, evitando qualquer dúvida ou ambiguidade. O ChatGPT é literal e vai fazer exatamente o que você pedir - nada mais do que isso.
Logo, em busca de melhores resultados, especifique o objetivo do texto, a linguagem (se é algo formal ou informal, por exemplo), o tamanho, o tema e as informações essenciais que devem estar presentes. Além disso, apresente o contexto e aplique restrições. Isto é: seja minucioso em seu comando para que o conteúdo seja adequado àquilo que você almeja obter.
Veja esse exemplo que apresentamos em nosso guia prático sobre IA. Pedimos o seguinte para o ChatGPT:
“Escreva um e-mail de feliz aniversário para ser enviado aos cooperados em uma cooperativa de crédito. O texto deve mencionar planejamento financeiro. O e-mail deve ser feliz, com linguagem descontraída e ter, no máximo, dois parágrafos curtos”.
Veja como ficou:
“Assunto: Feliz Aniversário! Desejamos um ano planejado e próspero
Caro cooperado,
A equipe da cooperativa de crédito deseja-lhe um feliz aniversário! Esperamos que seu novo ano de vida seja repleto de felicidade e realizações. E, para ajudar a tornar esse novo ciclo ainda mais especial, gostaríamos de lembrá-lo da importância de ter um planejamento financeiro sólido.
Afinal, sabemos que a vida é imprevisível e muitas vezes enfrentamos situações que podem afetar nossas finanças. É por isso que uma boa gestão financeira é fundamental para garantir a tranquilidade e a segurança financeira a longo prazo. Conte conosco para ajudá-lo em cada etapa desse processo e desejamos que seu novo ano seja planejado e próspero!
Feliz aniversário e um grande abraço!”
Criatividade faz toda a diferença
A criatividade é um combustível e tanto para o ChatGPT e as ferramentas de IA. Elas abrem novas possibilidades para executar novas ideias. Uma ideia muito interessante pode ser de difícil execução - e é aí que entram essas ferramentas para ajudar.
O quão complexo seria produzir a imagem de um robô pintando um retrato no estilo artístico steampunk? Com o Dall-E, bastou um comando e poucos segundos de processamento. O que acha do resultado?
Entenda as limitações das ferramentas
Por mais impressionantes que sejam, as ferramentas de IA ainda são cheias de limitações técnicas e conceituais. Para que você consiga usá-las da melhor maneira possível, é fundamental estar ciente do que ela pode ou não fazer.
A base de dados do ChatGPT, por exemplo, tem como referência informações até setembro de 2021. Essa limitação torna a ferramenta mais pobre para lidar com assuntos contemporâneos. Além disso, o ChatGPT não é uma ferramenta de pesquisa ou referências - na prática, ele pode até mesmo inventar informações ou fontes.
Há, ainda, limitações impostas pelo próprio código. O ChatGPT pode identificar temas sensíveis e abdicar de produzir materiais sobre eles. No mais, o chatbot tem uma alta propensão a erros - conforme ele mesmo admite, basta perguntar.
O fator humano não pode ser deixado de lado
As pessoas devem continuar sendo responsáveis pelas tarefas, mesmo com o apoio do ChatGPT e outras ferramentas de IA. Todos os resultados devem ser revisados e validados por humanos - não basta copiar e colar o texto que o ChatGPT gera.
Afinal, o ChatGPT é somente uma ferramenta a ser usada pelas pessoas que, no fim das contas, serão responsáveis pelo resultado obtido com o uso. Assim sendo, a aliança entre o fator humano e a inteligência artificial pode ser poderosa quando cada um desempenha seus papéis de forma complementar.
Use plugins e extensões
Uma série de ferramentas ajudam a enriquecer ainda mais a experiência com o ChatGPT. Por isso, fique de olho nas extensões que deixam o programa mais atualizado e completo para realizar diversas tarefas.
A própria OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, disponibiliza uma série de plugins que possibilitam, por exemplo, produzir resumos de vídeos no YouTube, criar playlists personalizadas, interagir com documentos em PDF, obter indicações de restaurantes e converter textos em áudio.
Dicas para melhorar os seus comandos
Além disso, veja essas outras dicas para melhorar ainda mais a sua experiência com os comandos do ChatGPT:
• Continue a respostas: o ChatGPT vai limitar o tamanho máximo do texto produzido. Contudo, se você não estiver satisfeito com a extensão do material produzido, basta pedir para que ele continue o texto. Se você pediu alguma lista e quer mais resultados, também é só pedir mais opções.
• Melhore os textos: você fez um comando e o texto gerado é bom, mas não ideal? Então aponte os ajustes necessários e melhore o material. Correções no estilo ou a exclusão de um parágrafo, por exemplo.
• Especifique o formato: deixe bem claro se você quer que a resposta venha em dissertação, lista, tabelas ou até mesmo versos. A criatividade é o limite.
Coloque suas habilidades em prática: para que usar o ChatGPT
• Gerar novas ideias: quer um título criativo para uma campanha de marketing ou algum nome engraçado para uma personagem? Descreva a situação e peça alternativas para o ChaGPT. Mesmo que você não use uma das alternativas apresentadas, elas podem servir de inspiração para alguma boa ideia!
• Dar suporte às decisões: a IA em geral é muito competente para lidar com dados. Aproveite esse potencial para extrair insights e tomar decisões baseadas em dados na sua cooperativa!
• Organizar informações: uma outra habilidade da IA envolvendo dados tem a ver com a organização das informações. Quer, por exemplo, organizar uma tabela usando algum critério? Ela pode te ajudar. Ou então, que tal definir o cronograma da sua semana de forma simples?
• Facilitar o brainstorming: por que não usar ferramentas de IA durante os processos de facilitação em busca de novas ideias? Como uma ferramenta de apoio, a tecnologia pode ajudar na construção de premissas e refinamento de ideias promissoras.
Conclusão: habilidades para potencializar a IA
As ferramentas de Inteligência artificial estão ganhando espaço na vida profissional. Com novos recursos e habilidades, a IA é a tecnologia do momento e, diferentemente de outras tendências passageiras, tudo leva a crer que ela veio para ficar.
Dessa forma, é importante entender como tirar o melhor proveito delas. O ChatGPT, por exemplo, é uma ótima tecnologia de suporte. Por isso é tão importante saber manuseá-lo e interagir com ele. Os comandos fazem toda a diferença.
Para entender melhor de que maneira você pode fazer para aproveitar o ChatGPT, confira o nosso guia prático sobre como usar a Inteligência Artificial na prática! Lá, você vai entender o que ele tem de tão especial, quais suas aplicações práticas e como você faz para acessá-lo - confira!
Fred Gelli apresenta um olhar inovador para a gestão de marcas por meio da biomimética
A ciência que se inspira na natureza na busca por estratégias, formas e soluções para qualquer área de conhecimento humano, a biomimética, foi apresentada na Semana de Competitividade do Cooperativismo 2023, nesta quarta-feira (9). Com base nessa ciência, o designer Fred Gelli, cofundador e CEO da Tátil Design, proferiu a palestra: Qual marca sua marca deixa pra nós? A sustentabilidade ambiental e as novas formas de engajar e fidelizar público e clientes foi explicada pelo CEO em uma palestra imersiva no mundo natural.
“Marcas com propósito conseguem se conectar mais rapidamente com os consumidores. Marcas inovadoras, relevantes e admiradas são capazes de gerar maior fidelidade. Que tal, então, sua marca coop ser uma referência nesse novo espírito do tempo?”, iniciou o CEO, ao explicar que as inspirações presentes na natureza sempre fizeram parte de seu processo criativo, mesmo quando muitos desacreditaram de suas ideias.
“Comecei a utilizar essa ciência ainda na faculdade, produzindo a partir de materiais recicláveis, em 1989. Na época, todos diziam que eu estava maluco, mesmo explicando o conceito do ecodesign e os termos de proposta de valor. Hoje, nossa agência é certificada dentro dos indicadores ESG e nos tornamos especialistas em marcas. Falamos bastante de design thinking, que é a ideia de pensar processualmente e ter uma abordagem de jornada de consumo, os nossos amados post-its. Mas provocamos e complementamos essa visão com o design feeling, que leva em conta as soluções de baixo impacto ambiental, mas alto impacto sensorial. Utilizamos, inclusive, essa técnica nas Paralimpíadas de 2016 com obras que vibram e pulsam”, explicou.
Tudo que há na natureza instiga o processo criativo de Gelli. A questão da diminuição do lixo e o papel da reciclagem o levaram a propor a seus clientes embalagens biodegradáveis para reduzir os impactos ao meio ambiente. O CEO também observa o propósito das ‘embalagens naturais’ e afirma que se inspira nas cascas das frutas como banana e mexerica, por exemplo, na própria atmosfera do planeta e até mesmo na ‘super embalagem’ que é a barriga de uma mulher gestante.
“Temos um desafio evolutivo diante da perspectiva de futuro como homo consumos, um lugar bastante delicado onde todos vivemos de vender coisas para alguém. Temos que desatar nós nas questões ambientais, climáticas e energéticas. Há ainda a Inteligência Artificial, um desafio criativo diante de nós, e há a Inteligência Natural como um contraponto para reinventar o presente e garantir futuros desejáveis. A natureza tem muito a nos dizer, afinal, são 3,8 bilhões de anos de evolução e hoje temos 15 milhões de espécies desenvolvendo estratégias para inovar e evoluir. E inovar é a capacidade de conectar coisas que não foram feitas antes”, pontuou.
Gelli fez um comparativo da evolução dos humanos a outras espécies e enfatizou que no reino animal há muita cooperação, especialmente entre os insetos. “O humano é o único mamífero que se junta em quantidades enormes para promover algo em comum. Os outros mamíferos se unem, mas em grupos menores para estabelecerem espaços. O fato é que as motivações para cooperarmos podem ser ideológicas, religiosas, financeiras, mas basicamente o que está por trás é o propósito. A economia do grupo deve ser distributiva e regenerativa por natureza. Assim como o planeta que se reinventa, precisamos mudar e garantir nossa sobrevivência. E isso tem a ver como trabalhamos e paramos”, destacou.
O designer salientou que as grandes corporações concentram as maiores competências, e, logo, precisam se organizar para atuar de maneira similar à lógica do cooperativismo, que se utiliza da união de pessoas dispostas a levar ganho para todos ao invés de concentrar renda. “Tivemos a transformação digital e agora estamos na transformação ESG, que tem tudo haver com o futuro que queremos desenhar. Todo negócio terá que gerar impactos positivos e tem que ser social. É necessário diversificar, selecionar e amplificar para promover a diversidade. Quanto mais diverso é o ecossistema, mais resiliente ele é. Isso está presente no cooperativismo que não tem a hierarquia clássica de uma empresa, as decisões mais rápidas são tomadas nas pontas”.
De acordo com ele, o equilíbrio entre competir e cooperar é saudável e a marca cooperativismo já traz em sua identidade princípios e valores com capacidade de criar diferenciação e aumentar a procura pelo modelo de negócios. “Uma marca forte constrói reconhecimento, entrega percepção de qualidade, cria associações desejáveis e conquista preferência. Marca não é promessa, é entrega. O branding é contínuo e precisa evoluir. Reforço, marcas fortes ocupam lugar na cabeça da gente, as marcas amadas nos induzem a ter uma conexão emocional, mas as marcas protagonistas são, além de fortes e amadas, responsáveis na construção de um futuro melhor. O cooperativismo tem naturalmente habilidade e protagonismo na construção desse futuro melhor porque, além de tudo, gera valor compartilhável”, completou.
Acesse a apresentação aqui.
Palestra detalhou caminhos e estratégias para facilitar captação de fundos
A inovação trabalha com a exploração de novas ideias que mudam o comportamento das pessoas, organizações e mercados. Propostas simples, muitas vezes, podem melhorar processos a curto prazo sem a necessidade de grandes recursos. Outras, no entanto, demandam investimentos para serem implementadas e alcançar resultados efetivos. Nem sempre os fundos necessários estão disponíveis, mas há diferentes formas de captação que podem ajudar as cooperativas a acessarem recursos públicos e privados para o desenvolvimento de seus projetos.
E foi para explicar um pouco sobre os caminhos disponíveis para esse acesso que a CEO da ABGI Brasil, Maria Carolina Rocha, comandou o painel Como captar recursos públicos e provados para projetos de inovação na sua Cooperativa durante a Semana de Competitividade Coop 2023. A palestra realizada na quarta-feira (8) na trilha de Inovação foi um dos pontos altos do evento pelo nível de detalhamento das informações apresentadas.
“Construir estratégias claras para captação de recursos financeiros para inovação é fundamental para alavancar a competitividade de cooperativas. Cada oportunidade de fomento tem, no entanto, uma vocação”, afirmou Maria Carolina logo no início de sua fala. Segundo ela, os recursos podem ser captados para integrar iniciativas e consolidar resultados; para consolidar e expandir portfólios; para estruturar processos para o crescimento; ou para validar o negócio e levantar capita. Por isso, é sempre muito importante entender o momento da organização e suas demandas, para assim mapear as oportunidades ideais”.
A dirigente fez um mapeamento para mostrar quem são os principais atores de fomento do ecossistema da inovação e também dos objetivos que mais são atendidos nas captações de recursos. Segundo ela, os setores mais apoiados são os que tratam de temas como ESG, economia circular, bioeconomia, reciclagem e gestão de resíduos. Além destes, projetos que abordem as áreas de saúde, educação, mobilidade e logística, meio ambiente, telecomunicações, cibersegurança e indústria 4.0, entre outros, também tem boa aceitação.
Os recursos, explicou Maria Carolina, podem ser reembolsáveis ou não. “Na primeira modalidade, as instituições de fomento emprestam dinheiro para a promoção da inovação, com condições especiais e acessíveis, sob a condição de apresentação de capacidade de pagamento e de desenvolvimento de projetos de PD&I. Já na segunda, os recursos são aplicados para compartilhar com as organizações os custos e os riscos inerentes as atividades apoiadas”, detalhou.
Há ainda, de acordo com a dirigente, a modalidade de apoio financeiro indireto, quando os incentivos fiscais funcionam como mecanismos concedidos pelo governo para promover os investimentos empresariais em inovação mediante mecanismos diversos, como: deduções, amortizações, depreciações ou crédito fiscal.
As principais estratégias para a captação de recursos apontadas por Maria Carolina compreendem o monitoramento e a qualificação das oportunidades, a avaliação e seleção dos projetos, a elaboração da proposta para habilitação dos projetos de acordo com os critérios específicos de cada agente de fomento e a gestão de recursos responsável, inclusive para a prestação de contas.
A CEO apresentou ainda cases de sucesso na captação de recursos em cooperativas. “Em 2022, por exemplo, a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá) captou R$ 90 milhões em recursos reembolsáveis, por meio de crédito direto da FINEP para a execução de projeto de inovação em pesquisa e concepção da Cooperativa Tecnológica. Já a Cooperativa Reca de Nova Califórnia (RO), iniciou em setembro de 2022 um projeto de bioeconomia florestal para transformar os resíduos de cupuaçu e castanha do Brasil em extratos proteicos para a indústria alimentícia. Eles obtiveram um aporte total de R$ 496 mil provenientes da captação de Recursos Não Reembolsáveis da Embrapii, parceiros e do Fundo JBS pela Amazônia”.
Ao final, o Radar de Financiamento, nova ferramenta do InovaCoop, produzida em parceria com a ABGI, foi apresentado ao público pela palestrante. Ela explicou todas as funcionalidades , mostrou uma visão geral da ferramenta e detalhou as oportunidades de fomento disponíveis no momento. Maria Carolina informou também que, ainda este ano, serão realizados workshops em cinco estados para dar continuidade aos treinamentos em relação ao tema e que será disponibilizado um curso em EAD na plataforma Capacitacoop.
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Executivos do Sicredi compartilham experiências adquiridas com o assistente virtual Theo
O uso da Inteligência Artificial (IA) tem ocupado espaços cada vez maiores no dia a dia das pessoas. E, para mostrar os benefícios que ela pode oferecer nos negócios, Daniel Guths, gerente de Cognição e IA, e Alceu Ruppenthall Meinen, Superintendente de Relacionamento e IA, ambos do Sicredi Nacional, coordenaram o painel Como a IA pode mudar a maneira de fazer negócios da trilha de Inovação durante a Semana de Competitividade Coop 2023. O Sistema cooperativo de crédito implementou o Theo, assistente virtual no WhatsApp em 2018 e, desde então, vem aprimorando as possibilidades de atendimento da ferramenta.
Durante a apresentação, Daniel e Alceu fizeram um resumo sobre a evolução do uso dos recursos de Inteligência Artificial ao longo das últimas décadas, assim como da trajetória adotada pelo Sicredi na apropriação da tecnologia para oferecer novas alternativas de atendimento aos seus associados e clientes. “Usamos a Inteligência Artificial para permitir que nosso atendimento seja mais resolutivo e eficiente, reduzindo tempo e custos nesse processo. Estamos evoluindo para o uso da IA generativa para evoluirmos ainda mais e utilizarmos as possibilidades para criação de textos, imagens, vídeos, sons e outros componentes para tornar esse atendimento cada vez mais humanizado e próximo”, explicaram.
De acordo com eles, a Inteligência Artificial multiplica a eficiência de qualquer sistema e exponencializa os resultados dos negócios. “Empresas que utilizam a IA vão substituir as que não utilizam. Para se ter uma ideia, a estima-se que 50 mil lojas de varejo devem fechar nos Estados Unidos até 2026 caso não adotem o uso de ferramentas nesse sentido para oferecer experiências mais ágeis e efetivas aos seus clientes e que garantam também o aumento produtividade e resultados financeiros”.
O Theo, ainda segundo eles, já realiza 100% de vários negócios do Sicredi. Até junho deste ano, a plataforma contabilizava R$ 2,5 milhões em portabilidade de empréstimos; R$ 307 mil em renegociações de dívidas, R$ 11,7 milhões em majoração (aumento) do limite em cartões de crédito; R$ 13 milhões em portabilidade de salários; e R$ 6,8 milhões em crédito em espécie na contemplação de consórcios, entre outros serviços.
“Nossos próximos desafios são tornar o atendimento cada vez mais cognitivo e humanizado, otimizando a jornada pelo telefone para reduzir ainda mais o tempo de atendimento. Estamos implementando agora a contratação de crédito por WhatsApp também. Mas ainda precisamos reduzir o tempo de curadoria, de treinamento do Theo.Ainda assim, 50% dos relacionamentos generalistas o Theo já resolve sozinho. Nossa projeção é chegar a 85% a médio prazo”, afirmou Alceu.
As principais recomendações deixadas por Daniel e Alceu durante a apresentação para as cooperativas investirem no uso da Inteligência Artificial em seus negócios foram a necessidade de entender profundamente o perfil de seus sócios ou clientes, para garantir a hiperpersonalização das atividades; a concentração das ações nas áreas em que haja maior linha de despesas e que precisam ser otimizadas; usar o ecossistema para acelerar e implementar e ter benefícios rápidos; desenvolver uma governança para implementação rápida e segura em todos os produtos; e estabelecer uma IA responsável, evitando processos que possam gerar dilemas éticos, legais ou tecnológicos.
“Importante ressaltar, no entanto, que não basta simplesmente adicionar a Inteligência Artificial a fluxos de trabalho ou tarefas existentes e tratá-la separadamente dos profissionais. É necessário considerar que ela deve incentivar o sucesso nas colaborações entre humanos e máquinas. A interação e a cooperação entre homens e máquinas são essenciais para garantir que a IA seja desenvolvida de forma humanizada, ética e responsável. Se a IA for racista ou machista, por exemplo, não vai atingir os objetivos. Pelo contrário”, concluíram Daniel e Alceu.
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