Responde
Radar de fomento
Tem alguma dúvida?
Respostas
Pergunta:
Como o ChatGPT aprende e se atualiza? Ela precisa de pessoas para ensinar coisas novas?
Resposta:
Arthur Nery, Analista de Estudos Econômicos do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, explica que o ChatGPT é um modelo generativo pré-treinado, alimentado periodicamente pela OpenAI com uma base massiva de dados da internet. Essa base passa por moderação humana para evitar respostas inadequadas – aquelas respostas inventadas pelo modelo.
Ele explica mais detalhes no vídeo a seguir.
Para ir além e saber mais sobre as técnicas de engenharia de prompt usadas no ChatGPT, acesse nosso guia prático clicando aqui!
Pergunta:
Por onde iniciar para conseguir construir um SGI?
Resposta:
Construir um Sistema de Gestão da Inovação (SGI) requer planejamento e organização. Aqui estão os dez passos essenciais para dar início a essa jornada:
-
Sensibilize a alta direção: Engaje presidente, diretores e gerentes para que apoiem a inovação como patrocinadores estratégicos.
-
Engaje o conselho: Insira a inovação na missão, visão, valores e planejamento estratégico, garantindo orçamento adequado.
-
Estruture a governança: Defina papéis e responsabilidades para que a inovação seja sistêmica e integrada a todas as áreas.
-
Crie um comitê estratégico: Formalize um grupo com regras claras para desenvolver a política, estratégia e objetivos de inovação.
-
Organize a área de inovação: Estabeleça ou fortaleça um setor que coordene iniciativas e articule internamente e externamente.
-
Realize um diagnóstico de maturidade: Avalie o nível de inovação da unidade para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
-
Desenvolva um portfólio de iniciativas: Documente ações realizadas, projetos em andamento e ideias futuras para organizar prioridades.
-
Estabeleça indicadores: Defina métricas para monitorar e medir o progresso das iniciativas e do SGI como um todo.
-
Elabore o plano do SGI: Estruture programas, ações e projetos específicos para disseminar a cultura de inovação.
-
Implemente estratégias de comunicação: Utilize canais e mídias internas para engajar colaboradores e divulgar informações sobre o SGI.
Seguindo esses passos, vocês estarão preparados para consolidar uma cultura de inovação contínua e sistemática.
Esse tema foi abordado em outra pergunta enviada, na qual você pode explorar o vídeo com a resposta do nosso consultor parceiro do ISAE, Professor Hélio Gomes de Carvalho: Clique aqui para assistir!
Pergunta:
Como fomentar a cultura de inovação e criar um sistema de inovação passo a passo na minha unidade estadual?
Resposta:
Fomentar a cultura de inovação e criar um Sistema de Gestão da Inovação (SGI) em sua unidade estadual começa com um bom planejamento e ações estratégicas.
O professor Hélio destaca passos essenciais, como sensibilizar a alta direção, definir uma governança clara para a inovação, diagnosticar o nível de maturidade e estruturar um portfólio de iniciativas. Com um plano bem elaborado e estratégias de comunicação interna, é possível integrar a inovação ao dia a dia da unidade de forma contínua e sistemática.
Para mais informações, explore ferramentas e cases no InovaCoop!
Fique de olho!
Pergunta:
Quais os principais cases de inovação no cooperativismo?
Olá!
Não temos principais cases, mas no InovaCoop você encontra mais de 140 cadastrados, sabia?
Basta acessar: https://inova.coop.br/boas-praticas.
Lá, por exemplo, você pode fazer um filtro por ramo e selecionar "crédito" e conhecer um pouco mais do Theo, a IA do Sicredi. Ou selecionar "saúde" e descobrir que o Sistema Unimed criou uma fintech própria!
Mas caso você opte por fazer um filtro por "tipo de inovação", ao selecionar "inovação aberta" você verá que a CAMDA desenvolveu uma linha de suplementos focada na eficiência alimentar sustentável. Ou ao selecionar "inovação de serviço" conhecer a Coopresa, que inovou no seu modelo de negócios na manutenção de aviões.
Estamos constantemente adicionando novos cases para mostrar como o cooperativismo já é inovador e, também, inspirar outras coops que possam estrar enfrentando desafios semelhantes.
Fique de olho!