Inovação incremental: por que nem toda inovação precisa ser uma revolução
Melhorar continuamente o que está dando certo é um dos grandes papéis da inovação
Nem toda inovação precisa ser uma revolução. É comum que a ideia de inovar esteja associada a uma grande mudança. No entanto, a inovação pode também estar presente em pequenas melhorias aplicadas naquilo que já está em funcionamento. O nome disso é inovação incremental.
André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil, diz que inovar é “a implementação de ideias que tragam novas fontes de receita ou de eficiência operacional para uma organização”. Para ele, portanto, a inovação não necessariamente precisa vir acompanhada de uma grande ruptura. E é aí, então, que inovação incremental aparece como melhor opção.
Quer descobrir se o modelo de inovação incremental é o ideal para sua cooperativa? Reunimos neste artigo as respostas para as principais dúvidas sobre o tema!
O que é inovação incremental
A inovação incremental envolve aplicar pequenas mudanças em produtos e serviços já existentes, a fim de trazer melhorias e agregar valor. O objetivo é estabelecer um desenvolvimento contínuo, sem promover mudanças radicais. O tema surgiu no livro “Business Cycle”, do austríaco Joseph Schumpeter, publicado na década de 30.
Nesse processo, as melhorias são gradativas e acompanham as necessidades dos clientes e as novidades do mercado. Isso permite, por exemplo, manter o negócio competitivo e fidelizar os clientes. Segundo a KPMG, 48% das organizações no mundo inteiro preferem investir em inovação incremental para produtos que são seus carros-chefes.
Inovação incremental x disrupção
Enquanto a inovação incremental busca agregar valor por meio de pequenas mudanças em prol das necessidades dos consumidores, a inovação disruptiva procura revolucionar o mercado apresentando algo totalmente novo, com potencial para impactar os modos de consumo ou, até mesmo, criar um mercado novo.
Perceba que inovação incremental está mais envolvida em manter a relevância de um produto ou serviço já consolidado, enquanto a disrupção busca quebrar paradigmas tradicionais de um determinado mercado.
Apesar de terem potencial de gerar maior retorno, as inovações disruptivas trazem consigo maiores riscos e um alto grau de investimento quando comparadas com as incrementais. Buscar o equilíbrio entre uma e outra é que é grande desafio. Cabe, portanto, ter claro qual é o objetivo a perseguir e ter em mente os riscos e benefícios de cada uma delas.
Benefícios da inovação incremental
A inovação incremental pode trazer diversos benefícios aos produtos e serviços da sua cooperativa. Entre eles, estão a manutenção da competitividade, a fidelização de clientes, menores riscos envolvidos e maior segurança na geração de receita.
- Diferencial competitivo: esse pode ser considerado o principal benefício da inovação incremental. A partir das exigências que o mercado impõe, as melhorias contínuas podem ser incrementadas ao produto ou serviço de modo a garantir que se mantenha forte em meio aos concorrentes e preservar sua competitividade.
- Fidelização: por estar atento às necessidades e aos desejos dos consumidores, a inovação incremental permite que o produto ou serviço esteja sempre em pleno aperfeiçoamento, suprindo expectativas através de melhorias mais assertivas. Provocando, assim, a satisfação e a fidelização dos clientes.
- Menos riscos: a inovação incremental opera em um contexto que gera riscos menores, pois é aplicada em algo do qual já se tem grande conhecimento e já está em pleno funcionamento. Assim, é possível reduzir resultados negativos e corrigir eventuais falhas mais facilmente.
- Maiores receitas: é comum que muitas pessoas prefiram comprar atualizações de algo que já possuam a algo totalmente novo. Isso permite que a fonte de renda da empresa seja mantida ou mesmo aumentada, abrindo caminho para novos investimentos em inovação.
Exemplos de inovação incremental
Não se engane. Por mais sutil que pareça, grandes negócios já adotam a inovação incremental em suas estratégias para manter seus produtos atualizados com as atuais necessidades de seus clientes e as novidades do mercado. Vamos conhecer algumas delas?
A evolução dos smartphones
Quem não tem um celular? Os aparelhos já viraram uma extensão do nosso corpo. Todo ano, novos modelos são lançados com novas funcionalidades ou aprimorações na qualidade da câmera, na resolução da tela, no áudio, no sistema operacional, na memória, no processamento etc. Isso motiva o consumidor a trocar de aparelho a cada nova edição.
Um grande exemplo de inovação incremental nesse mercado é a Apple. O primeiro iPhone produzido pela empresa foi em 2007. De lá pra cá, foram incrementadas diversas melhorias e funcionalidades, como câmeras melhores, reconhecimento facial e impressão digital. Não à toa, a Apple tem a fidelidade de 16% do mercado global.
Coca-Cola: melhoria constante
A Coca-Cola é outro bom exemplo de como aumentar receita sem mudar o produto drasticamente e, ainda assim, manter-se consolidado no mercado. A partir do seu produto principal, o refrigerante de coca, a marca criou diversas variações de sabores e embalagens.
Além da sua versão clássica, é possível encontrar, por exemplo, a Coca-Cola Zero e a sabor Café. Fora isso, tem as opções de embalagens de 200ml a 3 litros. Ou seja, a empresa esteve atenta às necessidades e aos gostos dos clientes, inovando a partir de um produto já consolidado há décadas.
Gmail é referência na adição de funcionalidades
Outro exemplo de inovação incremental é o Gmail. Na época em que surgiu, se destacou por oferecer maior espaço de armazenamento e um filtro de spam mais eficiente. Atualmente, já são várias as funcionalidades incrementadas, funcionando em um ecossistema amplo de ferramentas que operam em nuvem.
As possibilidades são tantas que grande parte das empresas já adotam o sistema do Gmail como ferramenta de e-mail oficial, devido às diversas funções integradas, como a possibilidade de bate-papo; chamada de vídeo; criação, visualização e armazenamento de arquivos; entre outras que facilitam a rotina no escritório.
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Inovação incremental no Radar da Inovação
No Radar da Inovação, já contamos histórias de cooperativas que utilizam a inovação incremental. Veja alguns desses casos!
App Sicoob incorpora reconhecimento facial para aumentar segurança
Até um tempo atrás, o Sicoob exigia que os cooperados comparecessem presencialmente a uma de suas agências para dar andamento a alguns procedimentos de segurança, como cadastramento de senhas, ativação de tokens, dentre outros. A partir da pandemia do coronavírus, contudo, a cooperativa se viu em um cenário que exigia uma nova solução.
O Sicoob, então, inovou dentro do processo que já existia através da incorporação de reconhecimento facial via app. Isso permitiu o cadastro à distância de novos usuários e dispositivos, além de diminuir a sobrecarga de trabalho nas agências físicas, eliminando a necessidade de deslocamento até agências para realização dos procedimentos.
Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace
Em 2019, o Sicoob Credicitrus criou uma área interna de Inovação voltada ao estudo de tendências, ecossistemas de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços. Como resultado, surgiu o departamento de Negócios Digitais, que acendeu a chama para a transformação digital da plataforma de marketplace da coop.
Como resultado desse processo de transformação digital, através da adoção de robôs, a análise de crédito dos clientes, que antes levava entre 18 e 19 minutos, passou a ser feito em apenas 2 minutos. Isso tornou o serviço muito mais eficiente e atrativo. Agora, ao acessar o Market Club, o cooperado é identificado automaticamente, facilitando sua análise de crédito e, consequentemente, as vendas.
Unimed Maringá implanta agendamento on-line
Na Unimed Regional Maringá, os agendamentos para algumas especialidades eram feitos somente presencialmente ou via telefone. Isso impactava diretamente na satisfação do cliente, por conta do tempo de espera para ser atendido, e tornava o trabalho da recepção bem complicado, com a alta demanda de pessoas e chamadas telefônicas.
Foi então que a cooperativa decidiu melhorar o processo através da adoção do agendamento on-line. Assim, melhorou a satisfação dos beneficiários e desafogou a recepção da cooperativa. Hoje, o projeto que começou em 2018, já conta com os três canais disponíveis, aumentando ainda mais as opções de atendimento aos cooperados.
Frimesa: ganhos com a robotização
A Frimesa conta com uma área dedicada à inovação desde 2014. Um dos objetivos dessa área é a otimização e automação de processos industriais da coop. Por isso, em 2015, a cooperativa investiu R$ 6,5 milhões para automatizar uma de suas linhas de corte com a robotização.
Com a automação, foi possível padronizar os cortes, reduzir desperdícios e a exposição dos trabalhadores a atividades insalubres. Antes disso, era necessário a atuação de dez colaboradores em um trabalho manual e fisicamente muito desgastante.
Além disso, a geração de uma economia de R$ 5,2 milhões por ano proporcionou o retorno dos investimentos em menos de um ano e meio.
Como aplicar a inovação incremental na prática
Aplicar a inovação incremental requer um ambiente propício para que ela ocorra. Antes de tudo, é necessária uma cultura de inovação com processos bem estruturados, de forma a possibilitar a identificação das reais necessidades dos clientes e das oportunidades ali apresentadas.
A seguir, confira as principais ações desse processo:
- Incluir na cultura organizacional: a inovação incremental precisa fazer parte de uma cultura de inovação existente. Colaboradores, liderança, todos devem estar conectados a uma mesma mentalidade e possuir conhecimento sobre o tipo de inovação proposta e como implementá-la.
- Entender os clientes: esse é um dos requisitos mais essenciais para a inovação incremental. Somente tomando conhecimento das reais necessidades do cliente é que será possível aplicar melhorias que atendam às expectativas. Nesse sentido, a melhor fonte de ideias será sempre o cliente.
- Identificar oportunidades: diante da variedade de caminhos possíveis que podem surgir a partir da verificação das necessidades apresentadas pelos clientes, é preciso analisar quais são as deficiências e as oportunidades apresentadas. Assim, as chances de obter um resultado mais efetivo serão maiores.
- Estruturar processo: somente com um processo bem estruturado será possível medir resultados e corrigir falhas. Por isso, é importante definir etapas, prazos, responsáveis, fazer testes, monitorar, corrigir. Desse modo, em um movimento cíclico de melhorias contínuas a essência da inovação incremental estará sendo aplicada.
Conclusão
Como vimos, nem sempre é preciso revolucionar. Às vezes o caminho mais seguro é melhorar o que já se tem feito e assim continuar garantindo o espaço no mercado, mas sem deixar de estar atento às oportunidades de realizar disrupções em outros momentos.
Diferentes negócios possuem diferentes desafios, diferentes necessidades e características. Por isso, é preciso ter em mente que não existe um caminho perfeito a ser seguido. O que cabe frisar é que um modelo de inovação não anula o outro. Na verdade, o caminho é buscar as melhores soluções para o que o mercado pede.
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