Voltar
Radar da inovação

Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace

Uso de robôs reduz de 18 para 2 minutos o tempo de análise de crédito em compras financiadas no Market Club


16/07/2020
Nome da Cooperativa:Sicoob Credicitrus
Ramo:Crédito
Região:Sudeste
Palavras-chave:Inovação de produto
Resumo:

Atento à transformação digital, Sicoob Credicitrus atualiza plataforma Market Club para torná-la mais eficiente, atrativa e abrangente. Agora, com o uso de robôs, a análise de crédito do comprador, que antes levava entre 18 e 19 minutos, é feita em apenas 2 minutos.

CONTEXTO

Em 2018, o Sicoob Credicitrus, que representa cerca de 10% de todo o sistema Sicoob, se encontrava em um momento em que era necessário desenvolver novas soluções. Afinal, a cooperativa tinha a intenção de proporcionar de maneira mais ampla e consistente avanços aos seus colaboradores e, principalmente, aos negócios dos seus mais de 106 mil cooperados. Por isso, surgiu a plataforma Market Club.

Havia ainda a percepção de que era preciso acelerar o processo de geração e desenvolvimento de ideias. Um exemplo disso é que, no início de 2019, a cooperativa decidiu investir na criação de uma área interna de Inovação, voltada ao estudo de tendências, conexão com ecossistemas de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços com potencial para se tornarem exponenciais. E logo depois, em 2020, também surgiria um departamento dedicado a Negócios Digitais.

DESAFIOS

O principal desafio da Credicitrus era o uso eficiente dos pilares que sustentam a inovação, ou seja, pessoas, estratégia, processos e recursos, para acelerar ideias, produtos e a transformação digital da cooperativa como um todo.

Buscava-se, por exemplo, tornar o Market Club - marketplace para gerar negócios entre os cooperados, com vantagens para quem vende e para quem compra - cada vez mais eficiente, atrativo e abrangente.

Com o isolamento social causado pela Covid-19, que aumentou o volume de negócios digitais em todo o mundo, era preciso acelerar ainda mais as melhorias na plataforma.

DESENVOLVIMENTO

O processo de reestruturação do Market Club foi acelerado e uma nova versão foi lançada em junho de 2020.

Um dos diferenciais da plataforma, chamado de Crédito Rápido, atende à necessidade do cooperado em relação à rapidez e comodidade na contratação do crédito. Através do sistema, as lojas parceiras simulam o financiamento e, caso haja limite disponível, a liberação do crédito ao comprador era feita em cerca de 18 a 19 minutos, sem necessidade do deslocamento do cooperado até um ponto de atendimento. Na nova versão, o tempo de análise de crédito caiu para apenas 2 minutos.

Esse ganho de eficiência se deu por meio dos investimentos em tecnologia. Basicamente, a análise de crédito era feita por pessoas e, atualmente, é feito por robôs. Ao acessar o Market Club, o cooperado é identificado automaticamente, facilitando sua análise de crédito e, consequentemente, as vendas.

Além de TI, Inovação e a contratação de uma empresa de tecnologia, a inovação demandou esforço de várias áreas: Processos, Cadastros, Financeiro, Back Office, Marketing - esta última foi a responsável pela criação da plataforma em 2018. Hoje, o Market Club é gerido pelo departamento de Negócios Digitais, que também cuida da abertura de contas digitais.

RESULTADOS

Como a atualização é muito recente, o Sicoob Credicitrus dispõe de números da primeira versão do Market Club, que são os seguintes:

  • 14 mil cooperados já cadastrados
  • 20 mil pontos de venda
  • R$ 150 mil economizados anualmente pelos clientes

O valor de R$ 150 mil em economia se deve ao funcionamento da plataforma: como o Sicoob Credicitrus financia a compra do cliente e efetua o pagamento à vista ao vendedor, geralmente ocorrem descontos nas negociações, trazendo benefícios para todas as partes.

Para aumentar sua abrangência e com foco na aceleração digital devido ao isolamento social, o Market Club se uniu ao Instituto Credicitrus para firmar parceria com a Samsung e ofertar aos cooperados, com condições especiais, produtos importantes para que todos tenham acesso às evoluções tecnológicas.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

O Market Club segue em atualização e novas funcionalidades devem ser lançadas ainda em 2020. Por exemplo:

  • Lançamento do CDC Lojista:financiamento em tempo real de veículos, compras de produtos, fotovoltaicas e serviços (inclusive aos finais de semana);
  • Parcerias com mais concessionárias e montadoras de veículos;
  • Migração de 100% da base de cooperados para a plataforma;
  • Realização de cadastros instantâneos;
  • Criação do bônus fidelização.

O Sicoob Credicitrus tem como objetivo cadastrar na plataforma a maior quantidade possível de empresas de máquinas, equipamentos e veículos de todo o Brasil. É importante ressaltar que empresas não-associadas podem anunciar no Market Club, mas, para ter o benefício do financiamento aos clientes, é preciso ser cooperado.

Contato do responsável:

Elaine Dias

analista de comunicação do Sicoob Credicitrus

eberenguel@credicitrus.com.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta