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<p>A liderança inovadora é central para o desenvolvimento e a perenização das cooperativas. Saiba mais</p>

Retrospectiva InovaCoop 2023: Liderança inovadora

A cultura da inovação no cooperativismo é consolidada pelos gestores


A inovação só prospera nas cooperativas quando é patrocinada, incentivada e executada pelos líderes. Afinal de contas, os gestores definem os caminhos a seguir, tomam decisões relevantes, guiam a cultura organizacional e indicam quais são as prioridades. A liderança inovadora, portanto, faz muita diferença para extrair novas ideias de uma cooperativa.

Uma liderança inovadora ajuda a criar um ambiente propício a novas ideias, incentiva a experimentação, premia a inovação e mantém o foco na criação de oportunidades. Líderes inovadores são grandes responsáveis por equipes dinâmicas e culturas de inovação sólidas.

Com isso, um grande desafio é desenvolver novas lideranças inovadoras no cooperativismo, pensando em promover um futuro dinâmico e promissor em prol da perenização e da competitividade do ecossistema cooperativista.

Nessa retrospectiva, então, iremos relembrar os conteúdos do InovaCoop que abordaram a formação, a diversidade e o papel das lideranças em prol de cooperativas mais inovadoras. Tenha uma boa leitura!

Liderança inovadora cooperativista: diversidade e gestão de riscos

A formação de lideranças inovadoras tem muito a ver com a diversidade. Apesar de ainda ser desigual, o cooperativismo está em constante evolução, indicam os dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro, produzido pelo Sistema OCB. Essa desigualdade fica ainda mais evidente quando olhamos a liderança feminina nas cooperativas.

Em 2021, apenas 20% dos cargos de liderança nas cooperativas eram ocupados por mulheres. O número indica progresso, já que, no ano anterior, essa taxa era de somente 17%. Essa é uma dinâmica que perpassa todo o ambiente de negócios. No entanto, a diversidade é um fator primordial para que a inovação seja efetiva.

O Sistema OCB está alinhado às demandas da sociedade e adorou a igualdade de gênero como uma pauta estratégica e prioritária. Diante disso, o InovaCoop narra histórias inspiradoras de lideranças femininas cooperativistas. Um dos maiores exemplos é o de Tânia Zanella, a primeira mulher a assumir a superintendência do Sistema OCB nacional.

A liderança inovadora feminina também foi tema da Análise Econômica de março. O material explora a baixa representação feminina em cargos gerenciais e aponta que as lideranças femininas geram mais engajamento nas organizações.

Liderança e gestão de riscos

Patrícia Marins, sócia-diretora da Oficina Consultoria, participou do InovaCoop Responde compartilhando seus conhecimentos sobre o papel da liderança na reputação e imagem das cooperativas. Ela falou sobre estratégias fundamentais para lidar com a gestão de crises nas organizações.

Marins alertou sobre a importância de investigar os riscos reputacionais para antecipar e enfrentar as crises nas cooperativas de todos os portes. No entanto, as crises são oportunidades para melhorar. Nesses cenários, um comitê de crise deve ter autonomia para tomar decisões.

Liderança inovadora e ambidestria organizacional

Para inovar, é necessário pensar tanto no presente quanto no futuro. Inovações disruptivas são, sim, essenciais para superar as transformações de mercado que se avizinham. Contudo, as cooperativas também não podem deixar de lado os negócios de hoje.

A ambidestria organizacional é a responsável por equilibrar a disrupção focada no futuro e a inovação incremental que dá suporte aos negócios de hoje. Colocá-la em prática é um dos grandes desafios contemporâneos para os líderes cooperativistas. Segundo nosso e-book dedicado ao tema, uma cooperativa ambidestra deve praticar dois tipos de inovação:

• Inovação de sustentação: são as novas ideias que incrementam os produtos e serviços que já são oferecidos pela organização, a fim de torná-los mais atrativos, eficientes e rentáveis. Ou seja, é a inovação incremental, que melhora elementos que já existem. Seus efeitos são sentidos mais rapidamente.

• Inovação de crescimento: trata-se da busca por ideias inovadoras disruptivas, mais profundas e revolucionárias, e que trabalham com prazos mais longos e desafios incertos. Pode representar a mudança de modelo de negócios ou a apresentação de um novo produto criado do zero ao mercado, por exemplo.

Ambidestria organizacional na prática

No InovaCoop Responde, Andréa Dietrich, uma das maiores especialistas em ambidestria organizacional no Brasil, tirou dúvidas práticas sobre a coexistência entre o setor de exploração com enfoque na inovação e a expansão dentro do cenário atual para as cooperativas. Ela ressaltou, ainda, a necessidade do alinhamento das lideranças com as equipes.

Quem está colocando a ambidestria organizacional em atividade é a Sicredi Ceará. A cooperativa de crédito é a primeira do Nordeste a ingressar no programa Gestão Ambidestra, realizado pelo Instituto Fenasbac. Contamos essa história em nossos cases de inovação.

O projeto ainda está em estágios iniciais, mas já atua em prol da liderança inovadora na cooperativa. “Já conseguimos gerar entendimento e comprometimento com os nossos líderes da importância de seguirmos esse caminho, muito embora ele seja desafiador” disse Iris Ribeiro, gerente de gestão de pessoas da Sicredi Ceará, ao InovaCoop.

Conclusão

A liderança é central para que a inovação aconteça nas cooperativas. Os líderes atuam como habilitadores de novas ideias, dando espaço para que suas equipes possam exercer a criatividade e expor novas ideias.

Este artigo faz parte de uma retrospectiva que resgata as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

<p>Ensino e aprendizagem são grandes aliados para a inovação. Veja como e confira os cursos do InovaCoop!</p>

Retrospectiva InovaCoop 2023: Ensino e aprendizagem

A curiosidade e a jornada de aprendizado não podem parar na busca pela inovação


Para inovar, aprender coisas novas é essencial. Quando novas ferramentas, tecnologias e comportamentos surgem a todo instante, entender como usar os novos recursos e interpretar as mudanças de hábito faz toda a diferença. Diante disso, as cooperativas precisam proporcionar oportunidades de ensino e aprendizagem para colaboradores e cooperados.

A formação e a aprendizagem não podem parar dentro das cooperativas. Quando as pessoas estão mais capacitadas, ideias novas têm mais vigor e assertividade. Além disso, a conectividade ampliou enormemente os horizontes e as oportunidades para conhecer coisas novas e desenvolver habilidades.

Ensino e aprendizagem são missões do InovaCoop, que está continuamente acompanhando as tendências no assunto e, também, desenvolvendo cursos disponibilizados no CapacitaCoop. Confira a retrospectiva sobre o que rolou em relação a ensino e aprendizagem no InovaCoop em 2023!

Inovação, ensino e aprendizagem

No mundo moderno, parar de aprender não é - ou ao menos não deveria - ser uma opção. Deixar de estudar significa ficar parado no tempo, o que pode ser fatal em um ambiente de negócios em constante metamorfose. Essa é a proposta da cultura lifelong learning: o aprendizado contínuo.

Trata-se de um modelo que enxerga o aprendizado como algo constante, definitivo e que não deve se limitar somente ao que é aprendido em sala de aula. O lifelong learning envolve investir em cursos, vivências, debates e tudo que pode aumentar o conhecimento. Essa é uma cultura que deve ser incentivada nas cooperativas.

Aprender, como dissemos, é crucial para que a cooperativa seja inovadora. Nesse contexto, o design de experiências de aprendizagem emerge como uma abordagem poderosa para disseminar a inovação de forma eficaz e sustentável.

O design de experiências de aprendizagem é uma abordagem pedagógica que tem o intuito de criar ambientes e atividades de aprendizagem que sejam, além de envolventes, assertivas. Sua estrutura é cuidadosamente planejada para promover a efetividade do processo educacional. Adotá-la nas cooperativas significa contar com cooperados e colaboradores mais inovadores.

Facilitar processos de ensino e aprendizagem

Conduzir a jornada em prol da inovação para extrair novas ideias também tem muito a ver com ensino e aprendizagem. Esse é o papel da facilitação, uma prática que tem ganhado destaque no ambiente corporativo e cooperativo. Seu objetivo é tornar as atividades e interações mais eficientes, produtivas e colaborativas.

No contexto de negócios, a facilitação diz respeito à criação de um ambiente propício para o aprendizado, a troca de ideias e a tomada de decisões. É uma ferramenta participativa que vislumbra, acima de tudo, orientar e apoiar um grupo de pessoas que têm algum objetivo em comum - como buscar inovações.

Gamificação: engajar para ensinar

Um dos grandes desafios enfrentados no decorrer das jornadas de ensino e aprendizagem é o engajamento. Para isso, a solução pode ser a elaboração de um ambiente competitivo, divertido e recompensador.

Não é por acaso que a gamificação está ficando cada vez mais popular. Essa é uma estratégia que ativa todas as características necessárias para unir, ensinar, comunicar e sensibilizar pessoas. Jogos são capazes de ativar nossos cérebros, gerando interesse e capturando a atenção para diversas tarefas, como a inovação, o ensino e a aprendizagem.

Essa é a ideia por trás do JornadaCoop, um jogo do Sistema OCB desenvolvido com o objetivo de promover o engajamento em eventos cooperativistas. A iniciativa utiliza dados de diversos programas de apoio ao cooperativismo, como Identidade, PDGC e o Sistema Desempenho, como insumo da jogabilidade.

Com o sucesso do game nos eventos, o JornadaCoop foi disponibilizado online para que qualquer cooperado possa participar. A versão atual já passou por aperfeiçoamentos e a inclusão de novos minigames.

Os novos cursos do InovaCoop

Em 2023, a trilha de aprendizagem do InovaCoop no CapacitaCoop ganhou uma série de novos cursos que você pode conferir, aprender e colocar seus novos conhecimentos em prática para que sua cooperativa seja ainda mais inovadora:

Inovação social: ensina o que significa o termo inovação, quais são os seus tipos, o que é a inovação social, quais são as áreas onde ela atua e quais são as estratégias que ela usa para gerar impacto social positivo.

Facilitação de times: com esse curso, você vai entender o que é a facilitação, o que não é, quais as técnicas e boas práticas que envolvem o processo, além do que é recomendado ou não a fazer.

Entendimento e empatia aplicados ao Design Thinking: aprenda como dar início a um projeto entendendo o perfil do usuário a partir de pesquisas, entrevistas e outras ferramentas que tornam possível compreender o problema antes de criar a solução.

Definição aplicada ao Design Thinking: saiba como usar o poder de síntese para agrupar informações, encontrar padrões e chegar em um novo ponto de vista para resolver o problema dentro de um contexto de design thinking.

Metodologia Fail Fast: nos negócios, falhar significa aprender e evoluir. Erros são uma ótima fonte de aprendizado - mas é necessário errar rápido. Com isso, é possível encontrar soluções eficazes com agilidade e alcançar o sucesso.

Storytelling: saber contar histórias é uma habilidade muito útil na vida profissional e corporativa. Conheça técnicas e ferramentas para construir narrativas empolgantes a seu favor.

Transforme clientes em fãs: entenda mais sobre a arte de ir além em uma experiência e fazer o que for necessário para realizar um agrado para o cliente, que pode ser surpreendido com uma experiência que não estava esperando.

Fontes de fomento para inovação: conheça mais sobre as modalidades de financiamento, incentivos fiscais e linhas de crédito para desenvolver projetos inovadores e sustentáveis.

Conclusão

A curiosidade e a jornada de busca pelo conhecimento são grandes diferenciais para montar equipes mais criativas, resolver problemas e desenvolver cooperativas mais inovadoras. Portanto, aproveite as oportunidades de ensino e aprendizagem dentro da sua cooperativa!

Este artigo encerra uma retrospectiva que resgata as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Confira os outros materiais no InovaCoop e fique por dentro do que teve de mais inovador no ano!

<p>Fique por dentro dos principais temas sobre marketing digital em 2023 para impulsionar sua cooperativa!</p>

Retrospectiva InovaCoop 2023: marketing digital

Com o mundo cada vez mais conectado, o marketing digital é crucial para a estratégia das cooperativas


A era digital e as plataformas sociais abriram uma série de novas possibilidades capazes para as estratégias de marketing das cooperativas. Agora, as ferramentas de marketing digital estão cada vez mais poderosas e podem contribuir para diversas etapas do processo de vendas.

Diante disso, o InovaCoop acompanhou o desenvolvimento das ferramentas, conceitos e processos de marketing digital.

Neste artigo, portanto, iremos retomar esses conteúdos que falam sobre elementos do marketing digital, estratégias práticas do processo de vendas e conferir as principais tendências que destacamos sobre o tema ao longo de 2023.

O poder do marketing digital

Ingressar no marketing digital é uma necessidade em meio ao mundo conectado em que vivemos. Com isso em mente, desenvolvemos um guia prático indicando o que você precisa saber para começar a sua jornada no marketing digital, passando desde os conceitos básicos até a apresentação de ferramentas úteis para colocar a estratégia em ação.

Um dos principais conceitos apresentados é o SEO (Search Engine Optimization), capaz de impulsionar o marketing de conteúdo das cooperativas. “Conteúdo é rei”, escreveu Bill Gates, fundador da Microsoft, em 1996. Esse mote é, agora, mais verdadeiro do que nunca.

O SEO e a produção de conteúdo fazem parte do inbound marketing ou marketing de atração, que tem o objetivo de buscar interessados nos produtos e serviços da cooperativa, assim como de criar uma conexão entre as pessoas e a marca. Dessa forma, o principal objetivo do inbound marketing é gerar leads segmentados e dar início à jornada de compra.

Além disso, é importante aproveitar o potencial das plataformas digitais, que se tornaram a fonte primária de consumo de conteúdo e informação para muita gente. Em busca do melhor desempenho nas redes, se faz necessário entender como os algoritmos das redes sociais funcionam - e a gente explica isso aqui.

Todo esse poder das mídias sociais também tem a ver com o fato de estarmos vivendo na economia dos criadores. Os influenciadores digitais, portanto, podem ser grandes aliados para a estratégia de marketing digital das cooperativas - e já existem campanhas de sucesso.

Cooperativismo como marca

O cooperativismo é, naturalmente, uma marca líder. Esse é o ponto de vista de Fred Gelli, cofundador e CEO da Tátil Design, em sua apresentação durante a Semana da Competitividade no Cooperativismo 2023.

Por isso, as cooperativas devem aproveitar esse potencial e empregar as novas tecnologias para que sejam protagonistas da era digital. O cuidado com a experiência do cliente e a hiperpersonalização, por exemplo, contribuem para aprimorar o marketing digital no cooperativismo.

Storytelling

Contar histórias é uma forma extremamente eficaz de comunicar. Tanto é que o storytelling pode ser um grande aliado para a estratégia de marketing digital. Não é por acaso que as histórias nos engajam tanto.

No mais, as técnicas narrativas podem, ainda, contribuir para a comunicar informações complexas. É o storytelling com dados, que busca extrair histórias a partir dos números em meio à era do Big Data. O storytelling ainda é tema de um dos cursos do InovaCoop disponíveis no CapacitaCoop.

Marketing digital e vendas na prática

O marketing digital existe com um motivo: impulsionar os negócios das cooperativas. Nesse sentido, o InovaCoop Responde contou com a participação do professor Marcelo Minutti que tirou dúvidas sobre os impactos da comunicação para a estratégia comercial no cooperativismo. 

Uma outra ferramenta com impacto para os negócios das cooperativas é o marketing de performance, que tem o objetivo de aumentar as vendas de forma mensurável a partir de campanhas mais assertivas.

Em um contexto de negócios altamente competitivo, é difícil se diferenciar. Para ter sucesso nesse processo, encantar os clientes por meio de uma experiência prazerosa de consumo é uma ótima ideia. Mas ela não é simples de executar, mesmo com as lições da Disney, maior referência na arte de encantar clientes. Confira, ainda, as tendências de vendas no ano.

As estratégias para vender online

O processo de vender pela internet é longo e começa com a pré-venda, que é o conjunto de ações realizadas antes da venda em si. Ela engloba, portanto, toda a construção do relacionamento com o cliente ou cooperado, desde a identificação de suas necessidades, até a apresentação de produtos e serviços que solucionem esses problemas.

Por outro lado, o processo também não se encerra assim que a compra é efetivada. Fidelizar é importante para manter os clientes satisfeitos e por perto. As técnicas de pós-venda vão tornar sua cooperativa ainda mais competitiva.

Por fim, a black friday já entrou no calendário comercial brasileiro como uma data importante para dar impulso às vendas de final de ano. Contudo, tem muita gente brigando pela atenção dos consumidores nesse período. Dessa forma, inovar é o caminho para se destacar na black friday.

Loja própria ou marketplace

Um dos dilemas mais comuns que surgiu com o crescimento do comércio eletrônico é sobre qual é a melhor forma de vender pela internet: criando uma plataforma própria ou ingressando em um marketplace?

Cada uma dessas modalidades tem vantagens e desvantagens. Os marketplaces são mais fáceis e baratos, mas a cooperativa não tem o controle da plataforma. Por outro lado, manter uma loja virtual própria demanda mais investimento em troca de uma autonomia bem maior sobre os rumos da plataforma.

Portanto, não existe uma resposta certa. Cada cooperativa vai encontrar a melhor opção dentro de suas características e objetivos. A Cooxupé, por exemplo, lançou uma plataforma inovadora de e-commerce B2B para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal aos clientes.

Marketing digital nas exportações

O marketing também cumpre um papel central para que as cooperativas exportadoras cheguem a novos mercados. Ingressar em mercados internacionais requer uma estratégia de marketing sólida e o NegóciosCoop reuniu sete tendências de marketing para exportação.

No centro disso estão as ações de promoção comercial como participações em feiras de negócios e eventos comerciais, integração a projetos setoriais promovidos pela ApexBrasil e ações de promoção comercial em pontos de venda. A presença digital no marketing para a exportação é uma maneira efetiva de difundir a marca em novos mercados

Conclusão

O marketing digital ocupa um lugar proeminente para a estratégia de vendas das cooperativas. Atrair, encantar, conquistar e reter clientes é um desafio que se impõe na busca pelo sucesso nos negócios. Em uma área fortemente afetada pela tecnologia e conectividade, inovar no marketing digital é tarefa para todas as cooperativas.

Este artigo faz parte de uma retrospectiva que resgata as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

<p>Fique por dentro de metodologias, ferramentas e dicas para impulsionar a gestão da inovação na sua cooperativa!</p>

Retrospectiva InovaCoop 2023: gestão da inovação na prática

Gerir a inovação é criar caminhos para que novas ideias evoluam rumo à inovação


Inovar é um processo contínuo que precisa ser priorizado pelas lideranças das organizações. Uma cooperativa inovadora, portanto, deve ter mecanismos de suporte de gerenciamento de suas iniciativas. É esse, afinal, o papel da gestão da inovação.

A gestão da Inovação pode ser definida como um conjunto de processos e atividades que permitem a implementação e continuidade da inovação nas cooperativas. Isto é: o controle de todo o processo e de suas variáveis em prol de novos produtos e serviços para tornar a cooperativa mais competitiva.

Nesta retrospectiva, iremos resgatar os diversos artigos do InovaCoop que abordam técnicas e tendências sobre a gestão da inovação nas cooperativas. Boa leitura!

Aprimorando a gestão da inovação

Gerir é tomar decisões. Diante de um mundo que exige que essas decisões sejam tomadas com cada vez menos tempo, a gestão ágil se apresenta como uma grande aliada para a inovação nas cooperativas. Ao enfrentar a burocracia, a gestão ágil gera inovação e produtividade como resultados.

Uma metodologia que ajuda a tornar a gestão da inovação mais ágil e enxuta é a lean startup. Apesar do nome, ela tem tudo a ver com as cooperativas. A ideia do lean startup é prover uma abordagem metódica e científica por meio de processos dinâmicos capazes de potencializar iniciativas inovadoras.

A metodologia lean startup emprega ideias popularizadas pelas metodologias ágeis, que são muito utilizadas para a gestão da inovação. Kanban, Scrum e OKR, por exemplo, são métodos bastante úteis para gerir projetos específicos e acompanhar a evolução da estratégia inovadora das cooperativas.

Ferramentas para a gestão da inovação

Além das metodologias, também há uma série de ferramentas que são apoio à gestão da inovação nas cooperativas. Elaborar um plano de negócios é um primeiro passo importante. Ademais, o Sistema OCB proporciona algumas ferramentas valiosas, tais quais:

Radar de Financiamento

Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)

AvaliaCoop

Além disso, também é importante lidar com dados para aprimorar a gestão da inovação nas cooperativas. Diante disso, o NegóciosCoop apresentou diversas ferramentas para implementar a gestão de dados no cooperativismo.

Gerir a inovação na prática

Com tantas metodologias e ferramentas disponíveis para apoiar a gestão da inovação nas cooperativas, também é relevante entender como colocar essa gestão em ação. Um bom começo é antecipar o que vem pela frente.

É para isso que os negócios de sucesso apostam no futurismo, a fim de usar o presente a fim de estar um passo à frente diante das mudanças que vão acontecer no futuro. A ideia é formular cenários prováveis dentro de uma metodologia para ajudar o planejamento e a tomada de decisões.

Mas nem toda a gestão da inovação precisa ser feita pensando no longo prazo. Os aprimoramentos contínuos mantêm as cooperativas competitivas no presente. Essa é a ideia da inovação incremental, que dá sustentação aos negócios.

Dicas para inovar

Aprender com quem conhece sobre inovação é uma ótima pedida para potencializar a gestão da inovação nas cooperativas. Nesse sentido, a Semana da Competitividade, realizada pelo Sistema OCB, contou com a participação da Maria Carolina Rocha, CEO da ABGI, que palestrou apresentando dicas sobre como investir e fomentar a inovação no coop.

Além disso, a intercooperação é uma ótima ferramenta para fazer a inovação acontecer dentro do cooperativismo. Se esse é um caminho para dar vida às inovações da sua cooperativa, dê uma olhada nas 7 dicas de intercooperação para fazer parcerias de sucesso que o NegóciosCoop compilou!

Livros na gestão da inovação

Em 2022, o economista do Sistema OCB contribuiu para a produção de conhecimento sobre o cooperativismo. Foi o caso do livro Relações Institucionais e Governamentais como Estratégia para Inovação Agropecuária produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que contou com a participação de Tânia Zanella, superintendente do Sistema OCB.

Na obra, Tânia é responsável pela autoria do capítulo “Inovação é a chave: a representação política do Sistema OCB no âmbito do Poder Executivo”. O trecho discorre sobre a atuação do cooperativismo organizado e suas conquistas junto ao Legislativo, Executivo e Judiciário.

Uma outra obra sobre inovação é o livro Inovação em Cooperativas, publicado pela Editora Sescoop/RS. A obra é fruto de três anos de pesquisa e contou com a participação de 12 acadêmicos.

Para falar sobre o livro, o InovaCoop conversou com Deivid Forgiarini, pesquisador, coordenador de graduação da Escoop e um dos autores da obra, que propõe a metodologia Coop Innovation Framework, criada a partir da necessidade de desenvolver métodos específicos e adequados para a gestão da inovação no cooperativismo.

Conclusão

A gestão da inovação é uma forma de fortalecer e aumentar a assertividade das iniciativas inovadoras nas cooperativas. Se as iniciativas de inovação forem desordenadas, o sucesso fica menos provável.

Gerir a inovação, dessa forma, significa criar um caminho para que as novas ideias, produtos, serviços e processos evoluam e contribuam para tornar as cooperativas mais competitivas, digitais e modernas.

Este artigo faz parte de uma retrospectiva que resgata as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

<p>A jornada para estabelecer uma cultura da inovação é contínua - confira as dicas do ano de 2023!</p>

Retrospectiva InovaCoop 2023: cultura da inovação

Uma cultura de inovação forte e arraigada nos princípios das cooperativas faz toda a diferença para o surgimento de novas ideias, produtos e métodos que tornam o cooperativismo cada vez mais competitivo. Diante disso, fomentar a cultura da inovação é essencial para lidar com a nova economia.

Nesse cenário, o InovaCoop seguiu trazendo diversos conteúdos focados no desenvolvimento de uma cultura de inovação no ambiente de negócios cooperativista. Confira nossa seleção de artigos focados na cultura da inovação. Boa leitura!

Aprendendo e executando a cultura da inovação

Construir um ambiente propício e aberto para o surgimento de novas ideias inovadoras é o objetivo da cultura de inovação. Trata-se de um processo que leva tempo e é influenciado por uma série de fatores. Mas, no final, vale a pena passar por tudo isso. Com esse guia prático, listamos 9 medidas para promover a cultura da inovação na sua cooperativa!

Nessa mesma seara, produzimos um artigo indicando três caminhos para disseminar a cultura de inovação dentro das cooperativas. Essa é uma jornada imprescindível e cheia de desafios. Com isso, é possível tomar a rota rumo à cultura da inovação das seguintes maneiras:

Cultura da inovação se constrói na prática: o maior obstáculo da inovação é a cultura organizacional. Portanto, a construção de uma cultura de inovação deve ser feita por meio de ações.

A inovação é uma atividade coletiva: o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de uma transformação cultural. Todos os níveis hierárquicos da cooperativa devem se envolver para fomentar a cultura de inovação.

Reconhecimento estimula a inovação: outra forma de estimular a solidificação de uma cultura inovadora é o reconhecimento dos inovadores internos em um modelo que valoriza, de forma forma híbrida, o esforço e o resultado.

Aprendendo com grandes exemplos

Aprender com experiências de sucesso pode ser uma ótima maneira de entender o que dá certo na hora de elaborar uma cultura de inovação. Esse foi o objetivo do e-book que ensina as estratégias de inovação da Apple, Google e Amazon para colocar em prática na sua cooperativa. Não é fruto do acaso que essas três gigantes da tecnologia também são grandes protagonistas da inovação - isso está na cultura delas.

O ecossistema cooperativista também proporciona histórias inspiradoras para estabelecer uma cultura da inovação. Programas de ideias são ótimas formas para estimular a cultura da inovação e produzimos um artigo com 5 programas de ideias que ajudam a transformar o cooperativismo brasileiro.

Para conferir uma transformação cultural mais a fundo em uma cooperativa, contamos com detalhes como o programa Fábrica de Inovação impulsiona a cultura inovadora na Unimed Cascavel, apresentando resultados concretos. Confira também como o Sistema OCB/GO fortalece a cultura de inovação interna com um desafio que premia ideias dos colaboradores.

No entanto, também é possível aprender com erros. Para isso, selecionamos 5 inovações que deram errado - e quais lições podemos tirar delas.

Os meios e motivos para inovar

A cultura da inovação é resultado de uma combinação de hábitos e habilidades que fomentam um ambiente talhado às novas ideias. Assim sendo, uma série de soft skills são extremamente relevantes para o estabelecimento e a efetividade dessa transformação cultural. Aqui, selecionamos as 8 habilidades que impulsionam a inovação.

Criar essa cultura da inovação, afinal de contas, é essencial para que a cooperativa seja inovadora de verdade - e não só no discurso corporativo. Isso é central uma vez que a inovação é uma grande aliada da produtividade.

Enfrentando a desconexão geracional em prol da cultura da inovação

O estabelecimento de uma cultura de inovação tem muito a ver com a convivência mútua entre pessoas com vivências diversas. Nesse cenário, um dos grandes desafios do cooperativismo é engajar pessoas de diferentes idades e, assim, evitar a desconexão geracional. 

O InovaCoop convocou Helem Baldissera, analista de relacionamento da Cresol, e Mariane Natera, analista de inovação no Avance Hub Coplacana, para tirar dúvidas sobre como evitar a desconexão geracional. A partir desse conhecimento compartilhado por elas, preparamos um artigo sobre os desafios da sucessão e da integração de gerações.

Cooperativas que mostram o caminho

Esse assunto foi tratado pela Helem e pela Mariane porque elas representam duas cooperativas que estão mostrando os caminhos para a realização efetiva da sucessão no cooperativismo e o engajamento das novas gerações. As iniciativas de ambas estão registradas em nossos cases de inovação.

A cooperativa de crédito Cresol realiza dois programas de engajamento de jovens na cooperativa. São os os projetos Juventude Cooperativista e Juventude Conectada. Por meio deles, os jovens aprendem sobre o modelo cooperativista e a planejar a sucessão dos negócios familiares. Mais de 1.200 pessoas já participaram da iniciativa Juventude Conectada e os jovens começaram a participar mais ativamente das cooperativas Cresol.

Já a Coplacana, uma das maiores cooperativas do agro, diagnosticou a falta de engajamento dos jovens e a crescente idade de seus cooperados. Para encarar essa situação, a coop criou o Núcleo Jovem Coplacana a fim de conectar a nova geração ao agronegócio e ao cooperativismo.


Conclusão

Em um ambiente de negócios tão competitivo em que novidades tecnológicas surgem a todo momento e os hábitos mudam rapidamente, a cultura de inovação proporciona ferramentas para que as cooperativas possam concorrer, se adaptar e se destacar no mercado.

Este é artigo faz parte de uma retrospectiva que irá resgatar as grandes tendências e histórias de inovação cooperativista do InovaCoop em 2023. Fique de olho para conferir os próximos e ficar por dentro do que teve de mais inovador no ano!

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