As métricas são ferramentas para tomar decisões mais assertivas. Selecionamos 7 dicas para te ajudar nesse desafio!
Em tempos de big data, é possível obter dados sobre tudo. Quando tudo é mensurável, há um risco de cair na armadilha de dar atenção a informações desnecessárias e acompanhar métricas que não contribuem para a tomada de decisão.
Todos esses dados por si só, afinal, não dizem muita coisa. Sem saber no que prestar atenção, na verdade, eles podem proporcionar conclusões erradas e induzir a cooperativa a tomar caminhos inadequados.
Métricas servem para acompanhar indicadores relevantes para a estratégia da cooperativa. Somente medir, no entanto, não garante resultado. As métricas, portanto, têm o papel de indicar o andamento dos objetivos, revelar pontos de melhora e oportunidades de negócios.
A digitalização do mundo abriu o leque para os dados. É possível saber quantas pessoas colocaram seu produto no carrinho de compras na sua loja virtual mas acabaram não comprando. Ou a proporção de clientes que abriram sua comunicação por e-mail e compraram graças a um anúncio.
Só que não dá para ficar de olho em tudo. Além de ser coisa demais, muitos desses dados não são relevantes para o negócio da cooperativa. Confira, então, dicas para usar essas métricas a seu favor. Boa leitura!
Como lidar com as métricas em tempos de big data
Não é fácil lidar com os dados abundantes disponíveis. Por isso, é importante saber no que prestar atenção. Selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse processo, confira!
1. Mensurar é importante para inovar
Dados são mais assertivos do que opiniões para encontrar oportunidades de inovar nas cooperativas. Só que, para isso, qualquer dado não basta, é necessário escolher as informações certas.
Diante disso, a cooperativa vai entender onde está tendo problemas, onde há oportunidades para aprimorar processos e o que pode ser feito de novo. Essa lógica vale mesmo quando as coisas estão indo bem, afinal a inovação não pode ter trégua.
2. Boas métricas são claras e simples
Uma métrica precisa ser fácil de entender. Para isso, ela deve ter clareza e simplicidade. Uma boa métrica é aquela que as pessoas compreendem o que está sendo mensurado e como ela se conecta com o objetivo ao qual está associada.
Olhe para os números mais relevantes de performance, gargalos críticos e apostas que a sua cooperativa está fazendo. São essas métricas que têm que tomar o seu tempo e ocupar sua atenção.
3. Uma história de dados é contada com o tempo
Um único dado em determinada métrica não diz muita coisa. É necessário olhar todo o histórico a fim de entender sua evolução e, com isso, tirar conclusões. Um mesmo número dentro de determinada métrica pode significar progresso ou indicar um problema. Só dá pra saber ao olhar o que vem antes.
Isso acontece porque, na prática, os dados contam histórias. Não adianta olhar pra fotografia, e sim para o filme. Para entender mais sobre esse tema, confira nosso guia prático sobre storytelling com dados!
4. Cada negócio demanda suas próprias métricas
Não se baseie em métricas da moda ou copie o que seus concorrentes estão fazendo. A sua cooperativa tem o próprio planejamento e uma série de objetivos. Foque nas métricas que atendem a eles.
Fazer benchmark é, sim, algo positivo e pode inspirar inovações. No entanto, replicar acriticamente um modelo de métricas de outra instituição vai gerar dados que não fazem sentido para sua cooperativa. Então ao tomar inspiração de um case de sucesso, se espelhe no conceito, mas não replique a tática.
5. Defina objetivos e caminhos para encontrar métricas adequadas (OKR)
Uma maneira de encontrar as melhores métricas é por meio da metodologia OKR. A sigla significa Objectives and Key Results - ou seja: objetivos e resultados-chave, em português. O OKR é uma maneira de estabelecer resultados interconectados que, juntos, contribuem para alcançar os objetivos definidos no planejamento da cooperativa.
Para colocar o OKR em prática, a cooperativa deve definir quais são seus objetivos almejados. Eles precisam ser mensuráveis objetivamente. A partir disso, a etapa seguinte é estabelecer os resultados-chave, que representam processos que devem ser realizados para que o objetivo seja alcançado. Neste artigo, conheça mais sobre o OKR e veja exemplos.
6. Motivações influenciam a escolha das métricas
Antes de escolher uma métrica, defina o que sua cooperativa considera sucesso. Em que lugar a sua cooperativa se imagina estar em certo período? Uma cooperativa pode valorizar mais seu impacto na comunidade do que a arrecadação bruta, por exemplo.
O ponto é que não dá pra ser tudo ao mesmo tempo. Uma cooperativa precisa de foco. Se você está focado em crescer a base de clientes, será que faz sentido dar atenção aos dados sobre ticket médio de compras? Ter um monte de métricas só vai confundir na hora de tomar decisões rumo ao objetivo almejado. As métricas representam suas prioridades, afinal.
7. Métricas são ferramentas para subsidiar decisões, e não um fim em si
As métricas são somente indicadores que ajudam a cooperativa a tomar decisões e planejar os próximos passos. Diante disso, elas só fazem sentido dentro de um contexto de negócios e inovação na cooperativa.
As métricas são indicativos que subsidiam o planejamento da cooperativa em prol dos objetivos definidos no planejamento. Isto é: as métricas são ferramentas. Acompanhe os dados que vão gerar valor para a gestão da cooperativa.
Conclusão
As métricas precedem as ações. Acompanhar dados é, sim, muito importante para a estratégia das cooperativas. Eles indicam caminhos, mas as atitudes precisam vir dos gestores capazes de analisar esses dados e tomar ações a respeito. As métricas são uma bússola para a inovação.
Para tirar melhor proveito das métricas, confira nosso guia prático sobre como tomar decisões baseadas em dados. Conheça os principais conceitos relacionados à tecnologia de dados, entenda a importância de transformar dados em informações estratégicas e fique por dentro das melhores ferramentas para analisar dados.
Tradicional evento de inovação abordou os benefícios e os malefícios das novas tecnologias, sem deixar de lado a interação humana com cada uma delas
Entre 8 e 16 de março, Austin, capital do Texas, sediou mais uma vez o festival South by Southwest, mais conhecido como SXSW 2024. O evento, criado em 1987, reúne inúmeras atrações e palestras relacionadas à tecnologia e seu papel na construção de um futuro inovador.
Nesta edição, assim como nas anteriores, a Inteligência Artificial foi o assunto mais discutido. Suas consequências no mundo e a necessidade de medidas de segurança também foram tópicos abordados durante o festival.
Mas não foi só a IA que se destacou durante o festival. Temas como tokenização, réplicas digitais, procedimentos de saúde avançados e o superciclo tecnológico também foram abordados em detalhes pelos palestrantes.
A seguir, dentre os diversos assuntos discutidos por lá, reunimos seis temas que mais se destacaram no festival. Confira as tendências do SXSW 2024!
1. O que podemos esperar da IA
Depois de muitos anos falando sobre as novas tecnologias e criações, os palestrantes do SXSW 2024 estavam mais focados em apresentar e discutir as consequências diretas e indiretas causadas pela IA. Confira algumas das previsões compartilhadas no festival.
Não é a IA que ficará com o seu trabalho
Muito se fala sobre como as IAs podem substituir os humanos em inúmeros trabalhos, o que deixa boa parte da população preocupada com o futuro do mercado de trabalho. No entanto, Tom Ajello, sócio e diretor global de Experiência, Inovação e Engenharia da Lippincott, argumenta que a realidade não é nada parecida com essa especulação.
Durante seu painel no SXSW 2024, Tom pontuou que a grande razão para a perda de empregos não é a IA, e sim a falta de aprendizado sobre ela. Segundo ele, pessoas que sabem usar ferramentas de inteligência artificial vão sair na frente de quem não busca conhecimento: “Quem aprender a usar inteligência artificial ficará com o seu emprego”.
IAs continuam com tendências enviesadas
Ao observarmos o poder da IA de criar, esquecemos que todas essas ferramentas foram criadas e ensinadas por nós, seres humanos. É por isso que Amy Webb, fundadora e CEO do Future Today Institute, trouxe o assunto à tona durante sua palestra no SXSW 24.
Amy lançou a 17ª edição do Relatório de Tendências Tecnológicas de seu instituto e aproveitou para compartilhar as principais tendências. Uma delas é a piora no enviesamento das inteligências artificiais.
Durante a palestra, a CEO revelou que ao refazer testes para verificar o viés de gênero e raça das ferramentas de IA recebeu um resultado ainda pior. Segundo ela, os resultados obtidos evidenciam preconceito intrínseco na sociedade e a urgência de resolver o problema.
A necessidade de regulamentar e responsabilizar
Diante das evidências de preconceito e dos inúmeros usos indevidos das IAs, Amy Webb fomenta a ideia de regulamentar as ferramentas e responsabilizar quem lida com elas. Amy ainda sugeriu que os profissionais responsáveis pelas inteligências artificiais devem passar por treinamentos éticos, garantindo, portanto, um bom uso das ferramentas.
“Um médico não pode operar sem licença e pode até ir preso se cometer um erro muito grave. A AI não vai para a cadeia se 'alucinar', e quem vai consertar seus erros?”, questionou a futurista.
Já a regulamentação evitaria a replicação de novos modelos maléficos de IA, que podem ser usados para cometer crimes e criar fakes, por exemplo. “O sistema [de inteligência artificial] não foi criado apenas para imaginar homens brancos no poder e, sim, também para pegar nossos dados e opiniões. E se criar um grande evento falso com todos os elementos para que acreditemos se tratar de um fato?”, argumentou.
2. Estamos passando por um superciclo tecnológico
Além de falar sobre a Inteligência Artificial, Amy Webb fez uma grande constatação: estamos vivendo um superciclo tecnológico. Segundo ela, essa nova fase vivida é constituída pelas ferramentas de IA, pela biotecnologia e pelo ecossistema de dispositivos interligados.
Com tantas inovações acontecendo ao mesmo tempo, Webb afirma que esse superciclo tecnológico pode remodelar o modo como vivemos. Parece assustador, mas essa não é a primeira vez que a humanidade se depara com inúmeras mudanças. “O último superciclo de tecnologia que aconteceu foi a revolução industrial”, refletiu a futurista.
Computadores no rosto
Amy não deixou de comentar sobre os computadores faciais, como o Apple Vision Pro e o Meta Quest 3, e como eles podem prever as intenções de quem os usa. As câmeras e sensores presentes nessas tecnologias captam dados do comportamento humano através das pupilas.
Com esses dados, Amy Webb acredita que grandes corporações vão conseguir prever nossos sentimentos: “computadores faciais estão sendo projetados para supostamente ajudar o homem a interagir com o mundo de maneira diferente, mas, no meu ponto de vista, eles também estão sendo projetados para prever suas intenções".
A futurista ainda pontuou que essa tecnologia pode ser o início de “uma nova fase de conexão entre o corpo, mente e tecnologia”. “Faremos coisas com nossos corpos que esses equipamentos identificarão muito antes de executarmos”, explicou.
Ela também comentou sobre a possibilidade das corporações usarem os computadores faciais para provocarem os consumidores por meio de gatilhos mentais. Supermercados podem oferecer cupons de desconto e seguradoras podem mostrar o cálculo de probabilidade de morte de maneira dinâmica e personalizada.
Perenidade das tendências
Outro assunto abordado foi a visão de que a nossa tecnologia está na pior fase. Parece uma constatação estranha, visto que vivemos um período de inovação constante e desenfreada.
No entanto, Amy Webb explica que, cada vez mais, as tendências chegam e somem com muita rapidez. Dessa maneira, sempre olhamos para o futuro com a esperança de algo melhor, mais atualizado e, consequentemente, a realidade em que vivemos parece cringe e desatualizada.
3. Tecnologia & saúde
A saúde também está passando por mudanças causadas pelo avanço da tecnologia e, por conta disso, o assunto foi pauta no SXSW 2024.
Durante o painel “IA, Saúde e o Estranho Futuro da Medicina”, Mark Sendak, pesquisador no Duke Institute for Healt Innovation, refletiu sobre o impacto da inovação. Segundo ele, “as novas tecnologias não foram criadas especificamente para a saúde, mas ajudam a tornar tudo mais rápido”.
Medicina personalizada: IA e sensores
Uma das grandes vantagens de implementar a Inteligência Artificial em qualquer tipo de trabalho é a agilidade que ela oferece. Ao invés dos trabalhadores começarem projetos do zero, eles podem contar com as ferramentas inteligentes que aceleram o processo.
“Quando você trabalha em certos casos agora, você não precisa começar do zero fazendo uma curadoria de conjunto de dados. Há uma enorme quantidade de tarefas que você começa a enfrentar mais rapidamente”, explicou Sendak.
As tecnologias wearables (vestíveis, em tradução livre) também contribuem para a personalização do atendimento, diagnóstico e tratamento dos pacientes. Isso porque os dispositivos possuem inúmeros sensores que captam informações de saúde.
Portanto, com a rapidez e a habilidade oferecidas pelas IA, e com sensores precisos, a medicina tem o potencial de se tornar cada vez mais personalizada.
Detectar e evitar doenças
Outro tópico discutido foi a capacidade da tecnologia de detectar e evitar doenças. Atualmente, com apenas um exame de retina, é possível identificar a predisposição para diabete, aneurisma e pressão alta. Estudos também apontam que o mal de Alzheimer, a doença Parkinson e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) também podem ser detectados.
Já quando falamos em curar problemas de saúde genéticos, o CRISPR é protagonista. Vista como uma das maiores descobertas da biologia, a tecnologia pode cortar uma parte do DNA, fazendo com que as células se reprogramem.
Saúde mental
As inovações no ramo da medicina não foram as únicas a ganharem um espaço nos palcos do SXSW 24. Além de ser abordada por diversos palestrantes, a saúde mental, antes vista como tabu, foi tema principal do festival.
Durante a conversa “Mindfulness acima da perfeição: caindo na real sobre a saúde mental”, a cantora Selena Gomez e o jogador de futebol americano Solomon Thomas enfatizaram a necessidade de se abrirem para o público.
“Minha mãe me incentivou a dividir meus sentimentos e logo muitas pessoas me agradeceram, dizendo que lutavam com pensamentos parecidos e que minha história os tinha dado força. Se você é humano, você é vulnerável”, contou o atleta.
A urgência de desconstruir os preconceitos a partir do compartilhamento de histórias e sentimentos foi seguida pela necessidade de políticas públicas e ações focadas na saúde mental da população. Mas não é só a relação entre as pessoas que precisa de atenção.
O bem-estar e saúde mental também afetam o ambiente de trabalho. A palestra “Bad Workplace Culture is Giving Burnout” (A Má Cultura de Trabalho está causando Burnout, em tradução livre) explicitou como algumas culturas organizacionais podem causar o esgotamento dos trabalhadores.
4. Dê adeus às redes sociais como conhecemos
Amy Webb não mentiu quando disse que as tendências e tecnologias estão cada vez mais perenes. E durante um dos painéis, John Dempsey, diretor geral da Bodegam, estúdio criativo da Wieden+Kennedy, e Krystle Walter, head de parcerias criativas com agências do TikTok, compartilharam desta opinião.
Dempsey e Walter pontuaram que, no início, as redes sociais tinham o propósito de serem plataformas que conectam pessoas. No entanto, agora o foco está cada vez mais voltado para o que cada internauta gosta de ver e acompanhar.
Os algoritmos também foram essenciais para que o propósito das plataformas mudasse e ainda detêm um papel importante nas redes. Responsáveis por analisar as preferências dos usuários, os algoritmos oferecem uma experiência personalizada para cada internauta. Além disso, eles também bonificam, através da promoção, conteúdos que possuem uma taxa alta de interação.
Manter-se relevante nas redes sociais, portanto, está cada vez mais difícil. Pensando nisso, Dempsey e Walter compartilharam seis dicas para as marcas se manterem em alta em meio a abundância de conteúdos.
- Aprofunde-se na inteligência cultural;
- Relaxe as diretrizes da marca;
- Abra espaço para a cocriação;
- Crie conteúdos provocadores;
- Conquiste partidários, não fãs;
- Entretenha os seguidores.
A união faz a força: collabs entre marcas
Outra maneira de atrair mais internautas e ganhar seguidores é a colaboração entre marcas. As organizações podem aproveitar o espaço virtual e suas inúmeras ferramentas para criarem posts colaborativos.
Ao compartilharem suas visões, valores e objetivos, as marcas podem firmar uma parceria. Dessa maneira, ambas as organizações podem prosperar e buscar novos consumidores. Para inovar na comunicação colaborativa, no entanto, é importante que as marcas envolvidas compartilhem valores, objetivos e se complementem.
5. O futuro é humano
Mesmo com milhares de inovações baseadas na inteligência artificial e no uso de máquinas, o SXSW 2024 não deixou de abordar tópicos sobre o comportamento humano e seu papel em um mundo repleto de mudanças e novidades. A palestra de abertura já começou mostrando o quão importante é a presença humana.
Em “Explore o espaço e a poesia com a Nasa”, Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da Nasa, e Ada Limón, poeta, revelaram que a artista escreveu um poema que será enviado em uma missão para Júpiter. O objetivo é usar a obra como forma de contato, caso encontrem vida no planeta.
Já em outros momentos, os palestrantes aproveitaram para compartilhar dicas e técnicas que podem ser aderidas no ambiente de trabalho, e fazer reflexões importantes. A proposta dessas conversas é mostrar que a evolução humana ainda é muito importante para as sociedades.
- Felicidade é a razão do bem-estar, produtividade e lucro;
- Resolver conflitos é imprescindível para criar ambientes de trabalho saudáveis;
- Como é possível resolver conflitos com coragem, curiosidade e conexão.
Solidão e tecnologia
Parece estranho relacionar o sentimento de solidão à tecnologia, no entanto, esta relação é real e também foi discutida durante o SXSW 2024. Com a pandemia de Covid-19 e o avanço das tecnologias, houve um distanciamento social.
Mas, para o alívio de todos, os palestrantes mostraram que há uma luz no fim do túnel. Enquanto Jay Shetty, CPO do aplicativo de meditação Calm, e Charles Duhigg, autor, apresentam a solução para o distanciamento social, o CEO da Daybreaker, Radha Agrawal aponta os culpados: a competitividade, a economia e a tecnologia.
6. Tecnologia & causas ambientais
Antes mesmo da IAs ganharem notoriedade no mundo, a sociedade já se preocupava com causas ambientais. Então, por que não juntar a preocupação com as tecnologias disponíveis?
Menos emissão de carbono
Segundo o levantamento do MIT Technology Review “10 Tecnologias Inovadoras de 2024”, o uso de células solares supereficientes vai aumentar. A ideia é prover alternativas sustentáveis para gerar energia e reduzir as emissões de carbono.
Atualmente, parte da luz captada pelos painéis solares não é convertida em energia. Diante desse problema, tecnologias capazes de tornar as células solares ainda mais eficientes estão sendo desenvolvidas.
Outro recurso tecnológico desenvolvido e utilizado para a redução da emissão de carbono é a bomba de calor. Os aparelhos elétricos são utilizados para aquecer edifícios de forma mais sustentável e, no futuro, podem descarbonizar setores industriais.
Energia geotérmica
E quando o assunto é o clima, a aposta está na energia geotérmica, já que, além de ser considerada mais limpa que outras, é virtualmente ilimitada.
No entanto, a tecnologia está passando por alguns desafios, causados pela falta de técnicas de perfuração. Para liberar o calor da Terra de forma correta e segura, essas técnicas aprimoradas precisam ser desenvolvidas.
Amazônia em foco
A Amazônia também ganhou um espaço no SXSW 2024. Durante o painel “Bioeconomia: Prosperando na Amazônia”, o desenvolvimento socioeconômico da região e a conservação da floresta foram discutidos.
Txai Suruí, ativista indígena brasileira, Colette Pichon Battle, advogada e ativista climática, e Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade de Natura, chamaram a atenção para a necessidade de mobilizar ações que mitiguem a exploração e o uso de recursos naturais. O objetivo é incentivar práticas regenerativas e projetos sustentáveis.
7. Impacto das tendências
Com nove dias de evento e uma infinidade de palestras, chegamos a uma conclusão, junto à Amy Webb: as IAs, sejam elas generativas, ou não, já dominaram 20 segmentos. Na mais nova edição do Relatório de Tendências Tecnológicas, a futurista classificou o impacto de tendências tecnológicas, variando de curto prazo a longo prazo.
Material adaptado de um trabalho original da Inventta.
Seguindo o caminho das IAs, as tendências Robôs e Drones, Clima e Tecnologia Verde, e AR/VR/VX seguem causando impactos a curto prazo em metade dos segmentos analisados. Já as tendências de Bio Engenharia, Bio Generativa, Arquitetura da Computação, Metaverso, Infraestrutura Web3 e Mobilidade apresentam impactos a médio e longo prazo.
A tendência que caminha devagar e não pretende impactar os setores tão cedo é a Tecnologia Quântica. Apenas nos setores de Telecomunicações, Política e Governo, e Serviços Financeiros conseguiremos enxergar mudanças a curto prazo.
Conclusão: o SXSW 2024 nos preparou para o futuro
Mesmo com a perenidade das tendências e tecnologias, e dos riscos inerentes às Inteligências Artificiais, ainda temos um longo caminho repleto de inovações que podem mudar positivamente o mundo. É por isso que é essencial abraçar as novidades tecnológicas, tentar entendê-las e implementá-las nas cooperativas.
E se você ficou interessado em implementar ferramentas de inteligência artificial no dia a dia de sua cooperativa, confira o guia prático Chat GPT: Como Usar a Inteligência Artificial na Prática do InovaCoop!
Entre os dias 20 e 22 de março, o evento global South Summit Brazil, realizado em Porto Alegre, reuniu empresas, líderes mundiais, startups, investidores e instituições que buscam acelerar a inovação, construir relacionamentos duradouros e identificar oportunidades de negócios. Para representar o Sistema OCB, a equipe do Núcleo de Inteligência e Inovação, formada pelo gerente Guilherme Costa e os analistas Helllen Beck e Eduardo Sampaio estiveram presentes.
A estrutura do evento é reconhecida como uma das principais plataformas empreendedoras e de inovação do mundo, por proporcionar uma rede de conexões entre os principais agentes do ecossistema e gerar impactos positivos para o impulsionamento de negócios. Tendências para os próximos anos são evidenciadas e debatidas entre os participantes.
Para Guilherme Costa, a equipe teve a oportunidade de acompanhar palestrantes de peso e todas as novidades do ecossistema de inovação para enriquecer ainda mais o programa coordenado pela unidade nacional. "Compreendemos, por exemplo, que falar de inteligência artificial e sustentabilidade não é mais uma questão de futuro, mas sim da realidade. Percebemos que precisamos nos preparar para as próximas tendências que podem se transformar em oportunidades para as cooperativas", disse.
Hellen considerou importante aprender mais sobre as human skills, que geram relevância e capacitação para todos que trabalham com inovação, a partir de uma base sólida que corrobora o sucesso profissional. "No encontro foi possível entender quais são as últimas tecnologias e tendências de inovação e, também, encontrar inspiração e insights que podem ser replicadas para coops e para o Sistema OCB", ressaltou.
Já Eduardo Sampaio destacou que a imersão permitiu uma observação das discussões lideradas pelos principais nomes da inteligência artificial, da energia renovável, do clima, investimentos em tecnologia, além dos ecossistemas de inovação. "Pudemos absorver conhecimentos que ajudarão a orientar as estratégias do Núcleo. Saímos sentindo que estamos preparados para impulsionar o cooperativismo em sua jornada de inovação para torná-lo mais competitivo".
As tendências mais relevantes observadas durante o evento incluem:
• Inteligência Artificial: que caminha para a criação de novos geradores de linguagem natural e interações mais próximas dos seres humanos. O comportamento das ferramentas de IA também se tornam cada vez mais relevante;
• Infoxication: excesso de informações que leva as pessoas à intoxicação de novos aprendizados e torna difícil a filtragem ou o foco no que realmente importa;
• Intraempreendedorismo: patrocínio de líderes à iniciativas que promovem a diversidade de ideias e ampliam o funil de entrada de novas propostas, o que incentiva a colaboração orgânica entre os empregados e áreas da empresa.
• Ecossistemas de Inovação: educação tecnológica e um ambiente de negócios favorável para o surgimento e o fortalecimento desses ambientes;
• Integração da Sustentabilidade nos Modelos de Negócios: abrange a sustentabilidade integrada aos modelos de negócios e governança corporativa. Permanece como uma tendência-chave de inovação, com uma mentalidade focada na redução de impactos ambientais para permitir que as empresas garantam lucratividade e desempenhem um papel benéfico na sociedade.
• Transição Energética com Inovação e Sustentabilidade: discute os desafios da energia emergente, como veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia descentralizados.
Numa relação ganha-ganha, cooperativas e startups aprendem e inovam juntas
O relacionamento entre cooperativas e startups não é apenas mais uma tendência, é uma realidade. E os motivos dessa aproximação são inúmeros, porque se cria, de fato, uma relação ganha-ganha. Engana-se quem pensa que uma organização muito bem consolidada não tem o que aprender com startups.
Fazem parte do DNA das startups, por exemplo: criatividade e inovação para propor soluções; ousadia para errar, corrigir rápido e refazer; gestão eficiente do tempo; mais facilidade para lidar com problemas e crises; maior receptividade ao uso de novas tecnologias; capacidade de aprender rápido; time diverso, entre outras características. Tudo isso - e muito mais - pode ser incorporado à estrutura de uma cooperativa.
Mas a startup também tem muito a ganhar nesse relacionamento, como: projeção no mercado, potenciais clientes e parceiros, e aprendizado real das suas soluções aplicadas ao negócio das cooperativas. Ou seja, se a relação realmente for saudável, as duas partes têm muito a ganhar.
O relacionamento com startups é uma forma de colocar a inovação aberta e o corporate venture externo em prática. Por isso, selecionamos cinco exemplos, cada um com as suas particularidades, para mostrar como uma cooperativa pode se relacionar com uma startup. Vamos conhecê-los!
1. Programa de Conexão com Startups: busca por startups validadas
Geralmente, a busca por startups ocorre quando a cooperativa entende que não conseguirá desenvolver determinado projeto sozinha. Ela até pode buscar um fornecedor tradicional no mercado, mas a agilidade e flexibilidade das startups contam bastante na hora da escolha. Foi o caso da Coprel, em 2023.
A cooperativa criou o Programa de Conexão com Startups para firmar relacionamentos e parcerias com startups que possuem soluções inovadoras para os desafios enfrentados. A iniciativa faz parte do Programa de Inovação da Coprel.
E para que os laços entre a cooperativa e as startups fossem criados e fortalecidos, a Coprel criou um processo seletivo criterioso. Na prática, funciona assim:
• Primeiro, são abertas as inscrições para receber soluções inovadoras de startups, para solucionar desafios específicos das cooperativa;
• Depois, o Comitê Organizador faz a triagem das soluções que atendem aos desafios da chamada e os requisitos mínimos;
• A terceira etapa consiste em filtrar as soluções inscritas. São priorizadas startups que tenham mais fit com o desafio;
• Em seguida, acontece o pitch day, no qual as startups finalistas apresentam suas soluções para a banca avaliadora, composta por facilitadores da cooperativa.
Vale destacar que não basta ter uma boa ideia para se candidatar ao programa. A Coprel busca startups em operação e, preferencialmente, em fase de tração em diante.
Os desafios propostos na primeira edição foram:
• Monitoramento das Áreas de Preservação Permanente (APPs) de usinas e áreas reflorestadas pelo Coprel Ecologia (mapeamento via satélite).
• Modernização da interface entre Coprel e clientes.
2. Inovar Juntos: ouvir para evoluir
O Sicredi conta com um programa de inovação chamado Inovar Juntos, criado em 2018. O projeto foca em buscar soluções para desafios vividos pela cooperativa, enquanto agrega valor aos cooperados.
Segundo a gerente de Inovação do Sicredi, Alexandra da Silva Rodrigues, a iniciativa surgiu para reforçar a cultura da inovação e criar um canal de relacionamento com startups. A ideia é selecionar startups com potencial de atender às necessidades do Sicredi.
As startups escolhidas são submetidas a um período de imersão para colocarem o projeto piloto em prática. Os empreendedores que mais se destacam têm a chance de se tornarem parceiros ou fornecedores da cooperativa.
Por ser uma iniciativa consolidada no Sicredi, o Inova Juntos conta com apoio externo. Com a ajuda da 100 Open Startups e da Liga Ventures, a cooperativa recebe suporte durante todo o processo de inovação aberta.
Já com o auxílio do hub de inovação AgTech Garage, o Sicredi aumenta o contato com startups, instituições de ensino, e até produtores rurais. Dessa forma, a cooperativa amplia seu ecossistema e desenvolve soluções inovadoras para o agronegócio sustentável. Prova do sucesso da parceria é a criação do projeto Caderno de Campo Digital.
Em 2024, o Inova Juntos acumula mais de 65 desafios abertos e conta com 1.065 startups inscritas, 55 projetos piloto e 22 soluções implementadas. O Sicredi também está focado em aumentar seus contatos e impactar ainda mais a sociedade brasileira com iniciativas inovadoras e tecnológicas.
“Em 2023, o programa alcançou resultados significativos, impulsionando a inovação internamente e oferecendo reconhecimento de mercado. Abrimos 18 desafios, avaliamos um total de 339 inscrições de startups, realizamos 14 experimentos e oito soluções foram contratadas. Destacamos a parceria com a startup ESGreen que oferece uma solução para mitigação ou redução de riscos ESG relacionados aos fornecedores do Sicredi”, conta Alexandra.
3. Vibee: aceleração de startups em estágio inicial
O relacionamento com startups não é exclusividade do ramo Crédito. Por isso, vale destacar aqui o exemplo da cooperativa de saúde Unimed VTRP, que atua em uma área de 59 municípios dos Vales do Taquari, Rio Pardo e da região do Jacuí, no Rio Grande do Sul.
O primeiro contato da Unimed VTRP com startups foi em 2019, com a criação do InnovatiON, um programa de conexões com startups maduras para resolver desafios pré-determinados de negócio. Em duas edições, cerca de 350 projetos de startups foram analisados e 5 foram contratadas como fornecedoras de produtos ou serviços da Unimed VTRP.
“O InnovatiON foi um sucesso, tanto é que colocamos a plataforma de telemedicina em funcionamento dois dias após a liberação porque já estávamos tratando desse assunto com uma startup selecionada”, conta Rafael Zanatta, líder do Hub de Inovação da cooperativa.
Por conta do sucesso do InnovatiON, a Unimed VTRP decidiu dar um passo além em sua jornada de inovação e se conectar também com startups em fase inicial de desenvolvimento.
“Das discussões do InnovatiON veio o questionamento: o que poderíamos fazer para estar em contato com as startups que estão na fase pré-InnovatiON?”, lembra Zanatta. A solução veio em julho de 2020 com a criação do Vibee, um Hub de Inovação para identificar novas oportunidades na área da saúde com foco no relacionamento com startups em fase inicial.
Na prática, trata-se de um ambiente que conecta fundadores de startups com profissionais e empresas da saúde, universidades da região, mentores e potenciais investidores do mercado. O espaço físico fica localizado na sobreloja da sede da Unimed VTRP, em Lajeado (RS).
Portanto, não se busca apenas uma relação comercial com as startups, mas também apoiar o desenvolvimento de ideias em estágio inicial. Para isso, foram criados programas de aceleração estruturados em três pilares: inspiração, capacitação e networking. As startups selecionadas passam por um intenso processo de mentoria.
Os programas estão divididos em duas categorias, de acordo com o grau de maturidade da startup: Vibee Start (voltado para startups que estão construindo o MVP) e o Vibee Go (destinado à aceleração daquelas que já possuem um MVP validado).
Em 2024, 12 startups estão em processo de aceleração com o Vibee, sendo seis delas no Vibee Start e seis no Vibee Go. Desde sua criação, o programa já desenvolveu 20 startups na categoria Vibee Start e 28 na Vibee Go.
4. Aceleração e Cooperação: inovação sem espaço próprio
Não é sempre que a cooperativa desenvolve um hub de inovação próprio. Mesmo assim, é possível inovar e se inserir em ecossistemas de inovação e de startups. Prova disso é a iniciativa da Unicred.
A cooperativa de crédito criou, em 2022, o programa Aceleração e Cooperação visando buscar startups que possam resolver problemas pontuais. Sem um espaço próprio, a Unicred contou com a Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa, e com a AEVO Connect, um espaço virtual repleto de desafios de inovação aberta.
No início, a cooperativa focava em usar a ajuda externa para desafios específicos. Com o sucesso da iniciativa, o programa passou a abranger o ecossistema nacional da Unicred, com foco em resolver problemas e formar laços com outras startups.
Além de buscar startups que se encaixam nos desafios propostos, a cooperativa também dá a oportunidade de sugerir mudanças e estimular a transformação dentro da Unicred. Com a consultoria, a cooperativa lançou os seguintes desafios:
• Gestão operacional e financeira para clínicas e consultórios, para gerar maior valor para os cooperados;
• Cadastro único centralizado, integrando e padronizando dados com qualidade;
• Análise comportamental do usuário no processo de gestão de limites de crédito e transações;
• Gestão financeira e tributária de profissionais da saúde para mitigação de riscos do cooperado;
A Unicred também buscou ajuda para criar uma plataforma de inteligência geográfica e uma solução inovadora para a classificação socioambiental e análise de dados.
5. Cocamar Labs: participação ativa em ecossistemas de inovação
A Cocamar, uma das gigantes do agronegócio brasileiro, sempre apostou em programas de qualidade e melhoria contínua como um dos pilares de sustentação de seu crescimento. Mas, diante do avanço da inovação disruptiva e da transformação digital, percebeu que precisaria fazer algo para se manter atualizada e oferecer serviços e produtos de qualidade.
Por isso, em 2018, iniciou a estruturação do programa de inovação Cocamar Labs, com objetivo de interagir melhor com os ecossistemas de inovação e, principalmente, promover o relacionamento com startups.
Então, o Labs ganhou uma frente chamada de Projeto Inovação (PI), responsável por buscar soluções existentes no mercado, observar tendências e se relacionar com o ecossistema de inovação. A ideia é inserir as inovações na cooperativa para aumentar a rentabilidade dos cooperados, e resultado é um relacionamento cada vez mais próximo com o ecossistema de inovação.
A cooperativa também é mantenedora de dois ambientes de inovação no Paraná: um em Maringá, com a aceleradora Evoa; e o Hub IA, com o Senai, em Londrina. O projeto-piloto do CRM para cooperados e o e-commerce (Shopping Cocamar) surgiram a partir da imersão nestes ambientes de inovação.
A Cocamar ainda inaugurou um espaço próprio de inovação, o Espaço Cocamar Labs, dentro de sua administração central, em Maringá. É uma área destinada à troca de experiências, aprimoramento de ideias e aprofundamento na inovação.
Conclusão: ecossistemas de inovação são essenciais no relacionamento com startups
Ao longo do texto vimos cooperativas que possuem seu próprio espaço de inovação e outras que não. Nos dois casos, porém, a inovação e o relacionamento com as startups saem do papel, pois ter um espaço de inovação não é preponderante neste caso.
Aproveitando o exemplo da Cocamar, é importante destacar a necessidade das cooperativas se relacionarem com os ecossistemas de inovação de forma geral. Isso porque são eles que contribuem, por exemplo, para o desenvolvimento das próprias startups, além de serem uma excelente solução para as cooperativas que não possuem um hub próprio de inovação.
Na prática, relacionar-se com um ecossistema de inovação possibilita a troca de experiências, acesso a novos conhecimentos e competências, criação de redes de indicação e o reconhecimento da comunidade inovadora daquele ecossistema. Tudo isso facilita processos inovadores e até a contratação de startups.
Quando uma cooperativa busca relacionamento com startups, ela está buscando, na verdade, um conhecimento que talvez não exista “dentro de casa”. Ao buscar um ecossistema, a cooperativa vai muito além, tendo a oportunidade de se relacionar e acessar a inteligência de vários atores.
E a oferta de ecossistemas vem se consolidando cada vez mais, a exemplo de Cubo, InovAtiva, AgTech Garage, Unimed Lab, Avance Hub, InovaCoop Goiás e tantos outros. Cabe à cooperativa analisar suas prioridades e estudar a região onde ela está inserida para encontrar o ecossistema que melhor lhe atende. Naturalmente, surgirão os relacionamentos e as startups mais aderentes às necessidades da cooperativa.
E para que você e sua cooperativa fiquem preparados para se relacionarem com ecossistemas de inovação e startups, o InovaCoop preparou o guia prático Inovação Aberta: Como se relacionar com startups.
Bancos Centrais do mundo todo estão de olho nas moedas digitais
O setor financeiro é um dos segmentos mais sedentos por inovação tecnológica no cenário econômico global. Os serviços bancários têm incorporado uma série de avanços, como a digitalização de processos e a expansão dos canais digitais de atendimento. Nesse cenário, destaca-se, sobretudo, a tokenização da economia.
Essas inovações buscam agilizar processos e reduzir custos dos serviços financeiros. A tokenização da economia é um fenômeno de âmbito global possibilitado pelo surgimento das blockchains, popularização das criptomoedas, o crescimento dos pagamentos digitais e até mesmo a ascensão - e queda - dos NFTs.
A tokenização da economia, portanto, representa um movimento global em que ativos financeiros são transformados em tokens digitais. É o caso, por exemplo, do Drex, nome oficial do Real Digital. Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre esse fenômeno, seus benefícios e impactos para o cooperativismo. Aproveite a leitura!
O que é tokenização da economia
A tokenização da economia descreve um processo baseado na tecnologia de blockchain em que ativos físicos ou instrumentos financeiros são transformados em tokens digitais. Um token é, essencialmente, a representação digital de um determinado ativo físico, seja ele inteiro ou fracionado.
Esses tokens ficam armazenados em uma rede blockchain, que registra informações de maneira segura e imutável. Dessa forma, há a garantia de que todas as transações são permanentes e à prova de adulteração. Existem dois tipos de tokens:
- Tokens fungíveis: são os tokens intercambiáveis que possuem as mesmas características. Ou seja, é um token que pode ser trocado por outro idêntico. Uma nota de cem reais é igual a qualquer outra nota de cem reais, por exemplo.
- Tokens não-fungíveis: significa que o token é único e não pode ser replicado. Geralmente é usado para comercializar obras de arte dentro do ecossistema digital das blockchains. Na prática, é como se fosse a Monalisa. Nenhum outro quadro será igual à obra de da Vinci.
Benefícios da tokenização da economia
O Banco de Compensações Internacionais (BIS) aponta que a tokenização da economia é responsável por aprimorar a eficiência e mitigar riscos nos sistemas de pagamento globais. Os tokens proporcionam transações financeiras rastreáveis, seguras e ágeis, além de democratizar o acesso aos serviços financeiros.
Por estar associado a uma rede blockchain, um token pode contar com processos automatizados e seguros. Além disso, nas principais criptomoedas, todas as movimentações ficam registradas nessa rede, que é descentralizada. Assim, não é possível fraudar os registros, o que dá segurança ao uso.
Aplicações dos tokens na economia
As criptomoedas são a representação mais evidente da tokenização da economia. A partir do sucesso do bitcoin e do ether, esse mercado ganhou muito espaço. Há, até mesmo, uma criptomoeda cooperativista brasileira: é o Coffee Coin, uma moeda digital lastreada em café criada pela cooperativa agropecuária Minasul.
Agora, diversos bancos centrais ao redor do mundo estão buscando soluções para tokenizar suas moedas. Os CDBCs (central bank digital currency, ou, em português, moeda digital do banco central), dessa forma, são alvo de diversos países que querem modernizar seus sistemas bancários.
É o caso do Brasil com o Drex, que está em fase de testes comandados pelo Banco Central e deve ser lançado oficialmente ainda em 2024. Um consórcio de cooperativas formado por Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred participou dos testes com o piloto do Drex.
Categorias de tokens
Além disso, há instituições financeiras que já estão emitindo valores mobiliários na forma de tokens para comercializar papéis de dívida corporativa, imóveis e outros diversos ativos. Dentro desse universo, há uma série de categorias de tokens como:
- Payment token: criptomoedas usadas como meio de pagamento.
- Utility token: concede acesso a um determinado produto como em um programa de fidelidade.
- Security token: usado na transação de ativos negociáveis - ações e imóveis, por exemplo.
- Equity token: empregado na captação de recursos, reserva de valor e investimentos.
A tokenização da economia mundial
A tokenização da economia está avançando e ganhando espaço como uma das inovações de maior impacto do setor financeiro. O Fórum Econômico Mundial e o Boston Consulting Group estimam que a economia tokenizada representará US$ 16 trilhões entre 2027 e 2030. Isso representa cerca de 10% do PIB global.
Até o momento, 11 países já lançaram suas CDBCs. O grande destaque é a China, que lançou o yuan digital (chamado de e-CNY) durante os jogos olímpicos de inverno de Pequim, em 2022. Até o final daquele ano, mais de 13 bilhões de e-CNY já circulavam em 260 milhões de carteiras digitais.
A União Europeia já anunciou seus planos para lançar o Euro digital, que propõe uma CDBC única para todo o bloco econômico que será regulada pelo Banco Central Europeu. O projeto está em fase de preparação.
Tokenização da economia brasileira
O Brasil já ocupa um lugar de destaque na digitalização da economia. O Pix e os pagamentos digitais no geral já caíram no gosto dos brasileiros. Com o Drex, a ideia é tornar o ecossistema financeiro digital ainda mais dinâmico e inovador.
Como o projeto brasileiro está em um nível avançado, ele deve servir de exemplo para iniciativas semelhantes ao redor do mundo. Para Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, a transformação da economia passa pela conexão entre moedas digitais e a tokenização de ativos para negociação.
A ideia é que o Drex possibilite a criação de uma nova plataforma para a negociação de ativos tokenizados. A versão digital do real, nesse cenário, será o mecanismo de intermediação de tais transações, a fim de garantir a segurança dos negócios.
Conclusão: tokenização e cooperativismo
A tokenização da economia é uma das maiores tendências que o InovaCoop mapeou para as cooperativas acompanharem em 2024. O desenvolvimento das CDBCs desponta como o movimento que vai dar maturidade e segurança institucional para as moedas digitais e, com isso, ampliar seu uso. Atualmente, as criptomoedas se restringem a certos nichos de entusiastas.
De início, o grande impacto para o cooperativismo tende a ser com as cooperativas de crédito, que estão participando do desenvolvimento da inovação e precisam estudar suas aplicações. Mas com o amadurecimento da tokenização financeira, outros setores também podem ser impactados.
Em um cenário global de CBDCs maduras, uma cooperativa agropecuária exportadora, por exemplo, poderá receber o pagamento de fora do país por meio da moeda digital, com mais segurança e agilidade. Diversos outros impactos devem surgir com o tempo e, por isso, cooperativas de todos os ramos devem acompanhar a tokenização da economia.
A tokenização é uma das inovações tecnológicas que estão mudando o mundo. Confira, então, nosso e-book Como a tecnologia está redefinindo a sociedade e transformando os negócios cooperativos e fique antenado para tornar sua cooperativa ainda mais inovadora!