Tecnologia, seja própria ou terceirizada, traz novas possibilidades e pode ampliar a participação dos cooperados
A Lei 5.764, de dezembro de 1971, é a lei geral do cooperativismo. Trata-se do documento que traz as regras gerais para a realização das Assembleias Gerais presenciais, tornando sua realização obrigatória por parte das cooperativas. No caso das cooperativas de trabalho, a Lei 12.690, de julho de 2012, também traz regras específicas para realização de assembleias. No entanto, em meio à necessidade, a assembleia digital virou uma alternativa.
A mudança se deve à Lei 14.030, de julho de 2020, que trouxe a possibilidade de realizar tais reuniões de maneira remota. Isso porque, até então, as discussões sobre a realização de assembleias digitais ainda eram muito incipientes.
Havia muitas ressalvas contra a prática da assembleia digital. Desde a ausência de autorização expressa para realização de forma remota até a necessidade de aproveitar o momento da assembleia presencial para promover encontros entre as pessoas que fazem parte das cooperativas.
Assembleia digital: uma adaptação urgente
Entretanto, a pandemia e a consequente necessidade de isolamento social exigiram uma rápida mudança, com adaptações operacionais e culturais por parte das cooperativas. Tudo isso é decorrente da Lei 14.030, de julho de 2020, e da Instrução Normativa nº 81, do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), de 10 de junho de 2020, que autorizam e regulamentam, respectivamente, a participação e a votação a distância em reuniões e assembleias de cooperativas.
Dentre as disposições da IN, o inciso V do item 2 do Anexo VI diz que “a sociedade deve adotar sistema e tecnologia acessíveis para que todos os associados participem e votem a distância na assembleia ou reunião semipresencial ou digital.”
Não apenas isso, mas a tecnologia usada deve proporcionar:
I. a segurança, a confiabilidade e a transparência do conclave;
II. o registro de presença dos associados;
III. a preservação do direito de participação a distância do associado durante todo o conclave;
IV. o exercício do direito de voto a distância por parte do associado, bem como o seu respectivo registro;
V. a possibilidade de visualização de documentos apresentados durante o conclave;
VI. a possibilidade de a mesa receber manifestações escritas dos associados;
VII. a gravação integral do conclave, que ficará arquivada na sede da sociedade; e
VIII. a participação de administradores, pessoas autorizadas a participar do conclave e pessoas cuja participação seja obrigatória.
A cooperativa pode tanto desenvolver sua própria solução tecnológica como também contratar uma das opções disponíveis no mercado. Segundo item do Anexo VI da IN DREI 81, “a sociedade pode contratar terceiros para administrar, em seu nome, o processamento das informações nas reuniões ou assembleias semipresenciais e digitais, mas permanece responsável pelo cumprimento do disposto nesta seção''.
Tecnologia como aliada da assembleia digital
É nesse ponto que se torna importante o desenvolvimento e a adoção de tecnologias que viabilizam assembleias digitais e adequadas à legislação, a exemplo do Curia, da Coopersystem. Mesmo antes da regulamentação do DREI, a cooperativa de trabalho, que presta serviços especializados de Tecnologia da Informação (TI), já planejava a realização de sua assembleia de forma remota.
Dessa forma, a Coopersystem desenvolveu, no início de 2020, seu próprio aplicativo, o Curia, a fim de usá-lo em sua assembleia marcada para o final de março. Mas veio a pandemia e com ela a oportunidade de acelerar a iniciativa e disponibilizá-la para outras cooperativas brasileiras.
A mudança de rota exigiu uma resposta rápida por parte de todo o time, uma vez que a cooperativa havia se preparado para atender apenas às exigências de acesso da própria Coopersystem. Desde então, a ferramenta vem evoluindo e pode ser utilizada por qualquer cooperativa e/ou entidade do setor.
No aplicativo as cooperativas podem registrar a presença dos cooperados nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação (podendo inclusive incluir propostas em tempo real) e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.
Curia em ação
Do lado das cooperativas, a experiência tem sido positiva. Na cooperativa de crédito paulista Cogem, por exemplo, o Curia ajudou a bater recorde de participação de delegados e, sobretudo, trouxe segurança a todo o processo, que era a principal preocupação à época.
“Buscávamos um sistema de votação seguro, de fácil entendimento e boa usabilidade, reduzindo qualquer risco no dia. E conseguimos isso com o Curia”, afirma Priscila Oliveira Hernandez, coordenadora de recursos humanos e marketing da Cogem.
Além do case da Cogem e do próprio Curia, no InovaCoop você encontra os casos práticos da Unimed Federação Rio e da Expocaccer, que também utilizaram o Curia.
A távola redonda da cooperativa LibreCode
Com a demanda de assembleias digitais deflagrada no início de 2020, a LibreCode (antiga Lyseon Tech) também identificou a necessidade de desenvolver um sistema com tal funcionalidade. Nasceu, então, em maio de 2020, a Távola.
Guiada pelos princípios de igualdade do cooperativismo, o sistema teve seu nome inspirado na história do Rei Arthur e sua Távola Redonda, onde não havia cabeceira de mesa e, portanto, todos eram iguais. Mesmo tendo sido desenvolvida em tempo recorde para atender à urgência de realização das AGOs, a Távola surpreendeu positivamente as lideranças das cooperativas.
“Apesar de tudo ter acontecido de forma muito rápida e as pessoas terem tido que se apressar para se adaptar com as assembleias de modo remoto, temos observado um lado positivo nessa mudança: as cooperativas estão espantadas com o aumento do número de participantes em relação às assembleias presenciais”, observa Daiane Alves, co-founder e gerente de projetos da LibreCode.
A Távola proporciona um ambiente de acesso restrito, tornando a solução segura para as cooperativas. A ferramenta também conta com recursos para disponibilização de documentos e criação de atas colaborativas on-line.
“As votações podem ser todas feitas pela própria ferramenta com apuração em tempo real”, pontua Daiane. Além disso, as assembleias são gravadas, com geração de relatórios de acesso para lista de presença, quantidade de votos por itens em pauta, dentre outros recursos.
Código aberto
A cooperativa LibreCode, baseada nos princípios do cooperativismo, desenvolve todos seus sistemas com base em código aberto, conforme explica Daiane:
“Com soluções livres permitimos que pessoas do mundo inteiro possam contribuir com o projeto (adesão livre e voluntária), a gestão dos projetos que fazemos é pública (gestão democrática), o projeto está sempre disponível para receber melhorias vindas de pessoas de todo o mundo (autonomia e independência), por ser um projeto de código aberto ele pode ser utilizado para ensino da forma como foi feita por meio de palestras e treinamentos para profissionais na área de TI (educação), a colaboração para o crescimento do projeto é pública (intercooperação) e projetos com licença livre possibilitam transformação social por permitirem que sejam utilizados, estudados, melhorados e distribuídos por qualquer pessoa (interesse pela comunidade).”
Outra vantagem do código aberto é ser totalmente auditável, proporcionando transparência e, portanto, garantindo mais segurança e privacidade às informações e dados. Dessa maneira, diversas cooperativas têm usado a Távola para realizar suas AGOs.
Sicoob e a mobilidade
Quando o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus impediu a realização das AGOs (Assembleias Gerais Ordinárias) presenciais, o Sicoob nacional já estava preparado. Não porque a cooperativa previu a crise sanitária, mas porque desde 2018 a área de tecnologia estava empenhada no desenvolvimento do aplicativo Moob.
Com nome inspirado em mobilidade, o aplicativo nasceu com a proposta de empoderar os 4,6 milhões de cooperados por meio da intensificação da interação, com mais conectividade e engajamento. Isso baseado em quatro frentes, conforme explica o superintendente de tecnologia do Sicoob, Brunno Giordano. São elas:
Assim, o Moob foi lançado em dezembro de 2019 e, em fevereiro de 2020, ocorreu o lançamento da versão com possibilidade de reuniões com associação ao Zoom, que está incorporado ao aplicativo.
Portanto, em março, quando veio a pandemia, o Moob já estava praticamente pronto e contava com uma equipe de sete pessoas trabalhando no desenvolvimento e evolução do sistema. Com o tempo, o sistema rapidamente superou os 200 mil usuários.
“No início havia certa desconfiança, mas agora isso já está mais bem resolvido”, pontua Brunno, que lembra sobre o primeiro grande teste feito no Moob, quando o Sicoob Crediauc, de Concórdia (SC), contou com 13.500 pessoas acessando simultaneamente a plataforma.
Embora o Zoom, ferramenta incorporada por meio da qual as reuniões acontecem, permita o acesso simultâneo de no máximo 10 mil pessoas, o Moob integra com Facebook e YouTube. Dessa maneira, a visualização das palestras e assembleias é feita por meio dessas redes sociais, apenas com a votação ocorrendo pelo aplicativo.
O superintendente acredita que a ferramenta proporcionou uma transformação digital de fato, com cooperados votando pela primeira vez. Por esses motivos, o Moob foi premiado na 16ª edição do prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital, promovido pelo Cantarino Brasileiro.
Moob no Sicoob Rio
O Moob já era um recurso usado pelas cooperativas do Sistema Sicoob Rio antes do início da pandemia, conforme lembra Nábia dos Santos Jorge, diretora operacional do Sicoob Central Rio. Quando da imposição do isolamento social, “as lideranças das cooperativas optaram pelo Sicoob Moob por ser um ambiente seguro e eficiente, um recurso criado pelo Sicoob, que estava ao alcance de todos”, pontua.
Foi assim que, em 2020, a cooperativa realizou sua AGO por meio do Moob. “Tivemos uma solução rápida para continuar com nossas práticas de governança e garantir a participação ativa dos cooperados nas assembleias”, comemora.
Ainda assim, alguns desafios foram enfrentados para criar uma cultura de assembleias no novo formato. “Hoje é uma prática comum e chegamos a um alto grau de usabilidade, mas foi preciso implementar uma metodologia de reuniões a distância”, conta Nábia.
Ajudou, nesse sentido, o fato de o aplicativo ser muito intuitivo, o que facilitou a rápida adesão à ferramenta observada hoje nas assembleias. Tanto é que, conforme diz Nábia, o Moob é usado até mesmo para reuniões de Conselho da cooperativa.
Evolução no uso da ferramenta
Um ano após o início do isolamento, o Sicoob Moob criou uma rede de conexão entre os cooperados do Sistema Sicoob Rio, se tornando um recurso amplamente conhecido nas cooperativas para realização de assembleias.
“O maior aprendizado foi perceber que o aplicativo, por conta da facilidade, do maior conforto e da segurança, melhorou a experiência do nosso cooperado no que diz respeito à realização das assembleias”, explica Nábia. Para ela, o sucesso pode ser medido por meio do aumento na participação das pessoas nos eventos online. “Com o uso do Moob tivemos casos de cooperativas que triplicaram o número de participantes em suas AGOs e AGEs (Assembleias Gerais Extraordinárias)”, relata.
Dessa maneira, a ferramenta seguiu sendo usada mesmo após a retomada das reuniões presenciais.“Acreditamos que é uma questão de adaptação, preparada por uma comunicação assertiva, de orientação dos nossos cooperados, sobretudo, por meio dos canais digitais, mantendo sempre os requisitos de conformidade das assembleias”, aposta.
A experiência do Sistema Ailos
Com 316 postos de atendimento no Sul do País, 13 cooperativas do Sistema Ailos também aderiram às AGOs a distância em 2020. A adesão foi bastante satisfatória. Tanto é que, até março de 2021, cerca de 800 eventos assembleares já haviam sido realizados, com mais de 131 mil participações.
Para viabilizar a transição do presencial para o digital, o Sistema Ailos contou com a tecnologia da Hallo, startup que se dedica a desenvolver soluções digitais para instituições financeiras. Na prática, a cooperativa envia pelo aplicativo o link e o token para acessar o evento. É um sistema bastante simples, que já rendeu comentários positivos por parte dos cooperados e das lideranças das cooperativas.
Dentre as vantagens observadas está a possibilidade de transmitir a assembleia e realizar as votações na mesma plataforma. “Oportuniza que nossos cooperados continuem participando ativamente das decisões das cooperativas de maneira transparente, democrática e, principalmente, com segurança neste momento de pandemia”, afirma o presidente do Sistema Ailos, Moacir Krambeck.
A ferramenta permite customização por parte das cooperativas, possibilitando a seleção de informações e funcionalidades pertinentes à realidade de cada cooperativa. Dentre as possibilidades de customização estão: votação online, resultados em tempo real, transmissão ao vivo, gravação, fórum, vídeos, pré-assembleia e disponibilização de documentos como demonstrativos e relatórios para os cooperados.
Conclusão: a consolidação da assembleia digital
Ao eliminar a necessidade de deslocamentos, a possibilidade de realizar assembleias digitais amplia a possibilidade de participação por parte dos cooperados. Dessa forma, têm sido comuns relatos de lideranças de cooperativas que observaram aumentos significativos na quantidade de participantes e votantes nessas ocasiões.
Se isso já foi verdade em 2020, com desenvolvimento e liberação de ferramentas às pressas para os cooperados, os anos seguintes mostraram a força da assembleia digital. Em sua assembleia digital de 2023, por exemplo, o Sicoob Credicitrus contou com mais de 56 mil participações - um recorde para o setor.
Mesmo após o final das limitações impostas pela pandemia, portanto, a assembléia digital se consolidou como uma grande oportunidade para aumentar a participação dos cooperados e democratizar ainda mais o cooperativismo.
Para ir mais a fundo sobre os aspectos práticos e operacionais de uma assembleia digital, confira o nosso guia prático sobre o tema! O material está atualizado com a Lei 14.030/2020 e revela todas as informações necessárias para realizar sua assembleia por meio digital, garantindo a segurança e participação dos cooperados.
Lei melhora as condições para o desenvolvimento de empreendedorismo inovador no país, incluindo startups cooperativas
As startups já são protagonistas da economia. Nesse cenário, em 2021, o Marco Legal das Startups foi sancionado e entrou em vigor com a finalidade de melhorar o ambiente de negócios para o desenvolvimento de startups e estimular o investimento em inovação no país.
A legislação reconhece a inovação como vetor do desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de trazer segurança jurídica para as startups. Por esse motivo, o Marco Legal das Startups representa um avanço importante para o ecossistema de inovação brasileiro.
O cooperativismo, é claro, não poderia ficar de fora. Atendendo a um pedido da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o então deputado Vinicius Poit (SP), que foi relator do projeto, inseriu o setor cooperativista no artigo 4°. “Assim, a lei complementar contemplará o empresário individual, a empresa de responsabilidade limitada, as sociedades empresariais, as sociedades simples e as sociedades cooperativas," afirma Poit.
Por que o Marco Legal das Startups é importante
O marco delimita a área de atuação das startups e cria um ambiente jurídico mais seguro para empreendedores e potenciais investidores nesse modelo de negócios. Dessa maneira, o texto visa aumentar a oferta de capital para investimento em startups, além de disciplinar a licitação e a contratação, por parte da administração pública, de soluções consideradas inovadoras.
“A lei busca aprimorar o sistema de investimentos brasileiro para garantir um ambiente de negócios mais seguro para os empreendedores e beneficiar os trabalhadores com mais empregos, renda e desenvolvimento local, especialmente durante o período de recuperação econômica", explica Milena Cesar, advogada da Assessoria Jurídica da OCB Nacional.
A legislação é vista com bons olhos pelos empreendedores, que vêem na desburocratização de processos um estímulo ao desenvolvimento de ecossistemas de inovação no Brasil. Além disso, o projeto autoriza que órgãos e entidades da administração pública possam instituir os chamados “Programas de Ambiente Regulatório Experimentais”.
Também conhecidos como “sandbox regulatório”, na prática isso significa a reunião de um conjunto de condições especiais, simplificadas e temporárias, para que as startups possam desenvolver modelos de negócios inovadores, incluindo testes das técnicas e tecnologias.
No meio da inovação, sandbox são condições simplificadas para atuação. Ou seja, que permitem a novas startups testarem seus produtos, serviços e modelos de negócios inovadores no mercado real. Sempre com monitoramento e regulação dos órgãos competentes e obedecendo a determinados limites estabelecidos em edital.
Soluções plurais
A administração pública estará autorizada, também, a contratar pessoas físicas e jurídicas, de forma isolada ou por meio de consórcio, para testar soluções inovadoras por meio de licitação específica. Estas, após homologação do resultado, poderão firmar o chamado Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI).
Assim, ambas as partes - governo e empreendedores - contam com condições específicas e que proporcionam segurança para o desenvolvimento e contratação de inovação. Mas e com relação aos investidores?
Segurança para os investidores
Um dos grandes destaques do Marco Legal das Startups está relacionado à segurança jurídica proporcionada aos investidores. Isso porque, de acordo com a lei, as startups poderão admitir aporte de capital, por pessoa física ou jurídica, sem que o montante venha a integrar o capital social da empresa.
O que isso significa na prática? Que o investidor fica livre de eventuais responsabilidades trabalhistas, pois ele não se torna um sócio da empresa. O risco jurídico do investimento é mitigado significativamente.
A segurança jurídica está relacionada, ainda, à criação e estabelecimento de regulamento para aporte de capital como investidores em startups por parte de fundos de investimento por parte da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Tal regulamentação afirma que:
• O investidor que realizar aportes de capital não será considerado sócio ou possuirá direito à gerência ou a voto na administração da empresa;
• O investidor poderá participar nas deliberações em caráter estritamente consultivo, conforme pactuação contratual;
• Não responderá por qualquer dívida da empresa, inclusive em recuperação judicial.
Requisitos para enquadramento
O que a lei considera como startup:
• ter faturamento bruto anual de até R$ 16 milhões no ano-calendário anterior ou de R$ 1,33 milhão multiplicado pelo número de meses de atividade no ano-calendário anterior, quando inferior a doze meses;
• com até dez anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
• e que atendam a um dos seguintes requisitos, no mínimo: declaração, em seu ato constitutivo ou alterador, de utilização de modelos de negócios inovadores para a geração de produtos ou serviços; ou enquadramento no regime especial Inova Simples.
Marco Legal das Startups na prática
Em suma, a lei complementar nº 182 apresenta três pontos que merecem destaque:
1. A desburocratização, com simplificação de regras para organizações enquadradas como startups, com faturamento e porte limitados.
2. A segurança que o projeto de lei complementar proporciona aos investidores, criando formatos de aporte de capital com regras que os protegem de eventuais passivos da empresa.
3. O maior dinamismo na relação do governo com as startups. Para tanto, o marco cria uma série de condições especiais, simplificadas e temporárias para que tais empresas não apenas desenvolvam soluções, mas possam colocá-las à prova na prática sem colocar em risco a atividade corrente dos órgãos do estado.
Marco Legal das Startups e ecossistema de inovação
Esses elementos beneficiam todo o ecossistema de inovação brasileiro. Isso inclui o cooperativismo, já que há estímulos para a criação e o desenvolvimento de startups cooperativas.
Afinal, a criação e a própria sobrevivência de organizações enquadradas como startups seriam beneficiadas, aumentando sua competitividade no mercado. Isso porque o governo é um dos principais contratantes do mercado.
Trata-se, portanto, de um grande primeiro passo para a consolidação da atuação de startups na economia brasileira. Entretanto, a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) acredita que um ponto importante foi deixado de lado na primeira versão do texto.
As obrigações trabalhistas convencionais impostas pela CLT são bastante onerosas para uma startup. Em paralelo, a prática comumente adotada por essas empresas de contratar profissionais por meio de suas figuras jurídicas (pejotização) é passível de fiscalizações e multas.
O que ficou de fora do Marco Legal das Startups?
Para a Abstartups, teria sido importante definir questões relacionadas às relações trabalhistas envolvendo startups. A associação afirma que questões tributárias e trabalhistas já haviam sido contempladas nas primeiras discussões sobre o Marco. Dentre as opções estudadas estava a possibilidade de sociedades anônimas (SA) usarem o regime tributário do Simples, com compensação dos tributos de ganho de capital para investidores anjo, por exemplo.
O relator do projeto, o deputado Vinicius Poit, acredita que o Marco Legal das Startups tem potencial para gerar empregos. Isso poderia ser potencializado pela inclusão do formato de remuneração baseado em “stock options”, que, entretanto, não entrou no texto final.
De acordo com ele, essa modalidade de remuneração atua na distribuição do crescimento obtido, beneficiando não apenas o empreendedor, mas o empregado também. Nesse sentido, porém, há críticas de que o formato fragiliza a relação trabalhista, colocando em xeque a remuneração dos trabalhadores.
Já em relação à falta de um regime tributário próprio das startups, a advogada da Assessoria Jurídica da OCB Nacional, Milena Cesar, acredita que “a ideia foi agilizar a tramitação da proposta no Congresso e instituir a política de fomento à inovação sem esbarrar em temas tão sensíveis como a concessão de incentivos fiscais”.
Conclusão: os impactos para o cooperativismo
Ainda que com algumas ressalvas e pontos de atenção relacionados à aceitação do texto junto às entidades civis, como o Poder Judiciário e as Juntas Comerciais, o Marco Legal das Startups é um avanço bastante significativo para esse tipo de negócio. E também para as startups cooperativas.
Em entrevista ao InovaCoop, Vinicius Poit disse que o Marco Legal das Startups representa uma oportunidade para tornar o cooperativismo ainda mais próspero e capaz de gerar oportunidades no ecossistema de inovação:
“Acreditamos que a atuação das startups cooperativas abre espaço para a descoberta de modelos de negócios diferenciados. As startups buscam princípios inovadores que o modelo cooperativista possui desde sua criação e que podem gerar vantagens no que diz respeito ao ganho de escala e maior poder de negociação no mercado”, disse o relator da lei na Câmara.
Soluções para a inovação cooperativista
Na visão de Mário De Conto, superintendente do Sistema Ocergs, a inclusão das cooperativas é importante, pois o setor precisa de formas alternativas de financiamento.
“Legalmente, cooperativas enfrentam mais restrições à capitalização que outros tipos societários. Então, um ponto positivo do projeto é a disposição sobre a possibilidade de criação de outros instrumentos de aporte de capital em que o investidor, pessoa física ou jurídica, não integre formalmente o quadro de sócios da startup e/ou não o tenha subscrito qualquer participação representativa do capital social da empresa”, ele explica.
De acordo com Mário de Conto, esse dispositivo permite conceber instrumentos compatíveis com a natureza jurídica da cooperativa e a discussão a respeito de um ecossistema cooperativo de startups. Tudo a partir da cooperação entre cooperativas constituídas e as instituições financeiras cooperativas.
A advogada Milena Cesar, da OCB Nacional, também comemora a menção expressa às sociedades cooperativas no rol de organizações elegíveis ao enquadramento como startups. “Foi uma relevante conquista rumo à inovação do modelo societário. A presença das cooperativas na política de fomento à inovação está alinhada à tendência inovadora na qual as cooperativas já estão inseridas no Brasil”, completa.
Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras
O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.
Os principais mecanismos de fomento são:
Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.
Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.
Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.
Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB (Inovação e ESG) para maio:
Inter-American Foundation - Programa de Doações para o Desenvolvimento da Comunidade:
Região: América Latina e Caribe
Setor: Não especificado
Tipo de Suporte: Recurso não reembolsável
Tipo de organização apoiada: Cooperativas e outras
Prazo para submissão da proposta: Fluxo Contínuo
Objetivos: O Fundo Interamericano de Desenvolvimento apoia soluções inovadoras e participativas que promovam prosperidade, empreendedorismo, segurança, inclusão e governança. O fundo financia projetos liderados por organizações da sociedade civil em comunidades vulneráveis na América Latina e no Caribe. Os projetos apoiados visam criar oportunidades econômicas, fortalecer o envolvimento cívico e melhorar a qualidade de vida, focando em resultados mensuráveis e sustentabilidade a longo prazo.
Valor máximo: 400.000,00 USD
% Apoiada: Não especificado, mas é necessário contrapartida seja financeira, ou econômica (bens e serviços)
Custo elegíveis: A IAF não financia propostas enviadas ou encaminhadas para atividades puramente religiosas, atividades exclusivamente de pesquisa, somente construção e equipamento, projetos assistencialistas de qualquer natureza, ou projetos associados a partidos políticos ou movimentos partidários.
Duração do Projeto: Não especificado
Link da chamada: https://www.iaf.gov/pt/solicite-fundos/
CHAMADA GIF – GLOBAL INNOVATION FUND
Região: Global
Setor: Não especificado
Tipo de Suporte: Recurso não reembolsável
Tipo de organização apoiada: Cooperativas e outras
Prazo para submissão da proposta: Fluxo Contínuo
Objetivos O Global Innovation Fund (GIF) busca identificar e financiar inovações de impacto que melhorem a vida de milhões de pessoas que vivem na pobreza, oferecendo suporte a soluções inovadoras que abordam problemas de desenvolvimento de forma eficaz. O foco está em apoiar abordagens escaláveis e sustentáveis, lideradas por equipes dinâmicas, que tragam melhorias tangíveis em setores variados, priorizando evidências de impacto, escalabilidade e benefícios para populações vulneráveis.
Valor máximo: Até $ 15 milhões – USD.
% Apoiada: Não especificado, mas é necessário contrapartida seja financeira, ou econômica (bens e serviços)
Custo elegíveis: O GIF apoia inovações desde o estágio inicial até a implementação em larga escala, visando escalar para milhões de pessoas. Utiliza-se uma abordagem de financiamento por etapas, gerenciando riscos sensatamente. Os estágios são: Pilot (até $230,000) para testar viabilidade; Test & Transition (até $2.3M) para inovações com evidências de sucesso; e Scale (até $15M) para inovações prontas para expansão em larga escala.
Duração do Projeto: Não especificado
Link da chamada: https://www.globalinnovation.fund/
Para maiores detalhes, não deixe de acessar o Radar: https://inova.coop.br/radar-inovacao
Ao reunir diversas soluções em uma plataforma, superapps entregam conveniência e viram tendência
Os aplicativos são inescapáveis na vida digital moderna. Mensageiros, redes sociais, serviços bancários, compras, música, serviços, atendimento e muito mais: os apps ocupam uma fatia considerável do tempo no nosso dia a dia. Se no geral ainda usamos aplicativos separados para cada função, os superapps estão mudando um pouco dessa lógica.
Os aplicativos disputam um bem muito precioso e escasso: o tempo dos usuários. Diante disso, muitos aplicativos estão ampliando o portfólio de utilidades para fornecer conveniência e soluções dentro de um mesmo ecossistema. Pra que ter vários apps instalados se um já resolve várias coisas?
Essa é a premissa por trás dos superapps, que já vem passando por um processo de amadurecimento e consolidação. Conseguir consolidar um superapp, no entanto, está longe de ser uma tarefa fácil.
Neste artigo, vamos entender mais a fundo o que são os superapps, descobrir quais são os seus diferenciais, conhecer o ambiente de superapps no Brasil e discutir o potencial desse tipo de aplicativo para o cooperativismo. Aproveite a leitura!
O que são os superapps
Um superapp é um aplicativo que centraliza uma série de serviços e informações em uma mesma plataforma, a fim de manter o usuário dentro desse ecossistema. Além disso, quanto mais recursos uma mesma plataforma fornecer, maior é a comodidade para o usuário e a fidelidade com a marca.
Na prática, um superapp proporciona que usuários tenham acesso a uma miríade de ferramentas e miniapps dentro de uma mesma plataforma. Cada funcionalidade pode operar de forma independente ou de maneira conjunta, criando uma interação. Em um aplicativo bancário que proporciona um marketplace, por exemplo, e usa os serviços do app para facilitar o pagamento de uma compra.
A consultoria Gartner compara os superapps com canivetes suíços. Eles fazem sentido principalmente com as gerações mais jovens, que têm o celular como experiência primária para acessar os mais variados serviços. A Gartner estima que, até 2027, mais de 50% da população mundial será usuária de superapps.
O que diferencia os superapps dos aplicativos convencionais é justamente a variedade. Apesar de ter um carro-chefe para conquistar o público - como serviços de mensagem instantânea ou compras - um superapp oferece muito mais coisas. Já um aplicativo comum tem uma finalidade restrita a uma determinada função ou serviço.
Origens dos superapps
A ideia dos superapps surgiu e floresceu sobretudo no mercado asiático graças a apps como os chineses WeChat, da Tencent, e o Alipay, do Alibaba. O WeChat começou como um aplicativo de mensagens. Devido ao sucesso e ao crescimento da base de usuários, ele também adicionou serviços de pagamentos e passou a hospedar um marketplace.
O MIT Sloan Management Review avalia que os superapps encontraram um contexto favorável na China graças a fatores como:
• Enorme base de clientes à disposição
• Ampla gama de serviços disponíveis
• Acesso recorrente aos aplicativos
Tais fatores ganham o impulso dos dados, a fim de tornar a experiência dos superapps ainda mais conveniente e personalizada. A ausência de big techs ocidentais, como o Facebook e o Google, também contribuiu para que os serviços locais precisassem ampliar o portfólio de serviços em seus aplicativos, incorporando outras funcionalidades.
Vantagens: por que almejar um superapp?
Não é por acaso que os superapps se tornaram um sucesso no mercado asiático e, agora, estão ganhando espaço no mundo todo. Eles representam uma série de benefícios para os usuários assim como para as plataformas.
Ao conseguir estabelecer um superapp, uma plataforma se aproxima ainda mais dos seus clientes, aumentando a fidelização e a conveniência da experiência oferecida. Isso resulta em retenção de clientes, reconhecimento de marca, ampliação da receita e diversificação do portfólio.
Os dados, tão valiosos na economia digital, também justificam os superapps. Quando uma plataforma consegue coletar informações mais diversificadas sobre os hábitos digitais e de consumo, também consegue traçar perfis mais complexos e individualizados de seu público. Na era da hiperpersonalização, quanto mais dados, melhor.
Já para os clientes, um bom superapp é sinônimo de facilidade e conveniência. Afinal, é muito mais fácil lidar com uma única plataforma para fazer diversas tarefas do que ficar migrando entre vários aplicativos no decorrer do dia. A integração entre as funcionalidades também conta pontos para os usuários.
Desafios para os superapps
Apesar de ser tão atrativo, desenvolver um superapp é bastante difícil - e consolidá-lo é ainda mais complexo. Primeiro de tudo, um superapp precisa de escalabilidade. É necessário construir uma base sólida e bastante grande de usuários para que um superapp faça sentido.
Uma outra questão é a forma como as novas funcionalidades são adicionadas ao aplicativo. As novas funcionalidades serão acrescentadas somente pelo desenvolvedor da plataforma diretamente, a partir de seu portfólio de produtos e serviços? Haverá uma busca por parcerias para ampliar as opções? Ou até mesmo um ecossistema em que terceiros podem disponibilizar serviços por meio de um superapp já estabelecido?
Todos esses fatores somados criam um grande desafio comercial e tecnológico para que um superapp consiga, de fato, se destacar. Manter todos os sistemas funcionando dentro de uma plataforma também é algo que precisa ser levado em consideração.
Superapps no Brasil
Por questões culturais e econômicas, não há nenhum superapp brasileiro no mesmo escopo de um WeChat. Contudo, diversas plataformas já estão de olho no amadurecimento desse mercado, a fim de oferecer novas soluções para sua base de usuários em seus apps.
O WhatsApp, por exemplo, é, de longe, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do país. O serviço da Meta já deu diversos passos rumo à diversificação de suas atividades, proporcionando uma ferramenta de pagamentos digitais, comunidades temáticas e novas funcionalidades para a relação entre negócios e clientes.
Em termos de ecossistema, o maior exemplo de superapp é o Magalu, da rede varejista Magazine Luiza. Além de servir como plataforma de compras, o aplicativo proporciona uma gama de serviços como conta digital, marketplaces, cursos e conteúdos diversos que existem dentro do ecossistema de negócios da companhia.
Há, ainda, o caso do banco Inter, uma fintech que além de oferecer seus serviços financeiros, também disponibiliza serviços de viagens, marketplace, seguros e delivery, a fim de tornar o app mais atrativo.
Superapps no cooperativismo
Os superapps ainda não são tão comuns porque surgem a partir da comunhão de elementos como popularidade, base de usuários, escalabilidade e interesse pela diversificação. Dessa forma, criar um superapp faz sentido em situações específicas tanto por parte da oferta quanto da demanda.
Dentro do cooperativismo, a diversificação do portfólio de serviços em um aplicativo pode ser interessante para coops com uma boa base de cooperados que contam com soluções digitais maduras. Os grandes sistemas de crédito cooperativo, por exemplo, podem aproveitar a escala para centralizar serviços e soluções.
É o caso do Sicoob que, ao fim de 2023, lançou uma nova versão seu superapp que reúne todo o ecossistema digital em uma única plataforma. Ao disponibilizar soluções diversas em uma única plataforma, o Sicoob reduz a fricção no relacionamento com os cooperados e amplia a oferta de funcionalidades com fácil acesso.
Ademais, é possível absorver algumas lógicas por trás do sucesso dos superapps em uma escala menor. O iCoop, da cooperativa agropecuária mineira Coocafé, opera como uma plataforma digital com inúmeras funcionalidades para os produtores cooperados, como assinaturas de duplicatas, ferramentas de gestão da lavoura, pagamentos, capacitações técnicas e acesso a eventos.
Conclusão
Muitos serviços estão, aos poucos, caminhando na direção dos superapps. O futuro caminha para um cenário de aplicativos com variedade e oferta de serviços diversos, apostando na conveniência e centralização de soluções em uma mesma plataforma.
Esse cenário surge como uma possibilidade para as cooperativas que possuem uma base ampla e sólida de cooperados. Elas podem usar seus aplicativos a fim de trazer os cooperados para ainda mais perto, criando um ecossistema digital cooperativista que abre espaço até mesmo para a intercooperação.
O amadurecimento dos superapps é um processo intimamente ligado à aceleração da transformação digital. Para ficar por dentro das grandes mudanças em curso, confira também o nosso e-book que explora as principais tendências tecnológicas que prometem afetar os negócios!
Estabelecer processos é uma forma de tornar a inovação mais eficaz e duradoura. Saiba como funciona passo a passo!
A inovação é um processo. Afinal, ideias inovadoras não nascem prontas. Da mesma forma, uma cultura de inovação não amadurece de uma hora para outra. Para que as cooperativas possam liderar projetos inovadores de sucesso, há todo um processo necessário. Essa é a jornada de inovação.
Além disso, a criatividade por si só não basta. Para que a inovação aconteça de fato, é importante que as cooperativas saibam como tirar as boas ideias do papel. As etapas da jornada de inovação proporcionam um caminho para que iniciativas inovadoras possam prosperar.
Dados de um estudo da Sambatech mostram que quase metade dos negócios brasileiros estão praticando uma estratégia de transformação digital e outros 30% estão em fase de planejamento. Nesse cenário, quem não tiver uma jornada de inovação sólida e coesa corre o risco de ficar para trás.
Neste artigo, vamos conhecer as etapas da jornada de inovação, ver como trazê-la para dentro das cooperativas e conhecer dicas e boas práticas a fim de tornar o cooperativismo ainda mais inovador. Aproveite a leitura!
Os passos da jornada de inovação
Em qual estágio a sua cooperativa está na jornada de inovação? A inovação já está integrada na cultura e nos processos? Há, ao menos, o planejamento para estruturá-la?
Ter clareza sobre o contexto do negócio e conhecer suas forças e fraquezas é a melhor maneira de dar início ou aprimorar a jornada de inovação na sua cooperativa. Essas avaliações ajudam a entender melhor não só o ambiente de negócios, mas também quais passos dar rumo à inovação.
Confira, então, seis etapas da jornada de inovação.
1. Identificar necessidades e oportunidades
A inovação é uma forma de agregar valor e ganhar competitividade. Diante disso, o primeiro grande desafio da jornada de inovação é identificar os alvos da inovação dentro das características e objetivos da cooperativa. Tudo começa, portanto, com um diagnóstico das necessidades e oportunidades do negócio.
Para isso, é importante fazer uma avaliação interna e uma análise de mercado, a fim de entender quais são as demandas internas previstas em planejamento, assim como as movimentações de mercado. Esse processo ajuda a visualizar a fragilidade e os diferenciais da sua cooperativa.
Também fique com o radar ligado para captar as principais tendências de mercado e de tecnologia que podem ser relevantes para a coop. Essa é uma maneira de manter a instituição moderna e se antecipar perante a concorrência. Confira, por exemplo, as tendências que separamos para acompanhar em 2024!
2. Estimular a criatividade
Sem criatividade, não existe jornada de inovação. Todo projeto inovador nasce a partir de uma ideia. Com isso em mente, a jornada de inovação passa pelo estímulo à criatividade e ao intraempreendedorismo.
Aproveitar o potencial criativo dos cooperados e colaboradores é mais um desafio dessa jornada. Dois métodos para obter novas ideias aproveitando o conhecimento e o engajamento que já existe na cooperativa são:
• Brainstorm: uma ótima maneira de buscar saídas para lidar com um problema específico que precisa ser solucionado. É um ambiente para propor ideias sem inibição. Essas ideias vão se complementando, inspirando outras pessoas e sendo melhoradas pelo grupo participante em uma construção coletiva da inovação. Confira nosso guia prático sobre brainstorming!
• Programa de ideias: organizar uma iniciativa estruturada para a sugestão de ideias que envolva a premiação e o reconhecimento de quem tiver um projeto implementado é uma forma de instigar a criatividade e criar um ambiente corporativo favorável à inovação. Use o programa de ideias da Lar como inspiração!
3. Estabeleça a governança
Agora, é hora de desenvolver as ideias obtidas. Para isso, é fundamental contar com uma estrutura bem desenhada a fim de estabelecer um processo coeso, transparente e metódico. A jornada de inovação precisa ser organizada e bem governada, afinal de contas.
Então é importante que haja uma governança para a inovação por meio da realização de práticas de gestão da inovação, escolha de metodologias para otimizar processos e a definição de lideranças para administrar, tomar decisões e assumir a responsabilidade pela execução de um projeto inovador.
Definir um orçamento, apontar a liderança, atribuir papéis a todas as pessoas envolvidas no projeto e escolher métricas de acompanhamento são maneiras de fazer a governança da inovação.
4. Buscar parcerias
Muitas vezes, a cooperativa não vai conseguir tocar um projeto de inovação sozinha, desenvolvendo tudo internamente. Isso se deve a uma série de fatores como falta de profissionais especializados, verba insuficiente, escala e tamanho das equipes, por exemplo.
Em cenários como esse, buscar parcerias se apresenta como uma alternativa para dar seguimento às inovações. Uma opção interessante em situações como essa é a intercooperação.
Unindo forças, duas cooperativas têm mais força para superar uma dor em comum, como o superarpp da Seguros Unimed que foi desenvolvido por uma parceria da Unimed Vitória com a Unimed BH. Ainda é possível que uma cooperativa atue como fornecedora para outra, como a Expocaccer, que usa um aplicativo da Coopersystem para realizar assembleias digitais.
Projetos de inovação aberta também se destacam como formas de fazer parcerias em prol da inovação. A conexão com startups rende bons frutos ao cooperativismo, que se moderniza com agilidade. É o que acontece com a Vinícola Aurora e a startup Jahde, por exemplo.
5. Faça testes e cometa erros
O erro faz parte da jornada de inovação, isso é inevitável. É muito improvável que uma ideia já nasça perfeita. O erro serve para aprender e melhorar não só o projeto que está sendo desenvolvido, mas também a jornada de inovação como um todo.
Na prática, o erro é um componente do sucesso. Por esse motivo, toda jornada de inovação precisa ter uma margem para o erro. No entanto, existe, sim, um jeito certo de errar. Primeiro, é preciso saber analisar os fracassos, entender os motivos de algo dar errado e absorver esse aprendizado.
Além disso, a hora certa de errar é o quanto antes. Falhar logo significa deixar de perder tempo e desperdiçar recursos. Essa é a ideia por trás da metodologia fail fast, succeed faster (falhe rápido, tenha sucesso ainda mais rápido) - e o InovaCoop tem um curso sobre isso.
6. Acompanhamento e aprimoramento
Depois de lançar algum projeto inovador, seja ele um produto, serviço, método de gestão, prática interna ou qualquer outra maneira de inovar, siga com o acompanhamento e o aprimoramento.
Para isso, mensure os resultados obtidos e utilize os dados e feedbacks a fim de aplicar as melhorias necessárias. Por fim, caso algum projeto não dê os resultados esperados, volte ao início da jornada. Como dissemos, o erro faz parte e não é possível prever tudo. O importante é ter margem para errar e não deixar que uma falha abale a cultura de inovação.
Dicas e boas práticas durante a jornada de inovação
• Não se apegue demais a uma ideia: o foco deve ser o problema que precisa ser solucionado. Se houver uma paixão muito grande por uma ideia específica, perde-se tempo e verba tentando fazer com que ela funcione, sendo que, talvez, ela não é uma ideia tão boa quanto parece.
• Foco na entrega de valor: o foco da inovação precisa ser a capacidade de uma ideia gerar valor para a cooperativa, seus cooperados e clientes. A inovação não é um fim em si mesma, afinal. O importante é entregar algo capaz de agregar valor e competitividade ao negócio.
• Perfeccionismo é seu inimigo: não tente encontrar uma ideia que é perfeita desde a concepção nem ache que a jornada de inovação não terá atritos. Esperar que uma iniciativa de inovação pareça ideal antes de começar os testes e a experimentação é um erro.
• Tenha a mente aberta: muitas vezes, a inovação vai fugir do que parece óbvio. Inovar significa ampliar os horizontes, estar aberto ao novo e desafiar crenças estabelecidas. Boas ideias podem surgir em qualquer lugar.
Conclusão: trazendo a jornada de inovação para a cooperativa
A jornada de inovação começa com a elaboração de um planejamento estratégico que contemple a inovação e estabeleça os objetivos almejados. Dessa forma, as ideias e projetos inovadores têm um norte para seguir.
Construir uma cultura de inovação sólida também é essencial. A inovação tem que ser constante e sistemática para apresentar resultados. Nesse cenário, a jornada de inovação é como um roteiro para canalizar a cultura inovadora. Os líderes também cumprem um papel central para que as etapas tenham sucesso.
Para saber mais sobre como estabelecer uma jornada de inovação na sua cooperativa, confira o nosso e-book que se aprofunda na gestão de inovação no cooperativismo. Conheça os caminhos para tornar a sua coop num terreno fértil tanto para o surgimento quanto para a consolidação de boas ideias.