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Entenda como o Cone de Futuros pode auxiliar no planejamento da inovação na sua cooperativa!

Cone de Futuros: o que é e como aplicá-lo em sua cooperativa

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Ferramenta foi desenvolvida para auxiliar no planejamento a longo prazo da sua organização

<p>Destaques do Radar de Financiamento (Agosto de 2024)</p>
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Destaques do Radar de Financiamento (Agosto de 2024)

Oportunidades de fomento em Inovação para coops brasileiras


O desenvolvimento de projetos de inovação para cooperativas é fundamental para manter e ampliar a competitividade no cenário brasileiro e global. Entretanto, o investimento nesses projetos demanda recursos financeiros. Muitas vezes, organizações privadas hesitam em fazer tais investimentos por conta das incertezas associadas aos resultados desses projetos, sobretudo quando se referem a inovações tecnológicas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Felizmente, existem oportunidades oferecidas por atores do ecossistema de inovação brasileiro, especialmente aqueles vinculados ao governo. Esses atores propõem mecanismos de fomento para compartilhar os riscos relacionados a projetos de inovação.

Os principais mecanismos de fomento são:

Recursos reembolsáveis: Correspondem a financiamentos onde a organização recebe o recurso, mas precisa devolvê-lo posteriormente. Vale salientar que agências como FINEP e BNDES, que incentivam a inovação no Brasil, oferecem taxas de juros mais baixas e prazos maiores para pagamento em comparação com bancos comerciais.

Recursos não reembolsáveis: Se a organização tiver sua proposta aprovada, não precisa devolver esse recurso.

Incentivos fiscais: São benefícios concedidos pelo governo para incentivar setores ou atividades econômicas. Incluem isenções, deduções e compensações, entre outros, reduzindo a carga tributária de empresas que investem em P&D.


Destaques do Guia de Fomento do Sistema OCB (Inovação e ESG) para agosto:

 1.    SESCOOP/RS | Edital de Inovação

 Região: Rio Grande do Sul.

Tipo de Suporte: Recurso não reembolsável.

Tipo de organização apoiada: Cooperativas.

Prazo para submissão da proposta: 04/10/2024.

Objetivos: O edital tem objetivo de apoiar projetos centralizados de Desenvolvimento Cooperativista voltados ao desenvolvimento de novos produtos/serviços, processos, modelos organizacionais e ações de marketing para cooperativas, com agregação de valor e geração de renda para os envolvidos.

Valor máximo: R$ 200.000,00.

% Apoiada: 100%.

Custos elegíveis: Serviços de Consultoria, para o levantamento de necessidades; identificação de soluções e recomendação de ações de melhoria ou, ainda, a implementação ou aplicação de uma solução de melhoria. Para utilização dos recursos as propostas aprovadas deverão contar com prestadores de serviços de consultoria que atendam todos os requisitos necessários, segundo as regras do Sescoop/RS e juntamente com a cooperativa, o prestador de serviço deverá apresentar plano de trabalho conforme Resolução Sescoop nº 0193/2024.

Link da chamada: /arquivos/indica/edital-inovao.pdf

 

2.    FID | Fundo para Inovação e Desenvolvimento (“Fonds d'Innovation pour le Développement – Esther Duflo”)

Região: Global.

Tipo de Suporte: Recurso não reembolsável.

Tipo de organização apoiada: Cooperativas e outras.

Prazo para submissão da proposta: Fluxo contínuo.

Objetivos: O FID (Fonds d'Innovation pour le Développement), criado em 2021 e presidido por Esther Duflo, co-recipiente do Prêmio Nobel de Economia de 2019, é um mecanismo inovador de financiamento para o desenvolvimento. Seu objetivo principal é fomentar sinergias entre equipes de inovação e pesquisa para pilotar, testar e avaliar o impacto de projetos por meio de métodos científicos rigorosos. A missão do FID é contribuir, a longo prazo, para a transformação das políticas públicas, apoiando a ampliação de inovações comprovadas que combatem a pobreza e a desigualdade.

Valor mínimo: 50.000 EUR

Valor máximo: 4.000.000,00 EUR

% Apoiada: 100%.

Custos elegíveis: O fundo visa apoiar as despesas associadas às fases de preparação, execução de projetos piloto, teste e preparação para escalonamento, escalonamento e transformação de políticas públicas. Cada estágio de desenvolvimento recebe apoio específico, desde a identificação inicial até a demonstração de sustentabilidade e impacto em larga escala.

Link da chamada: https://fundinnovation.dev/en/launch-project

 

3.    The Awesome Foundation | Micro Financiamento de Projetos ao Redor do Mundo

Região: Global

Área Temática: Socioambiental; Inovação Tecnológica; outros;

Tipo de Suporte: Recurso não-reembolsável.

Tipo de organização apoiada: Não há restrições.

Prazo para submissão da proposta: Fluxo contínuo.

Objetivos: O objetivo do fundo 'Awesome Foundation pelas Artes e Ciências' é conceder apoios financeiros mensais de USD 1.000 a projetos inovadores nas áreas de artes e ciências. Os recursos são fornecidos diretamente por um grupo de dez membros micro-curadores, que se organizam de forma independente para selecionar e financiar os projetos.

Valor máximo: USD 1.000,00

Duração do Projeto: Não especificado.

Link da chamada: https://www.awesomefoundation.org/pt

 

Para maiores detalhes, não deixe de acessar https://inova.coop.br/radar-inovacao

<p>Saiba como a economia comportamental impacta a percepção da inteligência artificial!</p>
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O poder da previsão: como a IA está mudando o jogo na economia comportamental

A sinergia entre tecnologia e intuição humana nas decisões econômicas


A inteligência artificial tem o potencial de multiplicar a eficiência de qualquer sistema e exponencializar os resultados dos negócios. Por esse motivo, a tecnologia tem se mostrado cada vez mais presente no cotidiano das organizações.

Apesar dos inúmeros benefícios obtidos com o uso da inteligência artificial, a percepção humana para algumas atitudes do cliente ou cooperado é única e difícil de ser mimetizada pela IA. Nesse quesito, aliar a economia comportamental com a inteligência artificial pode ser uma ótima maneira de trazer um olhar mais humanizado e menos racional para o entendimento do comportamento do consumidor.

Neste artigo, vamos entender melhor qual é a relação entre inteligência artificial e economia comportamental, o impacto da tecnologia na tomada de decisões e a busca por dar humanidade às novas ferramentas. Aproveite a leitura!

Afinal, o que é economia comportamental?

A economia comportamental é a junção da economia com áreas como psicologia, neurociência e outras ciências sociais. O objetivo dessa disciplina é compreender o comportamento humano diante de decisões econômicas.

Enquanto a economia tradicional enxerga o homem como um ser puramente racional, a economia comportamental aposta na irracionalidade. Embora a economia comportamental reconheça a irracionalidade humana, ela postula que essa irracionalidade segue padrões previsíveis.

Um exemplo simples deste conceito é o ato de se checar as notificações no celular. Por mais que seja feito inconscientemente, esse hábito é regular. Portanto, torna-se previsível que, ao longo do dia, você irá conferir seu aparelho com a chegada de notificações.

Pesquisas de mercado e hábitos dos consumidores

Em outras palavras, a economia comportamental acredita que as decisões econômicas são influenciadas por hábitos e gatilhos mentais. Realizar pesquisas de mercado pode ajudar a compreender essas práticas de consumo, para aprimorar as estratégias de marketing da organização.

Pesquisas de satisfação e de hábitos de consumo são ferramentas valiosas para compreender a jornada de compra do cliente e suas preferências. A partir das respostas obtidas, é possível desvendar o comportamento do consumidor e sua jornada de compra. Com esses resultados, fica mais fácil cumprir as expectativas dos clientes e até aumentar o número de vendas.

Inteligência artificial e a falta de humanidade

Um grande problema da inteligência artificial são seus limites de compreensão. A tecnologia enfrenta dificuldades em entender qualquer figura de linguagem que aborde um tom figurado ou ações que fujam de uma lógica específica.

Dada a complexidade e a imprevisibilidade do comportamento humano, a IA por si só encontra dificuldades em prever com precisão as ações individuais. Dessa forma, a inteligência artificial necessita da ajuda de conceitos preditivos do comportamento humano para conseguir monitorar um processo de compra, por exemplo.

Características humanas que não podem ser mimetizadas pela IA

A importância da humanidade é indiscutível e alguns elementos humanos não podem ser substituídos pela inteligência artificial. Boa parte da dificuldade de compreensão da IA para alguns aspectos existe por conta de características únicas humanas, que não podem ser mimetizadas pela tecnologia.

A complexidade de emoções e pensamentos torna alguns processos criativos, interpretação de situações e tomada de decisões restritos ao ser humano. Isso porque características como intuição, empatia, adaptação a novos cenários e senso de ética são exclusivas das pessoas.

O encontro da IA com a economia comportamental

A união da inteligência artificial com a economia comportamental pode sanar algumas limitações da tecnologia. A disciplina consegue guiar a IA para compreender melhor os comportamentos e a complexidade sentimental humana.

Por meio do conceito da irracionalidade previsível, a inteligência artificial pode entender e prever com mais eficiência o processo de compra dos consumidores. Portanto, a economia comportamental complementa e apresenta uma nova visão às tecnologias de IA.

Prevendo comportamentos e personalizando experiências

Tendo adquirido esses novos conhecimentos sobre o comportamento humano, a inteligência artificial torna-se capaz de prever as atitudes de compra dos indivíduos. Dessa maneira, fica mais fácil criar experiências personalizadas para clientes e cooperados.

Tornar a jornada de compra do consumidor personalizada aumenta o número de vendas e fideliza clientes. A experiência do consumidor é algo muito valorizado hoje em dia pelos clientes, e contar com a IA para aprimorá-la é uma ótima aposta.

Impacto na tomada de decisões

De acordo com Daniel Kahneman, psicólogo ganhador do Prêmio Nobel de Economia pelo seu trabalho sobre economia comportamental, os seres humanos não têm como competir com a inteligência artificial quando o assunto é tomada de decisões.

Em termos de processamento de grandes volumes de dados e identificação de padrões, a IA pode superar a capacidade humana, mas a tomada de decisões que envolvem julgamentos de valor e criatividade ainda é um domínio humano.

Devido a pré-conceitos, vícios de decisões intuitivas, atalhos do cérebro, inconsistências e imprevisibilidades humanas, as escolhas feitas pelos indivíduos acabam sendo imprecisas. Por isso, a IA, que apresenta uma análise puramente racional, acaba tomando decisões melhores nesses cenários.

Economia comportamental e IA: decisões mais precisas e humanizada

Imagine unir o poder decisório da inteligência artificial com as habilidades humanas de compreensão e interpretação de situações. É isso que a união da economia comportamental e da IA pode oferecer.

A inteligência artificial com um olhar treinado para o comportamento do consumidor pode auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, seguindo sua natureza lógica, mas com um viés humanizado.

Conclusão: economia comportamental na era da IA

Ainda que a inteligência artificial seja uma ferramenta muito útil para as organizações, existem alguns dilemas, como o comportamento do consumidor, que ela não consegue decifrar. Pelo menos não sozinha.

Unindo a IA à economia comportamental, a tecnologia se torna capaz de compreender e prever os hábitos de consumo dos clientes, tornando as decisões mais assertivas e criando experiências de compras personalizadas.

O uso da inteligência artificial para a assimilação até de comportamentos humanos demonstra como a tecnologia tem mudado a rotina das organizações. Pensando nessas transformações que a IA tem causado, o InovaCoop desenvolveu o e-book Como a tecnologia está redefinindo a sociedade e transformando os negócios cooperativos, confira!

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