Voltar
Radar da inovação

Unimed Lab: inovação aberta em todo o Sistema

Hub de inovação promove convergência e escalabilidade de soluções para todas as Unimeds


24/09/2020
Nome da Cooperativa:Unimed do Brasil
Ramo:Saúde
Região:Brasil
Palavras-chave:Inovação de processo, cultura de inovação, Inovação aberta, programa de inovação
Resumo:

RESUMO

Para ganhar convergência e escalabilidade de soluções, a Unimed do Brasil cria hub de inovação aberta para conectar todas as cooperativas do Sistema. O projeto, chamado de Unimed Lab, visa a identificação e aceleração de iniciativas que podem gerar valor a cooperados, colaboradores e beneficiários de todas as Unimeds do país.

CONTEXTO

Em 2018, a Confederação do Sistema Unimed constatou a necessidade de criar uma área de inovação e tratar o tema de forma estratégica. Uma das dificuldades identificadas era a dispersão e fragmentação de informações voltadas à inovação dentro do Sistema, composto por 345 cooperativas.

Por isso, a Unimed do Brasil compreendeu a oportunidade de criar uma área para conectar todas as cooperativas do Sistema e ganhar convergência e escalabilidade de soluções.

Tal entendimento ocorreu em sintonia com a inserção do tema Inovação no Planejamento Estratégico da Cooperativa para o período 2019-2021, a fim de alinhar as soluções de negócio às necessidades e expectativas das cooperativas e promover a cultura de inovação e a gestão de conhecimento.

DESAFIOS

Considerando o tamanho do Sistema, os desafios não são poucos. Em linhas gerais, a cooperativa entendeu que precisa:

  • Construir de forma sistêmica um pensamento coletivo em relação à inovação, padronizando o tema em todo o Sistema
  • Potencializar soluções mediante cooperação aberta com o Sistema Unimed, empreendedores e startups de ecossistema
  • Materializar o modelo de inovação aberta na Unimed utilizando ferramentas para acelerar inovações que nasçam no próprio Sistema, atuando como uma plataforma de cooperação aberta e, portanto, atendendo ao princípio da intercooperação
  • Transformar problemáticas, dores e desafios sistêmicos em soluções escaláveis para o Sistema Unimed

DESENVOLVIMENTO

Todos esses desafios – somados à criação da área de Inovação e à inserção do tema no Planejamento Estratégico – resultaram na criação do Unimed Lab, um hub de inovação inaugurado em janeiro de 2020.

O espaço, que funciona como coworking, está no mesmo prédio da Confederação, em São Paulo, mas pertence a todo o Sistema. O Unimed Lab foi desenvolvido para atender a três pilares e, assim, superar os desafios propostos:

1.    Engajamento: encontros estratégicos de inovação, como workshops e bootcamps; eventos de comunidade, como meetups; atividades de conexão que promovam a convergência, como podcasts, pitch day, etc.

2.    Projetos de Inovação: identificar iniciativas do Sistema Unimed por meio de um radar; consolidar a escalabilidade das soluções existentes através da inovação aberta; potencializar projetos que gerem valor aos clientes do Sistema

3.    Cultura e Pessoas: treinamentos que promovam a gestão de conhecimento; fomentar a cultura de inovação através de capacitações a partes interessadas; fortalecer a gestão de pessoas e inovação no Sistema

Tudo isso seguindo uma estrutura de governança, composta pelo próprio Sistema Unimed, healthtechs, startups, parceiros e stakeholders, a fim de criar um ambiente gerador de ideias e uma carteira de soluções inovadoras.

Devido à pandemia, o cronograma de atividades pensado inicialmente teve que ser refeito e a Unimed utilizou este período para aprimorar o planejamento do Lab e, principalmente, projetar a versão digital do projeto (plataforma).

RESULTADOS

Por se tratar de um espaço físico, o Lab Unimed sofreu os impactos da pandemia e teve sua agenda de eventos e atividades, como meetups e pitch days de startups, cancelada.

Com a participação de cerca de 400 pessoas de mais de 100 Unimeds, o Hub realizou uma live com a participação do ex-CEO da Rappi, o CEO do banco Neon e CEO do Distrito (empresa parceira que realiza a gestão de comunidade do Unimed Lab).

Mesmo com a pandemia, foi possível mensurar alguns resultados:

  • identificação de 15 Unimeds com iniciativas e demandas de inovação e tecnologia
  • conexão com 19 startups
  • 33 pessoas residentes
  • mais de 50 visitantes
  • 2 Unimeds residentes no local: Seguros Unimed e Central Nacional Unimed

O Unimed Lab também se conectou com parceiros como: Sistema OCB, Sescoop, IBM, Microsoft, Oracle, CPQD, Auspin, Johnson & Johnson Brasil, entre outros.

Quem realiza a conexão da Unimed com a maioria desses parceiros e promove as atividades para movimentar o espaço é o Distrito, maior hub de inovação para startups do Brasil.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Depois do lançamento do espaço físico, a Unimed Brasil se prepara para lançar a versão on-line do hub, que será uma plataforma digital. A solução está em desenvolvimento e foi acelerada em função da pandemia.

A plataforma será útil para cadastrar startups, criar radares de soluções, conectar as startups de saúde às cooperativas do Sistema e, assim, aproximar ainda mais as 345 Unimeds.

Contato do responsável:

Daniel Martinez

Analista de Inovação e Estratégia da Unimed do Brasil

daniel.martinez@unimed.coop.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta