
O marketing digital envolve técnicas, métodos e ferramentas relacionados a processos na internet, nas redes sociais e plataformas digitais. Tudo o que é conectado conta: blogs, sites, mídias sociais, redes do momento, e-mail, publicidade e por aí vai. O desafio, então, é entender os recursos e empregá-los de forma efetiva para que sua cooperativa alcance melhores resultados e conquiste novos negócios através das oportunidades geradas por ele.

A construção de uma cultura de inovação passa por diversos fatores, leva tempo e precisa gerar engajamento da cooperativa como um todo. Mas vale a pena! Pensando nisso, criamos esse guia prático para contribuir com um ambiente mais inovador na sua cooperativa, evidenciando que a cultura da inovação não diz respeito somente à tecnologia e à transformação digital, como muitos podem imaginar, mas, sim, às pessoas e seus comportamentos.

A capacidade de inovação e a competitividade derivam de um fator fundamental para o sucesso nos negócios: a eficiência da gestão. Em decorrência da competitividade acirrada na gama de mercados em que as cooperativas operam, a gestão pode fazer toda a diferença.
A fim de auxiliar as cooperativas em sua jornada de aprimoramento diante desse cenário dinâmico e disputado, o Sistema OCB, por meio do Sescoop, desenvolveu o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

- Arquivo: 2ac49e0b-e9a4-4c35-b52b-b98b58b72897-guia_pratico_11_cooperativas_carregam_o_esg_no_dna-vf.pdf
ESG são as letras mais predominantes no mundo corporativo, e cooperativo, atualmente. Seus três pilares, Environmental (Ambiental), Social (Social) e Governance (Governança) equilibram iniciativas que geram valor em curto, médio e longo prazo.
Pensando nisso, criamos esse guia prático para explicar as vantagens do ESG, mostrar quais serão os direcionadores do Projeto ESGCoop e apresentar bons exemplos de cooperativas que já executaram práticas sustáveis. Confira!