Voltar
Radar da inovação

Lar: inspeção de elevadores de silos por meio de drones

Solução inovadora aumentou a segurança e reduziu o envolvimento de pessoas no processo in loco

19/08/2021
Nome da Cooperativa:Lar Cooperativa Agroindustrial
Ramo:Agropecuário
Região:Sul
Palavras-chave:Inovação de processo, cultura de inovação, programa de inovação, criatividade
Resumo:

A Lar Cooperativa Agroindustrial, através do seu projeto “Programa de Ideias”, recebeu uma sugestão de um colaborador que visava reduzir os riscos com relação à segurança de pessoas na manutenção preventiva de elevadores de silos, realizada a cada 15 dias, em uma altura de mais de 30 metros. A solução do colaborador ganhou o prêmio Destaque em 2019 e foi implementada em 2020, com o uso de drones como alternativa inovadora para inspeção visual.

CONTEXTO

A Lar Cooperativa Agroindustrial está presente nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, sendo que sua administração fica em Medianeira, oeste do Paraná, região com a maioria das suas unidades industriais. Em 2019, um colaborador através do projeto “Programa de Ideias”, trouxe uma sugestão bastante relevante que aliava a preocupação com a segurança do trabalho ao aumento da produtividade na atividade de manutenção preventiva de elevadores de silo.

Este tipo de atividade com o envolvimento humano poderia trazer riscos para os profissionais, já que os elevadores de silos apresentam estruturas de até 30 metros em locais de difícil acesso e essa manutenção precisa ser realizada a cada 15 dias. A ideia do colaborador foi trazer a alternativa de drones para a inspeção visual, tirando esses profissionais da linha de frente e otimizando a inspeção de silos, fazendo com que ela se tornasse mais rápida e eficiente.

A ideia foi bem recebida pelo projeto e ganhou o prêmio de Destaque durante a edição de 2019 do evento. Em 2020, o projeto foi implementado e a cooperativa começou a colher os frutos e a visualizar os seus resultados.

DESAFIOS

Os silos de armazenagem de grãos exigem uma rotina de manutenção preventiva que ocorre a cada 15 dias. São estruturas de até 30 metros de altura e de difícil acesso. Para as inspeções periódicas exigem cuidados especiais de segurança.

Frente a essas características, os desafios eram:

  • Tornar a inspeção de silos mais rápida, segura e eficiente.
  • Diminuir o envolvimento humano nas operações in loco.

DESENVOLVIMENTO

O processo de desenvolvimento da ideia do colaborador teve as seguintes etapas:

Etapa 1: a partir do insight do colaborador, compartilhamento imediato da ideia com o superior para possível inscrição no Programa de Ideias da Cooperativa.

Etapa 2: elaboração de um relatório completo, que é uma exigência do regulamento do Programa de Ideias.

Etapa 3: inscrição no ciclo 2019 do Programa de Ideias, tendo conquistado o prêmio na categoria Destaque.

Etapa 4: aquisição dos drones e treinamento de operadores para implantação nas áreas.

Etapa 5: implantação de uso dos drones na rotina de inspeção de elevadores de silos.

RESULTADOS

A cooperativa observou a necessidade de haver um programa sistemático e contínuo de estímulo, captação e reconhecimento de ideias dos colaboradores. Outro aprendizado foi entender que o colaborador precisa de informações para estimular a geração própria de conhecimento e ter insights de alto potencial inovador.

Paralelo a isso, o reconhecimento público, associado à premiação financeira, mostrou-se ser um estímulo relevante para a geração de muitas ideias na cooperativa.

Por último, houve uma geração expressiva de ganhos de eficiência nos processos de inspeção e estabelecimento de novos parâmetros em termos de segurança do trabalho.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

A Lar Cooperativa pretende continuar estimulando a participação dos colaboradores como fonte de ideias dentro do seu processo de Gestão da Inovação. Além de ter a Gestão de Ideias como uma fonte de captação e reconhecimento, outros temas correlacionados vêm sendo desenvolvidos para consolidar o ambiente de inovação na cooperativa, entre eles: a gestão do conhecimento, inovação aberta, transformação digital, recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).

Contato do responsável:

Jessie Najna Kumamoto Shiraish

gestao.inovacao@lar.ind.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta