CONTEXTO
A Lar Cooperativa Agroindustrial está presente nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, sendo que sua administração fica em Medianeira, oeste do Paraná, região com a maioria das suas unidades industriais. Em 2019, um colaborador através do projeto “Programa de Ideias”, trouxe uma sugestão bastante relevante que aliava a preocupação com a segurança do trabalho ao aumento da produtividade na atividade de manutenção preventiva de elevadores de silo.
Este tipo de atividade com o envolvimento humano poderia trazer riscos para os profissionais, já que os elevadores de silos apresentam estruturas de até 30 metros em locais de difícil acesso e essa manutenção precisa ser realizada a cada 15 dias. A ideia do colaborador foi trazer a alternativa de drones para a inspeção visual, tirando esses profissionais da linha de frente e otimizando a inspeção de silos, fazendo com que ela se tornasse mais rápida e eficiente.
A ideia foi bem recebida pelo projeto e ganhou o prêmio de Destaque durante a edição de 2019 do evento. Em 2020, o projeto foi implementado e a cooperativa começou a colher os frutos e a visualizar os seus resultados.
DESAFIOS
Os silos de armazenagem de grãos exigem uma rotina de manutenção preventiva que ocorre a cada 15 dias. São estruturas de até 30 metros de altura e de difícil acesso. Para as inspeções periódicas exigem cuidados especiais de segurança.
Frente a essas características, os desafios eram:
- Tornar a inspeção de silos mais rápida, segura e eficiente.
- Diminuir o envolvimento humano nas operações in loco.
DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento da ideia do colaborador teve as seguintes etapas:
Etapa 1: a partir do insight do colaborador, compartilhamento imediato da ideia com o superior para possível inscrição no Programa de Ideias da Cooperativa.
Etapa 2: elaboração de um relatório completo, que é uma exigência do regulamento do Programa de Ideias.
Etapa 3: inscrição no ciclo 2019 do Programa de Ideias, tendo conquistado o prêmio na categoria Destaque.
Etapa 4: aquisição dos drones e treinamento de operadores para implantação nas áreas.
Etapa 5: implantação de uso dos drones na rotina de inspeção de elevadores de silos.
RESULTADOS
A cooperativa observou a necessidade de haver um programa sistemático e contínuo de estímulo, captação e reconhecimento de ideias dos colaboradores. Outro aprendizado foi entender que o colaborador precisa de informações para estimular a geração própria de conhecimento e ter insights de alto potencial inovador.
Paralelo a isso, o reconhecimento público, associado à premiação financeira, mostrou-se ser um estímulo relevante para a geração de muitas ideias na cooperativa.
Por último, houve uma geração expressiva de ganhos de eficiência nos processos de inspeção e estabelecimento de novos parâmetros em termos de segurança do trabalho.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A Lar Cooperativa pretende continuar estimulando a participação dos colaboradores como fonte de ideias dentro do seu processo de Gestão da Inovação. Além de ter a Gestão de Ideias como uma fonte de captação e reconhecimento, outros temas correlacionados vêm sendo desenvolvidos para consolidar o ambiente de inovação na cooperativa, entre eles: a gestão do conhecimento, inovação aberta, transformação digital, recursos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI).