Topbar OCB

Com Horizontes Hub, Unimed-BH incentiva inovação aberta, parcerias e projetos inovadores

Imagem Destaque

2024
Sudeste
Saúde
Não
Unimed-BH
cultura da inovação, Inovação organizacional, programa de inovação
Inovação organizacional
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.

BAIXAR RESUMO



Contexto

A Unimed-BH é conhecida por ser referência em inovação no setor de saúde a fim de proporcionar serviços de qualidade para os mais de 1,5 milhão de clientes. Para isso, a cooperativa mineira está sempre em busca de novos projetos de inovação que visam melhorar o dia a dia dos pacientes e médicos cooperados.

Para implementar tais iniciativas, a Unimed-BH criou o Centro de Inovação, responsável por intensificar os esforços e catalisar resultados em inovação, em 2014. Com ele, a cooperativa potencializou seu processo de transformação digital.

Apesar disso, a organização queria ir além e “intensificar a prática de inovação aberta com o ecossistema de saúde no Brasil”, segundo Frederico Peret, diretor-presidente, e Rafael Silva, gerente de inovação da Unimed-BH.

A ideia era experimentar e inserir novas tecnologias digitais e inteligência artificial no cuidado da saúde e na prática médica, bem como cocriar novos negócios. A cooperativa, então, promoveu o Centro de Inovação a um hub de inovação intitulado Horizontes Hub.

Desafios

A Unimed-BH enfrentava algumas dificuldades comuns no sistema de saúde. Segundo Peret e Silva, o grande desafio está na crescente demanda por serviços médicos, o que demanda maior eficiência operacional e de atendimento.

Além disso, a cooperativa também tem que encarar problemas internos relacionados à tecnologia. Ao mesmo tempo em que implementa novas ferramentas tecnológicas, a Unimed-BH precisa manter o equilíbrio entre os gastos e a qualidade do serviço prestado.

Desse modo, o processo de transformação digital não acontece sem atritos. Nesse sentido, a cooperativa encontrava dificuldades para integrar dados e estruturas tecnológicas a fim de aprimorar os atendimentos.

Desenvolvimento

Com o intuito de inovar os produtos, serviços e processos, a Unimed-BH criou o Centro de Inovação em 2014. Nesses dez anos, a cooperativa apostou em programas de inovação aberta com faculdades e potencializou o avanço da transformação digital com o uso de ferramentas de inteligência artificial.

No entanto, em 2024, a Unimed-BH sentiu o desejo de incentivar mais projetos inovadores e oferecer um ambiente físico e digital capaz de estimular novos projetos com mais rapidez. E para que isso fosse possível, a cooperativa foi atrás de parcerias.

Desde o início, a coop contou com o apoio de cinco instituições: Framework, Índigo Hive, Box -824 e KPTL e CI-IA Saúde (Centro de Inovação e Inteligência Artificial para a Saúde). Elas oferecem ferramentas de transformação digital, mapeamento de tendências, fundos de investimentos, institutos de pesquisa e inteligência artificial.

Além disso, por serem engajados na área da saúde, as organizações conseguem criar colaborativamente soluções capazes de sanar os problemas do setor. “Aliar o conhecimento, a expertise e o olhar deles com o nosso é somar forças para alcançarmos a transformação que queremos”, refletem Peret e Silva.

Foi com esse apoio e vontade de alavancar projetos inovadores que o Horizontes Hub foi lançado, em agosto de 2024, durante a 7ª edição do Talks Unimed-BH. Além de um espaço físico, o hub de inovação oferece uma série de ferramentas e atividades que motivam o desenvolvimento de novas habilidades, o networking e o acesso a novos conhecimentos.

Por meio de uma plataforma digital de inovação aberta com inteligência artificial, os médicos cooperados, colaboradores e parceiros entendem mais sobre o objetivo e o funcionamento do hub. Além disso, organizações do setor de saúde podem buscar parcerias com startups, universidades, big techs e outras instituições.

O Horizontes Hub também vai contar com laboratórios de experimentos temáticos, onde cooperados, profissionais da saúde e pacientes podem participar de testes e simulações. As experimentações contarão com novas tecnologias, que incluem algoritmos, aplicativos e vestíveis.

Os dois primeiros laboratórios são:

  • Consultório 2030: permite que os interessados explorem o futuro da medicina a partir de aplicativos, dispositivos médicos e da IA.

  • Meta-saúde: focado em estudar novas formas de cuidar da saúde a partir de tendências e tecnologias.

Por fim, o Horizontes Hub também criou um studio responsável por fomentar novos negócios. Batizado como Horizontes Studio, a ferramenta favorece a criação de novas soluções para a área da saúde e a formação de parcerias. Além disso, o studio conta com um marketplace próprio, onde produtos desenvolvidos por startups são comercializados.

Resultados

Mesmo com o lançamento recente, o Horizontes Hub já está apresentando resultados positivos. O hub já tem seu primeiro parceiro residente em uma sala fixa do espaço: a Framework Digital. “Eles pretendem desenvolver projetos de inovação e inteligência artificial aplicadas para a saúde”, explicaram os profissionais.

Peret e Silva pontuaram que o Horizontes Studio, ferramenta do hub, já conta com mais de 50 clientes em seu portfólio. Um deles é uma plataforma de telemedicina usada para realizar mais de três mil atendimentos por mês na prefeitura de Contagem e Belo Horizonte.

O Horizontes Studio também investiu em uma startup oncotech, ou seja, focada em oferecer inovações tecnológicas no tratamento e diagnóstico do câncer. O studio está realizando uma nova rodada de avaliação de duas startups.

Próximos passos

A Unimed-BH já tem planos de expandir a atuação do Horizontes Hub. Segundo Peret e Silva, o espaço contará com uma agenda de atividades contínuas e oferecerá residência temporária para startups.

Além disso, o hub de inovação da cooperativa terá um laboratório intitulado Lab Gerações. O intuito é estudar como a saúde deve ser abordada considerando as inúmeras gerações que existem.

Com o Horizontes Hub e inúmeras iniciativas, a Unimed-BH inova cada vez mais, oferecendo serviços modernos e de qualidade. A cooperativa, também, segue incentivando projetos inovadores para resolver problemas latentes no sistema de saúde brasileiro.

 

Contato do responsável:

Rafael Silva

Gerente de Inovação

E-mail: rafael.silva@unimedbh.com.br 


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicredi Fronteira Sul implementa gestão da inovação
InovaCoop

Sicredi Fronteira Sul implementa gestão da inovação

Cooperativa colocou em prática o Coop Innovation Framework, ferramenta criada pela Escoop que faz a gestão da inovação considerando as particularidades do cooperativismo. Em meio à pandemia de Covid-19, a cooperativa Sicredi Fronteira Sul decidiu enfrentar um dos seus maiores desafios: a implementação da gestão da inovação. O processo contou com a criação de um grupo de trabalho e uso do Coop Innovation Framework, ferramenta para despertar a cooperativa para a inovação a partir das peculiaridades do cooperativismo.

Cooperación Verde: iniciativa de intercooperação para enfrentar mudanças climáticas
InovaCoop

Cooperación Verde: iniciativa de intercooperação para enfrentar mudanças climáticas

Programa colombiano reúne 52 cooperativas e já plantou 2 milhões de árvores com tecnologia GPS, capturou 280 mil t de CO² e recuperou 1.800 hectares de solos degradados. RESUMO CARDO Projeto Cooperación Verde reúne 52 cooperativas colombianas de diversos ramos do cooperativismo. Criado em 2009, este programa de intercooperação visa a desenvolver projetos de reflorestamento, compensação de pegada de carbono e recuperação de solos. A finalidade é enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, a comercialização de crédito de carbono gera receita, assim como a produção de madeira certificada e produtos orgânicos.

Integrada usa satélites e IA para otimizar análise de áreas agricultáveis
InovaCoop

Integrada usa satélites e IA para otimizar análise de áreas agricultáveis

Projeto premiado reflete a cultura de inovação da cooperação. Para identificar solos não cultivados, a Integrada fez uma análise de imagens de satélites. A demanda por esse processo, que era muito demorado, cresceu. Com isso, a cooperativa criou o projeto Áreas Agricultáveis, que usa inteligência artificial para fazer uma análise de 30 dias ser realizada em somente 20 minutos.

iCoop: Coocafé se inspira na Apple para desenvolver app
InovaCoop

iCoop: Coocafé se inspira na Apple para desenvolver app

A plataforma iCoop revoluciona a experiência cooperativa, conectando e empoderando os cooperados com funcionalidades necessárias e resultados expressivos. A Coocafé inova com o iCoop, uma plataforma digital que conecta tanto cooperados quanto o público externo. Inspirada na visão de Steve Jobs, a cooperativa lançou o iCoop Coocafé, uma plataforma digital que une inovação e sustentabilidade. Com funcionalidades que vão de informações da propriedade à assinatura de contratos, o aplicativo oferece facilidade e agilidade, reforçando o relacionamento com cooperados, colaboradores, parceiros e comunidade.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.