Topbar OCB

Com Horizontes Hub, Unimed-BH incentiva inovação aberta, parcerias e projetos inovadores

Imagem Destaque

2024
Sudeste
Saúde
Unimed-BH
cultura da inovação, Inovação organizacional, programa de inovação
Inovação organizacional
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.

BAIXAR RESUMO



Contexto

A Unimed-BH é conhecida por ser referência em inovação no setor de saúde a fim de proporcionar serviços de qualidade para os mais de 1,5 milhão de clientes. Para isso, a cooperativa mineira está sempre em busca de novos projetos de inovação que visam melhorar o dia a dia dos pacientes e médicos cooperados.

Para implementar tais iniciativas, a Unimed-BH criou o Centro de Inovação, responsável por intensificar os esforços e catalisar resultados em inovação, em 2014. Com ele, a cooperativa potencializou seu processo de transformação digital.

Apesar disso, a organização queria ir além e “intensificar a prática de inovação aberta com o ecossistema de saúde no Brasil”, segundo Frederico Peret, diretor-presidente, e Rafael Silva, gerente de inovação da Unimed-BH.

A ideia era experimentar e inserir novas tecnologias digitais e inteligência artificial no cuidado da saúde e na prática médica, bem como cocriar novos negócios. A cooperativa, então, promoveu o Centro de Inovação a um hub de inovação intitulado Horizontes Hub.

Desafios

A Unimed-BH enfrentava algumas dificuldades comuns no sistema de saúde. Segundo Peret e Silva, o grande desafio está na crescente demanda por serviços médicos, o que demanda maior eficiência operacional e de atendimento.

Além disso, a cooperativa também tem que encarar problemas internos relacionados à tecnologia. Ao mesmo tempo em que implementa novas ferramentas tecnológicas, a Unimed-BH precisa manter o equilíbrio entre os gastos e a qualidade do serviço prestado.

Desse modo, o processo de transformação digital não acontece sem atritos. Nesse sentido, a cooperativa encontrava dificuldades para integrar dados e estruturas tecnológicas a fim de aprimorar os atendimentos.

Desenvolvimento

Com o intuito de inovar os produtos, serviços e processos, a Unimed-BH criou o Centro de Inovação em 2014. Nesses dez anos, a cooperativa apostou em programas de inovação aberta com faculdades e potencializou o avanço da transformação digital com o uso de ferramentas de inteligência artificial.

No entanto, em 2024, a Unimed-BH sentiu o desejo de incentivar mais projetos inovadores e oferecer um ambiente físico e digital capaz de estimular novos projetos com mais rapidez. E para que isso fosse possível, a cooperativa foi atrás de parcerias.

Desde o início, a coop contou com o apoio de cinco instituições: Framework, Índigo Hive, Box -824 e KPTL e CI-IA Saúde (Centro de Inovação e Inteligência Artificial para a Saúde). Elas oferecem ferramentas de transformação digital, mapeamento de tendências, fundos de investimentos, institutos de pesquisa e inteligência artificial.

Além disso, por serem engajados na área da saúde, as organizações conseguem criar colaborativamente soluções capazes de sanar os problemas do setor. “Aliar o conhecimento, a expertise e o olhar deles com o nosso é somar forças para alcançarmos a transformação que queremos”, refletem Peret e Silva.

Foi com esse apoio e vontade de alavancar projetos inovadores que o Horizontes Hub foi lançado, em agosto de 2024, durante a 7ª edição do Talks Unimed-BH. Além de um espaço físico, o hub de inovação oferece uma série de ferramentas e atividades que motivam o desenvolvimento de novas habilidades, o networking e o acesso a novos conhecimentos.

Por meio de uma plataforma digital de inovação aberta com inteligência artificial, os médicos cooperados, colaboradores e parceiros entendem mais sobre o objetivo e o funcionamento do hub. Além disso, organizações do setor de saúde podem buscar parcerias com startups, universidades, big techs e outras instituições.

O Horizontes Hub também vai contar com laboratórios de experimentos temáticos, onde cooperados, profissionais da saúde e pacientes podem participar de testes e simulações. As experimentações contarão com novas tecnologias, que incluem algoritmos, aplicativos e vestíveis.

Os dois primeiros laboratórios são:

  • Consultório 2030: permite que os interessados explorem o futuro da medicina a partir de aplicativos, dispositivos médicos e da IA.

  • Meta-saúde: focado em estudar novas formas de cuidar da saúde a partir de tendências e tecnologias.

Por fim, o Horizontes Hub também criou um studio responsável por fomentar novos negócios. Batizado como Horizontes Studio, a ferramenta favorece a criação de novas soluções para a área da saúde e a formação de parcerias. Além disso, o studio conta com um marketplace próprio, onde produtos desenvolvidos por startups são comercializados.

Resultados

Mesmo com o lançamento recente, o Horizontes Hub já está apresentando resultados positivos. O hub já tem seu primeiro parceiro residente em uma sala fixa do espaço: a Framework Digital. “Eles pretendem desenvolver projetos de inovação e inteligência artificial aplicadas para a saúde”, explicaram os profissionais.

Peret e Silva pontuaram que o Horizontes Studio, ferramenta do hub, já conta com mais de 50 clientes em seu portfólio. Um deles é uma plataforma de telemedicina usada para realizar mais de três mil atendimentos por mês na prefeitura de Contagem e Belo Horizonte.

O Horizontes Studio também investiu em uma startup oncotech, ou seja, focada em oferecer inovações tecnológicas no tratamento e diagnóstico do câncer. O studio está realizando uma nova rodada de avaliação de duas startups.

Próximos passos

A Unimed-BH já tem planos de expandir a atuação do Horizontes Hub. Segundo Peret e Silva, o espaço contará com uma agenda de atividades contínuas e oferecerá residência temporária para startups.

Além disso, o hub de inovação da cooperativa terá um laboratório intitulado Lab Gerações. O intuito é estudar como a saúde deve ser abordada considerando as inúmeras gerações que existem.

Com o Horizontes Hub e inúmeras iniciativas, a Unimed-BH inova cada vez mais, oferecendo serviços modernos e de qualidade. A cooperativa, também, segue incentivando projetos inovadores para resolver problemas latentes no sistema de saúde brasileiro.

 

Contato do responsável:

Rafael Silva

Gerente de Inovação

E-mail: rafael.silva@unimedbh.com.br 


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Com 3 meses no ar, a vitrine online de produtos e serviços já contava com 4.500 cadastrados e 1.000 vendedores ativos. RESUMO CARDPlataforma de anúncios on-line idealizada pelo Sistema Ailos tem lançamento antecipado para contribuir com cooperados e empreendedores locais do Sul do Brasil, funcionando como vitrine de produtos e serviços e possibilitando conexões entre clientes e empresas durante a pandemia da Covid-19. Com acesso via aplicativo ou website, a plataforma fomenta as atividades do cooperado pessoa jurídica que é vinculado a alguma das cooperativas do sistema, beneficiando a economia local e gerando valor por meio do cooperativismo.

InovaCoop

Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.

InovaCoop

O Sicoob Credicaf adotou a inovação como foco em seu planejamento estratégico de 2024. Para fortalecer essa prática, a cooperativa criou um Comitê de Inovação, composto por profissionais de diversas áreas. O objetivo do comitê é organizar, desenvolver e implementar iniciativas inovadoras de forma colaborativa.

InovaCoop

Programa promove participação de colaboradores e cooperados, implementa insights sustentáveis e busca evoluir a cultura de inovação. No Paraná, a Unimed Cascavel lançou a Fábrica de Inovação para impulsionar a cultura de inovação e colher ideias dos colaboradores e cooperados. O programa oferece bonificações por meio de uma moeda interna (unimiles), que podem ser trocadas por brindes ou cartão de crédito. Desde seu lançamento em 2022, mais de 250 ideias foram sugeridas, resultando em implementações como a substituição de mexedores de café de plástico por fibra de coco e a criação de uniformes para gestantes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.