Topbar OCB

Sicoob Credicaf estrutura projetos com comitê de inovação

Imagem Destaque

2024
Sudeste
Crédito
Não
Sicoob Credicaf
cultura de inovação, Inovação organizacional, Programa de inovação
Inovação organizacional
O Sicoob Credicaf adotou a inovação como foco em seu planejamento estratégico de 2024. Para fortalecer essa prática, a cooperativa criou um Comitê de Inovação, composto por profissionais de diversas áreas. O objetivo do comitê é organizar, desenvolver e implementar iniciativas inovadoras de forma colaborativa.

BAIXAR RESUMO



Contexto

O Sicoob Credicaf é uma cooperativa singular que integra o Sicoob Central Crediminas e, assim como todas as organizações do sistema, segue as orientações do CCS, o Centro Cooperativo Sicoob. Uma das diretrizes do CCS é a agilidade na adesão a inovações.

A cooperativa acatou a orientação do centro cooperativo e colocou a inovação como um dos direcionadores de seu planejamento estratégico de 2024. Segundo Luiz Gustavo Leite Souza, gerente de Comunicação e Marketing e coordenador do Comitê de Inovação, iniciativas inovadoras já aconteciam, mas ela precisava ser “estimulada e colocada de forma cultural”.

Para fomentar ainda mais a inovação e colocar iniciativas em prática, Souza sugeriu a criação de um comitê de inovação inaugurado em outubro de 2024. “Um programa ou projetos de inovação sem a estruturação de um comitê tendem a não dar certo”, justifica Souza.

Willian Berbert Tomaz, diretor de Negócios, concorda com o gerente. “Agora o comitê vem para complementar a inovação que já existia”, diz. De acordo com Tomaz, as ideias precisavam ser organizadas e regidas por uma metodologia.

Desafios

A única exigência para montar o Comitê de Inovação era que a equipe deveria ser diversa, abrangendo todos os setores da cooperativa. Com mais de 200 colaboradores em seu quadro social, o Sicoob Credicaf se deparou com seu primeiro desafio: selecionar os profissionais adequados enquanto também promove a diversidade.

Após a criação do Comitê de Inovação, outros obstáculos surgiram. Para se manterem atualizados e discutirem os próximos passos da cooperativa, os membros da equipe se reúnem uma vez por mês. No entanto, o coordenador conta que foi difícil alinhar as agendas.

Segundo Souza, a solução foi definir uma data específica para os encontros: “As reuniões vão acontecer sempre na primeira quarta do mês no período da manhã. Então, já travamos a agenda praticamente o ano todo”.

O diretor também apontou o aumento da quantidade de tarefas como um ponto de atenção relevante. Isso porque, além das demandas diárias, a equipe tem afazeres relacionados ao comitê. “O desafio principal, a meu ver, é encaixar mais uma tarefa dentro dessa agenda que já é pesada”, comenta.

Desenvolvimento

Após sugerir a criação do Comitê de Inovação, apresentá-lo ao Conselho de Administração e ter o projeto aprovado, Souza foi em busca de outros integrantes para compor a equipe. A ideia era ter profissionais de diversas áreas, o que exigiu a realização de um processo seletivo.

O primeiro passo para se candidatar ao comitê era assistir seis horas de cursos do InovaCoop relacionados à inovação. Apenas depois de assisti-los, os interessados poderiam se candidatar.

Para não realizar uma seleção enviesada, o Sicoob Credicaf contratou uma equipe externa responsável por avaliar os candidatos. Por fim, os colaboradores aprovados na avaliação passavam por uma triagem feita pela própria cooperativa.

Formado por 15 integrantes, o comitê conta com profissionais de RH, tecnologia e marketing, além de representantes das agências, do conselho de administração e da diretoria. A ideia é que todos se ajudem e usem suas habilidades, competências e cargo em prol do desenvolvimento e da implementação de projetos de inovação.

“Quando a gente pega pautas que envolvam treinamentos e capacitações, temos um representante do RH que será responsável por coordenar os trabalhos”, exemplifica Souza.

Resultados

A primeira entrega do comitê foi um inventário de inovação, que, segundo Souza, identificou 49 projetos implementados e sete em andamento. Com as inovações catalogadas, ele estima uma economia de cerca de 8 mil horas em 2024. “Isso foi uma prova que a inovação sempre existiu no Sicoob Credicaf”, refletiu o profissional.

A equipe do comitê também lançou uma plataforma com o propósito de centralizar as propostas de inovação, desde o registro das ideias, até a implementação. Lá, os integrantes podem relatar o resultado esperado e quais áreas serão impactadas.

Próximos passos

O Comitê de Inovação do Sicoob Credicaf quer incentivar e fomentar cada vez mais a inovação dentro da cooperativa. Para isso acontecer, a cooperativa planeja fazer um regulamento geral que contenha informações como, o processo de avaliação dos projetos e quem poderá participar.

A ideia é selecionar as ideias principais, apresentá-las ao Conselho de Administração pelo modelo pitch e aguardar a aprovação de parte delas. Com os projetos inovadores implementados, o plano é realizar um relatório e o compartilhar com a cooperativa.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace
InovaCoop

Sicoob Credicitrus aumenta eficiência do seu marketplace

Uso de robôs reduz de 18 para 2 minutos o tempo de análise de crédito em compras financiadas no Market Club. Atento à transformação digital, Sicoob Credicitrus atualiza plataforma Market Club para torná-la mais eficiente, atrativa e abrangente. Agora, com o uso de robôs, a análise de crédito do comprador, que antes levava entre 18 e 19 minutos, é feita em apenas 2 minutos.

CCGL: intercooperação agro resulta em Rede Técnica Cooperativa
InovaCoop

CCGL: intercooperação agro resulta em Rede Técnica Cooperativa

Iniciativa reúne 30 cooperativas e mais de 800 técnicos e executivos para investir em pesquisa e desenvolvimento para aumentar a rentabilidade dos produtores rurais gaúchos. Criada em 2018, a Rede Técnica Cooperativa une mais de 30 cooperativas e 800 técnicos de diversas especialidades em um mesmo projeto. A finalidade é desenvolver, por meio de iniciativas de intercooperação, inovações para sanar problemas compartilhados entre as cooperativas. A iniciativa acaba, assim, por otimizar investimentos e recursos e amplifica de forma escalável o impacto das soluções desenvolvidas.

Metaverso: Sicoob Metropolitano inova em canal de atendimento híbrido
InovaCoop

Metaverso: Sicoob Metropolitano inova em canal de atendimento híbrido

Desenvolvida em parceria com startups, a iniciativa tem resultado em novos associados para a cooperativa. Sicoob Metropolitano cria um novo canal de atendimento no Metaverso, em um ambiente virtual que permite a interação de pessoas por meio de avatares. O objetivo é proporcionar uma experiência que alie a segurança, a pessoalidade da interação humanizada e a agilidade do ambiente digital. Em sua fase de testes, o projeto já apresentou resultados positivos, incluindo a potencial abertura de novas contas e a prospecção de novos cooperados.

Coopercitrus Campo Digital: aplicativo leva tecnologias a produtores rurais
InovaCoop

Coopercitrus Campo Digital: aplicativo leva tecnologias a produtores rurais

Pelo celular ou computador, produtor rural pode solicitar serviços de tecnologia agrícola da Coopercitrus diretamente para sua propriedade, de forma simples e prática. A Coopercitrus, eleita a 5ª organização mais tecnológica do agronegócio brasileiro, lançou o aplicativo Campo Digital, no qual seus cooperados podem solicitar e acompanhar diversos serviços. Além de melhorar a experiência do associado na contratação de serviços, o aplicativo ajuda a difundir tecnologias para os produtos rurais, ampliando a transformação digital no agronegócio local.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.