Topbar OCB

Sicoob Credicaf estrutura projetos com comitê de inovação

Imagem Destaque

2024
Sudeste
Crédito
Não
Sicoob Credicaf
cultura de inovação, Inovação organizacional, Programa de inovação
Inovação organizacional
O Sicoob Credicaf adotou a inovação como foco em seu planejamento estratégico de 2024. Para fortalecer essa prática, a cooperativa criou um Comitê de Inovação, composto por profissionais de diversas áreas. O objetivo do comitê é organizar, desenvolver e implementar iniciativas inovadoras de forma colaborativa.

BAIXAR RESUMO



Contexto

O Sicoob Credicaf é uma cooperativa singular que integra o Sicoob Central Crediminas e, assim como todas as organizações do sistema, segue as orientações do CCS, o Centro Cooperativo Sicoob. Uma das diretrizes do CCS é a agilidade na adesão a inovações.

A cooperativa acatou a orientação do centro cooperativo e colocou a inovação como um dos direcionadores de seu planejamento estratégico de 2024. Segundo Luiz Gustavo Leite Souza, gerente de Comunicação e Marketing e coordenador do Comitê de Inovação, iniciativas inovadoras já aconteciam, mas ela precisava ser “estimulada e colocada de forma cultural”.

Para fomentar ainda mais a inovação e colocar iniciativas em prática, Souza sugeriu a criação de um comitê de inovação inaugurado em outubro de 2024. “Um programa ou projetos de inovação sem a estruturação de um comitê tendem a não dar certo”, justifica Souza.

Willian Berbert Tomaz, diretor de Negócios, concorda com o gerente. “Agora o comitê vem para complementar a inovação que já existia”, diz. De acordo com Tomaz, as ideias precisavam ser organizadas e regidas por uma metodologia.

Desafios

A única exigência para montar o Comitê de Inovação era que a equipe deveria ser diversa, abrangendo todos os setores da cooperativa. Com mais de 200 colaboradores em seu quadro social, o Sicoob Credicaf se deparou com seu primeiro desafio: selecionar os profissionais adequados enquanto também promove a diversidade.

Após a criação do Comitê de Inovação, outros obstáculos surgiram. Para se manterem atualizados e discutirem os próximos passos da cooperativa, os membros da equipe se reúnem uma vez por mês. No entanto, o coordenador conta que foi difícil alinhar as agendas.

Segundo Souza, a solução foi definir uma data específica para os encontros: “As reuniões vão acontecer sempre na primeira quarta do mês no período da manhã. Então, já travamos a agenda praticamente o ano todo”.

O diretor também apontou o aumento da quantidade de tarefas como um ponto de atenção relevante. Isso porque, além das demandas diárias, a equipe tem afazeres relacionados ao comitê. “O desafio principal, a meu ver, é encaixar mais uma tarefa dentro dessa agenda que já é pesada”, comenta.

Desenvolvimento

Após sugerir a criação do Comitê de Inovação, apresentá-lo ao Conselho de Administração e ter o projeto aprovado, Souza foi em busca de outros integrantes para compor a equipe. A ideia era ter profissionais de diversas áreas, o que exigiu a realização de um processo seletivo.

O primeiro passo para se candidatar ao comitê era assistir seis horas de cursos do InovaCoop relacionados à inovação. Apenas depois de assisti-los, os interessados poderiam se candidatar.

Para não realizar uma seleção enviesada, o Sicoob Credicaf contratou uma equipe externa responsável por avaliar os candidatos. Por fim, os colaboradores aprovados na avaliação passavam por uma triagem feita pela própria cooperativa.

Formado por 15 integrantes, o comitê conta com profissionais de RH, tecnologia e marketing, além de representantes das agências, do conselho de administração e da diretoria. A ideia é que todos se ajudem e usem suas habilidades, competências e cargo em prol do desenvolvimento e da implementação de projetos de inovação.

“Quando a gente pega pautas que envolvam treinamentos e capacitações, temos um representante do RH que será responsável por coordenar os trabalhos”, exemplifica Souza.

Resultados

A primeira entrega do comitê foi um inventário de inovação, que, segundo Souza, identificou 49 projetos implementados e sete em andamento. Com as inovações catalogadas, ele estima uma economia de cerca de 8 mil horas em 2024. “Isso foi uma prova que a inovação sempre existiu no Sicoob Credicaf”, refletiu o profissional.

A equipe do comitê também lançou uma plataforma com o propósito de centralizar as propostas de inovação, desde o registro das ideias, até a implementação. Lá, os integrantes podem relatar o resultado esperado e quais áreas serão impactadas.

Próximos passos

O Comitê de Inovação do Sicoob Credicaf quer incentivar e fomentar cada vez mais a inovação dentro da cooperativa. Para isso acontecer, a cooperativa planeja fazer um regulamento geral que contenha informações como, o processo de avaliação dos projetos e quem poderá participar.

A ideia é selecionar as ideias principais, apresentá-las ao Conselho de Administração pelo modelo pitch e aguardar a aprovação de parte delas. Com os projetos inovadores implementados, o plano é realizar um relatório e o compartilhar com a cooperativa. 

Contato

LUIZ GUSTAVO LEITE SOUZA

Gerente de Comunicação e Marketing

luiz.souza@sicoobcredicaf.com.br


Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Muito Além do Mel: Frimesa e Coofamel protagonizam intercooperação sustentável
InovaCoop

Muito Além do Mel: Frimesa e Coofamel protagonizam intercooperação sustentável

O projeto Muito Além do Mel nasceu da intercooperação entre a Frimesa e a Coofamel, promovendo a apicultura em áreas de reflorestamento da Frimesa. A iniciativa permite o uso múltiplo das terras, fortalecendo a biodiversidade e incentivando a produção de mel. A parceria agrega mais uma fonte de renda para pequenos produtores da região.

Frísia amplia busca por inovação com a Digital Agro
InovaCoop

Frísia amplia busca por inovação com a Digital Agro

Além da feira, plataforma passa a promover conteúdo, conexão com startups e inovação aberta. Frísia amplia Digital Agro e cria mais três iniciativas de inovação além da feira. Agora, a cooperativa passa a ter um programa de seleção de startups, uma frente de inovação aberta para receber ideias de colaboradores, cooperados, fornecedores e da comunidade em geral, e um blog de notícias sobre inovação. Tudo para acelerar a transformação da cultura da cooperativa e se aproximar cada vez mais do ecossistema de inovação e tecnologia.

Unimed Maringá desenvolve programa para estruturar inovações
InovaCoop

Unimed Maringá desenvolve programa para estruturar inovações

Baseada em cinco pilares estratégicos, iniciativa é resultado da participação no Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. RESUMO CARDUnimed Regional Maringá desenvolve programa para estruturar e dar mais eficiência às suas ações de inovação. A iniciativa, chamada de UP! - Unimed Programa de Inovação, surgiu a partir da capacitação oferecida pelo Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, da OCEPAR em parceria com o ISAE.

Smart: plataforma cooperativa para autônomos
InovaCoop

Smart: plataforma cooperativa para autônomos

Com estruturas e serviços compartilhados, cooperativa está presente em 9 países europeus, conta com 35 mil associados e movimenta mais de 200 milhões de euros por ano. Cooperativa de plataforma que nasceu como associação sem fins lucrativos, em 1998, na Bélgica, conta, atualmente, com mais de 35 mil trabalhadores autônomos como associados e está presente em 40 cidades de 9 países europeus. Iniciativa oferece estrutura compartilhada de serviços para apoiar a atividade profissional de trabalhadores independentes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.