Sicoob Credicaf estrutura projetos com comitê de inovação

Contexto
O Sicoob Credicaf é uma cooperativa singular que integra o Sicoob Central Crediminas e, assim como todas as organizações do sistema, segue as orientações do CCS, o Centro Cooperativo Sicoob. Uma das diretrizes do CCS é a agilidade na adesão a inovações.
A cooperativa acatou a orientação do centro cooperativo e colocou a inovação como um dos direcionadores de seu planejamento estratégico de 2024. Segundo Luiz Gustavo Leite Souza, gerente de Comunicação e Marketing e coordenador do Comitê de Inovação, iniciativas inovadoras já aconteciam, mas ela precisava ser “estimulada e colocada de forma cultural”.
Para fomentar ainda mais a inovação e colocar iniciativas em prática, Souza sugeriu a criação de um comitê de inovação inaugurado em outubro de 2024. “Um programa ou projetos de inovação sem a estruturação de um comitê tendem a não dar certo”, justifica Souza.
Willian Berbert Tomaz, diretor de Negócios, concorda com o gerente. “Agora o comitê vem para complementar a inovação que já existia”, diz. De acordo com Tomaz, as ideias precisavam ser organizadas e regidas por uma metodologia.
Desafios
A única exigência para montar o Comitê de Inovação era que a equipe deveria ser diversa, abrangendo todos os setores da cooperativa. Com mais de 200 colaboradores em seu quadro social, o Sicoob Credicaf se deparou com seu primeiro desafio: selecionar os profissionais adequados enquanto também promove a diversidade.
Após a criação do Comitê de Inovação, outros obstáculos surgiram. Para se manterem atualizados e discutirem os próximos passos da cooperativa, os membros da equipe se reúnem uma vez por mês. No entanto, o coordenador conta que foi difícil alinhar as agendas.
Segundo Souza, a solução foi definir uma data específica para os encontros: “As reuniões vão acontecer sempre na primeira quarta do mês no período da manhã. Então, já travamos a agenda praticamente o ano todo”.
O diretor também apontou o aumento da quantidade de tarefas como um ponto de atenção relevante. Isso porque, além das demandas diárias, a equipe tem afazeres relacionados ao comitê. “O desafio principal, a meu ver, é encaixar mais uma tarefa dentro dessa agenda que já é pesada”, comenta.
Desenvolvimento
Após sugerir a criação do Comitê de Inovação, apresentá-lo ao Conselho de Administração e ter o projeto aprovado, Souza foi em busca de outros integrantes para compor a equipe. A ideia era ter profissionais de diversas áreas, o que exigiu a realização de um processo seletivo.
O primeiro passo para se candidatar ao comitê era assistir seis horas de cursos do InovaCoop relacionados à inovação. Apenas depois de assisti-los, os interessados poderiam se candidatar.
Para não realizar uma seleção enviesada, o Sicoob Credicaf contratou uma equipe externa responsável por avaliar os candidatos. Por fim, os colaboradores aprovados na avaliação passavam por uma triagem feita pela própria cooperativa.
Formado por 15 integrantes, o comitê conta com profissionais de RH, tecnologia e marketing, além de representantes das agências, do conselho de administração e da diretoria. A ideia é que todos se ajudem e usem suas habilidades, competências e cargo em prol do desenvolvimento e da implementação de projetos de inovação.
“Quando a gente pega pautas que envolvam treinamentos e capacitações, temos um representante do RH que será responsável por coordenar os trabalhos”, exemplifica Souza.
Resultados
A primeira entrega do comitê foi um inventário de inovação, que, segundo Souza, identificou 49 projetos implementados e sete em andamento. Com as inovações catalogadas, ele estima uma economia de cerca de 8 mil horas em 2024. “Isso foi uma prova que a inovação sempre existiu no Sicoob Credicaf”, refletiu o profissional.
A equipe do comitê também lançou uma plataforma com o propósito de centralizar as propostas de inovação, desde o registro das ideias, até a implementação. Lá, os integrantes podem relatar o resultado esperado e quais áreas serão impactadas.
Próximos passos
O Comitê de Inovação do Sicoob Credicaf quer incentivar e fomentar cada vez mais a inovação dentro da cooperativa. Para isso acontecer, a cooperativa planeja fazer um regulamento geral que contenha informações como, o processo de avaliação dos projetos e quem poderá participar.
A ideia é selecionar as ideias principais, apresentá-las ao Conselho de Administração pelo modelo pitch e aguardar a aprovação de parte delas. Com os projetos inovadores implementados, o plano é realizar um relatório e o compartilhar com a cooperativa.
Contato
LUIZ GUSTAVO LEITE SOUZA
Gerente de Comunicação e Marketing
luiz.souza@sicoobcredicaf.com.br
Conteúdo desenvolvido
em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Curia: aplicativo para assembleias digitais
Coopersystem inova com plataforma para gerenciamento de assembleias digitais e automatização das presenciais.. RESUMOCoopersystem desenvolve o Curia, aplicativo para gerenciamento de assembleias digitais. Nele as cooperativas e entidades podem registrar a presença do cooperado nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.

Unimed VTRP consolida relacionamento com startups
Cooperativa de saúde cria dois novos programas para se relacionar com startups em estágios iniciais. RESUMO Cooperativa de saúde Unimed VTRP lança programa para aceleração de startups em estágio inicial, o Vibee. Ele se junta a outro programa da cooperativa, o InnovatiON - este, destinado ao relacionamento com startups maduras para solução de desafios de negócios.

Unium: iniciativa inédita de intercooperação tem faturamento anual de R$ 7 bilhões
Fruto da atuação conjunta de Castrolanda, Frísia e Capal, marca Unium promoveu sinergia de esforços em detrimento de concorrência por mercados similares. Criada em 2017, a Unium é resultado da união entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, iniciativa de intercooperação com um modelo inovador que vem otimizando recursos proporcionando aumento anual de cerca de 20% no faturamento conjunto das três cooperativas nos segmentos de lácteos, suínos e trigo. A marca Unium, que representa as três cooperativas, completou 3 anos em 2020 e tem faturamento anual de cerca de R$ 7 bilhões.

Up&Go: serviços de limpeza por meio de uma cooperativa de plataforma
Saiba como uma cooperativa de Nova Iorque, com apoio de uma ONG, opera em conjunto uma plataforma digital que garante melhores condições de trabalho a seus associados. RESUMO A cooperativa de plataforma Up&Go, sediada na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi criada em 2017 para que trabalhadoras domésticas, normalmente imigrantes, ofereçam seus serviços por meio de uma plataforma digital. Na prática, por meio de um aplicativo, a cooperativa oferece os serviços de faxina de suas cooperadas. A plataforma permite que as cooperadas recebam 95% do valor pago pelos clientes, eliminando as comissões antes pagas pelas trabalhadoras a intermediadores.