Sicoob Credicaf estrutura projetos com comitê de inovação
Contexto
O Sicoob Credicaf é uma cooperativa singular que integra o Sicoob Central Crediminas e, assim como todas as organizações do sistema, segue as orientações do CCS, o Centro Cooperativo Sicoob. Uma das diretrizes do CCS é a agilidade na adesão a inovações.
A cooperativa acatou a orientação do centro cooperativo e colocou a inovação como um dos direcionadores de seu planejamento estratégico de 2024. Segundo Luiz Gustavo Leite Souza, gerente de Comunicação e Marketing e coordenador do Comitê de Inovação, iniciativas inovadoras já aconteciam, mas ela precisava ser “estimulada e colocada de forma cultural”.
Para fomentar ainda mais a inovação e colocar iniciativas em prática, Souza sugeriu a criação de um comitê de inovação inaugurado em outubro de 2024. “Um programa ou projetos de inovação sem a estruturação de um comitê tendem a não dar certo”, justifica Souza.
Willian Berbert Tomaz, diretor de Negócios, concorda com o gerente. “Agora o comitê vem para complementar a inovação que já existia”, diz. De acordo com Tomaz, as ideias precisavam ser organizadas e regidas por uma metodologia.
Desafios
A única exigência para montar o Comitê de Inovação era que a equipe deveria ser diversa, abrangendo todos os setores da cooperativa. Com mais de 200 colaboradores em seu quadro social, o Sicoob Credicaf se deparou com seu primeiro desafio: selecionar os profissionais adequados enquanto também promove a diversidade.
Após a criação do Comitê de Inovação, outros obstáculos surgiram. Para se manterem atualizados e discutirem os próximos passos da cooperativa, os membros da equipe se reúnem uma vez por mês. No entanto, o coordenador conta que foi difícil alinhar as agendas.
Segundo Souza, a solução foi definir uma data específica para os encontros: “As reuniões vão acontecer sempre na primeira quarta do mês no período da manhã. Então, já travamos a agenda praticamente o ano todo”.
O diretor também apontou o aumento da quantidade de tarefas como um ponto de atenção relevante. Isso porque, além das demandas diárias, a equipe tem afazeres relacionados ao comitê. “O desafio principal, a meu ver, é encaixar mais uma tarefa dentro dessa agenda que já é pesada”, comenta.
Desenvolvimento
Após sugerir a criação do Comitê de Inovação, apresentá-lo ao Conselho de Administração e ter o projeto aprovado, Souza foi em busca de outros integrantes para compor a equipe. A ideia era ter profissionais de diversas áreas, o que exigiu a realização de um processo seletivo.
O primeiro passo para se candidatar ao comitê era assistir seis horas de cursos do InovaCoop relacionados à inovação. Apenas depois de assisti-los, os interessados poderiam se candidatar.
Para não realizar uma seleção enviesada, o Sicoob Credicaf contratou uma equipe externa responsável por avaliar os candidatos. Por fim, os colaboradores aprovados na avaliação passavam por uma triagem feita pela própria cooperativa.
Formado por 15 integrantes, o comitê conta com profissionais de RH, tecnologia e marketing, além de representantes das agências, do conselho de administração e da diretoria. A ideia é que todos se ajudem e usem suas habilidades, competências e cargo em prol do desenvolvimento e da implementação de projetos de inovação.
“Quando a gente pega pautas que envolvam treinamentos e capacitações, temos um representante do RH que será responsável por coordenar os trabalhos”, exemplifica Souza.
Resultados
A primeira entrega do comitê foi um inventário de inovação, que, segundo Souza, identificou 49 projetos implementados e sete em andamento. Com as inovações catalogadas, ele estima uma economia de cerca de 8 mil horas em 2024. “Isso foi uma prova que a inovação sempre existiu no Sicoob Credicaf”, refletiu o profissional.
A equipe do comitê também lançou uma plataforma com o propósito de centralizar as propostas de inovação, desde o registro das ideias, até a implementação. Lá, os integrantes podem relatar o resultado esperado e quais áreas serão impactadas.
Próximos passos
O Comitê de Inovação do Sicoob Credicaf quer incentivar e fomentar cada vez mais a inovação dentro da cooperativa. Para isso acontecer, a cooperativa planeja fazer um regulamento geral que contenha informações como, o processo de avaliação dos projetos e quem poderá participar.
A ideia é selecionar as ideias principais, apresentá-las ao Conselho de Administração pelo modelo pitch e aguardar a aprovação de parte delas. Com os projetos inovadores implementados, o plano é realizar um relatório e o compartilhar com a cooperativa.
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