Muito Além do Mel: Frimesa e Coofamel protagonizam intercooperação sustentável

Contexto
A cooperativa agropecuária paranaense Frimesa utiliza biomassa para geração de energia renovável, cultivando 2.000 hectares de eucalipto para esse fim. Durante o ciclo de sete anos do eucalipto, essas áreas ficavam subutilizadas - ou seja, sem um aproveitamento total do espaço.
O crescimento do setor apícola na região trouxe a oportunidade de desenvolver um projeto que aproveitasse esse espaço de maneira sustentável. Para isso, a Frimesa contou com a participação da Coofamel (Cooperativa Agrofamiliar Solidária), com sede na cidade paranaense de Santa Helena.
A falta de biodiversidade em plantações homogêneas, como é o caso do do eucalipto, impacta negativamente o ecossistema local. Consequentemente, a introdução da produção de abelhas nessas áreas ajuda a reequilibrar esse cenário, melhorando a polinização e promovendo um impacto ambiental positivo.
Além disso, a atividade apícola fortalece a economia local, gerando oportunidades de trabalho para pequenos produtores. Já o mel produzido nas áreas reflorestadas possui alta qualidade e rastreabilidade, fatores que agregam valor ao produto no mercado.
Desafios
Na implementação do projeto era necessário garantir que a intercooperação fosse eficiente, com regras bem definidas para o melhor uso das áreas e da comercialização do mel.
Nesse cenário, a Coofamel precisou assegurar que os produtores envolvidos recebessem capacitação adequada para o manejo das colmeias, por meio de treinamentos anuais. A produção de mel exige conhecimento técnico para garantir a qualidade do produto e a segurança ambiental e operacional.
Por fim, era fundamental garantir um modelo econômico sustentável, onde a Frimesa, a Coofamel e os apicultores fossem beneficiados. Para isso, a estruturação de uma cadeia produtiva que gerasse valor para ambos foi essencial para o sucesso do projeto.
Desenvolvimento
O projeto Muito Além do Mel foi lançado em 2023, inicialmente com 80 colmeias distribuídas em 300 hectares. A Frimesa cedeu as terras, enquanto a Coofamel forneceu treinamentos e garantiu a compra de todo o mel produzido.
Essa parceria possibilitou um início estruturado para a implementação do projeto, garantindo que os apicultores tivessem suporte desde o começo.
Os apicultores da Coofamel receberam treinamentos durante a implementação da iniciativa, a fim de garantir que eles estivessem preparados para lidar com os desafios da produção de mel em larga escala.
A produção inicial foi de 3.200 kg de mel por ano, gerando uma receita de R$ 38.400,00 para os apicultores. A previsão é expandir para 2.000 colmeias, podendo gerar até R$ 960.000,00 anuais para os produtores.
Para alcançar essa meta, a Frimesa e a Coofamel continuam monitorando a evolução do projeto, que ganhou notoriedade na internet e engajamento nas redes sociais pelo comprometimento das marcas com a sustentabilidade.
Além disso, a Frimesa incorporou o mel ao seu portfólio de produtos, adquirindo parte da produção da Coofamel para comercialização sob sua marca. Essa estratégia fortalece ainda mais a cadeia de valor do projeto, garantindo que o mel produzido seja reconhecido e valorizado no mercado.
Resultados
O projeto Muito Além do Mel trouxe impactos significativos para as cooperativas envolvidas e para a comunidade local. Os principais benefícios alcançados são:
-
Impacto ambiental: aumento da biodiversidade, contribuição à polinização e preservação de áreas florestais. As abelhas, cada vez mais em declínio pela ação humana, ajudam a equilibrar o ecossistema local, promovendo um ambiente mais sustentável.
-
Geração de renda: a iniciativa gera renda adicional para apicultores, fortalecendo pequenos produtores locais e criando novas oportunidades de negócio na região.
-
Engajamento: o projeto alcançou 16.126 pessoas nas redes sociais, gerando 39.569 impressões e aumentando a conscientização sobre a importância da apicultura sustentável.
Próximos passos
A Frimesa pretende expandir o projeto para toda a área reflorestada, atingindo a meta de 2.000 colmeias e ampliando a produção de mel. A intercooperação com a Coofamel será fortalecida, garantindo a sustentabilidade do projeto e a economia circular que beneficia os apicultores.
Dessa maneira, a meta é consolidar o projeto como referência em sustentabilidade e intercooperação no setor agroindustrial.
Contato
Marcelo Cerino, superintendente de Operações (mcerino@frimesa.com.br)
Adeildo Dias, supervisor de Energias Renováveis (adeildo@frimesa.com.br)
Assessoria de imprensa: Kauã Valério (kfvalerio@frimesa.com.br) e Elis Alessandro (elis@frimesa.com.br)
Conteúdo desenvolvido
em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Missão 360º foi fundamental para transformar a mentalidade da cooperativa e transformar ideias em projetos. Para apoiar sua ferramenta interna “Pratique Inovação”, o Sicoob Transcredi desenvolveu o evento Missão 360º, que contou com palestras e uma maratona de 36h para a defesa de pitches e implementação de ideias ligadas à inovação. O projeto teve como objetivo estimular os colaboradores a defenderem as suas ideias, além de, indiretamente, transformar o mindset da organização.
Com uma matriz energética limpa e diversificada, cooperativa agropecuária ganha em sustentabilidade. A agenda ESG ocupa um papel importante no planejamento da Frimesa. A política energética faz parte dessa jornada sustentável. Em 2021, a cooperativa iniciou um processo a fim de tornar sua matriz energética renovável e limpa. Ao todo, as energias renováveis já correspondem a mais de 98% do consumo de energia da Frimesa.
Empreendedorismo também passa a fazer parte da matriz curricular. O Colégio CEM, mantido pela Cooperativa de Trabalho Magna, desenvolveu uma plataforma digital e adotou a disciplina de empreendedorismo para melhorar o projeto “Minicidade Cooperativista”. Com a plataforma MinicidadeON, a cooperativa conseguiu resolver problemas antigos e aumentou a participação dos alunos.
Em 10 meses, a cooperativa realizou 29 mil atendimentos relacionados à Covid-19. Unimed Vitória implanta serviço de teleconsulta através de tecnologia desenvolvida internamente. A inovação foi aplicada no Centro de Especialidades e em 10 consultórios, sendo nove para clínica médica e um para pediatria. A integração do serviço com a Central Covid resultou em mais de 29 mil atendimentos, entre abril de 2020 e janeiro de 2021.