Voltar
Cases de Inovação

Complexo.lab by Sicredi Pioneira se torna referência em inovação com propósito

Laboratório de inovação lidera um portfólio de projetos que visam desenvolver a comunidade

15/02/2024
Nome da Cooperativa:Sicredi Pioneira
Ramo:Crédito
Região:Sul
Palavras-chave:ecossistema de inovação, Inovação organizacional, Inovação aberta
Resumo:

Com uma história inovadora, a Sicredi Pioneira fundou o Complexo.lab em 2021. O laboratório de inovação se dedica a encontrar soluções para problemas da comunidade, sem a necessidade de obter resultados imediatos. Para isso, o Complexo.lab faz parcerias e realiza projetos como o RadarCoop, o AceleraCoop e o Comunitá, dentre outros. A iniciativa já é referência dentro e fora do cooperativismo e começa 2024 em uma nova fase.

Contexto

Atuante no Rio Grande do Sul, a Sicredi Pioneira é a cooperativa de crédito mais antiga da América Latina. Com mais de 120 anos de história, a Sicredi Pioneira atua em 21 municípios entre o Vale dos Sinos e a Serra Gaúcha e é uma das maiores instituições do ramo no país.

Referência em inovação no segmento, a Sicredi Pioneira é inovadora desde sua fundação, mas foi em 2017 que o processo de transformação digital da cooperativa ganhou força, a partir de um cenário de aumento na digitalização dos serviços financeiros e crescimento dos bancos digitais.

Entendendo a necessidade de olhar para inovação como um movimento estratégico, a cooperativa buscou referências e benchmarks no mercado para ampliar sua visão sobre o tema.

A partir de então, a Sicredi Pioneira começou a definir os seus novos caminhos para construir uma cultura de inovação. Essa nova perspectiva conta com uma abordagem de inovação que também olha além do core business da cooperativa, buscando entregar valor para a comunidade mesmo em iniciativas alheias aos serviços financeiros.

Em 2021, como parte dessa jornada, nasceu o Complexo.lab, que é a primeira iniciativa em que os colaboradores iriam se dedicar exclusivamente para um projeto de inovação. O grupo aborda, dentre outros assuntos, a cultura de inovação, educação e investimento em startups.

“Foi uma forma de tirar as pessoas da rotina para que possam pensar num horizonte de longo prazo, com o objetivo de antecipar tendências e construir soluções que possam continuar mantendo a relevância da cooperativa para a comunidade no futuro.”, conta Thiago Pandolfo, head de inovação do Complexo.lab.

Dessa forma, o Complexo.lab não olha para a inovação visando desenvolver novos produtos financeiros ou resolver problema do cotidiano, mas sim busca por soluções inovadoras que resolvam problemas da comunidade onde a Pioneira atua, sem a necessidade de obter resultados imediatos

Desafios

Inicialmente, além de manter a relevância da cooperativa em um horizonte de futuro, o desafio do Complexo.lab era o de comercializar as ferramentas desenvolvidas internamente pela cooperativa. Esse objetivo, porém, foi evoluindo ao longo da jornada e a comercialização de soluções deixou de ser uma prioridade.

“Hoje, a gente quer deixar os serviços do Complexo.lab a serviço da comunidade, para resolver seus problemas de forma inovadora”, afirma Pandolfo ao InovaCoop. Diante disso, um dos desafios do Complexo.lab é fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo local.

Para tanto, o laboratório executa e mantém projetos voltados ao desenvolvimento do ecossistema de inovação, como o AceleraCoop, o Comunitá e o Alma - Comunidades Conscientes.

Desenvolvimento

De início, o projeto do Complexo.lab operava em um formato de autogestão, com um modelo de gestão distribuída e liderança descentralizada. No entanto, no início de 2023, o laboratório de inovação ganhou uma nova estrutura, que passou a contar com a liderança de Thiago Pandolfo. 

Esse movimento levou a uma reestruturação dos pilares que norteiam o trabalho do Complexo.lab. Com isso, a tecnologia deixou de ser um pilar e os esforços foram concentrados no desenvolvimento do empreendedorismo e da educação com foco em negócios conscientes e inovadores. A tecnologia, portanto, passou a ser uma ferramenta para a materialização desses objetivos.

“Não precisa de ter um pilar de tecnologia. A gente não vai fazer tecnologia pela tecnologia. Vamos olhar para o empreendedorismo e para a educação e usar a tecnologia como uma ferramenta para entregar soluções inovadoras”, diz Pandolfo.

Para ele, o grande diferencial do Complexo.lab em relação aos laboratórios de inovação tradicionais é a possibilidade de focar em novos negócios não financeiros sem a necessidade de obter resultados imediatos, o que só é possível graças ao apoio da alta gestão da Sicredi Pioneira.

Atualmente, o Complexo.lab conta com um time de 5 pessoas que trabalham para desenvolver e conduzir os projetos de inovação juntamente com parceiros estratégicos da cooperativa. “As iniciativas saem sempre de insights, buscamos entender o que o mercado está fazendo e planejar nossos movimentos”, conta Pandolfo.

O portfólio do Complexo.lab conta com os seguintes projetos:

RadarCoop: uma iniciativa do Complexo.lab em parceria com a Coonecta que tem o objetivo de mapear e adensar o ecossistema de inovação cooperativa, criando laços entre organizações e cooperativas de diversos tipos que se complementam. Além do mapeamento, o RadarCoop promove uma série de encontros com os atores desse ecossistema.

AceleraCoop: desenvolvido em parceria com a Coonecta e a consultoria Innoscience, o programa inédito no Brasil trouxe para o cooperativismo um movimento muito comum no ambiente de startups, que é a aceleração de ideias inovadoras por meio de mentorias.

Comunitá: realizado junto com a Sicredi Caminho das Águas e executado pela Ventiur, o Comunitá é o primeiro corporate venture capital de cooperativas do Brasil. Seu foco é investir em startups a fim de agregar valor para as comunidades em que as cooperativas atuam.

Alma - Comunidades Conscientes: desenvolvido junto com o Grupo Anga, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de conscientização sobre a importância da sustentabilidade. Para isso, foi construída uma comunidade online a fim de discutir e compartilhar conteúdos sobre negócios de impacto. A primeira fase do projeto foi concluída em 2023. Já em 2024, ele entra em uma nova etapa que aplica os aprendizados obtidos.

Mapeamento de emissão de gases de efeito estufa: juntamente com a consultoria Repenso, especializada no tema, o Complexo.lab pilotou um experimento junto aos associados da Sicredi Pioneira com o objetivo de mensurar e criar ações para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Realidade aumentada: pensando em criar soluções inovadoras que tragam entretenimento e educação aos turistas que visitam o sítio histórico do cooperativismo, na Linha Imperial de Nova Petrópolis/RS, o Complexo.lab executou um experimento em parceria com o DbLab, disponibilizando uma solução interativa em realidade aumentada na praça Theodor Amstad. A ferramenta permite que os visitantes tirem fotos com o Padre Theodor Amstad e sua mula Diana.

Resultados

O Complexo.lab é um laboratório de inovação que olha para um horizonte de 5 a 6 anos. Dessa maneira, o objetivo não é o de gerar resultados a curto prazo. Apesar disso, já é possível observar ganhos relevantes no curto prazo.

O Comunitá, por exemplo, já é reconhecido a nível nacional como um importante veículo de investimento baseado em propósito, mesmo com um valor menor disponível para investir do que outras grandes organizações que atuam nesse segmento.

A startup Elysios, que desenvolve ferramentas de agricultura inteligente, é um exemplo de sucesso do Comunitá. “A gente entrega a Elysios para o nosso associado através de uma parceria. Hoje, 80% dos clientes da Elysios dizem que a implementação das soluções da startup agregou valor e renda aos negócios”, conta o head de inovação. Ele complementa:

“Este é um exemplo de um modelo ganha-ganha-ganha. Ou seja, a cooperativa é investidor-anjo da startup e oferece a solução aos seus associados. Eles utilizam a solução e aumentam a sua produtividade gerando mais renda que, por sua vez, é investida na cooperativa”.

O RadarCoop também apresenta uma lógica diferente na mensuração dos resultados. Uma vez que o objetivo é unir o ecossistema, os resultados não são facilmente tangíveis. Mas a iniciativa já é reconhecida por associações de outros países e integra uma rede de incubadoras e aceleradoras de cooperativas no continente.

Já o AceleraCoop tem gerado muito aprendizado sobre a gestão das cooperativas, o que proporciona um retorno indireto à Sicredi Pioneira. Os motoristas da Liga Coop, que atua no transporte por aplicativo e está participando da primeira edição do AceleraCoop, por exemplo, estão se associando ao Sicredi. “Esse não é o objetivo do projeto, mas ele está aumentando nossa base de cooperados e gerando retorno”, diz Pandolfo.

“O nosso maior resultado é o desenvolvimento da nossa região. A gente ainda não colheu resultado financeiro e nem acreditamos que esse é o foco”, complementa. As iniciativas do Complexo.lab almejam fortalecer a Sicredi Pioneira no longo prazo como consequência do desenvolvimento da própria comunidade ao redor da cooperativa.

Próximas iniciativas

Em 2024, o Complexo.lab entrará em uma terceira fase, em que tende a se aproximar um pouco mais da rotina da Sicredi Pioneira. “Hoje, já temos uma musculatura muito maior, o que permite que façamos esse movimento”, explica o head de inovação. Com isso, o Complexo.lab irá adotar um novo modelo para seus projetos.

Em seu planejamento, a Sicredi Pioneira desenvolveu uma visão de futuro com cinco ambições e dez pilares focados na comunidade. “A partir disso, nós achamos que faz muito sentido o Complexo.lab estar conectado com essa estratégia e utilizar a inovação como um acelerador”, diz Pandolfo.

“O Complexo.lab vai ser uma ferramenta para a estratégia da Sicredi Pioneira, mas sempre com esse olhar disruptivo”, antecipa Pandolfo. “A gente utiliza a inovação como mais uma forma de entregar o propósito da cooperativa, que é o de juntos construirmos comunidades melhores", ele conclui.

Contato do responsável:

Thiago Pandolfo

Head de inovação do Complexo.lab

thiago_pandolfo@complexo.io

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta