Topbar OCB

Com automação de documentos, Frimesa agiliza processos de exportação

Imagem Destaque

2024
Sul
Agropecuário
Não
Frimesa
automação de processos, automação logística, certificado sanitário internacional, exportação agropecuária, metodologias ágeis, transformação digital
Inovação de processo
A equipe de Logística Internacional da Frimesa desenvolveu o projeto de Automação do Preenchimento de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para otimizar o processo de exportação. Antes da implementação, o preenchimento manual dos certificados impactava a rapidez das exportações.

BAIXAR RESUMO



Contexto

A cooperativa agropecuária Frimesa atua no mercado internacional desde 1988. Atualmente, a Frimesa exporta para 34 países, totalizando um volume de aproximadamente 3.400 contêineres por ano. Diante disso, a cooperativa deve emitir os Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) em suas vendas para outros países.

Desse modo, a cooperativa realizava a emissão do Certificado Sanitário Internacional (CSI) de forma manual no sistema SIGSIF. O documento deve trazer todas as informações pertinentes ao embarque como exportador, destinatário, pesos e outras informações importantes.

Por conter diversos dados, o documento feito manualmente era passível de erros, podendo gerar retrabalhos, penalidades e atrasos nas exportações. Além dos riscos, a necessidade de revisar manualmente os documentos consumia muitas horas da equipe de logística, reduzindo a produtividade e podendo atrasar outros processos.

A Frimesa buscava uma solução que eliminasse falhas, garantisse conformidade com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e agilizasse a liberação das cargas nos destinos internacionais. Assim, a cooperativa apostou na implementação da automação como uma alternativa para aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais.

Desafios

O alto índice de erros devido ao preenchimento manual tornava essencial garantir que a automação fosse precisa e confiável. Nesse contexto, o maior desafio era a compatibilidade do SIGSIF com ferramentas modernas.

Uma vez que o SIGSIF é um sistema antigo, o projeto de automação da Frimesa exigiu diversas adaptações e soluções alternativas para extrair e inserir dados automaticamente com sucesso.

A implementação também demandou treinamento e adaptação dos colaboradores, garantindo que todos compreendessem o funcionamento da automação. Isso promoveu o desenvolvimento profissional da equipe e deixou o ambiente de trabalho mais tecnológico e dinâmico.

Desenvolvimento

A equipe de Logística Internacional iniciou o projeto com um estudo detalhado do fluxo de trabalho, identificando os principais pontos de falha no preenchimento manual.

Em parceria com a equipe de Tecnologia da Informação (TI), a Frimesa desenvolveu um modelo de automação utilizando Power Automate, permitindo o autopreenchimento dos certificados com base em dados extraídos do Oracle e do Ecomex.

Ao mapear os campos necessários para o CSI, foi criado uma automação para conectar os sistemas internos ao SIGSIF e garantir a transferência precisa das informações.

Além da implementação técnica, a Frimesa realizou processos de capacitação dos colaboradores, a fim de explicar o funcionamento do novo processo e aumentar a eficiência operacional.

A automação também proporcionou que os colaboradores destinassem mais tempo para outras demandas, deixando a operação mais ágil e eficiente, de forma a reduzir significativamente o tempo gasto com o preenchimento manual.

Resultados

Os impactos da automação foram amplamente positivos, trazendo melhorias operacionais significativas. Entre os principais resultados alcançados estão:

  • Redução de 80% no tempo gasto para emissão dos CSIs, permitindo uma maior rapidez nos processos de exportação.

  • Diminuição de 80% dos erros no preenchimento, eliminando retrabalho e aumentando a conformidade com os requisitos do MAPA.

  • Economia de R$ 75.000,00 ao ano com a redução de autos de infração nas CSIs.

  • Melhoria na confiabilidade e eficiência do processo de exportação, garantindo que os documentos sejam gerados com maior precisão.

  • Aumento da satisfação do cliente e redução no tempo de liberação das cargas, melhorando a competitividade da Frimesa no mercado internacional.

Próximas iniciativas

Diante dos resultados positivos, o projeto alinha a implementação da ferramenta Power Automate para benefício de tempo e financeiro, podendo expandir a automação para outros processos documentais da Logística Internacional.

O objetivo é integrar ainda mais os sistemas internos, reduzindo a necessidade de intervenções manuais e aumentando a eficiência operacional.

Contato

Marcelo Cerino, superintendente de Operações: mcerino@frimesa.com.br

Adeildo Dias, supervisor de Energias Renováveis: adeildo@frimesa.com.br

Assessoria de imprensa: Kauã Valério: kfvalerio@frimesa.com.be Elis Alessandro: elis@frimesa.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Expocacer é a primeira coop do mundo a conquistar selo de agricultura regenerativa
InovaCoop

Expocacer é a primeira coop do mundo a conquistar selo de agricultura regenerativa

Cooperativa mineira foi certificada pela auditoria internacional Regenagri. A cooperativa cafeeira Expocacer, que atua no cerrado mineiro, é a primeira no mundo a conquistar selo de agricultura regenerativa, com aprovação de 100% em todos os critérios avaliados por uma auditoria internacional. Os cafés certificados estão sendo distribuídos para 50 países por uma marca italiana. 

Unimed Poços de Caldas usa tecnologia para coletar percepções dos pacientes e melhorar o atendimento
InovaCoop

Unimed Poços de Caldas usa tecnologia para coletar percepções dos pacientes e melhorar o atendimento

Em parceria com a startup Safety4me, a cooperativa ampliou o canal de comunicação com pacientes e familiares, com informações sobre as metas internacionais de segurança do paciente e o acompanhamento da percepção dos clientes através do Net Promoter . A Unimed Poços de Caldas integrou a tecnologia desenvolvida por uma startup para fortalecer seu processo de segurança do paciente a partir das avaliações dos próprios pacientes. Para isso, é utilizada a metodologia do Net Promoter Score (NPS). A cooperativa coletou dados que mostram uma jornada de evolução em todos os quesitos avaliados.   

CAMDA desenvolve linha de suplementos focada na eficiência alimentar sustentável
InovaCoop

CAMDA desenvolve linha de suplementos focada na eficiência alimentar sustentável

Projeto melhora o bem estar dos animais e reduz a emissão de gases poluentes. A CAMDA diagnosticou a necessidade de melhorar a eficiência na produção de ruminantes e agregar valor ao meio ambiente. Para isso, a cooperativa deu início ao projeto de eficiência alimentar sustentável por meio da Minercamda, sua linha de nutrição animal. Com foco nos bovinos de corte, a CAMDA usa suplementos a fim de reduzir as emissões de gás metano durante o processo pecuário. Com isso, a cooperativa melhora o bem-estar dos animais e torna sua produção mais ambientalmente responsável.

Sistema OCB/GO encontra soluções em desafio de inovação
InovaCoop

Sistema OCB/GO encontra soluções em desafio de inovação

O Ideation Innovation Challenge premia ideias inovadoras dos colaboradores. O Sistema OCB/GO lançou o Ideathon Innovation Challenge, um desafio interno que surgiu da inspiração de colaboradores após visitarem o ecossistema de inovação do Vale do Silício. A primeira edição visou estimular a criatividade e colaboração interna, direcionando talentos para a resolução de questões enfrentadas pelo sistema e cooperativas goianas. Dado o êxito e engajamento excepcionais, planos para edições futuras já estão em andamento, consolidando a inovação como um compromisso contínuo.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.