Topbar OCB
Boas práticas
Conte-nos sua história
Pressionada pela exigência de um cliente varejista, a cooperativa paraense Coafra transformou a rastreabilidade em diferencial competitivo e porta de entrada para novos mercados. Em parceria com uma startup de tecnologia, a organização implantou um sistema que registra toda a trajetória do hortifruti, da colheita à gôndola, acessível ao consumidor via QR code. A solução garantiu a manutenção de um cliente estratégico e abriu caminho para uma nova fase do projeto, que passará a monitorar todas as etapas do cultivo desde o plantio.
Para fortalecer o vínculo com seus mais de 200 mil clientes e gerar novas receitas, a Unimed Natal criou a plataforma Uniclube. O site oferece benefícios, descontos e vantagens exclusivas para quem é cliente da Unimed, o que aproxima a marca do público e gera valor para a cooperativa.
Pensando em expandir sua atuação no ramo da saúde e gerar novas fontes de receita, a Unimed Natal lançou o PetMais Saúde, um plano de saúde para animais de estimação. A iniciativa usa o potencial da marca Unimed para adentrar em um mercado em ascensão, oferecendo cuidado para cães e gatos
O Sicoob Costa do Descobrimento promoveu um amplo processo de mudança da cultura organizacional com o objetivo de romper barreiras entre as áreas, fortalecer o senso de pertencimento e alinhar comportamentos aos valores da cooperativa. O projeto teve forte envolvimento da liderança, promoveu workshops nas agências e formou “guardiões da cultura”. O programa aumentou significativamente a satisfação dos colaboradores e resultou na conquista da certificação “Melhores Empresas para Trabalhar” (GPTW, na sigla em inglês).
Criado para fortalecer o pilar ambiental do ESG, o projeto Semeando Cooperativismo atua em duas frentes: educação ambiental e distribuição de mudas nativas em escolas, e reflorestamento de áreas degradadas em parques nacionais no Sul da Bahia. A iniciativa, realizada anualmente desde 2022, já beneficiou mais de 2 mil estudantes e reflorestou uma área de um hectare.
A Cooperativa Pindorama, com mais de 30 mil hectares de áreas produtivas, sempre investiu no uso de bactérias e fungos para o cuidado das suas terras. Querendo aumentar a produtividade e assegurar a longevidade dos cultivos de seus associados, a cooperativa passou a oferecer um insumo à base de esterco bovino para ser usado no manejo do solo.