Topbar OCB
Unimed Natal cria plataforma para gerar receita e se aproximar dos cliente
Contexto
Fundada em 1977, a Unimed Natal oferece o único plano de saúde presente em todo o Rio Grande do Norte, atualmente com mais de 200 mil clientes. Para atender tamanha demanda, a cooperativa tem uma área dedicada a Mercado, Estratégia e Experiência do Cliente, além de canais formais e informais para captar sugestões para melhorias.
Assim, a Unimed Natal busca implementar tudo que melhora a jornada, o engajamento, a percepção de valor e as fontes de receita da cooperativa. O Uniclube, uma plataforma de benefícios e vantagens exclusivas para clientes, é fruto desse olhar integrado.
Antes do Uniclube, a cooperativa já tinha uma relação forte com seus clientes, mas não havia uma plataforma específica de Branding e Vendas que gerasse valor no dia a dia, fora dos momentos de uso do plano. Foi nesse contexto que apareceu a oportunidade de criar algo novo não apenas para os cooperados de Natal, mas sim para todo o Sistema Unimed.
Desafios
Alguns contextos de dentro e fora da cooperativa levaram à criação da plataforma Uniclube. Internamente, a Unimed Natal já entendia que era preciso ampliar suas ações de retenção e de fortalecimento do vínculo com seus mais de 200 mil clientes.
Além disso, era latente a necessidade de criar produtos e negócios que aproveitassem o potencial da grande base de clientes que a cooperativa possui. Externamente, o mercado começou a demandar benefícios tangíveis, programas de vantagens e diferenciais que ultrapassassem o básico e reforçassem que a Unimed tem um forte pilar social e econômico, para além do seu plano de saúde.
Os desafios para colocar o Uniclube em prática foram:
- Desenvolvimento da tecnologia necessária
- Integração de sistemas e setores para criação da plataforma
- Negociação com parceiros estratégicos
- Curadoria de ofertas relevantes para atender às demandas dos clientes
- Usabilidade simples na programação
Desenvolvimento
A experiência do cliente sempre esteve no centro da estratégia da Unimed Natal. O Uniclube foi criado para ampliar essa vivência: ele traz um novo valor, benefícios reais, descontos, oportunidades e um contato mais próximo com a marca.
Vindo da necessidade de gerar mais valor e novas fontes de receita para a cooperativa, o pontapé inicial foi do time de marketing. A equipe elaborou a proposta e apresentou à diretoria com uma provocação criativa: “vamos vender geladeiras?”, uma brincadeira referente ao fato de o Uniclube oferecer descontos em diversos produtos, incluindo eletrodomésticos.
A partir daí, times de várias áreas se juntaram e lapidaram a ideia, elaborando um planejamento oficial para começarem a executar o projeto. O desenvolvimento se deu nas seguintes etapas:
- Diagnóstico e validação da oportunidade
- Desenho do conceito e definição da proposta de valor
- Desenvolvimento da plataforma e das integrações
- Negociação e ativação com parceiros comerciais
- Pilotagem com os primeiros lojistas a vender na plataforma
- Ajustes de UX, regras de negócio e fluxo operacional
- Lançamento oficial ao mercado
Do conceito à plataforma pronta, foram aproximadamente 18 meses. Até o lançamento no mercado, o processo durou cerca de dois anos.
Resultados
Hoje, a plataforma Uniclube tem mais de 220 lojas em operação e mais de 4 mil usuários ativos cadastrados, com engajamento crescente mês a mês. A marca Unimed passou a ser percebida como mais moderna, próxima e útil para seus clientes.
Além disso, a inovação fortaleceu a presença da cooperativa no cotidiano dos clientes, o que aumentou a proximidade com parceiros locais, ampliou oportunidades de negócios no mercado e gerou novas fontes de receita.
Próximas iniciativas
Para o futuro, a cooperativa pretende expandir o número de parceiros na plataforma, incluir novas funcionalidades (como cashback, vouchers inteligentes e experiências exclusivas) e integrar o Uniclube a outros produtos da Unimed Natal.
A cooperativa também está avaliando a possibilidade de criar programas de gamificação e benefícios segmentados por perfil. Segundo Lucas Bonavides, gerente de comunicação e marketing da Unimed Natal e dos produtos Uniclube e PetMais Saúde, “o futuro é de expansão e personalização via inteligência artificial”.
Contato do responsável pelo case:
Lucas Bonavides
Gerente de Comunicação e Marketing Unimed Natal
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Iniciativa premia as ideias dos colaboradores e os incentiva a criar soluções inovadoras. A Unimed Federação Centro Brasileira reformulou um projeto já existente na cooperativa e lançou o “Inoverso”. Com algumas melhorias, o novo programa permite que os colaboradores expressem suas ideias inovadoras e tenham a chance de implementá-las na cooperativa. Os funcionários também ganham pontuações de milhas por suas ideias e podem trocá-las por produtos.
Fundada para atender ao mercado militar, cooperativa cresceu quando se estruturou para servir companhias de aviação civil. Idealizada por militares da reserva, a Coopresa passou muito tempo atendendo somente à Força Aérea Brasileira (FAB). Enfrentando dificuldades após a mudança da frota, a cooperativa elaborou um novo modelo de negócios, incluindo a aviação civil na carteira de clientes e adicionando novos serviços ao seu portfólio.
Desenvolvida em parceria com startups, a iniciativa tem resultado em novos associados para a cooperativa. Sicoob Metropolitano cria um novo canal de atendimento no Metaverso, em um ambiente virtual que permite a interação de pessoas por meio de avatares. O objetivo é proporcionar uma experiência que alie a segurança, a pessoalidade da interação humanizada e a agilidade do ambiente digital. Em sua fase de testes, o projeto já apresentou resultados positivos, incluindo a potencial abertura de novas contas e a prospecção de novos cooperados.
A Cocamar, buscando aprimorar a tomada de decisão de seus cooperados e contribuir para o desenvolvimento agrícola, está investindo em um sistema de previsão climática de alta precisão. Diante da imprecisão das previsões existentes no mercado, a cooperativa decidiu criar uma rede própria de estações meteorológicas e, atualmente, busca oferecê-las à população. Para isso, a Cocamar está buscando parcerias com o poder público e empresas privadas.