Sicoob Transcredi cria evento para estimular inovação

CONTEXTO
Ao enxergar a necessidade de acesso a recursos financeiros mais baratos, em agosto de 2000, na cidade de Concórdia (SC), a iniciativa de 102 sócios-fundadores deu início à criação da cooperativa de crédito Sicoob Transcredi. Hoje, a cooperativa conta com mais de 130 funcionários.
Com uma forte busca pela implementação de uma cultura inovadora, o Sicoob Transcredi trabalha, atualmente, com uma ferramenta chamada Pratique Inovação, na qual os colaboradores podem registrar as suas ideias. Observando as ideias registradas nesta plataforma, a organização chegou à conclusão que precisava impulsionar ainda mais o lado inovador, pois tinha boas ideias, mas a maioria delas não era desenvolvida.
Para apoiar este desenvolvimento, surgiu o Missão 360º, o primeiro evento de inovação interna realizado na cooperativa. O evento tinha o compromisso de estimular essa virada de chave, ou seja, a mudança de mindset e o fomento de uma mentalidade voltada para uma inovação mais estratégica.
DESAFIOS
Depois de entender a necessidade de evolução e desenvolvimento das ideias dos colaboradores enviadas para a ferramenta Pratique Inovação, a companhia enxergou que, entre seus desafios, era preciso:
- Estimular os colaboradores a praticarem a inovação além da idealização, incentivando a execução
- Transformar o mindset da cooperativa evoluindo para uma cultura de inovação contínua
- Apoiar o desenvolvimento das ideias ligadas à inovação para que os colaboradores pudessem se aprofundar em seus projetos
- Auxiliar na implementação de projetos que poderiam apoiar esta nova cultura de inovação dentro da organização, incentivando e gerando autoconfiança também nos colaboradores
DESENVOLVIMENTO
Inspirado em boas ideias vindas do Centro Corporativo do Sicoob (CCS), o Sicoob Transcredi desenvolveu o Missão 360º, um evento de inovação interna focado em projetar uma atmosfera diferente e rica com a utilização de diversas temáticas, criando uma experiência de imersão e profundidade para a prática da inovação.
O Missão 360º foi dividido em duas etapas que contou com algumas estratégias pré-definidas para estimular os colaboradores:
- A primeira etapa contou com a participação de palestrantes importantes que puderam guiar os participantes e contar as suas experiências. O primeiro momento foi através de uma palestra do Arthur Igreja e o presidente do Sicoob, Marco Aurélio de Almada, para os 130 colaboradores envolvidos no evento.
- Após a palestra, o segundo passo foi um desafio dado aos participantes do evento. Os colaboradores da cooperativa tiveram o prazo de 15 dias para inscrever seus pitches para a maratona de 36h. O objetivo, além de incentivar a inovação, foi criar um olhar diferente para os pilares do planejamento estratégico do Sicoob Transcredi.
Ao total, foram contabilizadas mais de 70 ideias enviadas. Destas, após um processo de avaliação, seis ideias foram selecionadas pela diretoria da cooperativa para a maratona de 36h. As 6 pessoas donas das ideias convidaram mais 3 colaboradores para formarem um time, totalizando 24 colaboradores.
Ao final, os três melhores projetos foram premiados com R$ 4 mil cada e os outros três projetos foram premiados pela participação com R$ 2 mil reais cada.
RESULTADOS
O Missão 360º, que ocorreu em outubro de 2020, foi considerado um marco histórico para o Sicoob Transcredi, que sempre teve como meta apoiar e incentivar a inovação dentro da própria organização para seus serviços e entre seus colaboradores.
Entre os resultados mensurados, ao final da maratona de 36h, a cooperativa conseguiu transformar algumas ideias dos seus colaboradores em projetos passíveis de implementação e execução.
Entre eles, foi possível definir: um projeto rodando em modelo piloto, dois projetos que seis meses após o evento já foram implementados, e outros três projetos em fase de implementação.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A cooperativa considerou o Missão 360º um sucesso e um marco histórico. Após este bom desempenho, o trabalho agora é de definição de alguns passos para:
- manter o processo de inovação de forma contínua no Sicoob Transcredi
- analisar a estratégia do projeto e o novo mindset de inovação criado a partir dele
Para isso, os próximos passos serão acompanhar e auxiliar na implementação dos projetos que ainda estão sendo executados; avaliar os pitches enviados que não participaram da maratona de 36h e dar o retorno para esses colaboradores; avaliar o Missão 360º de 2020 e definir novas estratégias para que o evento tenha um bom desempenho novamente.
Contato do responsável:
Talita Won-Müller Mortar
analista de TI do Sicoob Transcredi
talita@sicoobtranscredi.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Cascavel: Fábrica de Inovação impulsiona a cultura inovadora e alcança resultados concretos
Programa promove participação de colaboradores e cooperados, implementa insights sustentáveis e busca evoluir a cultura de inovação. No Paraná, a Unimed Cascavel lançou a Fábrica de Inovação para impulsionar a cultura de inovação e colher ideias dos colaboradores e cooperados. O programa oferece bonificações por meio de uma moeda interna (unimiles), que podem ser trocadas por brindes ou cartão de crédito. Desde seu lançamento em 2022, mais de 250 ideias foram sugeridas, resultando em implementações como a substituição de mexedores de café de plástico por fibra de coco e a criação de uniformes para gestantes.

Unimed Natal potencializa atendimento com robôs inteligentes
Em parceria com a BRbots, cooperativa ampliou a capacidade de atendimento e eliminou filas com a adoção de chatbots e inteligência artificial. No Rio Grande do Norte, a Unimed Natal, maior operadora de saúde do estado, modernizou seu sistema de atendimento através da digitalização e automação dos seus processos, com adoção de robôs inteligentes desenvolvidos pela BRbots. A inovação permitiu eliminar as filas de espera por atendimento, dobrar o número de atendimentos simultâneos e gerou uma expectativa de economia de mais de R$ 500 mil.

Com toolkit, Ailos incentiva inovação e autonomia de maneira didática
Cooperativa apresenta métodos de inovação por meio de vídeos explicativos, textos e materiais. Pensando em aumentar a autonomia de seus colaboradores em projetos de inovação, a Central Ailos criou o Toolkit de Inovação. A iniciativa consiste em um website com inúmeros métodos de inovação explicados por meio de vídeos, textos e materiais. Dessa maneira, os colaboradores do Sistema Ailos e outras cooperativas conseguem fomentar e desenvolver projetos de inovação sem grandes dificuldades.

CoopCycle: federação e software para cooperativas de plataforma
Para apoiar entregadores de aplicativo, federação tem como proposta fornecer infraestrutura tecnológica para dar origem a novas cooperativas. Sediada na França, a CoopCycle é uma federação de cooperativas de entregadores que desenvolveu uma infraestrutura tecnológica para apoiar a criação de cooperativas de plataforma. A iniciativa, que já conta com 67 cooperativas associadas, tem como propósito melhorar a distribuição dos resultados da operação aos associados, tornando a remuneração mais condizente com a carga de trabalho e proporcionando um trabalho mais digno.