Unimed do Sudoeste monitora indicadores para aprimorar a gestão

Contexto
"Medir é o primeiro passo que leva ao controle e, eventualmente, à melhoria. Se você não pode medir algo, você não pode entendê-lo. Se você não pode entendê-lo, você não pode controlá-lo. Se você não pode controlá-lo, você não pode melhorá-lo."
Essa citação de H. James Harrington, autor americano especialista em gestão de processos e membro honorário da Academia Internacional da Qualidade, foi uma grande inspiração para a Unimed do Sudoeste dar vida a um projeto para mensurar indicadores de qualidade e produtividade.
Sediada em Vitória da Conquista, na Bahia, a Unimed do Sudoeste conta com mais de 160 médicos cooperados no sudoeste baiano. A filosofia proposta por Harrington e adotada pela cooperativa culminou com o desenvolvimento do projeto dashboard de gestão.
Desafios
O projeto que impulsionou a criação dos dashboards de gestão na Unimed do Sudoeste não nasceu pensando somente nas necessidades imediatas da Unimed do Sudoeste. Embora as dores específicas da cooperativa tenham orientado a definição dos indicadores, a iniciativa nasceu com o desafio de coletar dados para controlar processos e encontrar caminhos de melhoria.
Dessa forma, a necessidade de compreender e controlar os processos organizacionais culminou na implementação dos dashboards de gestão. A ideia não é pensar apenas em soluções de curto prazo para lidar com situações de momento, mas também criar uma cultura de avaliação e aprimoramento contínuo dentro da cooperativa.
Desenvolvimento
O dashboard de gestão da Unimed do Sudoeste é uma ferramenta estratégica que tem o objetivo de aprimorar a eficiência da cooperativa. Para isso, ele mensura indicadores de qualidade e produtividade de cada colaborador, assim como dados setoriais relevantes para as diferentes áreas do negócio.
A ideia por trás do projeto surgiu após um extenso processo interno de análise de rotinas. Com uma avaliação minuciosa dos fluxos de trabalho e da medição do tempo gasto nas atividades, a Unimed do Sudoeste obteve dados para alimentar os dashboards.
Todo o processo de desenvolvimento do dashboard foi conduzido internamente e com tranquilidade, demandando algumas adaptações de rotinas a fim de garantir a rastreabilidade das métricas a serem acompanhadas.
De início, os medidores de eficiência estão implementados na área de Regras e Parametrizações, devido ao papel central desse setor na configuração dos parâmetros usados pelas demais áreas da cooperativa.
Portanto, ao garantir o bom funcionamento da ferramenta no departamento de Regras e Parametrização, a Unimed do Sudoeste conseguiu beneficiar todos os outros setores indiretamente.
Os dashboards de gestão da Unimed do Sudoeste têm dois tipos de indicadores, que são:
• Medidores de qualidade: registram parâmetros capazes de identificar inconsistências nas parametrizações, de forma a permitir que os usuários responsáveis corrijam erros com base nos dados apresentados no dashboard, prevenindo problemas com impactos negativos.
• Medidores de produtividade: ainda em fase final de implementação, eles comparam as horas disponíveis de trabalho dos colaboradores com as rotinas executadas. Para inserir esse tipo de indicador, a Unimed do Sudoeste fez um trabalho prévio de medição do tempo gasto em cada rotina. Assim, a cooperativa obtém parâmetros para avaliar e aprimorar a produtividade das equipes.
Diante disso, o dashboard de gestão ajuda a área de Regras e Parametrizações da Unimed do Sudoeste a tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. Por exemplo: a gestão da movimentação de pessoal (que inclui contratações, desligamentos e transferências internas entre setores) fica mais transparente e eficiente quando se analisa os indicadores de eficiência dos setores.
Resultados
Os indicadores fornecidos pelo dashboard facilitam significativamente a comunicação da Unimed do Sudoeste com seus colaboradores, já que eles oferecem dados concretos que embasam os feedbacks positivos e as orientações de melhoria.
A Unimed do Sudoeste também notou que desde a implementação do dashboard de gestão os colaboradores começaram a demonstrar uma motivação maior para apresentar bons resultados ao final de cada ciclo. A cooperativa atribui essa mudança à transparência e à visibilidade sobre o desempenho de cada funcionário que a ferramenta proporciona.
Para os gestores, o dashboard aumentou o detalhamento dos dados sobre suas áreas, o que gera ganhos notáveis de produtividade. A transparência proporcionada pelos dados do painel permite uma compreensão mais profunda das capacidades individuais de cada colaborador e da eficiência máxima que eles podem alcançar em suas atividades.
Próximos passos
No momento, a iniciativa de implementação de dashboards na área de Regras e Parametrizações está progredindo bem. Na sequência, o objetivo é que a ferramenta fique disponível para os outros setores da cooperativa.
Para isso, a Unimed do Sudoeste trabalha a implementação de melhorias com base em feedbacks recebidos e a exploração de novas oportunidades para aumentar a eficácia do painel.
Contato do responsável:
Damaris Petrocelli
Analista de projetos e estratégia da Unimed do Sudoeste
damaris.petrocelli@unimedsudoeste.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Cascavel: Fábrica de Inovação impulsiona a cultura inovadora e alcança resultados concretos
Programa promove participação de colaboradores e cooperados, implementa insights sustentáveis e busca evoluir a cultura de inovação. No Paraná, a Unimed Cascavel lançou a Fábrica de Inovação para impulsionar a cultura de inovação e colher ideias dos colaboradores e cooperados. O programa oferece bonificações por meio de uma moeda interna (unimiles), que podem ser trocadas por brindes ou cartão de crédito. Desde seu lançamento em 2022, mais de 250 ideias foram sugeridas, resultando em implementações como a substituição de mexedores de café de plástico por fibra de coco e a criação de uniformes para gestantes.

Sicoob Transcredi cria evento para estimular inovação
Missão 360º foi fundamental para transformar a mentalidade da cooperativa e transformar ideias em projetos. Para apoiar sua ferramenta interna “Pratique Inovação”, o Sicoob Transcredi desenvolveu o evento Missão 360º, que contou com palestras e uma maratona de 36h para a defesa de pitches e implementação de ideias ligadas à inovação. O projeto teve como objetivo estimular os colaboradores a defenderem as suas ideias, além de, indiretamente, transformar o mindset da organização.

Unimed São Sebastião do Paraíso: digitalização de processos gerou economia
Otimização do processo reduziu em 90% consumo de papel e impressoras e em 50% o tempo necessário, além de ter gerado economia com contratação de pessoal. Após constatar consumo excessivo de tempo e recursos humanos e materiais para a inclusão de novos beneficiários no sistema, cooperativa do ramo de saúde prospectou soluções no mercado e desenvolveu sistema para inclusão de novos cadastros de forma totalmente digital, com economia de tempo e recursos.

Uniodonto Campinas implanta teleorientação odontológica
Iniciativa contribui para o isolamento social e atende cerca de 430 chamadas por mês. RESUMO CARDDiante da pandemia da Covid-19 em 2020 e da consequente necessidade de isolamento social, foi criado um canal de comunicação entre a cooperativa e os seus beneficiários. A teleorientação tem como objetivo informar os pacientes sobre tratamentos eletivos, de urgência e rede de atendimento.