Topbar OCB

Unimed do Sudoeste monitora indicadores para aprimorar a gestão

Imagem Destaque

2024
Nordeste
Saúde
Não
Unimed do Sudoeste
0
0
indicadores, Inovação de processo, métricas
Inovação de processo
0
Dashboard de gestão mensura qualidade e produtividade que servem de insumo para tomar decisões. A fim de melhorar processos de gestão, a Unimed do Sudoeste desenvolveu dashboards que mensuram indicadores de qualidade e produtividade. Com base nos dados obtidos pela ferramenta, a cooperativa baiana aprimorou tomadas de decisão na área de Regras e Parametrizações e melhorou o feedback dado aos colaboradores. A cooperativa notou, ainda, um aumento na motivação dos colaboradores.

BAIXAR RESUMO





Contexto

"Medir é o primeiro passo que leva ao controle e, eventualmente, à melhoria. Se você não pode medir algo, você não pode entendê-lo. Se você não pode entendê-lo, você não pode controlá-lo. Se você não pode controlá-lo, você não pode melhorá-lo."

Essa citação de H. James Harrington, autor americano especialista em gestão de processos e membro honorário da Academia Internacional da Qualidade, foi uma grande inspiração para a Unimed do Sudoeste dar vida a um projeto para mensurar indicadores de qualidade e produtividade.

Sediada em Vitória da Conquista, na Bahia, a Unimed do Sudoeste conta com mais de 160 médicos cooperados no sudoeste baiano. A filosofia proposta por Harrington e adotada pela cooperativa culminou com o desenvolvimento do projeto dashboard de gestão.

Desafios

O projeto que impulsionou a criação dos dashboards de gestão na Unimed do Sudoeste não nasceu pensando somente nas necessidades imediatas da Unimed do Sudoeste. Embora as dores específicas da cooperativa tenham orientado a definição dos indicadores, a iniciativa nasceu com o desafio de coletar dados para controlar processos e encontrar caminhos de melhoria.

Dessa forma, a necessidade de compreender e controlar os processos organizacionais culminou na implementação dos dashboards de gestão. A ideia não é pensar apenas em soluções de curto prazo para lidar com situações de momento, mas também criar uma cultura de avaliação e aprimoramento contínuo dentro da cooperativa.

Desenvolvimento

O dashboard de gestão da Unimed do Sudoeste é uma ferramenta estratégica que tem o objetivo de aprimorar a eficiência da cooperativa. Para isso, ele mensura indicadores de qualidade e produtividade de cada colaborador, assim como dados setoriais relevantes para as diferentes áreas do negócio.

A ideia por trás do projeto surgiu após um extenso processo interno de análise de rotinas. Com uma avaliação minuciosa dos fluxos de trabalho e da medição do tempo gasto nas atividades, a Unimed do Sudoeste obteve dados para alimentar os dashboards.

Todo o processo de desenvolvimento do dashboard foi conduzido internamente e com tranquilidade, demandando algumas adaptações de rotinas a fim de garantir a rastreabilidade das métricas a serem acompanhadas.

De início, os medidores de eficiência estão implementados na área de Regras e Parametrizações, devido ao papel central desse setor na configuração dos parâmetros usados pelas demais áreas da cooperativa.

Portanto, ao garantir o bom funcionamento da ferramenta no departamento de Regras e Parametrização, a Unimed do Sudoeste conseguiu beneficiar todos os outros setores indiretamente.

Os dashboards de gestão da Unimed do Sudoeste têm dois tipos de indicadores, que são:

• Medidores de qualidade: registram parâmetros capazes de identificar inconsistências nas parametrizações, de forma a permitir que os usuários responsáveis corrijam erros com base nos dados apresentados no dashboard, prevenindo problemas com impactos negativos.

Medidores de produtividade: ainda em fase final de implementação, eles comparam as horas disponíveis de trabalho dos colaboradores com as rotinas executadas. Para inserir esse tipo de indicador, a Unimed do Sudoeste fez um trabalho prévio de medição do tempo gasto em cada rotina. Assim, a cooperativa obtém parâmetros para avaliar e aprimorar a produtividade das equipes.

Diante disso, o dashboard de gestão ajuda a área de Regras e Parametrizações da Unimed do Sudoeste a tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. Por exemplo: a gestão da movimentação de pessoal (que inclui contratações, desligamentos e transferências internas entre setores) fica mais transparente e eficiente quando se analisa os indicadores de eficiência dos setores.

Resultados

Os indicadores fornecidos pelo dashboard facilitam significativamente a comunicação da Unimed do Sudoeste com seus colaboradores, já que eles oferecem dados concretos que embasam os feedbacks positivos e as orientações de melhoria.

A Unimed do Sudoeste também notou que desde a implementação do dashboard de gestão os colaboradores começaram a demonstrar uma motivação maior para apresentar bons resultados ao final de cada ciclo. A cooperativa atribui essa mudança à transparência e à visibilidade sobre o desempenho de cada funcionário que a ferramenta proporciona.

Para os gestores, o dashboard aumentou o detalhamento dos dados sobre suas áreas, o que gera ganhos notáveis de produtividade. A transparência proporcionada pelos dados do painel permite uma compreensão mais profunda das capacidades individuais de cada colaborador e da eficiência máxima que eles podem alcançar em suas atividades.

Próximos passos

No momento, a iniciativa de implementação de dashboards na área de Regras e Parametrizações está progredindo bem. Na sequência, o objetivo é que a ferramenta fique disponível para os outros setores da cooperativa.

Para isso, a Unimed do Sudoeste trabalha a implementação de melhorias com base em feedbacks recebidos e a exploração de novas oportunidades para aumentar a eficácia do painel.



Contato do responsável:


Damaris Petrocelli

Analista de projetos e estratégia da Unimed do Sudoeste

damaris.petrocelli@unimedsudoeste.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Ciclos: cooperativa de plataforma do Sicoob ES
InovaCoop

Ciclos: cooperativa de plataforma do Sicoob ES

Por meio da Ciclos, agências e cooperados do sistema passam a ter acesso à energia fotovoltaica. Para aumentar a oferta de produtos e serviços aos seus associados, o Sicoob ES lançou a Ciclos, uma cooperativa de plataforma para oferecer serviços de telecom, energia limpa e, em breve, também planos de saúde e marketplace. Para gerar energia limpa, o Sicoob ES inaugurou um complexo composto por dez centrais geradoras fotovoltaicas (UFV), que atende tanto às agências do Sicoob no estado quanto aos associados de todas as cooperativas do sistema.

Cootravipa desenvolve app para monitorar coleta seletiva e educar geradores de resíduos
InovaCoop

Cootravipa desenvolve app para monitorar coleta seletiva e educar geradores de resíduos

Cooperativa estava preocupada com o aumento da coleta clandestina durante a pandemia de Covid-19. Ao evidenciarem a diminuição do volume de resíduos recolhidos pela coleta seletiva durante a pandemia de Covid-19, a Cootravipa desenvolveu o projeto Coleta Tri. A iniciativa conta com um aplicativo que monitora a quantidade de detritos coletados em tempo real, e oferece materiais educativos e um canal de comunicação. Dessa maneira, a cooperativa mitiga a coleta clandestina e fomenta a sustentabilidade.

Sicredi lança jogo para disseminar o cooperativismo na plataforma Roblox
InovaCoop

Sicredi lança jogo para disseminar o cooperativismo na plataforma Roblox

Crianças e adolescentes aprendem sobre biomas brasileiros enquanto cumprem missões de forma colaborativa. O Sicredi lançou em novembro de 2023 o GamerCoop, um jogo gratuito na plataforma Roblox que ensina crianças e adolescentes sobre a força do cooperativismo e a importância da preservação ambiental. Idealizado por colaboradores da Sicredi Cerrado GO, com atuação em Goiás, o jogo foi premiado na Maratona de Inovação do Sistema OCB/GO e selecionado em programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Jovens Inovadores que trabalham pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ampled: plataforma cooperativa de streaming de música
InovaCoop

Ampled: plataforma cooperativa de streaming de música

Cooperativa coloca músicos em contato direto com fãs, que podem dar apoio recorrente a eles pela plataforma. A plataforma Ampled foi criada em 2018 por um grupo de artistas e especialistas em tecnologia para funcionar como um canal direto entre músicos e público, permitindo o apoio direto a cantores e grupos por meio de pagamentos recorrentes. Do ponto de vista organizacional, a Ampled é uma cooperativa, o que significa que, em oposição a outras iniciativas do mesmo tipo, seu objetivo não é funcionar na lógica do Vale do Silício, com concentração dos ganhos gerados pelo streaming nas mãos de poucos. Pelo contrário: a ideia é ajudar os artistas a terem uma receita sustentável e previsível. 

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.