Topbar OCB

Unimed do Sudoeste monitora indicadores para aprimorar a gestão

Imagem Destaque

2024
Nordeste
Saúde
Unimed do Sudoeste
indicadores, Inovação de processo, métricas
Inovação de processo
Dashboard de gestão mensura qualidade e produtividade que servem de insumo para tomar decisões. A fim de melhorar processos de gestão, a Unimed do Sudoeste desenvolveu dashboards que mensuram indicadores de qualidade e produtividade. Com base nos dados obtidos pela ferramenta, a cooperativa baiana aprimorou tomadas de decisão na área de Regras e Parametrizações e melhorou o feedback dado aos colaboradores. A cooperativa notou, ainda, um aumento na motivação dos colaboradores.

BAIXAR RESUMO





Contexto

"Medir é o primeiro passo que leva ao controle e, eventualmente, à melhoria. Se você não pode medir algo, você não pode entendê-lo. Se você não pode entendê-lo, você não pode controlá-lo. Se você não pode controlá-lo, você não pode melhorá-lo."

Essa citação de H. James Harrington, autor americano especialista em gestão de processos e membro honorário da Academia Internacional da Qualidade, foi uma grande inspiração para a Unimed do Sudoeste dar vida a um projeto para mensurar indicadores de qualidade e produtividade.

Sediada em Vitória da Conquista, na Bahia, a Unimed do Sudoeste conta com mais de 160 médicos cooperados no sudoeste baiano. A filosofia proposta por Harrington e adotada pela cooperativa culminou com o desenvolvimento do projeto dashboard de gestão.

Desafios

O projeto que impulsionou a criação dos dashboards de gestão na Unimed do Sudoeste não nasceu pensando somente nas necessidades imediatas da Unimed do Sudoeste. Embora as dores específicas da cooperativa tenham orientado a definição dos indicadores, a iniciativa nasceu com o desafio de coletar dados para controlar processos e encontrar caminhos de melhoria.

Dessa forma, a necessidade de compreender e controlar os processos organizacionais culminou na implementação dos dashboards de gestão. A ideia não é pensar apenas em soluções de curto prazo para lidar com situações de momento, mas também criar uma cultura de avaliação e aprimoramento contínuo dentro da cooperativa.

Desenvolvimento

O dashboard de gestão da Unimed do Sudoeste é uma ferramenta estratégica que tem o objetivo de aprimorar a eficiência da cooperativa. Para isso, ele mensura indicadores de qualidade e produtividade de cada colaborador, assim como dados setoriais relevantes para as diferentes áreas do negócio.

A ideia por trás do projeto surgiu após um extenso processo interno de análise de rotinas. Com uma avaliação minuciosa dos fluxos de trabalho e da medição do tempo gasto nas atividades, a Unimed do Sudoeste obteve dados para alimentar os dashboards.

Todo o processo de desenvolvimento do dashboard foi conduzido internamente e com tranquilidade, demandando algumas adaptações de rotinas a fim de garantir a rastreabilidade das métricas a serem acompanhadas.

De início, os medidores de eficiência estão implementados na área de Regras e Parametrizações, devido ao papel central desse setor na configuração dos parâmetros usados pelas demais áreas da cooperativa.

Portanto, ao garantir o bom funcionamento da ferramenta no departamento de Regras e Parametrização, a Unimed do Sudoeste conseguiu beneficiar todos os outros setores indiretamente.

Os dashboards de gestão da Unimed do Sudoeste têm dois tipos de indicadores, que são:

• Medidores de qualidade: registram parâmetros capazes de identificar inconsistências nas parametrizações, de forma a permitir que os usuários responsáveis corrijam erros com base nos dados apresentados no dashboard, prevenindo problemas com impactos negativos.

Medidores de produtividade: ainda em fase final de implementação, eles comparam as horas disponíveis de trabalho dos colaboradores com as rotinas executadas. Para inserir esse tipo de indicador, a Unimed do Sudoeste fez um trabalho prévio de medição do tempo gasto em cada rotina. Assim, a cooperativa obtém parâmetros para avaliar e aprimorar a produtividade das equipes.

Diante disso, o dashboard de gestão ajuda a área de Regras e Parametrizações da Unimed do Sudoeste a tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados. Por exemplo: a gestão da movimentação de pessoal (que inclui contratações, desligamentos e transferências internas entre setores) fica mais transparente e eficiente quando se analisa os indicadores de eficiência dos setores.

Resultados

Os indicadores fornecidos pelo dashboard facilitam significativamente a comunicação da Unimed do Sudoeste com seus colaboradores, já que eles oferecem dados concretos que embasam os feedbacks positivos e as orientações de melhoria.

A Unimed do Sudoeste também notou que desde a implementação do dashboard de gestão os colaboradores começaram a demonstrar uma motivação maior para apresentar bons resultados ao final de cada ciclo. A cooperativa atribui essa mudança à transparência e à visibilidade sobre o desempenho de cada funcionário que a ferramenta proporciona.

Para os gestores, o dashboard aumentou o detalhamento dos dados sobre suas áreas, o que gera ganhos notáveis de produtividade. A transparência proporcionada pelos dados do painel permite uma compreensão mais profunda das capacidades individuais de cada colaborador e da eficiência máxima que eles podem alcançar em suas atividades.

Próximos passos

No momento, a iniciativa de implementação de dashboards na área de Regras e Parametrizações está progredindo bem. Na sequência, o objetivo é que a ferramenta fique disponível para os outros setores da cooperativa.

Para isso, a Unimed do Sudoeste trabalha a implementação de melhorias com base em feedbacks recebidos e a exploração de novas oportunidades para aumentar a eficácia do painel.



Contato do responsável:


Damaris Petrocelli

Analista de projetos e estratégia da Unimed do Sudoeste

damaris.petrocelli@unimedsudoeste.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Para atender 341 cooperativas, holding cria solução financeira que mantém receitas circulando no próprio sistema. Com presença em 86% do território nacional, o Sistema Unimed conta com 341 cooperativas, 118 mil médicos cooperados, 19 milhões de clientes, mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados e 150 hospitais próprios. Em parceria com a Q2 bank, criou a própria fintech, a Unimed Pay. Cooperados, prestadores de serviços e beneficiários contarão com uma carteira virtual com diversas soluções financeiras e benefícios. Além disso, toda a receita gerada será mantida no próprio ecossistema, gerando novas oportunidades de negócio.

InovaCoop

Em decorrência da pandemia, Unimed envolveu diversas áreas para viabilizar uso de novas tecnologias e garantir segurança e acesso a votações a distância. Com 19 cooperativas federadas, totalizando 1,3 milhões de clientes, a Federação das Unimeds do Rio de Janeiro montou um grupo multidisciplinar para criar estratégia e viabilizar, em tempo bastante curto, a migração da Assembleia Geral para o ambiente virtual.

InovaCoop

Em parceria com a startup Safety4me, a cooperativa ampliou o canal de comunicação com pacientes e familiares, com informações sobre as metas internacionais de segurança do paciente e o acompanhamento da percepção dos clientes através do Net Promoter . A Unimed Poços de Caldas integrou a tecnologia desenvolvida por uma startup para fortalecer seu processo de segurança do paciente a partir das avaliações dos próprios pacientes. Para isso, é utilizada a metodologia do Net Promoter Score (NPS). A cooperativa coletou dados que mostram uma jornada de evolução em todos os quesitos avaliados.   

InovaCoop

Adoção da solução permitiu não apenas a manutenção, mas a expansão do atendimento para outros pacientes, independentemente da sua localização. A pandemia de Covid-19 inviabilizou, do dia para a noite, o atendimento presencial por parte dos profissionais de saúde cooperados à Unifop. Para contornar a situação, garantindo a segurança das pessoas e o faturamento da cooperativa, foram feitos investimentos em tecnologia para criar o canal de telessaúde. Os resultados foram a retomada dos atendimentos e o ganho de possibilidade de expansão geográfica da base de clientes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.