Unimed Federação Rio: sucesso da AGO virtual

CONTEXTO
Com quase três décadas de existência, a Federação tem como subsidiárias 19 Unimeds que atuam em território fluminense. Assim, o atendimento a 1,3 milhão de clientes ocorre nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A Federação, antes da implantação da inovação, enfrentava algumas dificuldades provocadas pelas incertezas políticas e econômicas que assolam o Brasil como um todo. A chegada da pandemia ao país obrigou a Unimed a se adaptar com a adoção do regime de teletrabalho.
Entretanto, antes da pandemia por Covid-19 a Unimed Federação Rio ainda não havia tido a oportunidade de considerar a possibilidade de realizar sua AGO (Assembleia Geral Ordinária) de forma virtual.
A motivação para a transição das reuniões para o ambiente virtual se deu em decorrência da necessidade de isolamento social causada pelo novo coronavírus. Com isso, a Federação buscou uma solução para viabilizar a assembleia.
DESAFIOS
Uma vez que, até 2020, todas as assembleias haviam sido realizadas de forma presencial, com votos secretos em papel, a transição para o novo modelo de AGO virtual exigiu dos dirigentes, conselheiros e gestores da cooperativa alta capacidade de adaptação.
Assim, a cooperativa enfrentou uma série de desafios para criar e consolidar o novo modelo. Dentre eles, a descoberta e adoção de ferramentas no mercado que reunissem as seguintes características: possibilidade de acesso remoto coletivo; garantia do registro de presença; anonimato nas votações a serem realizadas. Tão logo a ferramenta fosse selecionada e contratada, era necessário realizar o treinamento de todos em tempo bastante curto.
DESENVOLVIMENTO
Para adaptar toda a operação da cooperativa ao novo modelo, o gerente de mercado da Unimed, Herval Bezerra, conta que foi formado um grupo de trabalho para entendimento da nova legislação em vigor. Ou seja, a lei 14.030/2020 e a Instrução Normativa 81 do DREI (Departamento de Registro Empresarial e Integração).
Este grupo também tinha como função identificar e avaliar as ferramentas disponíveis no mercado para a realização de reuniões a distância com grande quantidade de pessoas.
Também coube ao grupo de trabalho definir um calendário de ações que contemplasse todos os passos necessários para a realização de uma assembleia nos novos moldes. Ou seja, desde a elaboração do edital de convocação até a sua efetiva realização e término dos trabalhos.
Para que as ações fossem bem sucedidas, foi necessário o envolvimento das áreas de assessoria jurídica, comunicação e marketing e tecnologia da informação (TI). Todo o trabalho foi realizado pela equipe da cooperativa, com consultoria de parceiros e intenso uso do guia “Como realizar assembleias digitais”, disponibilizado pelo Sistema OCB.
A Federação optou por usar as ferramentas Zoom - para registro de presença, visualização dos participantes e interação - e Curia - para as votações. Ambas apresentaram como principais benefícios a possibilidade de gravação do conteúdo, no caso do Zoom, e de garantia do anonimato, no caso do Curia.
A preparação envolveu, ainda, com alguns dias de antecedência em relação à data da assembleia oficial, a realização de uma assembleia teste com todos os atores envolvidos. Para tanto, foi solicitado a todos os participantes que informassem seus respectivos e-mails por meio dos quais foi enviado o link de acesso à plataforma em que seria realizada a assembleia teste. Juntamente com o link foi disponibilizado também um tutorial com toda a sequência da operação, desde o acesso ao sistema até a realização da votação.
Depois, no dia da assembleia, todos esses passos foram repetidos, com total sucesso, de acordo com Bezerra. Segundo ele, a adesão foi total das 19 cooperativas federadas.
RESULTADOS
O gerente de Mercado da Unimed acredita que os resultados foram muito positivos, comprovando a viabilidade de manter o formato de maneira permanente.
Um dos benefícios observados foi a dispensa dos deslocamentos dos conselheiros desde suas respectivas cidades até a sede da cooperativa, com significativa economia de tempo e de recursos.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Além da manutenção do formato para a AGO de 2021, um processo considerado irreversível pela gerência da Unimed, há a intenção de melhorar alguns processos para tornar a experiência ainda mais produtiva. Isso vai se dar por meio da incorporação de novas tecnologias e simplificação do processo, com incremento nos requisitos de segurança e confiabilidade.
Contato do responsável:
Herval Bezerra
gerente de mercado da Unimed Federação Rio
hervalbezerra@unimedrj.coop.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coopresa supera dificuldades ao inovar seu modelo de negócios na manutenção de aviões
Fundada para atender ao mercado militar, cooperativa cresceu quando se estruturou para servir companhias de aviação civil. Idealizada por militares da reserva, a Coopresa passou muito tempo atendendo somente à Força Aérea Brasileira (FAB). Enfrentando dificuldades após a mudança da frota, a cooperativa elaborou um novo modelo de negócios, incluindo a aviação civil na carteira de clientes e adicionando novos serviços ao seu portfólio.

Midata: uso de dados médicos a favor do bem comum
Com a proposta de devolver aos cidadãos comuns o controle sobre seus dados médicos, plataforma cooperativa viabiliza pesquisas globais sobre saúde. A Midata é uma cooperativa que promove a gestão de dados de saúde de pacientes ao redor do planeta. A intenção é usar tecnologias como big data e analytics para rastrear o comportamento de doenças, como a Covid-19. Para preservar os direitos dos pacientes com relação ao uso dos dados, a plataforma cooperativa concede total controle às pessoas.

Cooxupé: mapeamento de solo acessível a pequenos cafeicultores
Cooperativa mineira se une a startup e instituto de pesquisa para desenvolver tecnologia de baixo custo para pequenos produtores. Na agricultura digital contemporânea, é preciso investir em tecnologias e equipamentos para conhecer em detalhes as características de cada gleba da propriedade, para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas. Pensando nisso, o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa” está levando aos cooperados da Cooxupé tecnologias de custo acessível e adaptados às necessidades de quem planta em solos tropicais, de grande variedade em sua composição físico-química.

Driver’s Seat: empoderamento e remuneração a motoristas de app
Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.