Topbar OCB

Nova cultura interna aumenta satisfação da equipe no Sicoob Costa do Descobrimento

Imagem Destaque

2025
Nordeste
Crédito
Sicoob Costa do Descobrimento
cultura de inovação, equipe, Inovação organizacional, modelo de negócio
Inovação organizacional
O Sicoob Costa do Descobrimento promoveu um amplo processo de mudança da cultura organizacional com o objetivo de romper barreiras entre as áreas, fortalecer o senso de pertencimento e alinhar comportamentos aos valores da cooperativa. O projeto teve forte envolvimento da liderança, promoveu workshops nas agências e formou “guardiões da cultura”. O programa aumentou significativamente a satisfação dos colaboradores e resultou na conquista da certificação “Melhores Empresas para Trabalhar” (GPTW, na sigla em inglês).

BAIXAR RESUMO



Contexto

Em 2024, a gestão do Sicoob Costa do Descobrimento, cooperativa de crédito do Sul da Bahia, buscava uma forma de melhorar o ambiente de trabalho para seus colaboradores. Os líderes perceberam que era necessário fortalecer a colaboração entre os setores, evitando a formação de grupos fechados e fomentando o sentimento de pertencimento a uma mesma organização. 

A solução foi contratar uma consultoria externa para colocar em prática o chamado Projeto de Implantação Cultural, iniciativa que visava a redefinir e promover a cultura organizacional, alinhando os valores da cooperativa aos comportamentos dos colaboradores.

“Na Implantação Cultural a gente trabalha o jeito de ser da cooperativa”, explica Lídia Ferrari, consultora de felicidade e bem-estar corporativo e responsável por trazer o programa para o Sicoob Costa do Descobrimento. “Trata-se de um processo contínuo de transformação comportamental”.

Desafios

Segundo a consultora, é natural que com o tempo cada setor de uma cooperativa vá se fechando em si mesmo, a partir do convívio e do compartilhamento diário, num processo de formação dos chamados “silos”. Esse fenômeno, embora natural e recorrente, não é, porém, benéfico para os resultados da organização.

“A diretoria me procurou com esta queixa e com a necessidade de romper estes silos, fazendo com que toda a liderança e todos os colaboradores estivessem mais envolvidos com a cooperativa, a fim de alavancar o resultado”, conta Lídia Ferrari.

Um primeiro diagnóstico mostrou que o índice que mede a satisfação e a fidelidade dos funcionários com a cooperativa, conhecido como eNPS (sigla em inglês para Employee Net Promoter Score), estava baixo, marcando 15 pontos numa escala que vai até 100. A partir de então, em julho de 2024, Lídia deu início ao Projeto de Implantação Cultural, que duraria até maio de 2025.

O projeto foi recebido com alguma resistência no início. “Sempre surge o argumento de que ‘aqui sempre funcionou assim’. Como em toda mudança, há uma fase de negação, de alteração da mentalidade”, afirma ela. Por isso, a participação ativa da liderança foi fundamental para que o projeto se consolidasse e rendesse frutos.

Desenvolvimento

Na primeira fase, a consultora ouviu a diretoria e os gerentes de eixo do Sicoob Costa do Descobrimento, confrontou estes relatos com a realidade na cooperativa e mensurou o eNPS inicial. Com este mapeamento em mãos, teve início o chamado letramento da alta liderança.

Nesta etapa, diretores e gerentes fizeram um trabalho de autoconhecimento como líderes e participaram de conversas e debates para se conscientizar sobre a importância da cultura corporativa e para definir qual é o “jeito de ser” do Sicoob.

Lídia Ferrari ressalta que não basta definir missão, visão e valores. Estes itens fazem parte da construção da cultura, mas a partir deles é preciso descrever os comportamentos esperados e também aqueles que não serão tolerados.

Depois do alinhamento com os gestores, foi a vez da implantação cultural propriamente dita, na cooperativa e em todos os pontos de atendimento. Os diretores e gerentes de eixo participaram de workshops em cada uma das agências do Sicoob Costa do Descobrimento, promovendo o ‘jeito de ser Sicoob’.

“Foi um momento leve e também de escuta ativa, onde prestamos atenção ao comportamento e à reação das pessoas. Em geral, percebemos muito engajamento e os números refletem isso”, avalia Lídia.

Ao final de cada jornada nas agências, o grupo escolhia dois representantes que passariam por uma formação para se tornarem os “guardiões da cultura” naquela unidade. Eles foram encarregados de manter a cultura viva, replicá-la no dia a dia e alinhar as práticas rotineiras aos valores e parâmetros estabelecidos.

Por fim, foi feita uma formação também com os gerentes de cada agência e, ao final, uma nova medição do eNPS para avaliar o impacto do programa.

Resultados

Após a conclusão do projeto de Implantação Cultural, o índice de satisfação dos colaboradores saltou da pontuação inicial de 15 para 65 pontos, saindo da chamada Zona de Aperfeiçoamento para a Zona de Qualidade. O número não apenas subiu 50 pontos, como também se aproximou da Zona de Excelência, que vai dos 76 aos 100 pontos.

Na avaliação da consultora Lídia Ferrari, os colaboradores deixaram o programa com mais clareza sobre os papéis e as responsabilidades de cada um. “Eles ficaram mais conscientes sobre o que foram contratados para fazer, o que devem entregar e como precisam se comportar”, destaca. “A tomada de decisões ficou mais coerente com os valores da cooperativa e o senso de pertencimento e de identidade organizacional aumentaram”.

A gerente administrativa e financeira da cooperativa, Diana Arrais, aponta que o trabalho se tornou mais fluido e o clima, mais leve. “Hoje, a gente consegue ter conversas difíceis de forma muito tranquila, sem receio”, conta. A comunicação assertiva e a entrega de feedbacks estruturados foram parte dos tópicos trabalhados no programa.

Diana comemora o fato de a cooperativa ter entrado para o ranking das melhores empresas para se trabalhar, segundo a consultoria GPTW (sigla em inglês para Great Place To Work), e atribui a conquista ao programa de Implantação Cultural.

Próximas iniciativas

Após a conclusão do projeto em maio de 2025, o Sicoob Costa do Descobrimento elaborou um plano para monitorar continuamente o clima organizacional e garantir que ele continue em bons níveis. Segundo Diana Arrais, a cooperativa segue investindo em treinamentos e formações como parte integrante de seu planejamento.

Lídia Ferrari lembra que a cultura é construída nas pequenas ações diárias e que é preciso coragem e transparência para sinalizar e mudar os comportamentos que não são bem-vindos. “É difícil realizar uma transformação cultural sem ter conversas difíceis”, afirma a consultora. “Tivemos muitas conversas difíceis ao longo deste programa e isso elevou muito a maturidade de todos os envolvidos”.

Ela conclui reforçando a importância do engajamento da liderança da cooperativa, que ela descreve como o termômetro da mudança. “Se a alta liderança não comprar a causa, nada muda. Não existe cultura forte sem o engajamento forte dos líderes”, finaliza.

Contato
Daniele Scopel, analista de crédito da cooperativa.
E-mail: daniele.scopel.3021@sicoob-ba.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Equipamentos garantem qualidade do processo de sangria, de forma a melhorar a produtividade e evitar desconformidades. Em busca de soluções para automatizar a inspeção do processo de sangramento de frangos, a Coopavel adotou um sistema que une inteligência artificial e processamento de imagens. O sistema monitora se as aves foram adequadamente sangradas e, em caso de falhas, emite alertas. Com isso, a cooperativa consegue melhorar a produtividade e, desde que o sistema foi implementado, conseguiu evitar autuações por falhas no procedimento.

InovaCoop

Laboratório de inovação lidera um portfólio de projetos que visam desenvolver a comunidade. Com uma história inovadora, a Sicredi Pioneira fundou o Complexo.lab em 2021. O laboratório de inovação se dedica a encontrar soluções para problemas da comunidade, sem a necessidade de obter resultados imediatos. Para isso, o Complexo.lab faz parcerias e realiza projetos como o RadarCoop, o AceleraCoop e o Comunitá, dentre outros. A iniciativa já é referência dentro e fora do cooperativismo e começa 2024 em uma nova fase.

InovaCoop

Treinamento e ações para engajamento ajudam a elevar presença de 12 para 22 delegados. A Cogem, cooperativa de crédito que atua no modelo capital e empréstimo, conseguiu um ótimo resultado em sua primeira assembleia digital: foram 22 delegados presentes de forma virtual em 2020. No ano anterior, apenas 12 delegados marcaram presença na assembleia presencial da cooperativa.

InovaCoop

O programa gerou conhecimento, relacionamento e melhoria de processos internos na cooperativa. RESUMO CARDSicoob Empresas RJ se relaciona com startups e otimiza processos internos a partir de programa de inovação para hospedagem, capacitação e incentivos a empreendedores. A iniciativa, denominada Plataforma.Space, gerou troca de informações e aprendizado mútuo para a cooperativa e startups.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.