Topbar OCB

Cogem aumenta participação de delegados com assembleia virtual

Imagem Destaque

2021
Sudeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito Cogem
Experiência do usuário, Inovação de processo, T.I., transformação digital
Inovação de processo
Treinamento e ações para engajamento ajudam a elevar presença de 12 para 22 delegados. A Cogem, cooperativa de crédito que atua no modelo capital e empréstimo, conseguiu um ótimo resultado em sua primeira assembleia digital: foram 22 delegados presentes de forma virtual em 2020. No ano anterior, apenas 12 delegados marcaram presença na assembleia presencial da cooperativa.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

A Cooperativa de Crédito Cogem foi constituída em 1974 e está sediada em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. A cooperativa atua no modelo capital e empréstimo e conta com 11.600 cooperados, que são funcionários das empresas conveniadas à Cogem. Dessa forma, a representação da cooperativa se dá por meio de delegados, que representam tais empresas conveniadas.

Os delegados são associados eleitos com o objetivo de representar todo o quadro social da cooperativa nas deliberações assembleares. Atualmente, a Cogem conta com 24 grupos seccionais, sendo que em cada grupo há um delegado efetivo e um delegado suplente, distribuídos proporcionalmente pelas regiões da área de ação e empresas conveniadas à Cogem, com mandato de 4 anos.

Historicamente, a Cogem sempre realizava suas assembleias dentro de uma empresa conveniada na região de Sorocaba (SP), onde se concentra a maior parte dos seus delegados e cooperados. Mas, devido à baixa adesão, a cooperativa resolveu fazer da assembleia um evento maior.

Então, desde 2014, a cooperativa passou a reservar hoteis ou resorts para receber seus delegados e associados, a fim de proporcionar uma experiência positiva e engajá-los. Além da assembleia, o evento contava com palestras e momentos de interação, como almoços e jantares. A ação melhorou significativamente o número de presentes. Mas veio a pandemia e com ela o desafio de entregar a mesma experiência ao cooperado, de forma digital, atendendo às medidas de isolamento social.

DESAFIOS

Com a assembleia presencial adiada devido à Covid-19, a Cogem buscava soluções no mercado para realizar o ato de forma totalmente virtual.

Segundo a coordenadora de Recursos Humanos e Marketing da Cogem, Priscila Oliveira Hernandez, o principal desafio era encontrar um sistema de votação seguro, de fácil entendimento e boa usabilidade, reduzindo qualquer risco de problema no dia. 

Além de uma solução tecnológica segura, também era preciso engajar os delegados a participarem, especialmente por se tratar de um grupo em início de mandato (a troca ocorre a cada 4 anos).

DESENVOLVIMENTO

Depois de adiar a assembleia de março para julho de 2020, a Cogem foi ao mercado em busca de soluções. Após contato com a OCB, a cooperativa teve conhecimento do Curia, programa criado pela Coopersystem. Priscila lembra que o atendimento da Coopersystem, passando a segurança que eles procuravam, foi essencial para o sucesso da assembleia.

Segurança era, de fato, a palavra de ordem. Por isso, a Cogem contratou junto à Coopersystem desde o link de internet até o acompanhamento no dia da assembleia. “Fechamos um pacote completo justamente para eliminar qualquer risco”, lembra a coordenadora de RH e Marketing da Cogem.

Na prática, era preciso possibilitar que os associados pudessem assistir à assembleia, pela ferramenta GoToWebinar, e apenas os delegados com direito a voto pudessem acessar o Curia. Um treinamento realizado antes da assembleia com os 48 delegados (24 efetivos e 24 suplentes) também foi primordial para tudo sair conforme o planejado.

Pensando nos novos delegados, a cooperativa também criou um guia para explicar a importância do papel dos delegados e, sobretudo, criar um engajamento em torno da assembleia. Outra iniciativa nesse sentido foi o envio de kits para os delegados.

“Fizemos uma caixa da Cogem com o relatório anual da cooperativa, bloco de notas, caneta, camiseta polo e outros itens. Mandamos para a casa de cada delegado e nos certificamos do recebimento. Dessa forma, eles já tinham todas as informações em mãos”, explica Priscila.

RESULTADOS

A Cogem informa que sua assembleia foi um sucesso, atendendo às expectativas da cooperativa e dos cooperados. A pesquisa de satisfação comprovou o sucesso, segundo a cooperativa.

Além disso, houve recorde de participação. Nas assembleias da Cogem, o quorum máximo é de 24 de legados. Em 2020, participaram 22 delegados, num total de 65 pessoas, incluindo funcionários da Cogem e membros do Conselho Fiscal e de Administração. Em 2019, no modelo presencial, a cooperativa recebeu apenas 12 delegados e 49 pessoas ao todo.

Como demonstração de engajamento, a Cogem informa que os delegados tiveram uma participação ativa na assembleia, se colocando à disposição e participando das posições de presidente e secretários da assembleia geral.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Como ainda estamos enfrentando a crise da Covid-19 no Brasil, a Cogem vai repetir o modelo e ações de 2020, como o uso do Curia, envio do kit pré-assembleia, entre outras coisas. Mas, para os próximos anos, a cooperativa analisa a possibilidade de assembleias semipresenciais, uma vez que os cooperados fazem questão da interação presencial.



Contato do responsável:


Priscila Oliveira Hernandez

coordenadora de recursos humanos e marketing da Cogem

priscila.oliveira@cogem.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Stormia: célula de inovação acelera transformação digital na Seguros Unimed
InovaCoop

Stormia: célula de inovação acelera transformação digital na Seguros Unimed

Autonomia da área permitiu testes e experimentações sem impactos na operação da companhia . Para acelerar a transformação digital, a Seguros Unimed criou uma célula de inovação independente para realizar pesquisas e experimentações de soluções digitais para a companhia. A autonomia da estrutura permitiu que testes e protótipos fossem realizados sem impactos na operação da organização, a exemplo do Super App lançado em 2020.

Missão 21: Sicoob Unicoob dissemina e enraíza inovação
InovaCoop

Missão 21: Sicoob Unicoob dissemina e enraíza inovação

Programa capacitou equipes de 15 cooperativas para gerenciar inovação local e difundiu as novas práticas entre centenas de colaboradores. RESUMO CARDSicoob Unicoob cria programa de inovação com definição de equipes próprias em cada cooperativa, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma cultural local de inovação. O programa, batizado de Missão 21, gerou três ideias de inovação selecionadas por um comitê externo, a serem aceleradas em etapa posterior, e permitiu a disseminação da cultura de inovação entre as cooperativas do sistema.

Sicredi Ceará inicia gestão ambidestra em parceria com Instituto Fenasbac
InovaCoop

Sicredi Ceará inicia gestão ambidestra em parceria com Instituto Fenasbac

Cooperativa é a primeira do Nordeste a ingressar no programa Gestão Ambidestra. Após conhecer o Instituto Fenasbac em uma palestra, a Sicredi Ceará se tornou a primeira cooperativa de crédito nordestina a participar do programa "Gestão Ambidestra: resultado e propósito". Focado na transformação cultural em prol da inovação, a iniciativa busca o equilíbrio entre aprimoramento contínuo da operação e a habilidade de inovar pensando nos desafios futuros.

Cooabriel otimiza operação adotando tecnologias na nuvem
InovaCoop

Cooabriel otimiza operação adotando tecnologias na nuvem

Almejando uma operação totalmente integrada na nuvem, a Cooabriel acelera sua jornada de transformação digital. A Cooabriel tinha o desafio de renovar os serviços informatizados , realizando um processo de transformação digital para atender o crescimento da cooperativa. Isso seria importante para tornar a Cooabriel a primeira cooperativa brasileira com uma operação 100% baseada em Cloud Computing. A jornada de transformação foi planejada com base em quatro fatores principais: Identidade, engajamento, suporte e governança. Ao substituir estruturas físicas pelo armazenamento digital, a coop conseguiu aprimorar suas operações.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.