Topbar OCB
Sicoob Costa do Descobrimento realiza capacitação para ampliar protagonismo feminino
Contexto
Posições de liderança no setor financeiro ainda são majoritariamente ocupadas por homens. Embora a participação feminina venha crescendo, o desequilíbrio de gênero é uma realidade. Para enfrentar esse cenário, o Sicoob Costa do Descobrimento, cooperativa de crédito do sul da Bahia, criou o programa Mulheres Cooperativistas.
A iniciativa consiste em encontros de capacitação, integração e valorização das mulheres, com foco em temas como cooperativismo, empreendedorismo e liderança. Com duas edições realizadas entre 2023 e 2024, o programa agora caminha para se tornar uma frente permanente a partir de 2025.
“O projeto busca incentivar e apoiar a participação ativa das mulheres no quadro social, estimulando tanto o uso dos produtos e serviços financeiros - como crédito e investimentos - quanto o engajamento em ações sociais promovidas pela instituição”, afirma Daniele Scopel, analista de crédito do Sicoob Costa do Descobrimento.
“O programa representa um passo importante para ampliar a representatividade feminina, contribuindo para uma cooperativa mais inclusiva, diversa e alinhada aos princípios do cooperativismo e da sustentabilidade”, complementa.
Desafios
Segundo Daniele, a implementação enfrentou alguns desafios, a começar pela seleção das participantes. Era preciso aplicar critérios claros, justos e representativos, considerando a diversidade de perfis e níveis de engajamento das cooperadas. Além desta seleção, foi necessário alinhar o programa à disponibilidade de tempo das participantes.
“Muitas mulheres conciliam responsabilidades múltiplas, como trabalho, família e estudos, o que dificulta a participação ativa nas formações e atividades”, comenta. Havia também o desafio do engajamento contínuo. Para manter a motivação das participantes, o Sicoob se preocupou em oferecer ações dinâmicas, relevantes e adaptadas às realidades das inscritas.
Além disso, a sustentabilidade do projeto ao longo do tempo é um ponto crítico. Promover a conscientização sobre a importância da equidade de gênero e criar um ambiente acolhedor e inclusivo são passos fundamentais, mas que exigem tempo, diálogo e persistência.
Desenvolvimento
O primeiro encontro do Mulheres Cooperativistas ocorreu em maio de 2023, em Itamaraju (BA), com 30 cooperadas. A capacitação, realizada por voluntários do Instituto Sicoob, teve carga horária de 6 horas em dois dias presenciais. A grade abordou temas centrais para o protagonismo feminino:
- Cooperativismo: princípios, o que é o quadro social, papel dos associados e benefícios da cooperação.
- Empreendedorismo: foco no protagonismo feminino nos negócios.
Os encontros incluíram palestras, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e momentos de socialização, com o objetivo de transformar as participantes em multiplicadoras desse conteúdo em suas comunidades. “Foi uma maneira de educar estas mulheres e despertar seu espírito empreendedor”, afirma Daniele.
Em 2024, o projeto foi ampliado e realizado na cidade baiana de Prado, reunindo mais de 50 mulheres. Novamente, foram abordados temas como empreendedorismo, protagonismo feminino, liderança e cooperativismo, reforçando o papel transformador da mulher dentro e fora da cooperativa.
Assim sendo, o programa tem como base o quinto princípio do cooperativismo - educação, formação e informação -, e está diretamente alinhado à promoção da diversidade e da inclusão.
Resultados
Ao todo, com a realização das duas edições do Mulheres Cooperativistas, foram capacitadas 80 pessoas, o que contribuiu para a valorização da marca da cooperativa naquelas comunidades. Houve um impulso ao crescimento do quadro social, devido à influência positiva das participantes em suas redes de relacionamento.
Ao atuarem como multiplicadoras do conhecimento, as mulheres ajudam a fortalecer a imagem da cooperativa como uma instituição comprometida com a inclusão e a diversidade. Ademais, o programa colabora para uma mudança de cultura e prepara o terreno para que mulheres assumam mais cargos em conselhos e comitês da própria cooperativa. O resultado mais palpável desta mudança foi a proposta de criação de um comitê dedicado exclusivamente ao protagonismo feminino.
Em 2025, a instituição foi reconhecida com o Selo Lilás, certificação concedida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O selo reconhece organizações que adotam práticas de promoção da igualdade de gênero e atuam no combate à discriminação, ao assédio e à violência contra as mulheres no ambiente de trabalho.
Próximas iniciativas
O próximo passo do programa Mulheres Cooperativistas é se consolidar como uma iniciativa permanente a partir da criação do Comitê de Mulheres Cooperativistas, previsto para 2026. Esse comitê será um espaço dedicado à escuta ativa, ao planejamento de ações estratégicas e ao incentivo à participação das mulheres em instâncias decisórias da cooperativa.
Atualmente, no Sicoob Costa do Descobrimento há apenas duas conselheiras suplentes no conselho fiscal, enquanto o conselho de administração é formado 100% por homens. A cooperativa acredita que aumentar a diversidade de gênero nos conselhos faz toda a diferença e é fundamental para o sucesso do cooperativismo e para alinhar o negócio aos princípios ESG.
Daniele Scopel destaca que o comitê feminino já está previsto no planejamento estratégico da cooperativa baiana. “A proposta é que ele atue como um canal de representatividade, formação e liderança, contribuindo para a construção de uma cooperativa mais diversa, inclusiva e alinhada aos princípios do cooperativismo moderno”, afirma.
Além disso, o Sicoob Costa do Descobrimento mantém outras ações paralelas voltadas ao público feminino, como o programa Empresa Cidadã, que oferece às colaboradoras o benefício de prorrogação da licença-maternidade.
Contato
Daniele Scopel, analista de crédito da cooperativa. E-mail: daniele.scopel.3021@sicoob-ba.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Aumentar o engajamento do público jovem e preparar os futuros líderes do cooperativismo: este é o objetivo do projeto Jovens Cooperativistas, lançado pelo Sicoob Costa do Descobrimento, cooperativa de crédito do Sul da Bahia. A iniciativa promoveu um encontro de capacitação em 2024, premiou projetos desenvolvidos pelos participantes e, agora, prevê a criação de um comitê permanente para aproximar os jovens do dia a dia do negócio.
Cooperativa desenvolve sistema de atendimento que mescla a assistência online com o trabalho de agências físicas. O modelo de atendimento tradicional em agências físicas estava sobrecarregando os funcionários da Sicredi Ouro Verde MT devido ao número cada vez maior de cooperados. Pensando em manter a melhor experiência possível aos clientes, a cooperativa inovou e desenvolveu o modelo fisital. O projeto permite a assistência pelo Whatsapp, mantendo uma infraestrutura para atender também os cooperados no modelo presencial.
Visando aumentar sua atuação e expandir sua influência, a Cooperativa Vinícola Aurora investiu em exportação e abertura de novos mercados. Para isso, adotou uma estratégia estruturada de muito estudo, profissionais capacitados e inovação de produtos segundo a demanda de consumidores de cada país.
Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.