Aurora Coop lança linha de refeições prontas saudáveis

Contexto
A Aurora Coop atua há mais de 50 anos na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais, pescados e insumos para nutrição animal. A cooperativa central conta com 14 cooperativas singulares localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Em 2021 a cooperativa detectou a necessidade de inovar e contratou a Inventta Consultoria para auxiliar na criação de um programa de inovação e intraempreendedorismo, o Inova Aurora. O objetivo era estruturar os processos de inovação da companhia, difundir uma cultura inovadora, capacitar os times e identificar projetos que entregassem valor concreto em pouco tempo, o que a consultoria chama de “quick-wins” (“vitórias rápidas” em tradução livre).
“Este programa rodou nas áreas comercial e de logística, com a participação de 3,5 mil pessoas”, relata Jean Pierre Kurtz, coordenador de inovação da Aurora Coop.
A cooperativa definiu seis desafios relevantes para as áreas comercial e de logística e os participantes foram convidados a apresentar ideias e soluções para os problemas. Um total de 1,7 mil ideias foram cadastradas, das quais diversas foram implementadas, entre elas, a criação de uma nova linha de refeições prontas com proposta fitness dentro da marca Aurora Bem Leve.
A marca já existia anteriormente e contava com uma linha de frios saudáveis, feitos com lombo suíno e peito de frango e com menor teor de sódio e gordura. O objetivo com as novas opções de refeições prontas era atender às tendências de um público que busca uma alimentação mais saudável, mas com praticidade.
Desafios
Conforme explica Jean Pierre Kurtz, o grande desafio da iniciativa era justamente alinhar a atividade da empresa às tendências de mercado que apontavam para uma vida mais equilibrada e saudável, como mostram os dados coletados pelo departamento de marketing.
“O primeiro desafio foi o convencimento de que, dentro do portfólio de produtos que a gente tinha, seria possível nos desafiarmos com uma linha um pouco diferente”, revela Kurtz. A linha Aurora Bem Leve foi desenvolvida a fim de oferecer refeições balanceadas com uma proporção de 50% de vegetais, 25% de proteínas e 25% de carboidratos.
Desenvolvimento
Inicialmente, foi desenvolvido um projeto piloto com mil unidades do novo produto. A cooperativa fez uma análise sensorial junto a três fornecedores, um em Santa Catarina, um no Rio Grande do Sul e um em São Paulo. O fornecedor catarinense foi selecionado para produzir as unidades piloto, que foram então colocadas à venda em um supermercado de São Paulo.
“Coletamos o feedback dos consumidores que compraram o produto e, com base nisso, fizemos alguns ajustes nas versões dos pratos, nos sabores”, conta o coordenador de inovação da cooperativa. Concluído o piloto, a Aurora fechou uma parceria com a empresa goiana Brasil Gourmet - especializada em cozimento a vácuo - para produzir a nova linha em maior escala.
Hoje a linha Aurora Bem Leve conta com seis opções de pratos prontos. Cada refeição completa pesa entre 310g e 340g. Um exemplo é o prato pronto de peito de frango recheado com espinafre, acompanhado de purê de batata-doce, brócolis e cenoura.
Além dos pratos, a Aurora Bem Leve também oferece seis opções de sachês onde cada ingrediente é acondicionado individualmente, permitindo que o consumidor componha seu prato como preferir. Cada sachê pesa entre 100g e 200g. O cliente pode combinar, por exemplo, um sachê de filé de tilápia com manteiga de limão, um sachê de legumes a vapor e um sachê de arroz 11 grãos.
Todos os produtos são preparados com o método sous vide (expressão francesa que significa “a vácuo”), no qual o alimento é selado a vácuo e cozido em baixa temperatura por um longo tempo, o que conserva a textura, o sabor e mantém a integridade dos nutrientes. Após a cocção, os pratos e sachês passam por um processo de ultracongelamento.
“Este método preserva todas as características organolépticas do alimento, por isso conseguimos entregar um produto com mais frescor e com os aspectos nutricionais preservados”, afirma Kurtz.
Para que o consumidor aqueça a refeição, basta colocar o produto ainda congelado no microondas, tirando o rótulo, mas mantendo a película da embalagem, e em poucos minutos o prato está pronto para ser servido.
Resultados
A linha de pratos prontos Aurora Bem Leve foi lançada em maio de 2022 na Feira de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (APAS). De acordo com o coordenador de inovação da Aurora Coop, Jean Pierre Kurtz, as vendas vêm crescendo mensalmente desde então.
Em 2023, a linha Aurora Bem Leve ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) pelo desenvolvimento de “Embalagens para a redução de perdas e desperdício de alimentos”, em parceria com a indústria de embalagens SEE.
As refeições prontas da marca são acondicionadas com o sistema Cryovac, tecnologia de vácuo “skin” que protege o interior dos alimentos, removendo todo o ar e fornecendo uma película protetora firme sobre o produto.
O filme Cryovac traz benefícios como maior vida útil, alta resistência contra perfurações e vazamentos, aparência de frescor, evita formação de cristais de gelo, entre outros. Além disso, a embalagem tem tecnologia Self-Venting, que promove a expansão do filme e eliminação do vapor ao fim do processo de forma automática, sem necessidade de qualquer ação do consumidor antes do aquecimento no microondas.
Essa função garante que o alimento congelado aqueça por igual, eliminando o risco de explosão da embalagem e protegendo o consumidor contra queimaduras por vapor ou superaquecimento das bordas.
Próximas iniciativas
Após a inserção do novo produto no mercado e a validação pelos consumidores, a Aurora pretende inserir a linha Bem Leve em 4 mil pontos de venda, totalizando mais de 6 mil toneladas de alimentos vendidos e atingindo um faturamento de R$ 57 milhões por ano, segundo estimativas da Inventta.
A consultoria também menciona planos para testar um novo modelo de receita via assinaturas, reforçando a proposta de agregar valor por meio da praticidade. Segundo Jean Pierre Kurtz, para os próximos passos, a Aurora Coop está de olho nas tendências de consumo do futuro, em especial a demanda por uma alimentação mais saudável:
“A Aurora tem essa preocupação de olhar para o futuro e entender o que o cliente do futuro quer. Isso pode nortear o desenvolvimento de produtos nos próximos anos”, finaliza.
Contato do responsável:
Jean Pierre Kurtz
Coordenador de inovação da Aurora Coop
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O programa gerou conhecimento, relacionamento e melhoria de processos internos na cooperativa. RESUMO CARDSicoob Empresas RJ se relaciona com startups e otimiza processos internos a partir de programa de inovação para hospedagem, capacitação e incentivos a empreendedores. A iniciativa, denominada Plataforma.Space, gerou troca de informações e aprendizado mútuo para a cooperativa e startups.
Cooperativa estava preocupada com o aumento da coleta clandestina durante a pandemia de Covid-19. Ao evidenciarem a diminuição do volume de resíduos recolhidos pela coleta seletiva durante a pandemia de Covid-19, a Cootravipa desenvolveu o projeto Coleta Tri. A iniciativa conta com um aplicativo que monitora a quantidade de detritos coletados em tempo real, e oferece materiais educativos e um canal de comunicação. Dessa maneira, a cooperativa mitiga a coleta clandestina e fomenta a sustentabilidade.
Tecnologia alerta para deterioração das condições de saúde de pacientes e, assim, reduziu o tempo para atendimento a casos com risco de infecção grave. Após a implantação do Robô Laura nas unidades de internação clínica e cirúrgica, o monitoramento e os cuidados dispensados aos pacientes passaram a ser compartilhados entre todos os profissionais. O robô consegue identificar quais são os pacientes que apresentam maior risco de deterioração clínica por meio do monitoramento dos sinais vitais e, dessa maneira, asseguram que irão receber eventual intervenção mais precocemente.
Fundada para atender ao mercado militar, cooperativa cresceu quando se estruturou para servir companhias de aviação civil. Idealizada por militares da reserva, a Coopresa passou muito tempo atendendo somente à Força Aérea Brasileira (FAB). Enfrentando dificuldades após a mudança da frota, a cooperativa elaborou um novo modelo de negócios, incluindo a aviação civil na carteira de clientes e adicionando novos serviços ao seu portfólio.