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Coopram: criação de e-commerce gera nova fonte de receita

Imagem Destaque

2020
Sudeste
Agropecuário
Não
Coopram (Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins)
Experiência do usuário, transformação digital
Inovação organizacional
Cooperativa do Espírito Santo que atua com distribuição de refeições para escolas adaptou modelo de negócios para garantir escoamento da produção e manutenção de empregos durante a pandemia. RESUMO Com a suspensão das aulas escolares da rede pública da Grande Vitória, no Espírito Santo, a Coopram acelerou o desenvolvimento de uma ideia que estava em fase de estudos, a venda virtual. Inicialmente realizada por WhatsApp assim que o distanciamento social foi decretado, a iniciativa logo ganhou um e-commerce. Com readequação total do modelo de negócios, a cooperativa conseguiu dar vazão à produção agrícola de mais de 200 cooperados e manter todos os empregos da cooperativa. Além disso, o projeto foi desenvolvido de maneira a permanecer ativo mesmo depois da volta às aulas.

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CONTEXTO

A Coopram (Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins), no Espírito Santo, se define como um comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos. Formada por produtores que cultivam mais de 40 variedades de alimentos orgânicos como verduras, legumes e folhagens, a principal atividade da Coopram é o fornecimento de refeições por meio do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Ou seja, por meio de licitação para atender demandas públicas.

Por isso, a cooperativa se viu numa situação adversa quando o Governo decretou a suspensão das aulas escolares devido à pandemia da Covid-19, em março de 2020. Afinal, sem alunos nas escolas a produção precisava ser escoada de outra maneira. Caso contrário, não apenas os cooperados sofreriam, mas seria inevitável haver demissões de funcionários da cooperativa.

Diante desse cenário, a Coopram decidiu inovar na sua forma atuação. Isso significou aderir ao serviço de entrega para levar os produtos diretamente aos consumidores na Grande Vitória.

A ideia de fazer vendas on-line já existia na cooperativa e foi deflagrada com a suspensão das aulas. Além de significar uma alternativa ao modelo então vigente e que poderia garantir a existência da cooperativa, a iniciativa abre uma nova frente ao atender à demanda das pessoas por comodidade, segurança e alimentos saudáveis.

DESAFIOS

O primeiro desafio enfrentado pela Coopram foi construir nova base de clientes. Afinal, até então a cooperativa atendia apenas demandas públicas por meio de licitação. Não havia, portanto, a cultura de prospecção de clientes.

Para superar este obstáculo, a Coopram investiu em divulgação boca a boca, explorando argumentos relacionados à comodidade de receber em casa alimentos saudáveis.

Outro desafio foi desenvolver a plataforma para vendas on-line. Num primeiro momento a cooperativa apostou no WhatsApp, mas esta não se mostrou uma solução suficientemente estruturada. Assim, o desenvolvimento da plataforma de e-commerce se mostrou a alternativa mais adequada para atender à nova demanda.

Associado ao desafio tecnológico veio o desafio operacional que consiste, de maneira resumida, receber os pedidos, fazer a separação e a pesagem dos alimentos, planejar e executar a logística, com entrega para múltiplos destinatários.

DESENVOLVIMENTO

A primeira entrega realizada pela Coopram na modalidade de vendas privadas ocorreu no dia 17 de abril. Até que isso acontecesse, a cooperativa precisou colocar rapidamente em prática a iniciativa de criar uma nova frente, o que era, até então, apenas uma ideia.

Assim, o desenvolvimento da iniciativa envolveu o detalhamento do processo e a construção da base de clientes privados. Para isso, a cooperativa apostou na hipótese de que os clientes em potencial, residentes das cidades de Vitória e Vila Velha, valorizariam a comodidade da entrega periódica de produtos saudáveis. A aposta se mostrou acertada, assim como o desenvolvimento da base de clientes, o que foi feito a partir de divulgação boca a boca.

A viabilização da iniciativa exigiu pleno envolvimento de toda a equipe, inclusive com alteração de funções. A prioridade sempre foi evitar demissões e a queda de receita para os cooperados. O time da cooperativa passou a lidar com um grande desafio operacional, pois os pedidos são personalizados e fracionados. Além disso, são produtos perecíveis, o que exige agilidade entre o recebimento do pedido e a entrega.

O e-commerce de cestas de vegetais da Coopram conta com entre 100 e 120 produtos de mais de 200 cooperados.

RESULTADOS

A Coopram entende como resultado positivo a manutenção de todos os empregos existentes antes da suspensão das aulas. E credita este resultado ao desenvolvimento do e-commerce.

Outro aspecto comemorado é o fato de, com cerca de três meses desde o lançamento da loja virtual, a iniciativa já gerar receita suficiente para pagar todos os custos operacionais.

Também é positiva a abertura de uma nova frente de receita para a cooperativa, que será mantida mesmo quando da volta às aulas e retomada do PNAE.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

No curto prazo, a cooperativa vislumbra fazer a manutenção e o aprimoramento de todos os processos relacionados à nova frente de trabalho. Além disso, a Coopram tem planos de consolidar a iniciativa para que ela continue existindo mesmo quando a retomada das aulas ocorrer.

Assim, está nos planos da cooperativa criar uma equipe própria para atuar com o e-commerce, liberando os funcionários atualmente dedicados à iniciativa para retornarem às suas funções originais.

Para otimizar a questão logística, a Coopram planeja manter uma equipe de vendas ativa com foco em aumentar a quantidade de cestas entregues em cada condomínio, reduzindo o número de paradas para entregas.



Contato do responsável:


Simone Hollunder

vendedora da Coopram

vendas@coopram.com.br


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