Topbar OCB

Cooperativa pernambucana de anestesistas, Coopagreste celebra 30 anos com rebranding

Imagem Destaque

2026
Nordeste
Saúde
Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Interior de Pernambuco - Coopagreste
inovação de marketing, marketing, transformação digital
Inovação de marketing
transformação digital
Em um momento em que celebram 30 anos de história, a cooperativa de anestesiologistas Coopagreste, de Pernambuco, realizou um rebranding estratégico para alavancar a marca no mercado. A iniciativa modernizou a identidade visual, fortaleceu a presença digital e uniu a tradição e inovação para ampliar sua conexão com cooperados e com a comunidade local.

BAIXAR RESUMO



Contexto

Em 2025, a cooperativa de anestesiologistas Coopagreste, fundada no município pernambucano Caruaru, comemorou três décadas de história. A coop surgiu em uma época em que a falta de médicos anestesiologistas era muito recorrente nas comunidades da região.

“Se hoje ainda não tem anestesiologistas suficientes para suprir toda a demanda necessária, a escassez era ainda maior há 31 anos. Especialmente os serviços públicos se ressentiam dessa necessidade e havia, inclusive, plantões de emergência obstétrica e geral que não tinham anestesistas”, explica Dr. Gileno Arruda, Presidente da instituição.

Por vezes, profissionais eram convidados para trabalhar voluntariamente e dar assistência a pacientes por risco iminente de morte. Visando promover o acesso da população a serviços de anestesia e promover melhores condições de trabalho para esses médicos, profissionais de Caruaru e cidades vizinhas se reuniram para dar início ao movimento cooperativista que transformaria a saúde da cidade.

Mais de 30 anos depois, a cooperativa se consolidou e segue em expansão. Para fortalecer seu nome e crescer ainda mais sua credibilidade, a Coopagreste passou por um processo de rebranding institucional no ano passado.

Desafios

Antes do processo de rebranding, a cooperativa se encontrava escondida dentro da região. Apesar de já estar na ativa e ter tamanha longevidade, a instituição percebia que a população regional não conhecia de fato o cooperativismo e a sua marca.

Além disso, o logo não traduzia visualmente, de forma clara, atributos essenciais como inovação, integração e eficiência. Esses eram valores que já faziam parte da prática da Coopagreste, mas não estavam evidentes na sua comunicação. Havia, portanto, o desafio de alinhar percepção e realidade.

Por isso, a Coopagreste trouxe para seu logo formas geométricas entrelaçadas que simbolizam a união, a força coletiva e a convergência de esforços dos cooperados em torno de um objetivo comum: oferecer segurança, qualidade e eficiência nos atendimentos.

Outro desafio importante foi a modernização da marca sem romper com a credibilidade construída ao longo dos anos. Era preciso escolher uma tipografia que trouxesse acessibilidade e proximidade, ao mesmo tempo em que comunicasse precisão e profissionalismo, características essenciais para uma cooperativa de médicos anestesiologistas.

A nova identidade também resolveria um desafio estratégico de posicionamento digital. A marca ainda estava muito distante dos ambientes online, especialmente das redes sociais. Era preciso ampliar a presença na internet para ganhar reconhecimento, versatilidade e força em diferentes formatos e canais.

Alinhando inovação e tradição, a nova marca posicionou a Coopagreste como uma instituição atual, integrada, humana e preparada para o futuro, sem perder o vínculo com sua história.

Desenvolvimento

A consolidação da Coopagreste em Pernambuco e na região é resultado de uma combinação de estratégia, maturidade institucional e capacidade de evoluir sem perder sua essência. A celebração dos 30 anos veio em um momento muito simbólico: a mudança de diretoria e o começo de um novo ciclo de crescimento.

Uma vez compreendido que era hora de atualizar como a Coopagreste se apresentava ao mercado, o passo inicial foi alinhar a identidade, o propósito e o posicionamento a esse novo momento institucional. Pensar em uma governança moderna, alinhada às tendências contemporâneas de inovação e focada em crescimento, foi a primeira etapa para uma mudança interna e externa.

Paralelamente, a participação da Coopagreste no CoopCom, programa voltado à comunicação cooperativista promovido pelo Sescoop/PE, foi fundamental para estruturar um projeto consistente de presença institucional.

A cooperativa compreendeu que estar nas redes sociais era uma necessidade. Assim, a recolocação institucional da marca online tornou-se a segunda grande estratégia para ampliar a visibilidade e o reconhecimento da cooperativa em Pernambuco.

Por fim, a terceira etapa foi a humanização da marca. A Coopagreste passou a mostrar mais dos seus bastidores, seus cooperados e sua equipe. Em especial, a cooperativa começou a colocar pessoas no centro da comunicação, com a presença constante da vice-presidente nas redes sociais.

Essa decisão foi pensada como uma forma de aproximação, gerando identificação, confiança e diálogo direto entre um dos representantes da cooperativa e o público. Tal movimento fortaleceu o vínculo com os cooperados, parceiros e a sociedade, assim como sedimentou o papel da Coopagreste como uma instituição moderna e humana.

O conjunto de ações de governança, reposicionamento estratégico de marca e comunicação humanizada foi decisivo para consolidar a atuação da Coopagreste e projetar sua relevância para os próximos anos.

Resultados

Após o processo de rebranding e mudanças internas e externas, a cooperativa percebeu que os resultados foram positivos. “Acreditamos que o sucesso é que tanto os colaboradores quanto os cooperados se sentem mais estimulados”, conta Arruda.

A Coopagreste também enxerga que passou a ser melhor reconhecida, uma vez que sua presença online permite expor todo o empenho que a cooperativa está tendo no processo de rebranding e na promoção de serviços anestesistas no estado.

Próximas iniciativas

“Tudo é um desafio, mas cada dia é um novo dia. Nós seguimos encarando novas realidades e adversidades”, aponta Arruda. Nesse momento, a Coopagreste se enxerga com o compromisso de manter o padrão e ir aprimorando cada vez mais sua forma de trabalhar e de agir.

O objetivo, desse modo, é continuar criando uma imagem boa para a sociedade e para a comunidade médica. Além disso, investir em educação continuada é outro aspecto importante para o desenvolvimento da cooperativa. A Coopagreste enxerga isso como um dos pilares do seu crescimento a partir de agora.

Contato do responsável pelo case

Tyalli Aquino

Comunicação e Marketing Coopagreste

E-mail: contato@coopagreste.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Além da feira, plataforma passa a promover conteúdo, conexão com startups e inovação aberta. Frísia amplia Digital Agro e cria mais três iniciativas de inovação além da feira. Agora, a cooperativa passa a ter um programa de seleção de startups, uma frente de inovação aberta para receber ideias de colaboradores, cooperados, fornecedores e da comunidade em geral, e um blog de notícias sobre inovação. Tudo para acelerar a transformação da cultura da cooperativa e se aproximar cada vez mais do ecossistema de inovação e tecnologia.

InovaCoop

Com a proposta de devolver aos cidadãos comuns o controle sobre seus dados médicos, plataforma cooperativa viabiliza pesquisas globais sobre saúde. A Midata é uma cooperativa que promove a gestão de dados de saúde de pacientes ao redor do planeta. A intenção é usar tecnologias como big data e analytics para rastrear o comportamento de doenças, como a Covid-19. Para preservar os direitos dos pacientes com relação ao uso dos dados, a plataforma cooperativa concede total controle às pessoas.

InovaCoop

Iniciativa integra 31 das maiores cooperativas agropecuárias do RS e chega para beneficiar 173 mil produtores responsáveis por metade da safra gaúcha de grãos. A FecoAgro/RS desenvolveu, durante 2 anos, uma plataforma digital completa para tornar mais fácil aos 173 mil produtores associados cuidar de suas propriedades e da produção diária de maneira mais simples, além de conectá-los a um ambiente de negociação e venda coletiva de insumos com maior competitividade.

InovaCoop

O app melhora a comunicação entre os produtores e os técnicos envolvidos no Programa Leite Certo. Em 2023, a Nater Coop desenvolveu um aplicativo para o seu programa Leite Certo. Assim, o app Leite Certo foi criado para melhorar a comunicação entre os produtores participantes e a equipe de assistência técnica, a fim de agilizar o processo de coleta de dados e análises. Dessa maneira, os cooperados fornecedores de leite têm acesso a informações precisas, que tornam os resultados da cooperativa mais eficientes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.