Topbar OCB

Unimed Natal cria plano de saúde para pets e aposta em mercado promissor

Imagem Destaque

2025
Nordeste
Saúde
Unimed Natal
Experiência do usuário, Inovação de produto, Inovação de serviço, marketing
Inovação de produto
Pensando em expandir sua atuação no ramo da saúde e gerar novas fontes de receita, a Unimed Natal lançou o PetMais Saúde, um plano de saúde para animais de estimação. A iniciativa usa o potencial da marca Unimed para adentrar em um mercado em ascensão, oferecendo cuidado para cães e gatos

BAIXAR RESUMO



Resumo card

Pensando em expandir sua atuação no ramo da saúde e gerar novas fontes de receita, a Unimed Natal lançou o PetMais Saúde, um plano de saúde para animais de estimação. A iniciativa usa o potencial da marca Unimed para adentrar em um mercado em ascensão, oferecendo cuidado para cães e gatos.

Contexto

A Unimed Natal é uma cooperativa potiguar que reúne mais de 1.500 médicos cooperados e cerca de 2.300 colaboradores. Com uma forte base de clientes, que chega a mais de 200 mil, a cooperativa visava aumentar sua influência no ramo da saúde. Assim surgiu a inovação PetMais Saúde, um plano de saúde dedicado a animais de estimação.

Lucas Bonavides, gerente de comunicação e marketing da Unimed Natal, conta que a inovação veio quando perceberam que esse é um mercado promissor. “Você pode comparar com qualquer outro tipo de mercado, o pet é o que mais cresce. As famílias mudaram, tem cada vez mais animais, é cada vez mais dinheiro envolvido nesse mundo, principalmente de gato e cachorro”, explica.

O PetMais Saúde surge nesse contexto, visando criar uma nova forma de rentabilidade, apostando em um segmento que está em avanço crescente no Brasil.

Desafios

Existiram algumas dificuldades no desenvolvimento do projeto, afinal a Unimed Natal estava criando uma marca nova. “Por mais que a gente fale que é do grupo Unimed, e isso traz muita força para o produto porque as pessoas confiam muito na marca, é um mercado do zero”, aponta Bonavides.

Foi preciso partir do início, desde a comunicação até a criação da estratégia de venda, pois era um público-alvo totalmente diferente dos clientes de plano de saúde tradicional.

“Então a dificuldade foi mais de atração, de entender qual a melhor forma de abordar, qual o melhor momento, os melhores canais, e a melhor montagem do produto”, pontuou o especialista.

Para isso, a cooperativa investiu em um estudo de mercado, entendendo desde as cores que usar até o tipo de linguagem para apostar no marketing, de acordo com o público-alvo.

Atualmente, o PetMais Saúde oferece 3 diferentes planos, mas a Unimed Natal já percebe que as pessoas querem produtos ainda melhores e mais completos. “Então, essa dificuldade é natural por ser um mercado novo em que a gente está atuando e entendendo as necessidades que o público está buscando”.

Desenvolvimento

Apesar de ser um universo novo para a Unimed Natal, os próprios colaboradores da cooperativa começaram a estudar e coordenar esse projeto.

Além disso, a cooperativa trabalha com uma marca parceira responsável pela operação. “A gente tem uma parceria por trás com um grande player nacional que operacionaliza tudo, da parte do atendimento e do pós-venda”.

Dessa maneira, a Unimed Natal faz a captação, a parte de branding e construção de marca, divulgação e geração de leads. Já a venda, o atendimento ao cliente e o pós-venda ficam com o parceiro da Unimed Natal.

Por fim, as etapas para construção do plano de saúde foram a identificação da oportunidade, a definição do conceito, o desenvolvimento da plataforma e dos parceiros comerciais e o lançamento oficial para o público. Do conceito à primeira venda, o processo levou 4 meses.

Resultados

Em quatro meses de atuação, o PetMais Saúde já está próximo de atingir seus primeiros 500 animais atendidos até o final de 2025.

A criação do plano para animais fortaleceu a presença da Unimed Natal no cotidiano do seu público, atingindo outros aspectos da sua vida e abrindo espaço para novos clientes. A iniciativa aumentou a atuação da cooperativa no mercado e fortaleceu sua relevância no ramo da saúde.

Próximas iniciativas

Os próximos objetivos da Unimed Natal para o PetMais Saúde são o lançamento de novos planos com consultas eletivas e a realização de eventos e produtos para o mercado pet. Deste modo, o objetivo da cooperativa é ampliar a atuação neste setor promissor que vem crescendo a cada ano.

Contato do responsável pelo case:
Lucas Bonavides, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed Natal
E-mail: lucas.bonavides@unimednatal.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Iniciativa nasceu no Laboratório de Inovação do Sistema e propõe uma nova solução financeira com identidade cooperativista. O Pix caiu no gosto dos brasileiros e está sendo usado para mais inovações nos serviços financeiros. Uma dessas inovações surgiu no laboratório de inovação do Sistema Ailos. O Ailos Pix Crédito propõe a criação de uma nova modalidade de pagamento parcelado que aproveita a alta adesão do Pix. O projeto integra o LIFT Lab, uma iniciativa da FENASBAC e do BC para instituições ou pessoas que trazem novas ideias para o setor financeiro e segue em desenvolvimento, mirando a elaboração de um MVP.

InovaCoop

Cooperativa mineira se une a startup e instituto de pesquisa para desenvolver tecnologia de baixo custo para pequenos produtores. Na agricultura digital contemporânea, é preciso investir em tecnologias e equipamentos para conhecer em detalhes as características de cada gleba da propriedade, para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas. Pensando nisso, o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa” está levando aos cooperados da Cooxupé tecnologias de custo acessível e adaptados às necessidades de quem planta em solos tropicais, de grande variedade em sua composição físico-química.

InovaCoop

Sicredi capta R$ 600 milhões com a IFC para fomentar projetos de energia solar em todo o Brasil com o selo de aprovação da CBI. O Sicredi captou R$ 600 milhões de reais com a International Finance Corporation (IFC) para promover projetos de energia solar no Brasil na primeira operação de uma instituição financeira cooperativa brasileira a receber certificação emitida pela Climate Bonds Initiative (CBI), organização internacional que promove investimentos na economia de baixo carbono.

InovaCoop

O NAmob é responsável por armazenar detalhes sobre a área de produção e o plantio das uvas. Para tornar a gestão das propriedades dos cooperados mais ágil, a Cooperativa Nova Aliança apostou na criação de um aplicativo. O app, batizado como NAmob, armazena detalhes sobre as áreas de produção e o plantio, funcionando como um caderno de campo digital. Com a implementação do software, a cooperativa passou a ser mais ágil na liberação das safras.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.