Mensakas: plataforma com foco em remuneração justa para entregadores

CONTEXTO
Em 2017, um grande greve foi organizada pelos entregadores do aplicativo britânico Dileveroo na Catalunha, Espanha. Os trabalhadores protestavam contra: cobrança de taxas abusivas dos entregadores, ausência de direitos trabalhistas - já que eles não têm vínculo formal com a plataforma - e pouca transparência na relação com o aplicativo.
Os grevistas fundaram naquele mesmo ano a organização sindical RidersXDerechos (entregadores por direitos), que acabou espalhando-se por outras sete cidades espanholas e filiando-se à federação Intersindical Alternativa de Catalunha (conhecida como IAC).
Parte dos membros desse grupo, um conjunto de 30 entregadores, fundou a Mensakas no ano seguinte, com o objetivo de desenvolver um modelo mais adequado às necessidades dos entregadores, mais transparente e mais democrático.
A opção pela organização em uma cooperativa garantiu que os próprios trabalhadores determinassem coletivamente as taxas, a remuneração e as regras da dinâmica de trabalho, com um aplicativo desenvolvido especialmente para atender às suas necessidades.
DESAFIOS
Na fase inicial da cooperativa, o principal desafio de seus organizadores era determinar o modelo de trabalho e os rumos do negócio. Passada a fase de definições, o desafio passou a ser o desenvolvimento de uma plataforma digital que atendesse aos requisitos estabelecidos pelo coletivo.
Do ponto de vista tecnológico, o sistema teria que se integrar a aplicativos e plataformas de e-commerce das lojas e restaurantes. Também era necessário estruturar o esquema de trabalho e distribuição dos ganhos de acordo com as necessidades do coletivo, de forma que todos pudessem ser contemplados com os valores adequados para manter sua qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO
Os criadores da Mensakas estabeleceram desde o início um setor de tecnologia, para o desenvolvimento de um aplicativo próprio para gerenciar as atividades de entrega, os pedidos e a relação com os estabelecimentos comerciais. Entretanto, devido à demora natural do processo, a Mensakas decidiu que o melhor caminho era aliar-se à plataforma Coopcycle, pertencente a uma federação de cooperativas de entregadores espalhadas por diferentes cidades europeias.
Com a nova parceria, foi necessário investir no desenvolvimento de uma interface eficaz com o software da Coopcycle e com os estabelecimentos comerciais parceiros da Mensakas. O software da Coopcycle permite o gerenciamento dos pedidos e das entregas, além de incluir soluções para os pagamentos feitos pelos clientes.
Os cooperados também decidiram que a área de tecnologia da Mensakas faria aportes tecnológicos à Coopcycle. A federação precisou estabelecer um novo tipo de licença, a Coopyleft, cujo código está disponível no GitHub, mas com uso comercial reservado às cooperativas filiadas e ligadas à economia solidária.
A Mensakas também tem priorizado o estabelecimento de parcerias com lojas e restaurantes que partilham de seus valores. Entram nessa lista os comércios geridos por coletivos, organizações que têm uma visão ecológica, restaurantes veganos etc.
Isso integra a estratégia da Mensakas de dar visibilidade à própria organização, de maneira não apenas a atrair mais clientes e parceiros comerciais, mas também a inspirar grupos de entregadores de outras regiões que eventualmente se interessem no cooperativismo e possam criar sua própria organização.
RESULTADOS
Desde 2018, a Mensakas conseguiu consolidar seu trabalho em três frentes na cidade de Barcelona: a entrega de encomendas, o delivery de pedidos e o serviço de entrega de última milha, em que uma empresa de logística descarrega seus pedidos no hub da Mensakas e os entregadores da cooperativa os distribuem para os clientes.
Em novembro de 2021, a cooperativa foi selecionada pelo MatchImpulsa, uma campanha de Barcelona para acelerar a digitalização de iniciativas feministas de economia solidária. Como parte do processo, uma campanha de crowdfunding foi organizada e a Mensakas conseguiu arrecadar quase 15 mil euros.
A Mensakas tem conseguido ampliar sua visibilidade no cooperativismo e economia solidária, estabelecendo relações com organizações como a Federação de Cooperativas de Trabalho da Catalunha, Coopolis, entre outras.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O atual desafio da Mensakas é finalizar o desenvolvimento de seu aplicativo para integrar as funcionalidades da plataforma Coopcycle às suas necessidades locais. A Mensakas também está trabalhando no desenvolvimento de soluções feministas para a organização de seus membros, em temas que envolvem a definição de horários e tarefas para as mulheres que fazem parte da cooperativa, de acordo com suas necessidades específicas.
Contato do responsável:
- Site: https://www.mensakas.com/
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed do Sudoeste monitora indicadores para aprimorar a gestão
Dashboard de gestão mensura qualidade e produtividade que servem de insumo para tomar decisões. A fim de melhorar processos de gestão, a Unimed do Sudoeste desenvolveu dashboards que mensuram indicadores de qualidade e produtividade. Com base nos dados obtidos pela ferramenta, a cooperativa baiana aprimorou tomadas de decisão na área de Regras e Parametrizações e melhorou o feedback dado aos colaboradores. A cooperativa notou, ainda, um aumento na motivação dos colaboradores.

Com Horizontes Hub, Unimed-BH incentiva inovação aberta, parcerias e projetos inovadores
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.

Sicredi lança jogo para disseminar o cooperativismo na plataforma Roblox
Crianças e adolescentes aprendem sobre biomas brasileiros enquanto cumprem missões de forma colaborativa. O Sicredi lançou em novembro de 2023 o GamerCoop, um jogo gratuito na plataforma Roblox que ensina crianças e adolescentes sobre a força do cooperativismo e a importância da preservação ambiental. Idealizado por colaboradores da Sicredi Cerrado GO, com atuação em Goiás, o jogo foi premiado na Maratona de Inovação do Sistema OCB/GO e selecionado em programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Jovens Inovadores que trabalham pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Laboratório do Ailos aposta em experimentos de inovação
Cooperativa testa ideias e soluções com apoio dos colaboradores e cooperados. Para viabilizar novos projetos e soluções, o Sistema Ailos desenvolveu seu próprio Laboratório de Inovação (Lab), que atua em três frentes prioritárias: inovação corporativa, inovação aberta e experimentação. Nesta última, a ideia é validar ideias junto aos cooperados antes do início dos projetos, seguindo a lógica das startups “de errar rápido para corrigir rápido”.