Mensakas: plataforma com foco em remuneração justa para entregadores

CONTEXTO
Em 2017, um grande greve foi organizada pelos entregadores do aplicativo britânico Dileveroo na Catalunha, Espanha. Os trabalhadores protestavam contra: cobrança de taxas abusivas dos entregadores, ausência de direitos trabalhistas - já que eles não têm vínculo formal com a plataforma - e pouca transparência na relação com o aplicativo.
Os grevistas fundaram naquele mesmo ano a organização sindical RidersXDerechos (entregadores por direitos), que acabou espalhando-se por outras sete cidades espanholas e filiando-se à federação Intersindical Alternativa de Catalunha (conhecida como IAC).
Parte dos membros desse grupo, um conjunto de 30 entregadores, fundou a Mensakas no ano seguinte, com o objetivo de desenvolver um modelo mais adequado às necessidades dos entregadores, mais transparente e mais democrático.
A opção pela organização em uma cooperativa garantiu que os próprios trabalhadores determinassem coletivamente as taxas, a remuneração e as regras da dinâmica de trabalho, com um aplicativo desenvolvido especialmente para atender às suas necessidades.
DESAFIOS
Na fase inicial da cooperativa, o principal desafio de seus organizadores era determinar o modelo de trabalho e os rumos do negócio. Passada a fase de definições, o desafio passou a ser o desenvolvimento de uma plataforma digital que atendesse aos requisitos estabelecidos pelo coletivo.
Do ponto de vista tecnológico, o sistema teria que se integrar a aplicativos e plataformas de e-commerce das lojas e restaurantes. Também era necessário estruturar o esquema de trabalho e distribuição dos ganhos de acordo com as necessidades do coletivo, de forma que todos pudessem ser contemplados com os valores adequados para manter sua qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO
Os criadores da Mensakas estabeleceram desde o início um setor de tecnologia, para o desenvolvimento de um aplicativo próprio para gerenciar as atividades de entrega, os pedidos e a relação com os estabelecimentos comerciais. Entretanto, devido à demora natural do processo, a Mensakas decidiu que o melhor caminho era aliar-se à plataforma Coopcycle, pertencente a uma federação de cooperativas de entregadores espalhadas por diferentes cidades europeias.
Com a nova parceria, foi necessário investir no desenvolvimento de uma interface eficaz com o software da Coopcycle e com os estabelecimentos comerciais parceiros da Mensakas. O software da Coopcycle permite o gerenciamento dos pedidos e das entregas, além de incluir soluções para os pagamentos feitos pelos clientes.
Os cooperados também decidiram que a área de tecnologia da Mensakas faria aportes tecnológicos à Coopcycle. A federação precisou estabelecer um novo tipo de licença, a Coopyleft, cujo código está disponível no GitHub, mas com uso comercial reservado às cooperativas filiadas e ligadas à economia solidária.
A Mensakas também tem priorizado o estabelecimento de parcerias com lojas e restaurantes que partilham de seus valores. Entram nessa lista os comércios geridos por coletivos, organizações que têm uma visão ecológica, restaurantes veganos etc.
Isso integra a estratégia da Mensakas de dar visibilidade à própria organização, de maneira não apenas a atrair mais clientes e parceiros comerciais, mas também a inspirar grupos de entregadores de outras regiões que eventualmente se interessem no cooperativismo e possam criar sua própria organização.
RESULTADOS
Desde 2018, a Mensakas conseguiu consolidar seu trabalho em três frentes na cidade de Barcelona: a entrega de encomendas, o delivery de pedidos e o serviço de entrega de última milha, em que uma empresa de logística descarrega seus pedidos no hub da Mensakas e os entregadores da cooperativa os distribuem para os clientes.
Em novembro de 2021, a cooperativa foi selecionada pelo MatchImpulsa, uma campanha de Barcelona para acelerar a digitalização de iniciativas feministas de economia solidária. Como parte do processo, uma campanha de crowdfunding foi organizada e a Mensakas conseguiu arrecadar quase 15 mil euros.
A Mensakas tem conseguido ampliar sua visibilidade no cooperativismo e economia solidária, estabelecendo relações com organizações como a Federação de Cooperativas de Trabalho da Catalunha, Coopolis, entre outras.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O atual desafio da Mensakas é finalizar o desenvolvimento de seu aplicativo para integrar as funcionalidades da plataforma Coopcycle às suas necessidades locais. A Mensakas também está trabalhando no desenvolvimento de soluções feministas para a organização de seus membros, em temas que envolvem a definição de horários e tarefas para as mulheres que fazem parte da cooperativa, de acordo com suas necessidades específicas.
Contato do responsável:
- Site: https://www.mensakas.com/
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed: plataforma de inteligência artificial monitora pacientes em tempo integral
Tecnologia alerta para deterioração das condições de saúde de pacientes e, assim, reduziu o tempo para atendimento a casos com risco de infecção grave. Após a implantação do Robô Laura nas unidades de internação clínica e cirúrgica, o monitoramento e os cuidados dispensados aos pacientes passaram a ser compartilhados entre todos os profissionais. O robô consegue identificar quais são os pacientes que apresentam maior risco de deterioração clínica por meio do monitoramento dos sinais vitais e, dessa maneira, asseguram que irão receber eventual intervenção mais precocemente.

Chatbot inteligente da Integrada vence prêmio internacional de inovação
Com base na inteligência artificial, assistente virtual IRIS-Integrada aprimora relacionamento com clientes e cooperados. O chatbot IRIS-Integrada utiliza a inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cooperados e clientes da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Ativa desde fevereiro de 2023, a ferramenta atua no atendimento ao cliente e na pré-venda de produtos da cooperativa. Por meio de uma foto de um pet, por exemplo, a IA consegue descobrir o alimento mais adequado e encontrar distribuidores próximos. Apesar de recente, o projeto já venceu o Prêmio de Inovação da Oracle Cloud para a América Latina.

Torrefação Cooxupé lança plataforma inovadora de e-commerce B2B
Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes. . Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes.

Sicredi Ouro Verde MT melhora experiência do cooperado com modelo fisital
Cooperativa desenvolve sistema de atendimento que mescla a assistência online com o trabalho de agências físicas. O modelo de atendimento tradicional em agências físicas estava sobrecarregando os funcionários da Sicredi Ouro Verde MT devido ao número cada vez maior de cooperados. Pensando em manter a melhor experiência possível aos clientes, a cooperativa inovou e desenvolveu o modelo fisital. O projeto permite a assistência pelo Whatsapp, mantendo uma infraestrutura para atender também os cooperados no modelo presencial.