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OKR e KPI: um guia completo sobre as metodologias e ferramentas de gestão

OKR e KPI: um guia completo sobre as metodologias e ferramentas de gestão

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Veja como cada recurso funciona na cooperativa, entendendo suas diferenças e como podem trabalhar em conjunto

Medir não é burocracia: é dar direção, foco e aprendizado. A utilização de métricas é essencial para a gestão de qualquer organização, garantindo seu sucesso e perenidade. No ambiente corporativo, a metodologia OKR e a ferramenta KPI estão entre os conceitos mais populares para a gestão de metas e resultados.

Contudo, é comum haver confusão sobre o papel de cada um e como implementá-los no dia a dia da cooperativa. Continue lendo esse artigo para entender mais sobre o propósito de cada uma, como funcionam e quais as suas diferenças!

O que é OKR

OKR é a sigla para Objectives and Key Results (em português, Objetivos e Resultados-Chave). A metodologia é focada na gestão e definição de metas para alcançar seus objetivos e acompanhar o progresso com resultados-chave.

A ideia é que as cooperativas definam metas mensuráveis, claras, relevantes e alcançáveis, direcionando recursos, investimentos e mão de obra para a área com maior necessidade. Já os resultados-chave funcionam como métricas para a equipe analisar o sucesso das ações.

Implementar o OKR na sua organização promove a união da equipe, melhorando o alinhamento de expectativas e tarefas, além de fomentar a colaboração e o engajamento. A metodologia também promove inovação e transparência, além de auxiliar as cooperativas a alcançarem resultados com agilidade.

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Como funciona o OKR?

Para implementar o OKR na sua cooperativa, é preciso paciência, afinal, a metodologia vai alterar a organização e o funcionamento de toda a instituição. Em um primeiro momento, inicie com práticas mais simples, realizando um projeto-piloto que conquiste uma vitória e engaje a equipe.

Aproveite para explicar como a metodologia funciona, evidenciando os benefícios e o passo a passo para integrá-la à cultura da cooperativa. Em seguida, defina prioridades e resultados mensuráveis, de dois a cinco, que podem ser traduzidos em números e dados.

Os OKRs da sua cooperativa devem ser divididos em dois tipos:

  • Anual: engloba metas gerais e para toda a organização.
  • Trimestral: focado em time e departamentos específicos.

Com os objetivos gerais definidos, é hora de cada setor propor metas, definir lideranças e integrar os OKRs à cultura da cooperativa.

Para manter o engajamento dos colaboradores, realize reuniões de planejamento para definir metas mais rapidamente e avalie constantemente o progresso delas. Lembre-se, também, de evitar objetivos complicados, ou inalcançáveis, e realizar encontros de feedbacks com as equipes.

O que é KPI

Enquanto os OKRs são utilizados em ciclos curtos, os KPIs, Indicadores-Chave de Desempenho, em português, são métricas usadas para monitorar e analisar o desempenho contínuo da organização, setor, projeto ou equipe.

Além de medir aspectos operacionais do dia a dia e acompanhar o andamento dos projetos da cooperativa, a ferramenta também auxilia na tomada de decisões baseada em dados. Para a evolução ser medida da melhor maneira, podemos dividir os indicadores em três tipos:

  • Primários: são métricas que captam dados diretos, coletados da fonte, como engajamento e alcance.
  • Secundários: métricas coletadas com base nos indicadores primários, como o ticket médio e o Valor Vitalício do Cliente (LTV).
  • Terciários: responsáveis por fazer uma análise mais profunda sobre os dados coletados pelos indicadores primários e secundários. Por exemplo: de qual rede social a cooperativa conquista mais clientes.

Os KPIs também podem ser classificados conforme a função que exercem ou departamento que estão inseridos.

Como funciona o KPI?

Para implementar os KPIs na sua cooperativa, é preciso identificar os objetivos operacionais que precisam ser acompanhados. A escolha das metas gerais deve estar alinhada às das equipes e dos setores.

Em seguida, defina os indicadores-chave que serão utilizados para analisar a saúde do processo ou da organização. Lembre-se que eles devem ser realistas, mensuráveis e específicos, além de se alinharem com a rotina ou ao resultado da cooperativa. E não esqueça de estabelecer metas quantitativas com valores e prazos.

Como os KPIs operam por meio da coleta e interpretação de dados constantes, é preciso garantir informações confiáveis e o monitoramento contínuo. Além disso, os responsáveis devem alinhar os indicadores-chave com as equipes, explicando sua importância para a perenidade da cooperativa.

Diferenças entre OKR e KPI

A grande diferença entre OKR e KPI é que o primeiro foca em metas a curto prazo para melhorias. Já o segundo preza por objetivos a longo prazo, analisando o desempenho de projetos, setores ou da cooperativa toda, sem interrupções.

Por exemplo, quando sua equipe deseja aumentar a porcentagem de vendas de um novo produto, ela deve buscar a metodologia OKR. Com ela, definem o objetivo principal e os resultados-chave mensuráveis.

Já quando o assunto é acompanhar e interpretar dados, os KPIs são uma ótima pedida. O papel da ferramenta é analisar informações constantemente, garantindo que os objetivos definidos podem ser alcançados e mensurados.

OKR e KPI: onde implantar cada um?

Entender a diferença entre OKR e KPI é o primeiro passo. Em seguida, é necessário saber como a metodologia e a ferramenta devem ser utilizadas para maximizar os resultados da cooperativa. A escolha sempre dependerá da sua meta: impulsionar mudanças ou monitorar a estabilidade operacional.

Onde utilizar OKR?

A metodologia OKR foca na evolução da cooperativa. Com metas a curto prazo, trimestrais, ou anuais, a ideia é impulsionar a organização para que ela se torne mais inovadora e desenvolvida. Portanto, você deve utilizar o OKR quando o objetivo for:

  • Impulsionar a inovação, transformação ou crescimento;
  • Definir metas desafiadoras que fomentam mudanças, como o lançamento ou criação de novos produtos;
  • Experimentar e testar hipóteses;
  • Engajar as equipes em torno de um propósito inovador, inspirador e real;
  • Construir novas capacidades, como hubs de inovação, e novos produtos ou práticas.

Onde utilizar KPI?

Os KPIs são ferramentas de monitoramento quantitativo que medem a saúde e o desempenho contínuo das operações da cooperativa. Você deve utilizar o KPI quando a meta for:

  • Monitorar resultados de processos maduros;
  • Acompanhar o andamento de projetos;
  • Garantir a estabilidade e consistência operacional;
  • Visualizar o desempenho contínuo de um setor ou projeto.

OKR e KPI: podem ser implantados em conjunto?

Não, você não precisa escolher entre o OKR e o KPI. O ideal é integrá-las, criando um sistema de gestão de desempenho que seja, ao mesmo tempo, estável e ambicioso. Afinal, para alcançar um objetivo ousado, por meio da metodologia OKR, a equipe deve saber se as operações diárias estão saudáveis com os KPIs.

Os Objetivos e Resultados-Chave definem o caminho estratégico que a cooperativa deve seguir, apontando o destino e como ele será alcançado. Enquanto isso, os Indicadores-Chave de Desempenho garantem que a fundação da coop, ou seja, os processos já existentes, continue sólida.

Mas, embora trabalhem bem em conjunto, não podemos esquecer de suas funções distintas:

Aspecto

OKR

KPI

Foco principal

Impulsionar mudanças, inovação e metas ambiciosas

Monitorar o desempenho dos projetos e processos constantemente

Periodicidade

Cíclico, pode ser trimestral ou anual

Contínuo e a longo prazo

Natureza das metas

Inspirador e adaptável

Quantitativo e estável

Papel estratégico

Metas de crescimento

Saúde operacional

Grau de ambição

Objetivos ambiciosos e desafiadores

Objetivos realistas

Frequência de revisão

Reuniões semanais e avaliações trimestrais ou semestrais

Acompanhamento contínuo e monitoramento diário ou semanal

Quantidade ideal

Limitado para garantir foco: para cada objetivo, dois a cinco resultados-chave

Muitos, que podem ser usados em diversos setores

Exemplo prático

Melhorar a experiência do cliente no aplicativo da coop

Taxa de satisfação dos clientes

 

Conclusão: OKR e KPI trabalham juntos

OKR e KPI são metodologias e ferramentas muito valiosas para a gestão de metas e desempenho nas organizações. No entanto, a distinção entre eles reside em seus objetivos.

O OKR representa a visão moderna de medir para evoluir e inovar, pois ele impulsiona a cooperativa em direção a metas ambiciosas. Já o KPI se encaixa na visão tradicional, isto é, medir para controlar. A ferramenta monitora a estabilidade das operações e da organização garantindo a consistência.

Mas, em vez de escolher entre elas, integre-as. A abordagem mista é a chave para uma gestão que equilibra estabilidade com crescimento.

  • E se você quiser mergulhar no mundo dos OKRs e KPIs, podemos te ajudar. Com o curso de OKR do CapacitaCoop, você e sua equipe aprenderão sobre a metodologia e como aplicá-la na organização.

 

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