Topbar OCB
Com aplicativo, Nater Coop agiliza coleta e análise de dados
Contexto
Com mais de 21 mil cooperados, a Nater Coop (Cooperativa Agropecuária Centro Serrana) criou, em meados de 2009, o Programa Leite Certo. O objetivo do projeto é implementar estratégias e tecnologias para tornar a produção de leite ainda mais sustentável. Mudanças no manejo, investimentos em modernização e alimentação balanceada são algumas mudanças que impactam diretamente a saúde e a produtividade animal.
A assistência técnica do Programa Leite Certo é realizada de forma similar à de uma empresa, visto que apresenta uma gestão estratégica e personalizada para as propriedades. Com ações específicas, o sucesso é garantido.
Segundo Filipe Ton Fialho, gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica, melhorias na iniciativa acontecem conforme a evolução econômica. “Em 2020, começamos um trabalho de reestruturação do Programa Leite Certo - que já existia na cooperativa, mas com gestão terceirizada - com foco em melhorar as entregas e trazer maior sinergia entre a Assistência e os setores correlatos, como captação de leite, laticínio e nutrição animal”, explica.
Mas foi só em 2023 que a Nater Coop criou um aplicativo para dar ainda mais agilidade a todos os envolvidos no programa. Fialho conta que, antes do app Leite Certo, a coleta de dados de cada uma das propriedades era feita através de planilhas. “A planilha era alimentada pelo técnico durante a visita mensal e não havia participação efetiva do produtor no processo”, esclarece.
Além da falta de participação dos produtores participantes, o processo completo era demorado. A devolutiva do relatório poderia demorar até 40 dias, já que a coleta demandava tempo. Diante desse contexto, o objetivo principal do app era agilizar a coleta de dados, contando com a participação ativa dos produtores.
Desafios
No entanto, ao implementar o app, a Nater Coop enfrentou alguns desafios. A começar pelo volume de dados que já se possuía, incluindo dados econômicos e zootécnicos das propriedades. Além disso, o formato de trabalho difuso e os vários perfis de usuários também eram uma preocupação.
Diante disso, Fialho revela que a cooperativa focou em tornar o aplicativo acessível para todos os técnicos e associados participantes, independente da idade e do perfil econômico. “O objetivo é atrair o máximo de produtores possíveis.”, explica.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do app Leite Certo aconteceu ao longo de 2023, após a empresa parceira ser selecionada por meio de um processo de inovação aberta. Com o time pronto, foram necessários seis meses para colocar o aplicativo no ar.
Durante esse tempo, o gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica conta que os dados das propriedades foram inseridos no app, testes foram efetuados e, por fim, uma validação em campo aconteceu. “Tínhamos o modelo de gestão, indicadores, metas gerenciais definidas e trabalhadas via planilhas de Excel”, complementa.
Na prática, o aplicativo agiliza o trabalho da Nater Coop ao permitir que os produtores, assim como os técnicos, possam inserir informações sobre suas vacas, como inseminações, tratamentos e vacinas. Com a integração dos cooperados participantes, a coleta de dados é mais rápida e os resultados mais eficientes.
Além disso, o aplicativo também conta com um canal de comunicação direto entre a cooperativa e os participantes. Por meio desse canal, os produtores podem acessar informações financeiras.
Dessa maneira, os dados zootécnicos, como partos, pesagem de leite, peso dos animais, e os resultados econômicos, como a receita total e o custo da produção por litro de leite, estão registrados. “O app Leite Certo está disponível para os cooperados fornecedores de leite Nater Coop, técnicos do projeto e compradores de leite”, explica Fialho.
Resultados
Apesar de estar no ar há pouco tempo, o app Leite Certo já está dando resultados positivos para o Programa Leite Certo e para a Nater Coop.
Segundo o gerente, já foram observados três frutos da implementação do aplicativo:
• Canal de comunicação com o cooperado: os associados recebem o Folha Leite, extrato de fornecimento do leite, através do aplicativo até o quinto dia útil do mês;
• Gestão rápida e transparente: com o acesso ao app e a comunicação com a equipe técnica, os produtores entendem mais sobre o comportamento da fazenda e conseguem tomar decisões com confiança;
• Trabalho reprodutivo eficiente: com os dados disponíveis a qualquer momento, os cooperados participantes sabem quais vacas estão aptas à reprodução.
Próximos passos
De acordo com Fialho, a meta para 2024 é atrair ainda mais cooperados produtores de leite para fazerem parte do Programa Leite Certo e se vincularem ao aplicativo.
“Nosso objetivo é ter todos os fornecedores de leite vinculados ao App Leite Certo para que este possa ser nosso canal de comunicação com o cooperado fornecedor de leite”, esclarece.
Ainda segundo o gerente, o app Leite Certo vai acelerar o processo de melhoria do projeto. Com a análise de dados via business intelligence (BI), a Nater Coop tem o poder de promover ações com muito mais rapidez e eficiência.
Contato do responsável:
Filipe Ton Fialho
Gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Sensores monitoram propensão para desenvolvimento de doenças e otimizam uso de fungicidas. Com o objetivo de reduzir as aplicações de defensivos agrícolas, o sistema CROPS monitora condições climáticas e indica os momentos em que há probabilidade de desenvolvimento de míldio, um fungo que ataca as parreiras. Assim, o uso de fungicidas se torna menos frequente e mais assertivo, resultando em custos menores e frutas mais saudáveis.
Sistema Ailos cria programa de chamadas de startups, incentivadas a apresentar soluções tecnológicas para as necessidades das cooperativas. Como parte de seu foco em inovação permanente, a Central Ailos criou um programa aberto de inovação, cujo objetivo central é aproximar a Central e suas cooperativas singulares do ecossistema de startups brasileiras. O programa surgiu da ideia de que o Laboratório de Inovação do Ailos não poderia executar todas as soluções internamente, de modo que parceiros externos seriam necessários para entregar alternativas às cooperativas e aos cooperados. O InPulse Ailos já resultou na contratação de três startups como parceiras da Central e continua recebendo pitches em ciclo contínuo.
Coopersystem inova com plataforma para gerenciamento de assembleias digitais e automatização das presenciais.. RESUMOCoopersystem desenvolve o Curia, aplicativo para gerenciamento de assembleias digitais. Nele as cooperativas e entidades podem registrar a presença do cooperado nas assembleias cadastradas, levar itens da pauta para votação e criar eleições de conselhos, tudo interagindo diretamente com cada cooperado, que possui acesso único e seguro para exercer seu papel de sócio.
Após greve, entregadores de aplicativo decidem criar sua própria plataforma, focada na remuneração justa de seu trabalho . A cooperativa Mensakas nasceu em 2018, após a organização de uma grande greve pelos entregadores de um aplicativo britânico na Espanha. A ideia fundamental é que, como cooperativa, a organização não está preocupada em gerar lucro, mas em privilegiar a qualidade de vida das pessoas. “O trabalho por cima do capital” é o grande lema e eixo principal de condução das atividades.