Com aplicativo, Nater Coop agiliza coleta e análise de dados

Contexto
Com mais de 21 mil cooperados, a Nater Coop (Cooperativa Agropecuária Centro Serrana) criou, em meados de 2009, o Programa Leite Certo. O objetivo do projeto é implementar estratégias e tecnologias para tornar a produção de leite ainda mais sustentável. Mudanças no manejo, investimentos em modernização e alimentação balanceada são algumas mudanças que impactam diretamente a saúde e a produtividade animal.
A assistência técnica do Programa Leite Certo é realizada de forma similar à de uma empresa, visto que apresenta uma gestão estratégica e personalizada para as propriedades. Com ações específicas, o sucesso é garantido.
Segundo Filipe Ton Fialho, gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica, melhorias na iniciativa acontecem conforme a evolução econômica. “Em 2020, começamos um trabalho de reestruturação do Programa Leite Certo - que já existia na cooperativa, mas com gestão terceirizada - com foco em melhorar as entregas e trazer maior sinergia entre a Assistência e os setores correlatos, como captação de leite, laticínio e nutrição animal”, explica.
Mas foi só em 2023 que a Nater Coop criou um aplicativo para dar ainda mais agilidade a todos os envolvidos no programa. Fialho conta que, antes do app Leite Certo, a coleta de dados de cada uma das propriedades era feita através de planilhas. “A planilha era alimentada pelo técnico durante a visita mensal e não havia participação efetiva do produtor no processo”, esclarece.
Além da falta de participação dos produtores participantes, o processo completo era demorado. A devolutiva do relatório poderia demorar até 40 dias, já que a coleta demandava tempo. Diante desse contexto, o objetivo principal do app era agilizar a coleta de dados, contando com a participação ativa dos produtores.
Desafios
No entanto, ao implementar o app, a Nater Coop enfrentou alguns desafios. A começar pelo volume de dados que já se possuía, incluindo dados econômicos e zootécnicos das propriedades. Além disso, o formato de trabalho difuso e os vários perfis de usuários também eram uma preocupação.
Diante disso, Fialho revela que a cooperativa focou em tornar o aplicativo acessível para todos os técnicos e associados participantes, independente da idade e do perfil econômico. “O objetivo é atrair o máximo de produtores possíveis.”, explica.
Desenvolvimento
O desenvolvimento do app Leite Certo aconteceu ao longo de 2023, após a empresa parceira ser selecionada por meio de um processo de inovação aberta. Com o time pronto, foram necessários seis meses para colocar o aplicativo no ar.
Durante esse tempo, o gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica conta que os dados das propriedades foram inseridos no app, testes foram efetuados e, por fim, uma validação em campo aconteceu. “Tínhamos o modelo de gestão, indicadores, metas gerenciais definidas e trabalhadas via planilhas de Excel”, complementa.
Na prática, o aplicativo agiliza o trabalho da Nater Coop ao permitir que os produtores, assim como os técnicos, possam inserir informações sobre suas vacas, como inseminações, tratamentos e vacinas. Com a integração dos cooperados participantes, a coleta de dados é mais rápida e os resultados mais eficientes.
Além disso, o aplicativo também conta com um canal de comunicação direto entre a cooperativa e os participantes. Por meio desse canal, os produtores podem acessar informações financeiras.
Dessa maneira, os dados zootécnicos, como partos, pesagem de leite, peso dos animais, e os resultados econômicos, como a receita total e o custo da produção por litro de leite, estão registrados. “O app Leite Certo está disponível para os cooperados fornecedores de leite Nater Coop, técnicos do projeto e compradores de leite”, explica Fialho.
Resultados
Apesar de estar no ar há pouco tempo, o app Leite Certo já está dando resultados positivos para o Programa Leite Certo e para a Nater Coop.
Segundo o gerente, já foram observados três frutos da implementação do aplicativo:
• Canal de comunicação com o cooperado: os associados recebem o Folha Leite, extrato de fornecimento do leite, através do aplicativo até o quinto dia útil do mês;
• Gestão rápida e transparente: com o acesso ao app e a comunicação com a equipe técnica, os produtores entendem mais sobre o comportamento da fazenda e conseguem tomar decisões com confiança;
• Trabalho reprodutivo eficiente: com os dados disponíveis a qualquer momento, os cooperados participantes sabem quais vacas estão aptas à reprodução.
Próximos passos
De acordo com Fialho, a meta para 2024 é atrair ainda mais cooperados produtores de leite para fazerem parte do Programa Leite Certo e se vincularem ao aplicativo.
“Nosso objetivo é ter todos os fornecedores de leite vinculados ao App Leite Certo para que este possa ser nosso canal de comunicação com o cooperado fornecedor de leite”, esclarece.
Ainda segundo o gerente, o app Leite Certo vai acelerar o processo de melhoria do projeto. Com a análise de dados via business intelligence (BI), a Nater Coop tem o poder de promover ações com muito mais rapidez e eficiência.
Contato do responsável:
Filipe Ton Fialho
Gerente de Bovinocultura e Assistência Técnica
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Certel e Sicredi: intercooperação para fomentar a sustentabilidade
Projeto “A energia que nos une” financiou uma nova hidrelétrica e venceu o prêmio SomosCoop na categoria Intercooperação. A Certel firmou parceria com cooperativas do Sicredi para financiar a nova hidrelétrica Vale do Leite. O objetivo era fortalecer cada vez mais a prestação do serviço de distribuição de energia e promover a qualidade de vida dos associados através da ampliação da geração de energia renovável e limpa. Como resultado, a iniciativa, chamada “A energia que nos une”, venceu a categoria de Intercooperação do prêmio SomosCoop 2020.

Smart farming em área experimental
Para orientar associados sobre novas tecnologias, Fundação ABC faz teste em campo de soluções de agricultura inteligente.. RESUMOA Fundação ABC, um instituto de pesquisa agropecuária privado, implanta campo experimental de agricultura inteligente para orientar seus mais de 5 mil associados de cooperativas parceiras na escolha e utilização de novas tecnologias.

Cogem aumenta participação de delegados com assembleia virtual
Treinamento e ações para engajamento ajudam a elevar presença de 12 para 22 delegados. A Cogem, cooperativa de crédito que atua no modelo capital e empréstimo, conseguiu um ótimo resultado em sua primeira assembleia digital: foram 22 delegados presentes de forma virtual em 2020. No ano anterior, apenas 12 delegados marcaram presença na assembleia presencial da cooperativa.

Lar Cooperativa: Programa de Ideias gera economia de R$ 34,7 milhões
Em sua última edição, iniciativa da Lar recebeu 457 ideias, das quais 270 foram aprovadas.. Finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, o case da Lar Cooperativa mostra que um programa de ideias bem estruturado pode trazer inovação, economia financeira e muitos benefícios. Somente na última edição do Programa de Ideias, em 2019, a cooperativa recebeu 457 ideias dos colaboradores, que geraram uma economia de R$ 34,7 milhões à Lar.