Topbar OCB

Digitalização de processos na Unimed Maringá

Imagem Destaque

2020
Sul
Saúde
Unimed Maringá
Experiência do usuário, transformação digital
Inovação de processo
Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMOUnimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Para estruturar e dar mais eficiência às suas ações de inovação, a Unimed Regional Maringá criou o UP! - Unimed Programa de Inovação. Dois dos pilares deste programa são: experiência do usuário e processos digitais.

Tais pilares foram criados para repensar e melhorar a experiência de cooperados e clientes em meio à transformação digital. Por exemplo, eram inúmeras as reclamações de clientes por não receberem seus boletos físicos com antecedência para o pagamento e a alta quantidade de solicitações de segunda via - problemas que poderiam ser resolvidos com a digitalização.

Também havia a urgência por um novo modelo de contrato, um contrato digital, que permitisse maior segurança das informações. Mais recentemente, devido à pandemia de Covid-19, a cooperativa também viu a necessidade de liberação de guias de exames e procedimentos via aplicativo Unimed Cliente PR (utilizado por todas as cooperativas Unimed do Estado do Paraná).

DESAFIOS

A cooperativa precisava entender quais demandas de digitalização eram mais urgentes e, principalmente, como se daria a transformação dos processos para o digital. Foram, então, identificados três necessidades:

  • Adotar uma fatura digital - a cooperativa identificou que todo o processo de boletos físicos (transporte via correios, custos com impressão, falta de garantia de que o beneficiário receberia a fatura no tempo adequado e a alta demanda no call center da cooperativa com solicitações de segunda via de boletos) transformava a experiência do cliente dolorosa e impactava muito as demandas administrativas.
  • Desenvolver um contrato digital - o contrato em papel demandava a presença de seus beneficiários para assinaturas e grandes espaços físicos para o arquivamento de suas documentações gerando um alto custo em seus processos, sem percepção de valor por nossos clientes.
  • Liberação de guias via app - o processo de liberação de guias para exames e procedimentos era burocrático e desgastante para os beneficiários, que precisavam se deslocar até a sede da cooperativa, enfrentando fila para realizar a liberação de sua guia.

DESENVOLVIMENTO

Um dos projetos de digitalização ganhou o nome de Fatura Digital e teve início em setembro de 2018, demandando ajustes do aplicativo, criação de layouts, testes e validações jurídicas e financeiras. Só depois dessas etapas que houve a divulgação aos beneficiários pelos canais oficiais da cooperativa.

Atualmente, o cliente que optar por mudar o recebimento de sua fatura para o modelo digital, precisa apenas baixar o aplicativo Unimed Cliente PR, fazer seu login, acessar a opção conta online, escolher a opção “formas de envio” e definir o e-mail que deseja receber sua fatura, confirmando os termos e aceites.

O segundo projeto foi chamado de Contrato Digital e desenvolvido em agosto de 2019. Buscava-se reduzir o uso excessivo de papel no processo de contratualização de planos, deslocamentos, extravio de documentos, custos com impressão, divergências de assinaturas, alto custo com armazenamento, além de exigir a presença física do cliente no ato da assinatura.

Na contratação do plano o cliente não precisa mais se deslocar até a sede apenas para ler e assinar seu contrato. Agora pode tê-lo e assiná-lo em seu dispositivo móvel, com a mesma validade jurídica. O desenvolvimento deste projeto envolveu no total 8 áreas da cooperativa e foi dividido em 8 etapas, que iam da escolha da melhor ferramenta para digitalização a adequações e integrações, aquisições de equipamentos, entre outros.

A terceira iniciativa, decorrente da pandemia de Covid-19, consistiu na liberação de guias e exames pelo aplicativo Unimed Cliente PR, deixando o processo de exames e procedimentos mais fluido. Também foi realizada uma forte divulgação sobre a mudança, para evitar que os beneficiários ficassem expostos à Covid-19.

RESULTADOS

No projeto da Fatura Digital, a Unimed Regional Maringá verificou uma adesão gradativa dos clientes e uma redução nas solicitações de segunda, além do menor consumo de papel para emissão dos boletos. Desta forma, além de garantir maior satisfação dos clientes, a cooperativa também converte essa melhoria de processo em responsabilidade social, impactando a comunidade onde a Unimed Regional Maringá está inserida.

No segundo projeto, do Contrato Digital, foram verificados: aumento da produtividade dos consultores de vendas, otimização de tempo da equipe comercial, maior transparência ao cliente pela disponibilidade do contrato, responsabilidade social e ambiental ao reduzir o consumo de papel, água e emissões. Os resultados quantitativos estão em fase de mensuração.

A liberação das guias via aplicativo evitou o deslocamento do cliente até Central de Relacionamento com o Cliente, reduziu custos com impressão, otimizou o trabalho da área de atendimento fornecendo mais tempo para a tratativa de questões que geram mais valor ao beneficiário da Unimed Regional Maringá.

Em geral, as três iniciativas reforçam os pilares estabelecidos no UP! – Unimed Programa de Inovação e garantem uma melhor experiência digital dos usuários, que era o principal objetivo das inovações.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

As iniciativas seguem ativas e objetivo é atingir cada vez mais beneficiários, fomentando ainda mais a digitalização dos processos da Unimed Regional Maringá e ampliando o uso do aplicativo.



Contato do responsável:


João Vítor Ribeiro de Almeida

Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá

joao.almeida@unimedmaringa.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Com estruturas e serviços compartilhados, cooperativa está presente em 9 países europeus, conta com 35 mil associados e movimenta mais de 200 milhões de euros por ano. Cooperativa de plataforma que nasceu como associação sem fins lucrativos, em 1998, na Bélgica, conta, atualmente, com mais de 35 mil trabalhadores autônomos como associados e está presente em 40 cidades de 9 países europeus. Iniciativa oferece estrutura compartilhada de serviços para apoiar a atividade profissional de trabalhadores independentes.

InovaCoop

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial foi reconhecida no Prêmio Inova Maringá 2024, se destacando pela inovação de processos e produtos. Para chegar nesse lugar de prestígio, a cooperativa investe em uma forte e constante cultura de inovação, coletando ideias de colaboradores e aprendendo por meio de estudo de mercado e benchmarking.

InovaCoop

Tecnologia alerta para deterioração das condições de saúde de pacientes e, assim, reduziu o tempo para atendimento a casos com risco de infecção grave. Após a implantação do Robô Laura nas unidades de internação clínica e cirúrgica, o monitoramento e os cuidados dispensados aos pacientes passaram a ser compartilhados entre todos os profissionais. O robô consegue identificar quais são os pacientes que apresentam maior risco de deterioração clínica por meio do monitoramento dos sinais vitais e, dessa maneira, asseguram que irão receber eventual intervenção mais precocemente.

InovaCoop

Iniciativa alinhou o negócio às tendências de mercado e recebeu prêmio por embalagem inovadora. Para aderir à crescente demanda por alimentação mais saudável, a Aurora Coop lançou a linha Aurora Bem Leve, composta por refeições prontas com proposta de alimentos saudáveis. A marca oferece pratos prontos cozidos a vácuo e ultracongelados, usando uma tecnologia de preparo que preserva o sabor e os nutrientes. A linha ganhou um prêmio pela embalagem inovadora e deve ser inserida em até 4 mil pontos de venda no país.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.