Voltar
Radar da inovação

Unimed Maringá desenvolve programa para estruturar inovações

Baseada em cinco pilares estratégicos, iniciativa é resultado da participação no Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense


09/07/2020
Nome da Cooperativa:Unimed Regional Maringá
Ramo:Saúde
Região:Sul
Palavras-chave:cultura de inovação, Inovação organizacional
Resumo:

RESUMO CARD

Unimed Regional Maringá desenvolve programa para estruturar e dar mais eficiência às suas ações de inovação. A iniciativa, chamada de UP! - Unimed Programa de Inovação, surgiu a partir da capacitação oferecida pelo Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, da OCEPAR em parceria com o ISAE.

CONTEXTO

A Unimed Regional Maringá possuía iniciativas isoladas para desenvolver melhorias e inovações em produtos e serviços, o que gerava dificuldades para mensurar resultados e dar foco ao que realmente interessava.

Em meio a esse contexto, entre 2018 e 2019, alguns colaboradores da cooperativa participaram do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, oferecido pela OCEPAR em parceria com o ISAE – Escola de Negócios.

Como etapa de conclusão do curso oferecido pela OCEPAR, a cooperativa teve que estruturar o que se esperava dos trabalhos desenvolvidos na organização, criando, assim, o UP! – Unimed Programa de Inovação.


DESAFIOS

Ao mesmo tempo em que os colaboradores recebiam muitos aprendizados de inovação no curso oferecido pela OCEPAR, havia a percepção que as iniciativas desenvolvidas na organização estavam dispersas e sem resultados claros.

João Vítor Ribeiro de Almeida, agente de inovação da Unimed Regional Maringá, lembra que, durante a capacitação, eles entenderam a necessidade de priorizar e avaliar o que realmente entregava valor à cooperativa.

Além disso, a falta de entendimento do que priorizar e do que se esperar da inovação também dificultava a inclusão do tema inovação na estratégia da cooperativa.


DESENVOLVIMENTO

Para a criação do UP! – Unimed Programa de Inovação, o agente de inovação da cooperativa conta que foram horas de capacitação das equipes, entre agentes de inovação e agentes de transformação, para a elaboração de um programa específico às necessidades da organização.

Foi criado, então, o conceito de inovação para a Unimed Maringá, definidos os objetivos gerais e específicos buscados ao implantar um programa, estruturado um setor com colaboradores dedicados ao tema, e definidos os 5 pilares que sustentam a inovação na organização:

  • Experiência do usuário: potencializar a experiência do usuário na utilização de produtos e serviços.
  • Processos digitais: agilizar os processos e serviços oferecidos por meio de soluções digitais.
  • Aumento no número de vidas: soluções que aumentem a percepção de valor da marca convertendo em fidelização e captação de novos clientes.
  • Prevenção: buscar soluções para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
  • Controle de custos: iniciativas que possibilitem a otimização dos custos e recursos da cooperativa.

Em resumo, esses pilares são usados pela área de inovação da Unimed Maringá para decidir quais projetos e ações serão priorizados.

“Com isso, tornamos a estrutura mais focada na resolução dos principais problemas e oportunidades, o que já gerou resultados, como novos processos internos, mudança de mindset e outros benefícios”, afirma João Vítor.


RESULTADOS

Além de servir como etapa de conclusão do curso oferecido pela OCEPAR, o programa UP! trouxe resultados imensuráveis à Unimed Maringá:

  • foi o “start” na mudança de cultura na cooperativa
  • estimulou colaboradores a se envolveram na elaboração do programa
  • fomentou a inserção da inovação na estratégia da cooperativa
  • aproximou aceleradoras e startups
  • estimulou a criação de um setor dedicado, criando a partir daí projetos e programas para disseminação da inovação em toda a cooperativa.

Além disso, cases de inovação já foram implementados a partir do UP!, como novos processos de contrato digital, fatura digital, liberação de guias via aplicativo, programa de mudança de mindset, entre outros.


PRÓXIMAS INICIATIVAS

Os próximos passos são disseminar internamente, por meio de um bom plano de comunicação, o UP! – Unimed Programa de Inovação a fim de aumentar o entendimento e participação das equipes no desenvolvimento de inovações, garantindo assim maior alinhamento à estratégia da cooperativa, bem como mantendo sua sustentabilidade e competitividade de mercado por meio de soluções inovadoras.

Contato do responsável:

João Vítor Ribeiro de Almeida

Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá

joao.almeida@unimedmaringa.com.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta