Topbar OCB

Delorean: Unimed-BH cria programa para identificar tendências de mercado

Imagem Destaque

2021
Sudeste
Saúde
Não
Unimed-BH
cultura de inovação, Inovação de processo, Inovação de serviço, programa de inovação, tendências
Inovação de processo
Iniciativa nasceu da necessidade de antecipar movimentos de mercado para manter a competitividade da cooperativa. O Delorean é um programa da área de inovação da Unimed-BH que visa antecipar tendências, prever cenários e criar estratégias de futuro de forma colaborativa. Na prática, a área de inovação sugere temas para os quais deseja aplicar o Delorean a fim de obter uma visão de futuro e visão prospectiva.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Foi identificada uma lacuna na forma como era realizado o trabalho de prospecção de tendências, uma atividade que era feita de maneira pontual para atender a demandas específicas. Assim, não era possível mapear todas as oportunidades e ameaças futuras ao negócio da cooperativa, bem como não havia mecanismos para identificar quais dessas tendências tinham potencial de impacto transversal, para mais de uma área da cooperativa.

Assim, a cooperativa e todo seu portfólio de produtos e serviços estavam sujeitos a riscos de perda de competitividade perante à movimentação de outros players, que tinham no radar a antecipação de tendências da qual necessitava a Unimed-BH e já vinham oferecendo propostas diferenciadas de produtos e experiências do mercado de saúde.

DESAFIOS

Ao desenvolver tanto o conceito quanto a aplicação prática do Delorean, a Unimed-BH se deparou com os seguintes desafios principais ao longo de todo o processo:

  • Adequar as metodologias de future thinking - metodologia que tem como finalidade conduzir uma análise estruturada das mudanças que estão previstas para ocorrer nos próximos anos no ambiente de negócios no qual se insere a organização - e aplicá-las ao contexto da cooperativa, definindo assim uma metodologia customizada;
  • Gerar engajamento de todas as áreas internas necessárias, pois há concorrência de tempo e dedicação e prioridades por parte dos colaboradores;
  • Obter como resultado do programa propostas com alto grau de assertividade e aderência com o contexto e a visão estratégica da cooperativa.

DESENVOLVIMENTO

Uma inovação como o Delorean era demandada simultaneamente por duas áreas da cooperativa, principalmente. A Superintendência Geral e a Diretoria de um lado, que consideravam imprescindível contar com uma visão sistêmica confiável sobre as tendências de mercado. De outro lado, a gerência de Marketing, que tem como demanda a aplicação tangencial de tendências na forma de novos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa.

Na prática, a proposta foi da área de inovação com o objetivo de estruturar um programa que tornasse o trabalho de tendências algo sistematizado ao mesmo tempo que trouxesse elementos de transversalidade e boas práticas de inovação aberta. De maneira colaborativa, a proposta esteve sincronizada, então, com a atividade de marketing de elaboração de portfólio e gestão de produtos. Sendo assim, é considerada como um resultado que nasce da colaboração entre estas duas áreas.

Dessa maneira, a agenda de novos produtos foi a primeira a ser beneficiada pelo programa, pois um dos desafios mais urgentes era, justamente, o desenvolvimento de um novo portfólio de produtos e serviços de longo prazo, que pudesse trazer mais competitividade e estivesse orientado e em sintonia com as tendências e os sinais de mudanças do mercado. Foi o Delorean, portanto, que, a partir da consolidação e atingimento de maturidade de produtos e serviços já existentes, permitiu chegar a um ambiente favorável ao desenvolvimento de um novo portfólio.

Ao longo de sua construção, o programa passou pelas fases de desenho, busca de patrocínio, preparação, implementação, apresentação de resultados e lições aprendidas. As principais etapas de validação se deram durante a fase de busca de patrocínio, quando houve apreciação da alta liderança e na etapa de apresentação de resultados obtidos, quando houve apreciação e feedback da alta liderança sobre inclusão ou não das oportunidades e ideias-conceito resultantes do programa no roadmap estratégico da empresa. Já a aplicação, que aconteceu na fase de implementação, contou com análise, mapeamento e escolha de tendências, aplicação da metodologia construída, realização dos encontros de co-criação e construção de oportunidades-conceito.

Atualmente, a partir do momento em que um tema é definido, inicia-se a realização do programa com a aplicação da metodologia, que consiste na realização de encontros mistos com a participação de profissionais externos, como especialistas em áreas específicas do mercado, e colaboradores da cooperativa. Após a série de encontros, o programa desenha uma estratégia para sensibilizar, obter feedback e aprovar a entrada das oportunidades construídas no roadmap estratégico da cooperativa.

RESULTADOS

Como principais resultados decorrentes do desenvolvimento e da aplicação do programa Delorean, a Unimed-BH já chegou aos seguintes resultados:

  • Desenvolvimento de cenários de futuro com maior e menor impacto para a empresa;
  • Identificação de oportunidades e ameaças a longo prazo;
  • Construção de oportunidades-conceito e ideias-conceito que podem vir a ser incluídas no roadmap estratégico da cooperativa;
  • Identificação, antecipação, atualização e aplicação prática das tendências identificadas pelo programa;
  • Atualmente, a cooperativa conta com 8 oportunidades-conceito em seu portfólio de produtos vigente até 2025, todas elas oriundas do programa e da metodologia aplicada;
  • Uma dessas oito oportunidades-conceito já foi implementada: o primeiro plano 100% digital da Unimed-BH, o Bem Digital, que foi lançado em dezembro de 2020 e, hoje, é um produto em fase de crescimento e já foi escolhido por centenas de clientes.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

O programa Delorean é uma iniciativa permanente da Unimed-BH, acionado periodicamente para identificação de tendências futuras que tenham potencial de impactar os negócios da cooperativa.



Contato do responsável:


Rafael Silva

Coordenador de Digital e Inovação da Unimed-BH

rafael.silva@unimedbh.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Unimed Maringá desenvolve programa para estruturar inovações
InovaCoop

Unimed Maringá desenvolve programa para estruturar inovações

Baseada em cinco pilares estratégicos, iniciativa é resultado da participação no Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense. RESUMO CARDUnimed Regional Maringá desenvolve programa para estruturar e dar mais eficiência às suas ações de inovação. A iniciativa, chamada de UP! - Unimed Programa de Inovação, surgiu a partir da capacitação oferecida pelo Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, da OCEPAR em parceria com o ISAE.

Lar: inspeção de elevadores de silos por meio de drones
InovaCoop

Lar: inspeção de elevadores de silos por meio de drones

Solução inovadora aumentou a segurança e reduziu o envolvimento de pessoas no processo in loco. A Lar Cooperativa Agroindustrial, através do seu projeto “Programa de Ideias”, recebeu uma sugestão de um colaborador que visava reduzir os riscos com relação à segurança de pessoas na manutenção preventiva de elevadores de silos, realizada a cada 15 dias, em uma altura de mais de 30 metros. A solução do colaborador ganhou o prêmio Destaque em 2019 e foi implementada em 2020, com o uso de drones como alternativa inovadora para inspeção visual.

Certel cria postos de abastecimento para carros elétricos
InovaCoop

Certel cria postos de abastecimento para carros elétricos

Instalação de posto de abastecimento de carros elétricos visa antecipar tendências, incentivar a adoção de energia limpa e acelerar a inovação na região. A Certel instalou seu posto de abastecimento para veículos elétricos no Vale do Taquari, visando disseminar a malha de opções de carregamento. Os carros elétricos estão ganhando espaço no mercado automotivo e emergem como aliados de políticas sustentáveis. Diante dessa tendência, a Certel visa incentivar a adoção de carros elétricos na região - começando pela própria frota.

Pix Crédito: Ailos propõe nova modalidade de pagamento digital em parceria com Banco Central
InovaCoop

Pix Crédito: Ailos propõe nova modalidade de pagamento digital em parceria com Banco Central

Iniciativa nasceu no Laboratório de Inovação do Sistema e propõe uma nova solução financeira com identidade cooperativista. O Pix caiu no gosto dos brasileiros e está sendo usado para mais inovações nos serviços financeiros. Uma dessas inovações surgiu no laboratório de inovação do Sistema Ailos. O Ailos Pix Crédito propõe a criação de uma nova modalidade de pagamento parcelado que aproveita a alta adesão do Pix. O projeto integra o LIFT Lab, uma iniciativa da FENASBAC e do BC para instituições ou pessoas que trazem novas ideias para o setor financeiro e segue em desenvolvimento, mirando a elaboração de um MVP.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.