Topbar OCB

Delorean: Unimed-BH cria programa para identificar tendências de mercado

Imagem Destaque

2021
Sudeste
Saúde
Unimed-BH
cultura de inovação, Inovação de processo, Inovação de serviço, programa de inovação, tendências
Inovação de processo
Iniciativa nasceu da necessidade de antecipar movimentos de mercado para manter a competitividade da cooperativa. O Delorean é um programa da área de inovação da Unimed-BH que visa antecipar tendências, prever cenários e criar estratégias de futuro de forma colaborativa. Na prática, a área de inovação sugere temas para os quais deseja aplicar o Delorean a fim de obter uma visão de futuro e visão prospectiva.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Foi identificada uma lacuna na forma como era realizado o trabalho de prospecção de tendências, uma atividade que era feita de maneira pontual para atender a demandas específicas. Assim, não era possível mapear todas as oportunidades e ameaças futuras ao negócio da cooperativa, bem como não havia mecanismos para identificar quais dessas tendências tinham potencial de impacto transversal, para mais de uma área da cooperativa.

Assim, a cooperativa e todo seu portfólio de produtos e serviços estavam sujeitos a riscos de perda de competitividade perante à movimentação de outros players, que tinham no radar a antecipação de tendências da qual necessitava a Unimed-BH e já vinham oferecendo propostas diferenciadas de produtos e experiências do mercado de saúde.

DESAFIOS

Ao desenvolver tanto o conceito quanto a aplicação prática do Delorean, a Unimed-BH se deparou com os seguintes desafios principais ao longo de todo o processo:

  • Adequar as metodologias de future thinking - metodologia que tem como finalidade conduzir uma análise estruturada das mudanças que estão previstas para ocorrer nos próximos anos no ambiente de negócios no qual se insere a organização - e aplicá-las ao contexto da cooperativa, definindo assim uma metodologia customizada;
  • Gerar engajamento de todas as áreas internas necessárias, pois há concorrência de tempo e dedicação e prioridades por parte dos colaboradores;
  • Obter como resultado do programa propostas com alto grau de assertividade e aderência com o contexto e a visão estratégica da cooperativa.

DESENVOLVIMENTO

Uma inovação como o Delorean era demandada simultaneamente por duas áreas da cooperativa, principalmente. A Superintendência Geral e a Diretoria de um lado, que consideravam imprescindível contar com uma visão sistêmica confiável sobre as tendências de mercado. De outro lado, a gerência de Marketing, que tem como demanda a aplicação tangencial de tendências na forma de novos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa.

Na prática, a proposta foi da área de inovação com o objetivo de estruturar um programa que tornasse o trabalho de tendências algo sistematizado ao mesmo tempo que trouxesse elementos de transversalidade e boas práticas de inovação aberta. De maneira colaborativa, a proposta esteve sincronizada, então, com a atividade de marketing de elaboração de portfólio e gestão de produtos. Sendo assim, é considerada como um resultado que nasce da colaboração entre estas duas áreas.

Dessa maneira, a agenda de novos produtos foi a primeira a ser beneficiada pelo programa, pois um dos desafios mais urgentes era, justamente, o desenvolvimento de um novo portfólio de produtos e serviços de longo prazo, que pudesse trazer mais competitividade e estivesse orientado e em sintonia com as tendências e os sinais de mudanças do mercado. Foi o Delorean, portanto, que, a partir da consolidação e atingimento de maturidade de produtos e serviços já existentes, permitiu chegar a um ambiente favorável ao desenvolvimento de um novo portfólio.

Ao longo de sua construção, o programa passou pelas fases de desenho, busca de patrocínio, preparação, implementação, apresentação de resultados e lições aprendidas. As principais etapas de validação se deram durante a fase de busca de patrocínio, quando houve apreciação da alta liderança e na etapa de apresentação de resultados obtidos, quando houve apreciação e feedback da alta liderança sobre inclusão ou não das oportunidades e ideias-conceito resultantes do programa no roadmap estratégico da empresa. Já a aplicação, que aconteceu na fase de implementação, contou com análise, mapeamento e escolha de tendências, aplicação da metodologia construída, realização dos encontros de co-criação e construção de oportunidades-conceito.

Atualmente, a partir do momento em que um tema é definido, inicia-se a realização do programa com a aplicação da metodologia, que consiste na realização de encontros mistos com a participação de profissionais externos, como especialistas em áreas específicas do mercado, e colaboradores da cooperativa. Após a série de encontros, o programa desenha uma estratégia para sensibilizar, obter feedback e aprovar a entrada das oportunidades construídas no roadmap estratégico da cooperativa.

RESULTADOS

Como principais resultados decorrentes do desenvolvimento e da aplicação do programa Delorean, a Unimed-BH já chegou aos seguintes resultados:

  • Desenvolvimento de cenários de futuro com maior e menor impacto para a empresa;
  • Identificação de oportunidades e ameaças a longo prazo;
  • Construção de oportunidades-conceito e ideias-conceito que podem vir a ser incluídas no roadmap estratégico da cooperativa;
  • Identificação, antecipação, atualização e aplicação prática das tendências identificadas pelo programa;
  • Atualmente, a cooperativa conta com 8 oportunidades-conceito em seu portfólio de produtos vigente até 2025, todas elas oriundas do programa e da metodologia aplicada;
  • Uma dessas oito oportunidades-conceito já foi implementada: o primeiro plano 100% digital da Unimed-BH, o Bem Digital, que foi lançado em dezembro de 2020 e, hoje, é um produto em fase de crescimento e já foi escolhido por centenas de clientes.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

O programa Delorean é uma iniciativa permanente da Unimed-BH, acionado periodicamente para identificação de tendências futuras que tenham potencial de impactar os negócios da cooperativa.



Contato do responsável:


Rafael Silva

Coordenador de Digital e Inovação da Unimed-BH

rafael.silva@unimedbh.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Programa capacitou equipes de 15 cooperativas para gerenciar inovação local e difundiu as novas práticas entre centenas de colaboradores. RESUMO CARDSicoob Unicoob cria programa de inovação com definição de equipes próprias em cada cooperativa, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma cultural local de inovação. O programa, batizado de Missão 21, gerou três ideias de inovação selecionadas por um comitê externo, a serem aceleradas em etapa posterior, e permitiu a disseminação da cultura de inovação entre as cooperativas do sistema.

InovaCoop

Em operação desde o dia seguinte à promulgação da lei que autoriza a telemedicina no País, o sistema da CNU é aprovado por 98% dos usuários. RESUMO CARDA pandemia por Covid-19 levou a Central Nacional Unimed a oferecer a telemedicina aos seus beneficiários como forma de reduzir a demanda pelo Pronto Atendimento em seus hospitais. A iniciativa foi um sucesso, com 98% de aprovação por parte dos clientes em mais de 8,5 mil consultas.

InovaCoop

Baseado em modelo de cooperativa de plataforma o banco de imagens canadense conta com fotógrafos em mais de 60 países. RESUMO Para fazer frente aos valores aviltantes e à política de desvalorização de fotógrafos praticados pelos grandes bancos de imagens, a Stocksy United criou uma cooperativa de plataforma em que os artistas recebem entre 50% e 75% dos royalties pagos por suas produções. Com isso, recebeu candidaturas de 10 mil fotógrafos interessados em se associar ao projeto e viu sua receita atingir US$ 10,3 milhões, em 2016.

InovaCoop

Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.