Topbar OCB
Delorean: Unimed-BH cria programa para identificar tendências de mercado
CONTEXTO
Foi identificada uma lacuna na forma como era realizado o trabalho de prospecção de tendências, uma atividade que era feita de maneira pontual para atender a demandas específicas. Assim, não era possível mapear todas as oportunidades e ameaças futuras ao negócio da cooperativa, bem como não havia mecanismos para identificar quais dessas tendências tinham potencial de impacto transversal, para mais de uma área da cooperativa.
Assim, a cooperativa e todo seu portfólio de produtos e serviços estavam sujeitos a riscos de perda de competitividade perante à movimentação de outros players, que tinham no radar a antecipação de tendências da qual necessitava a Unimed-BH e já vinham oferecendo propostas diferenciadas de produtos e experiências do mercado de saúde.
DESAFIOS
Ao desenvolver tanto o conceito quanto a aplicação prática do Delorean, a Unimed-BH se deparou com os seguintes desafios principais ao longo de todo o processo:
- Adequar as metodologias de future thinking - metodologia que tem como finalidade conduzir uma análise estruturada das mudanças que estão previstas para ocorrer nos próximos anos no ambiente de negócios no qual se insere a organização - e aplicá-las ao contexto da cooperativa, definindo assim uma metodologia customizada;
- Gerar engajamento de todas as áreas internas necessárias, pois há concorrência de tempo e dedicação e prioridades por parte dos colaboradores;
- Obter como resultado do programa propostas com alto grau de assertividade e aderência com o contexto e a visão estratégica da cooperativa.
DESENVOLVIMENTO
Uma inovação como o Delorean era demandada simultaneamente por duas áreas da cooperativa, principalmente. A Superintendência Geral e a Diretoria de um lado, que consideravam imprescindível contar com uma visão sistêmica confiável sobre as tendências de mercado. De outro lado, a gerência de Marketing, que tem como demanda a aplicação tangencial de tendências na forma de novos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa.
Na prática, a proposta foi da área de inovação com o objetivo de estruturar um programa que tornasse o trabalho de tendências algo sistematizado ao mesmo tempo que trouxesse elementos de transversalidade e boas práticas de inovação aberta. De maneira colaborativa, a proposta esteve sincronizada, então, com a atividade de marketing de elaboração de portfólio e gestão de produtos. Sendo assim, é considerada como um resultado que nasce da colaboração entre estas duas áreas.
Dessa maneira, a agenda de novos produtos foi a primeira a ser beneficiada pelo programa, pois um dos desafios mais urgentes era, justamente, o desenvolvimento de um novo portfólio de produtos e serviços de longo prazo, que pudesse trazer mais competitividade e estivesse orientado e em sintonia com as tendências e os sinais de mudanças do mercado. Foi o Delorean, portanto, que, a partir da consolidação e atingimento de maturidade de produtos e serviços já existentes, permitiu chegar a um ambiente favorável ao desenvolvimento de um novo portfólio.
Ao longo de sua construção, o programa passou pelas fases de desenho, busca de patrocínio, preparação, implementação, apresentação de resultados e lições aprendidas. As principais etapas de validação se deram durante a fase de busca de patrocínio, quando houve apreciação da alta liderança e na etapa de apresentação de resultados obtidos, quando houve apreciação e feedback da alta liderança sobre inclusão ou não das oportunidades e ideias-conceito resultantes do programa no roadmap estratégico da empresa. Já a aplicação, que aconteceu na fase de implementação, contou com análise, mapeamento e escolha de tendências, aplicação da metodologia construída, realização dos encontros de co-criação e construção de oportunidades-conceito.
Atualmente, a partir do momento em que um tema é definido, inicia-se a realização do programa com a aplicação da metodologia, que consiste na realização de encontros mistos com a participação de profissionais externos, como especialistas em áreas específicas do mercado, e colaboradores da cooperativa. Após a série de encontros, o programa desenha uma estratégia para sensibilizar, obter feedback e aprovar a entrada das oportunidades construídas no roadmap estratégico da cooperativa.
RESULTADOS
Como principais resultados decorrentes do desenvolvimento e da aplicação do programa Delorean, a Unimed-BH já chegou aos seguintes resultados:
- Desenvolvimento de cenários de futuro com maior e menor impacto para a empresa;
- Identificação de oportunidades e ameaças a longo prazo;
- Construção de oportunidades-conceito e ideias-conceito que podem vir a ser incluídas no roadmap estratégico da cooperativa;
- Identificação, antecipação, atualização e aplicação prática das tendências identificadas pelo programa;
- Atualmente, a cooperativa conta com 8 oportunidades-conceito em seu portfólio de produtos vigente até 2025, todas elas oriundas do programa e da metodologia aplicada;
- Uma dessas oito oportunidades-conceito já foi implementada: o primeiro plano 100% digital da Unimed-BH, o Bem Digital, que foi lançado em dezembro de 2020 e, hoje, é um produto em fase de crescimento e já foi escolhido por centenas de clientes.

PRÓXIMAS INICIATIVAS
O programa Delorean é uma iniciativa permanente da Unimed-BH, acionado periodicamente para identificação de tendências futuras que tenham potencial de impactar os negócios da cooperativa.
Contato do responsável:
Rafael Silva
Coordenador de Digital e Inovação da Unimed-BH
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes. . Em meio à sua jornada de transformação digital, a Torrefação Cooxupé inovou ao lançar uma plataforma de e-commerce B2B (Business to Business), para atender varejistas, atacados e cafeterias. A novidade moderniza a área de marketing digital da cooperativa e proporciona uma experiência multicanal para os clientes.
Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais. RESUMO CARDSituada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.
Para acabar com problema de desagregação de informações técnicas, estratégicas e operacionais, cooperativa criou plataforma tecnológica de pesquisa. RESUMO CARDPara solucionar a questão do acesso a informações estratégicas e operacionais, a Sicredi Pioneira desenvolveu o Goog, uma plataforma de gestão e disponibilização de conteúdo inspirada no Google, com uso intuitivo e algoritmo que organiza e prioriza o conteúdo.
Cooperativa constrói usina solar que gerará economia de R$ 12 milhões por ano e redução de 26% na emissão de carbono . No Mato Grosso, a Central Sicredi Centro Norte construiu uma usina solar de 9 hectares e 18 mil painéis capaz de gerar 11,3 gigawatts-hora por ano. A instalação possibilitará uma economia de 95% na conta de luz das unidades Sicredi no Mato Grosso. Além disso, estima-se que será possível evitar a emissão de mais de 24 mil toneladas de carbono nos próximos 25 anos e obter uma redução anual de 26% nas emissões.