Cooperativas e Startups: uma aliança poderosa
Juntas, cooperativas e startups transformam o ecossistema de inovação em um campo ágil, justo e comunitário!
Não tem como negar que as startups são grandes protagonistas da economia digital, tornando o ambiente de negócios mais inovador e dinâmico. Mas elas não têm a resposta para tudo. Um ecossistema de inovação é feito de atores que se fortalecem juntos. É por isso que a colaboração entre cooperativas e startups é uma simbiose em prol da inovação e cooperação.
Os modelos de negócios são diferentes, mas isso não quer dizer que não possam ser complementares. Unidas, cooperativas e startups podem dar vida a novas ideias e melhorar processos. Embora sejam muito diferentes, essa parceria não tem nenhuma contradição.
Neste artigo, portanto, iremos entender como tanto cooperativas quanto startups se beneficiam dessa relação, ver exemplos de sucesso e conhecer os resultados do programa InovaCoop Conexão com Startups. Aproveite a leitura!
Inovação aberta: simbiose para startups e cooperativas
Cooperativas e startups podem se complementar, em uma espécie de relação ganha-ganha, em que cada uma complementa as características da outra. Por isso, a ligação entre elas resulta em resultados positivos e iniciativas inovadoras.
Para as startups, as cooperativas surgem como parceiras importantes, sobretudo em um período de escassez de capital de risco. Na América Latina, o mercado de venture capital sentiu uma redução de 50% nos investimentos em startups em setembro de 2023, revelam os dados apurados pela Sling Hub.
Além disso, no Brasil, de dez startups, seis delas não captam uma segunda rodada de investimentos. Elas precisam, então, explorar o mercado em busca de novas aliadas para desenvolver suas soluções e colocá-las no mercado. Diante disso, as cooperativas surgem como potenciais parceiras.
E o que as cooperativas ganham?
Já para as cooperativas, essa conexão com startups contribui para torná-las mais dinâmicas, ágeis e modernas. Mantê-las por perto também contribui para a construção de um ecossistema de inovação e empreendedorismo cooperativista.
Com isso, as cooperativas podem agregar agilidade e dinamismo à estratégia de inovação e desenvolvimento de soluções - características muito presentes no ambiente de startups. Dessa forma, também conseguem integrar a tecnologia em prol do impacto social e econômico nas comunidades.
A possibilidade de buscar soluções externas nas startups é muito positiva para as cooperativas. Nem sempre a melhor alternativa para a inovação será desenvolver uma nova ideia internamente. Isso acontece porque contratar uma startup apresenta uma série de benefícios ao processo, tais quais: