Voltar
Radar da inovação

Frísia amplia busca por inovação com a Digital Agro

Além da feira, plataforma passa a promover conteúdo, conexão com startups e inovação aberta


09/07/2020
Nome da Cooperativa:Frísia
Ramo:Agropecuário
Região:Sul
Palavras-chave:Inovação organizacional
Resumo:

Frísia amplia Digital Agro e cria mais três iniciativas de inovação além da feira. Agora, a cooperativa passa a ter um programa de seleção de startups, uma frente de inovação aberta para receber ideias de colaboradores, cooperados, fornecedores e da comunidade em geral, e um blog de notícias sobre inovação. Tudo para acelerar a transformação da cultura da cooperativa e se aproximar cada vez mais do ecossistema de inovação e tecnologia.

CONTEXTO

Fundada em 1925, a Frísia é uma das cooperativas mais antigas do país e está localizada na região dos Campos Gerais. Tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho.

Desde 2017, a cooperativa organiza a feira Digital Agro, que é uma das primeiras do setor a abordar a temática de inovação, com a presença de startups. Mas apenas a feira não era suficiente para a Frísia se aproximar do ecossistema de inovação e promover a criação de soluções para os desafios existentes no campo, otimizando recursos e aumentando a produtividade. 

A necessidade de ir além da feira foi constatada ao final da Digital Agro 2019 (3ª edição da feira). Era preciso, por exemplo, aumentar o relacionamento com as startups que se apresentavam no evento, além de buscar mais soluções para outros desafios da cooperativa.

DESAFIOS

O principal desafio era abordar a inovação da porta para dentro. Ou seja, a feira Digital Agro trazia as novidades e inovações do setor e nem sempre aquilo era absorvido ou gerava resultados à Frísia, principalmente na questão da cultura de inovação. “Percebeu-se o desafio de transformar a cultura interna e a, partir disso, surgiram as primeiras iniciativas”, conta Auke Dijkstra Neto, Coordenador de Novos Negócios e responsável pela inovação na Frísia.

Atualmente, as iniciativas da inovação da Frísia são desenvolvidas pela área de marketing e não possuem um time dedicado a elas em tempo integral. Três colaboradores dedicam parte do seu trabalho às inovações que você conhecerá a seguir.

DESENVOLVIMENTO

O projeto era lançar mais três iniciativas além da feira, criando, assim, a plataforma Digital Agro com quatro marcas interligadas. A Digital Agro, agora, foca nas áreas de evento, startups, notícias e ideias, e foi lançada no final de maio de 2020.

Conheça os pilares da plataforma:

1)   Digital Agro Feira

Foi a primeira iniciativa e sempre acontecia em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, aproximando o produtor rural das inovações digitais. Porém, a quarta edição, marcada para julho de 2021, será em Curitiba para ampliar o alcance do evento. Serão discutidos temas como: biotech e alimentos do futuro; agroinovation; o futuro da gestão no campo; e tecnologias para produção sustentável. Saiba mais em: https://evento.digitalagro.com.br/

2)   Digital Agro Ideas

Esse sistema, baseado no conceito de inovação aberta, concentra o recebimento de ideias e sugestões para melhorar ou até transformar as formas de produção de alimentos e os processos internos da cooperativa Frísia. O programa permite que colaboradores, cooperados, fornecedores e a comunidade cadastrem sugestões, que serão verificadas por um Comitê de Inovação. As ideias são compartilhadas com os respectivos setores responsáveis pelas mudanças, que darão notas para aquelas que consideram as mais eficientes. Pelo Digital Agro Ideas, as sugestões são coletadas e inseridas em categorias, avaliadas e, caso aprovadas pelo Comitê de Inovação, colocadas em prática, sendo premiada a pessoa que sugeriu a ideia. Site da iniciativa: https://digitalagro.com.br/ideas/

3)   Digital Agro Connection

O programa selecionará seis startups para desenvolverem soluções inovadoras para o agronegócio e a cadeia produtiva. A primeira edição abriu inscrições até 22 de junho de 2020 e as participantes puderam escolher entre as temáticas de Agropecuária Sustentável ou Agroindústria 4.0. As selecionadas têm monitorias e treinamentos on-line, e apresentam uma proposta de trabalho. Em seguida, detalham como será o trabalho, quanto tempo irá demandar e qual o suporte a cooperativa pode fornecer. O regulamento e mais informações estão no site: https://digitalagro.com.br/connection/

4)   Digital Agro News

Para levar mais informação para que o produtor rural possa ter ferramentas para tomar a melhor decisão, a Frísia também desenvolveu o Digital Agro News, um blog que apresenta notícias sobre as mesmas temáticas da feira Digital Agro. Conheça o blog: https://digitalagro.com.br/news/

RESULTADOS

Como a plataforma completa foi recém-lançada, ainda não é possível medir muitos resultados, mas alguns avanços já são percebidos, segundo o Coordenador de Novos Negócios da Frísia, Auke Dijkstra Neto.

  • Faltando cerca de um mês para o encerramento das inscrições do Digital Agro Connection, a cooperativa já havia recebido a inscrição de mais de 30 startups.
  • Na questão da mudança de cultura interna, o apoio da Diretoria e a criação de um Comitê de Inovação, composto por 10 colaboradores de diferentes áreas, já são reflexos positivos.
  • Assim como a criação de um departamento de inovação, que está em estudo.
  • “De certa forma, os resultados que buscamos podem ser mais difíceis de mensurar, como a criação de uma cultura de inovação, mas o apoio da Diretoria já é um resultado interessante neste começo”, explica o Coordenador de Novos Negócios.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

A cooperativa trabalha atualmente para dar corpo e visibilidade às iniciativas recém-lançadas. Além de selecionar as startups para a primeira edição do Digital Agro Connection, a Frísia já trabalha para lançar mais desafios a serem superados, tanto para as startups quanto para o programa de seleção de ideias.

Além disso, está sendo criado um comitê de inovação para participar dos processos seletivos dos programas e também um departamento estruturado de inovação.

Contato do responsável:

Auke Dijkstra Neto

Coordenador de Novos Negócios da Frísia

auke.neto@frisia.coop.br

Conteúdo desenvolvido
em parceria com

Coonecta