Contexto
Desde sua fundação, o Sicredi visa oferecer os melhores produtos e serviços aos seus cooperados, enquanto proporciona boas condições de trabalho aos colaboradores. Nessa toada, em meados de 2017, a cooperativa se antecipou às tendências do mercado e passou a utilizar soluções de inteligência artificial.
Segundo Alceu Meinen, superintendente de Operações e Produtos, o objetivo do Sicredi era, em um primeiro momento, “elevar a eficiência operacional para impulsionar a criação de novas oportunidades de negócios”. Além de melhorar o atendimento, os produtos e os serviços, a cooperativa também buscava crescer de maneira sustentável.
Em 2023, o Sicredi observou o lançamento do ChatGPT e sua agilidade para resolver problemas do dia a dia. No entanto, a necessidade do software de guardar os dados oferecidos pelos usuários se apresentava como um empecilho para que a cooperativa adotasse a novidade.
Diante das preocupações com a privacidade e a proteção de dados sensíveis, o Sicredi buscou se integrar às APIs (Interfaces de Programação de Aplicação) da OpenAI, criadora do ChatGPT. Foi assim que a cooperativa inaugurou o TheoGPT, uma IA generativa exclusiva.
Desafios
Porém, por ter sido criada exclusivamente para atender às necessidades do Sicredi, o TheoGPT não acompanhou o desenvolvimento e as atualizações do mercado de inteligência artificial generativa. Por conta disso, o Sicredi precisou buscar outra alternativa que suprisse as urgências dos cooperados e colaboradores.
Durante essa mudança, o Sicredi também enfrentou o desafio de procurar ou desenvolver um software que, assim como o TheoGPT, oferecesse segurança e privacidade a todos. A IA escolhida precisaria garantir a proteção de dados dos associados e colaboradores.
O Sicredi também sofreu dificuldades ao propor a mudança aos cooperados e trabalhadores. Por estarem acostumados com o funcionamento do TheoGPT, a troca para uma nova ferramenta de IA com interface e funcionamento diferentes se apresenta como um empecilho a ser superado.
Desenvolvimento
Ao perceber que o TheoGPT já não supria suas demandas, o Sicredi passou a buscar outra ferramenta de IA que auxiliasse os associados e os colaboradores, sem deixar a privacidade e a segurança de lado. Com esse propósito, no início de 2024, a cooperativa decidiu apostar no Microsoft Copilot, o assistente de inteligência artificial generativa da Microsoft.
Assim como o ChatGPT, o Copilot realiza tarefas que agilizam e otimizam o trabalho. Além disso, a ferramenta também consegue gerar imagens e fazer sugestões específicas, já que conta com vários softwares com a capacidade de gerar e transformar conteúdos a partir de um pré-treinamento.
“[O Microsoft Copilot] se encontrava em um estágio mais avançado de desenvolvimento, oferecendo maiores funcionalidades”, explica o superintendente. Em seu atual estágio, no entanto, a ferramenta ainda não está integrada às demais ferramentas usadas no dia a dia pelos colaboradores do Sicredi.
O acesso à plataforma é simples: os cooperados e colaboradores podem contar com a ajuda da ferramenta acessando diretamente o site ou através do navegador Microsoft Edge, padrão no Sicredi. Para apoiar os funcionários, o Copilot pode:
• Gerar novos textos
• Revisar os materiais já produzidos
• Criar imagens rapidamente a partir da tecnologia DALL-E 3
• Produzir resumos objetivos e organizados a partir de documentos extensos
• Extrair informações de imagens e gráficos
• Gerar insights necessários com rapidez para tomada de decisão
• Servir como uma fonte de inspiração e oferecer ideias criativas
Resultados
Mesmo apresentando diversos benefícios, o Microsoft Copilot ainda não é utilizado por toda a cooperativa. De acordo com Alceu, os associados e trabalhadores do Sicredi estão em processo de transição para a nova ferramenta, que oferece uma gama ampla de funcionalidades. Apesar de a mudança estar acontecendo lentamente, o superintendente revela que já observou melhorias:
“Tradicionalmente, uma busca no Google pode levar os usuários a visitar cerca de 8 páginas, consumindo em média dez minutos. Com o Bing Copilot, essa média é reduzida para quatro páginas e apenas sete minutos por visita”.
A ideia, portanto, é fazer com que os seis mil usuários do TheoGPT, e o restante dos associados e trabalhadores, migrem para a nova ferramenta de IA. Dessa forma, todos podem usufruir do Microsoft Copilot e alavancar os resultados do Sicredi.
Além disso, com apoio de outras soluções de inteligência artificial generativa, a equipe do Sicredi economiza o tempo de busca por informações em 30% e reduz pela metade o volume de conteúdo consultado.
A tecnologia também foi responsável pelo aumento na porcentagem de atendimentos resolvidos, sendo 11% na área de Cartões, 17% em Consórcios, e 26% em Seguros. Por fim, o departamento jurídico do Sicredi emprega soluções em IA para automatizar procedimentos, demonstrando o compromisso do Sicredi com a inovação e a eficiência operacional.
Próximos passos
Segundo o superintendente, o grande plano para o futuro do Copilot na Sicredi é a integração. A ideia é que a IA seja integrada em outras ferramentas do dia a dia do colaborador para ser utilizada constantemente.
Além disso, a cooperativa busca implementar mais ferramentas de IA. “Nossos planos futuros contemplam integrar a inteligência artificial generativa em uma variedade de processos operacionais, visando aprimorar a experiência de nossos colaboradores e associados”, explica Alceu.
Ao buscar novas aplicações da tecnologia de IA, o Sicredi consegue aumentar a eficiência organizacional e fomentar novas oportunidades de negócios. O foco é levar a inovação para o dia a dia de todos e tornar processos e serviços mais ágeis