CONTEXTO
Antes do início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o Colégio Pró-Uni, mantido por uma cooperativa de trabalho educacional, estava passando por um momento de reorganização de processos internos com vistas a melhorar a estabilidade na governança.
Assim, era um período de busca por transparência e visibilidade aos aspectos da gestão. Até aquele momento, no entanto, a cooperativa ainda não vislumbrava de maneira clara a realização de assembleias digitais.
DESAFIOS
A cooperativa enfrentou desafios em duas frentes. Primeiro, a necessidade de levar as aulas presenciais para o meio digital. Depois, viabilizar a realização da AGO com participação remota.
Além disso, em ambas as frentes a cooperativa precisou enfrentar a dificuldade de lidar com a tecnologia por parte dos professores, cooperados e dos próprios alunos. Assim, foi necessário criar mecanismos que permitissem a atuação no formato digital.
Na frente das aulas, era preciso, também, manter o equilíbrio e a saúde mental dos professores cooperados, o que acabou por se acentuar com a mudança brusca e repentina. Foi um período de exaustão física e psicológica dos profissionais, com desafios relacionados à incorporação e aprendizado de novos métodos de ensino e à gestão das expectativas de cooperados, alunos e pais.
A frente de realização da AGO apresentava como desafio encontrar uma tecnologia capaz de endereçar a demanda e também ensinar as pessoas a usar a tecnologia a ser adotada.
DESENVOLVIMENTO
Quando o decreto presidencial autorizou a realização de assembleias virtuais, o Colégio Pró-Uni buscou firmar parceria com uma fornecedora de tecnologia. A escolhida foi a LibreCode (antiga LyseonTech), que foi a responsável por sistematizar e dar o suporte necessário à realização das assembleias digitais.
O primeiro contato com os representantes da LibreCode ocorreu em um balcão de negócios promovido pelo Sescoop-RJ.
Dessa forma, o Pró-Uni contratou a plataforma Távola, que fornece o ambiente virtual para realização das AGOs. Além disso, a Távola gera relatórios de votação e conta com protocolos de segurança para garantir o sigilo dos dados que trafegam na ferramenta.
Já as aulas virtuais te sido realizadas a partir da plataforma do Google, o que demanda apoio e suporte por parte da área de Tecnologia da Informação (TI) da cooperativa.
Para utilizar todas as novas tecnologias incorporadas ao dia a dia da cooperativa, foi necessário promover a capacitação dos professores. Assim, foram realizados treinamentos que contaram com o apoio dos cooperados com mais familiaridade e conhecimento em ferramentas tecnológicas.
RESULTADOS
No que diz respeito a resultados, é importante destacar a plena manutenção das atividades educacionais, com realização de aulas síncronas e assíncronas que contam com professores devidamente capacitados no uso das tecnologias e na aplicação de metodologias ativas.
Já na frente da AGO, o principal resultado alcançado com a adoção das plataformas tecnológicas foi a ampla adesão por parte dos cooperados. Além, é claro, da própria realização da Assembleia Geral Ordinária, mantendo a cooperativa em dia com suas obrigações legais.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Para 2021, o Colégio Pró-Uni pretende manter o formato virtual de AGO. A manutenção está relacionada ao amparo legal, já existente, e à sinalização positiva por parte dos cooperados.
No que se refere às aulas, a expectativa é de que, passado o período mais crítico da pandemia, o formato híbrido venha a ser amplamente adotado.
Os professores e profissionais da cooperativa serão continuamente treinados para uso das tecnologias atuais e futuras, de forma a atender as necessidades de cada momento.
Além disso, a cooperativa pretende facilitar ainda mais o acesso por meio da sistematização da intranet. Com isso, a intenção é disponibilizar as informações da cooperativa e dos cooperados no ambiente virtual já existente.