Topbar OCB

INDICA NOTÍCIAS

Conheça 5 programas de ideias que ajudam a transformar o mundo cooperativista

Veja como os programas de ideias podem dar origem a iniciativas inovadoras


William Shakespeare escreveu que “as ideias das pessoas são pedaços da sua felicidade”. Pode parecer um pouco filosófico iniciar este artigo com uma citação tão forte, mas ela materializa perfeitamente o assunto que abordaremos hoje: os programas de ideias.

Tem quem diga que elas valem ouro, tem quem diga que elas são a inteligência ganhando formas criativas: seja como for, as ideias têm um valor significativo no mercado atual. Em um ambiente em que milhões de projetos já foram iniciados e tantas inovações já foram propostas, ter algo genuíno é realmente promissor.

Mas não basta ter boas ideias: nos negócios, uma gestão receptiva e disposta a escutar e apoiar as mudanças positivas é fundamental para o sucesso da inovação. Os programas de ideias têm justamente essa intenção.

Por meio deles, os colaboradores têm a oportunidade de encaminhar projetos a uma bancada que vai selecionar os mais interessantes e encaminhá-los para que eles saiam do papel. Essa estratégia tem o nome de “intraempreendedorismo” e se concentra em mostrar que é possível empreender, mesmo não estando em uma posição de liderança.

5 programas de ideias inspiradores no cooperativismo

Nós poderíamos passar todo esse artigo falando sobre como é importante valorizar as ideias da sua equipe. Mas, em vez disso, optamos por mostrar a relevância desta atitude na prática. Confira cinco programas de ideias inspiradores que vão demonstrar como o intraempreendedorismo está crescendo.

Fábrica de inovação da Unimed Cascavel mostra força de cultura inovadora

Existem muitas desculpas que as empresas usam para não inovar e não apoiar iniciativas internas. No entanto, a Unimed Cascavel provou que nenhuma barreira é grande o suficiente para te afastar de iniciativas transformadoras.

Os números da cooperativa impressionam: com mais de 98 mil beneficiários e com cerca de 600 médicos cooperados, a marca se posiciona como uma referência no segmento. Ainda assim, ela enfrentava desafios para competir com a concorrência e otimizar processos internos.

A solução criada foi a Fábrica de Inovação, que convida tanto os colaboradores quanto os cooperados a enviarem propostas que podem beneficiar toda a comunidade. O grande diferencial está no sistema de bonificação, que é feito a partir de “unimiles”, a moeda interna da cooperativa que pode ser trocada por brindes.

Os resultados foram muito além da confiança que os participantes conquistaram. Entre eles, se destacam a substituição de mexedores de café de plástico por versões em fibra de coco, bem como o aumento de pontos de coleta de materiais recicláveis.

Além disso, a implementação de painéis solares já gerou uma economia de mais de R$ 200 mil. Por fim, a captação de água da chuva também já contribuiu com a conservação de recursos hídricos e o uso de assinaturas eletrônicas evitou a emissão de 874 kg/ano de CO2.

Mais 360º é o programa de ideias que faz o Sicoob girar!

Certas cooperativas têm uma forte cultura de inovação. O Sicoob é uma delas, com certeza. No entanto, apesar de já trabalhar com esse viés há algum tempo, a cooperativa se viu distante das ideias de seus próprios colaboradores e percebeu que isso fazia falta na hora de aumentar sua relevância no mercado.

O Mais 360º surgiu com o intuito de fortalecer o intraempreendedorismo, utilizando a gamificação como base para aumentar as chances de participação. Uma moeda fictícia também foi usada nesse caso e, ainda na primeira edição, foram registradas cerca de 155 ideias: uma média acima do esperado.

Outro dado promissor é o de que cerca de 25% dos colaboradores se envolveram com a iniciativa. Com 500 cooperados diretamente impactados pelas ações da incubadora, o programa conseguiu modificar a cultura da coop em sua base.

Um ponto interessante é a transparência durante a seleção. Com um edital claro, objetivo e simplificado, os candidatos podem se preparar melhor e acompanhar toda a jornada de melhoria pela qual suas ideias passam.

Lar Cooperativa leva a inovação e a economia ao campo

O caso da Lar Cooperativa é uma evidência de como a delimitação de metas estratégicas e a continuidade podem ser grandes aliadas dos programas de ideias. Apesar de iniciativas como essa já existirem na coop, ela diagnosticou a necessidade de optar por sistemas contínuos e que, aos poucos, se tornassem parte da cultura organizacional.

A adesão voluntária era um dos grandes objetivos do projeto e, para que ela fosse alcançada, a cooperativa propôs desafios condizentes com seus desafios atuais.

Os resultados atingiram duas das principais conquistas que os programas de ideias podem ter. Além de sugestões promissoras como o uso de sensores para otimizar os pedidos de ração na avicultura, as implementações também geraram economias de cerca de R$ 124,8 milhões.

Silo de ideias aproxima a Integrada Cooperativa Agroindustrial de uma nova era

Os silos são usados para armazenar alguns dos produtos mais valiosos da agricultura. Recentemente, eles ganharam a oportunidade de receber um estoque de outro material enriquecedor: as ideias.

O “Silo de Ideias” foi desenvolvido pela Integrada Cooperativa Agroindustrial com o pensamento de que ninguém tem mais potencial de melhorar os resultados da marca do que os próprios colaboradores. Fundado como uma forma de reconhecer e estimular o intraempreendedorismo, ele tem um regulamento simples e transparente.

Assim como outros programas de ideias, esse modelo fortalece as iniciativas ao longo de diversas fases. Vale destacar a participação do “agente de inovação”, um profissional qualificado nesse segmento que é inserido nos grupos para otimizar e lapidar os planejamentos de submissão.

Uma vez que o programa é implementado, a celebração é dobrada. Além de receber um prêmio em dinheiro, os participantes também podem ver suas sugestões fazendo a diferença para a cooperativa.

Programa de Ideias da Coprel usa a tecnologia para incentivar a colaboração

A busca da Coprel por melhorias levou a cooperativa a uma jornada que envolve tecnologia, união e confiança. Depois de amplas pesquisas, o lançamento do programa de ideias da coop foi feito por meio de um evento online.

Enxergada como uma estratégia de ganha/ganha, esse recurso visa beneficiar tanto os colaboradores, que passam a ter suas iniciativas vistas e consideradas, quanto a liderança, que encontram soluções capazes de gerar algum retorno para a cooperativa, seja ele financeiro, estrutural ou operacional.

Desafios na implementação de programas de ideias em cooperativas

Vendo exemplos tão inspiradores, a impressão que fica é de que os programas de ideias são soluções infalíveis. E apesar delas serem uma opção extremamente viável, é preciso ter cuidado com o processo de preparação para que alguns desafios não atrapalhem seus resultados.

Eis alguns fatores que podem causar um distanciamento entre o público-alvo e o projeto:

Baixo comprometimento

Inconsistências no regulamento

Falta de oportunidades

Premiações desinteressantes

Basicamente, as pessoas precisam saber que suas ideias apresentadas serão respeitadas e que há chances reais de que elas ganhem vida. Do contrário, elas acabarão inseguras e com a sensação de que com chances tão baixas, nem vale a pena tentar.

Uma dica importante é a de sempre garantir que os projetos escolhidos sigam sendo acompanhados pelas pessoas envolvidas. Mostrar avanços e resultados é uma maneira de firmar legitimidade e reforçar o conceito de intraempreendedorismo.

Portanto, use a criatividade: faça eventos online, envie e-mails de atualização, mostre depoimentos e cases de sucesso. Tudo é válido para manter o imaginário das pessoas sempre ativo e gerando resultados inovadores.

Conclusão: é hora de partir para a prática

Agora que você conhece exemplos e conceitos que circulam os programas de ideias, é hora de tirar seus projetos do papel e começar a trilhar o seu próprio caminho de inovação. E lembre-se: você não está só!

No universo do cooperativismo, sempre existe uma possibilidade de conquistar apoio e aprender com quem já passou por jornadas como a sua. Portanto, procure continuar sua pesquisa e seguir descobrindo estratégias para ter sucesso ainda nas primeiras tentativas de implementação.

Para lhe ajudar, separamos um material com um conteúdo riquíssimo. O Guia Prático: Ferramentas para testar ideias - InovaCoop foi desenvolvido por experts e traz dicas extremamente relevantes para quem quer acolher a inovação, mas sempre com a assertividade em mente. Boa leitura!

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.