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Como usar LinkedIn para fazer a cooperativa a crescer

Como usar LinkedIn para fazer a cooperativa a crescer

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Marcar presença na rede social pode trazer benefícios dentro e fora do mundo virtual

As redes sociais já fazem parte do cotidiano de grande parte da população brasileira e mundial há mais de uma década. Normalmente elas são encaradas como plataformas para entretenimento, onde cada indivíduo pode se divertir, interagir com outros usuários, se informar e até mesmo adquirir conhecimentos.

Há uma plataforma, porém, que segue lógica diferente. Você não usa essa rede social como um entretenimento para se distrair do trabalho. Na verdade, ela pode ser bem útil na rotina profissional. Estamos falando do LinkedIn, rede social que pertence à Microsoft. A plataforma é um espaço ideal para as organizações e pode, inclusive, ser parte de suas estratégias de crescimento.

Saiba por que sua cooperativa deve estar no LinkedIn e aprenda boas práticas para criar conteúdos relevantes. Boa leitura!

O que é LinkedIn

Você já usa o LinkedIn? A sua cooperativa já possui uma página nesta rede social? Caso a resposta para essas perguntas seja não, então chegou a hora de conhecer as possibilidades que essa plataforma apresenta.

O LinkedIn é uma rede social com foco profissional. Em certa medida, possui uma estrutura parecida com a de outras redes, como o Facebook, apresentando um feed com publicações em texto e/ou conteúdo multimídia. A interface também conta com newsletters, eventos, games, divulgação de vagas de emprego e outros elementos. É possível conectar-se com usuários e comunicar-se através de mensagens diretas.

De acordo com dados da própria rede, o LinkedIn possui mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. O Brasil tem mais de 86 milhões de contas, sendo o terceiro país com maior presença no LinkedIn – atrás somente de Estados Unidos e Índia. 69 milhões de organizações estão cadastradas na rede social.

Por mais que tenha funcionalidades similares a redes sociais convencionais, amplamente utilizadas como forma de entretenimento, o LinkedIn se diferencia pelo tipo de conteúdo. O que conquista o algoritmo e gera engajamento nessa rede é conteúdo relacionado a trabalho, como insights relevantes, conquistas profissionais e novidades no mundo dos negócios.

 

Por que sua cooperativa deve estar no LinkedIn

Como já deu para perceber, o LinkedIn é diferente de todas as outras redes sociais. A rede traz novas possibilidades em criação de conteúdo e interação com públicos de interesse.

Se sua cooperativa ainda não está no LinkedIn, veja quatro motivos para não perder tempo e entrar na rede social.

1. Espaço para storytelling

Toda marca pode se beneficiar do storytelling, o ato de contar e desenvolver histórias que envolvem e engajam públicos de interesse. O LinkedIn é uma ótima plataforma para compartilhar essas narrativas através de texto e recursos multimídia. As histórias reais de cooperados e colaboradores têm potencial para emocionar, conquistar públicos e fortalecer a marca através da rede social.

  • Dica prática: observe tudo que acontece na cooperativa com um olhar humanizado. Se a marca promove um projeto social, por exemplo, não se limite a contar quantas pessoas foram beneficiadas. Colha depoimentos e construa uma narrativa com um personagem real, capaz de falar melhor do que ninguém sobre o impacto do projeto em questão na sua vida.

2. Posionamento de marca

A cada atitude e peça de comunicação, uma marca vai construindo o seu posicionamento, a forma como ela é percebida pelos públicos de interesse. O LinkedIn serve como um espaço para compartilhar os valores, as pautas e as práticas que diferenciam a cooperativa de outras organizações.

  • Dica prática: posicionar-se como uma referência em seu ramo é uma ótima forma de alcançar mais pessoas em uma rede social de foco profissional. Insights, informações e dicas sobre o segmento são conteúdos relevantes para diversos públicos no LinkedIn, aliando os valores da marca à imagem de expertise de mercado.

3. Fortalecimento da presença digital

Atualmente vivemos em um mundo onde as fronteiras entre o físico e o digital são cada vez menos visíveis, pois todos os processos estão integrados. Estar no LinkedIn ajuda a complementar a presença online da marca, composta por site, blog e outras plataformas, conversando diretamente com um público mais sério e interessado na comunicação institucional.

  • Dica prática: presença digital se constrói com consistência. Estruture um cronograma de postagens, com temas e formatos variados.

4. Atração de talentos e engajamento interno

O LinkedIn é um espaço estratégico para mostrar que a cooperativa é um ótimo lugar para se trabalhar. Compartilhar histórias de colaboradores, reconhecer equipes e abrir vagas através da rede social atrai profissionais alinhados aos valores do cooperativismo.

  • Dica prática: incentive os colaboradores a criar perfis no LinkedIn – caso não possuam – e adicionar a cooperativa como seu local de trabalho. Isso amplia o alcance da marca com autenticidade.

 

Como o LinkedIn ajuda sua cooperativa a crescer

Os motivos listados acima mostram por que estar no LinkedIn e explorar a plataforma ativamente é um bom negócio para a sua cooperativa. Mas é possível que o impacto desta rede social vá além do mundo virtual e influencie o crescimento da organização de maneira efetiva?

Sim! O LinkedIn tem potencial para impulsionar os resultados de uma organização de diversas formas. A mais óbvia delas é, provavelmente, o reconhecimento de marca. Afinal, como já detalhamos anteriormente, são 83 milhões de contas na rede somente no Brasil. Parcela significativa de seu público-alvo provavelmente está no LinkedIn, afinal.

Para alcançar essas pessoas e fortalecer a marca, o melhor caminho é combinar anúncios e marketing de conteúdo – a estratégia de gerar determinada percepção sobre a marca através da publicação de conteúdos relevantes.

Falando em marketing, o LinkedIn se destaca por ser a melhor rede social para executar Marketing B2B – estratégias de comunicação para se relacionar diretamente com outras organizações. De acordo com relatório da Wpromote, 89% dos profissionais da área de marketing utilizam o LinkedIn para gerar leads, com 62% afirmando que a estratégia é efetiva.

Nesse contexto, a plataforma proporciona uma oportunidade praticamente única no meio virtual: a de estabelecer contato direto com tomadores de decisão, algo crucial especialmente para organizações de foco B2B.

LinkedIn ajuda todos os tipos de negócio

Mesmo que a realidade da sua cooperativa seja de uma organização que ainda busca se estabelecer no mercado e possui orçamento mais limitado, o LinkedIn não deve ser deixado de lado. Afinal, é possível crescer na rede social de maneira orgânica, com publicações que engajam e atraem novos seguidores.

E, mesmo que a rota selecionada seja a de anúncios pagos, o LinkedIn é uma ótima plataforma para isso: segundo dados da agência Blue Atlas, o custo por aquisição (CPA) é até 13,5% menor em comparação com outras redes sociais. Isso se deve a funcionalidades que permitem alta segmentação.

Toda cooperativa que almeja crescer precisa de talentos adequados às suas necessidades e pretensões. O LinkedIn é o principal meio para conectar as organizações a esses profissionais. Através da presença na plataforma, a cooperativa pode atrair talentos alinhados aos ideais do movimento cooperativista e encontrar pessoas prontas para colaborar com o progresso da marca.

Diversas pesquisas ao longo dos anos indicam que há correlação entre satisfação e desempenho no trabalho. Portanto, não foque apenas em conquistar novos colaboradores e busque engajar os que já estão na cooperativa. O uso do LinkedIn ajuda a fomentar esse engajamento através do reconhecimento público, do fortalecimento da cultura organizacional e do envolvimento dos trabalhadores na produção de conteúdo.

Por fim, o LinkedIn também pode ser integrado a outras ações estratégicas: lançamento de produtos, divulgação de eventos, programas de inovação aberta, conteúdos de educação cooperativista e muitas outras possibilidades. Tudo isso fortalece os projetos da marca e fortalece sua visibilidade.

 

Dicas para criar conteúdos relevantes no LinkedIn

A essa altura você deve estar decidido a iniciar ou ampliar a atuação da sua cooperativa no LinkedIn, mas talvez esteja se perguntando como fazer isso. Então confira maneiras, com exemplos reais, de transformar o perfil no LinkedIn em um verdadeiro ativo da cooperativa.

 

Explore problemas relevantes para o seu público

Use o LinkedIn como uma ferramenta para oferecer valor real às pessoas, além do institucional. Divulgar ações e projetos da cooperativa é importante, mas outros conteúdos podem se conectar ainda mais com o dia a dia de potenciais seguidores. Compartilhe aprendizados, dicas, erros e soluções. Isso mostra que sua cooperativa tem o que ensinar e está disposta a aprender.

  • Exemplo: a Unimed Nacional fez no último “Novembro Azul” uma publicação sobre a importância de determinadas práticas para prevenir problemas de saúde, utilizando o próprio posicionamento de referência no setor para se comunicar com um público amplo. 

 

Aborde ações e políticas internas

Certamente o LinkedIn é a melhor rede social para divulgar novos projetos, políticas internas e eventos organizados pela cooperativa. Além de reforçar o engajamento do público interno, reforça para o público externo que a organização atua para construir um ambiente de trabalho e um mundo melhores.

  • Exemplo: a Nike promoveu uma corrida exclusiva para mulheres na China. Mais do que apenas um evento, a ocasião foi explorada como uma forma de destacar o posicionamento institucional favorável ao empoderamento feminino.

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Conte histórias, não só dados

As pessoas se conectam com histórias reais. Em vez de só falar que um projeto deu certo, conte como ele começou, quem participou, quais foram os desafios e o impacto final. Dê destaque a cooperados, colaboradores, lideranças e parceiros.

  • Exemplo: a Disney utilizou o cardápio oferecido em um de seus parques para contar a história do chef por trás dos pratos, ressaltando sua identidade cultural e o aspecto humano por trás do produto final.

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Ofereça materiais técnicos

Trazer questões de ordem técnica ao seu feed do LinkedIn ajuda a posicionar uma marca como referência em determinado setor. Para aliar dados aos conceitos já mencionados, recorra à expertise de profissionais da cooperativa, capazes de explicar informações relevantes de forma simples.

  • Exemplo: a Microsoft, gigante do mundo da tecnologia, recorre ao conhecimento de um profissional na área de inteligência artificial para compartilhar informações que podem inspirar outros usuários do LinkedIn.

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Explore formatos de conteúdo e maximize o alcance

O LinkedIn permite diversos formatos de postagem. Além dos tradicionais textos que vão para o feed, é possível publicar carrosséis, vídeos, artigos e até mesmo criar uma newsletter na própria interface da plataforma. Um portfólio diversificado de conteúdo faz seu perfil chegar a mais usuários.

O alcance das publicações também depende de algumas táticas. Otimize o seu perfil para SEO, com palavras-chave na descrição e informações completas de site, canais de contato e outros detalhes. Nas postagens, utilizar hashtags em alta pode ser um bom negócio, levando seu conteúdo a pessoas que não seguem a cooperativa mas se interessam pelo tema em questão.

  • Exemplo: a IBM, que atia na área de tecnologia, tem um feed diversificado, tanto nos temas abordados quanto em formatos. A companhia norte-americana tem, inclusive, uma newsletter onde destaca seus projetos e informa sobre os avanços tecnológicos na área de inteligência artificial.

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Conclusão: do LinkedIn à estratégia

Se você chegou até aqui, esperamos que esteja convencido a fortalecer a sua cooperativa no LinkedIn e preparado para alcançar resultados! A presença na plataforma conduz ao crescimento dentro e fora da rede social.

Para saber se sua cooperativa está no caminho certo, é fundamental recorrer a informações concretas. Se você precisa lidar com dados, métricas e KPI, leia o e-book “Métricas de negócios digitais: quais são e para que servem”, do InovaCoop!


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