Topbar OCB

ENSINA FRAMEWORKS

Canvas de Mapa da Jornada

O que é

O Mapa da Jornada é uma ferramenta que ajuda a visualizar, de ponta a ponta, a experiência de uma pessoa (cliente, usuário ou cooperado) ao se relacionar com um produto, serviço ou processo.
Ele permite entender:

  • Quais são as etapas da jornada (antes, durante e depois da interação com a solução).

  • Quais são os objetivos e tarefas da pessoa em cada momento.

  • Quais são os pontos de contato (pessoas, canais, serviços, interfaces).

  • Quais são as emoções e sentimentos vivenciados.

  • E onde estão as oportunidades de melhoria, inovação e valor.

Como usar

  1. Defina a persona: Quem é a pessoa cuja jornada será mapeada?

  2. Mapeie as etapas: Organize os momentos em Antes, Durante e Depois da interação com sua solução.

  3. Preencha cada campo: Objetivos, pontos de contato, emoções e possíveis oportunidades.

  4. Construa de forma colaborativa: Envolva pessoas da equipe, clientes, cooperados ou usuários para tornar o mapa mais fiel.

  5. Analise e priorize: Use o mapa para identificar gargalos, pontos de dor e oportunidades de inovação.

Dica Extra

O Mapa da Jornada é ainda mais poderoso quando combinado com ferramentas como Mapa de Empatia e Pesquisa com usuários. Ele ajuda a desenhar soluções muito mais alinhadas às reais necessidades, gerando mais valor, satisfação e impacto.




Conteúdos Relacionados

Idea Napkin

Persona

Mapa de Empatia

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.