Topbar OCB

Unimed Maringá unifica dados de pacientes em plataforma

Imagem Destaque

2020
Sul
Saúde
Unimed Regional Maringá
Inovação de processo
Inovação de processo
Registro Eletrônico de Saúde organiza informações e histórico dos pacientes, tornando-os acessíveis aos profissionais de saúde do sistema Unimed. RESUMO CARDO Registro Eletrônico de Saúde consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas, garantindo uma melhor gestão das informações de saúde. A iniciativa é uma parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Cada vez mais atenta à inovação e à necessidade de uma gestão eficiente, a Unimed Regional Maringá buscava melhorar também a gestão de dados dos pacientes.

O entendimento era que, ter uma riqueza de dados, com possibilidade de acessá-los e analisá-los a qualquer momento, facilitaria a tomada de decisão e proporcionaria redução de custos e desperdícios.

Dados como, consultas realizadas, médicos pelos quais o paciente passou, exames solicitados, anotações feitas pelos especialistas etc., precisavam ser unificados e acessíveis.

DESAFIOS

A criação do Registro Eletrônico de Saúde (RES) consistia em utilizar uma plataforma que permitisse o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários.

Isso seria possível por meio da interoperabilidade entre sistemas, para garantir uma melhor gestão de dados e intercâmbio de informações com os demais programas existentes.

Buscava-se, também, otimizar recursos por meio da melhor gestão da informação de saúde de seus beneficiários.

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento da iniciativa começou em 2019 a partir da parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS, que resultou na criação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Este projeto consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas.

Ou seja, unificar as informações do paciente de forma que a rede de cooperados Unimed tenha acesso, alimentando seu prontuário eletrônico, criando um histórico conhecido e reduzindo assim procedimentos repetidos e desnecessários. Além disso, o PEP também permite identificar tendências para a conclusão do diagnóstico do paciente.

O Prontuário Eletrônico do Paciente vem sendo implantado primeiramente na Atenção Personalizada à Saúde (APS), que é o espaço dedicado à medicina da família para os colaboradores da cooperativa, e também em clínicas de cooperados que se dispuseram a contribuir com a construção desse novo processo.

Todas as informações dos pacientes estão pautadas nas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo como ponto principal o aceite do paciente em compartilhar esses dados com a Unimed Regional Maringá, sua rede de atendimento e cooperados.

RESULTADOS

Espera-se com esse projeto trazer maior gestão da saúde dos beneficiários com melhores análises, promovendo ações de prevenção, bem como dar mais assertividade aos diagnósticos.

Juntamente com esses benefícios, a cooperativa reduz sua sinistralidade, custos com exames e procedimentos desnecessários ou repetidos, e proporciona ao beneficiário a melhor gestão de sua saúde.

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Os próximos passos são a continuidade de adesão ao sistema por parte dos cooperados e beneficiários, como também garantir cada vez mais a aderência da ferramenta aos processos e padrões da Unimed Regional Maringá.



Contato do responsável:


João Vítor Ribeiro de Almeida

Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá

joao.almeida@unimedmaringa.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

O Sicoob Costa do Descobrimento cria projeto para otimizar os fluxos de crédito e cadastro ao aproximar de forma sistemática as agências e a unidade de crédito da matriz. A iniciativa, batizada de ICrédito, prevê visitas periódicas da matriz aos doze pontos de atendimento, focadas tanto em esclarecer dúvidas e apresentar novidades, quanto em ouvir as dificuldades da equipe e desenvolver soluções conjuntas. O resultado já pode ser mensurado em dados como cooperados mais ativos na carteira e redução dos índices de inadimplência e provisões.

InovaCoop

Plataforma coloca em contato profissionais e pessoas que precisam de cuidados especiais em seu dia a dia. A cooperativa de plataforma Equal Care Co-op (Eccoo) foi fundada na Grã-Bretanha em 2018 com o objetivo de colocar em contato, por meio da tecnologia, pessoas que precisam de algum tipo de suporte ou cuidado cotidiano e profissionais que oferecem esses cuidados. A plataforma é de propriedade dos próprios usuários e cuidadores, algo que foi concebido para garantir que as relações entre eles sejam justas, baseadas em confiança e recompensas.

InovaCoop

O Ideation Innovation Challenge premia ideias inovadoras dos colaboradores. O Sistema OCB/GO lançou o Ideathon Innovation Challenge, um desafio interno que surgiu da inspiração de colaboradores após visitarem o ecossistema de inovação do Vale do Silício. A primeira edição visou estimular a criatividade e colaboração interna, direcionando talentos para a resolução de questões enfrentadas pelo sistema e cooperativas goianas. Dado o êxito e engajamento excepcionais, planos para edições futuras já estão em andamento, consolidando a inovação como um compromisso contínuo.

InovaCoop

O Sicoob Costa do Descobrimento desenvolveu um sistema próprio para centralizar processos de crédito e cadastro, aumentando a agilidade e a eficiência das análises. O sistema unifica a comunicação entre matriz e agências, automatiza tarefas e elimina o uso de plataformas terceirizadas, garantindo a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.