Unimed Maringá unifica dados de pacientes em plataforma

CONTEXTO
Cada vez mais atenta à inovação e à necessidade de uma gestão eficiente, a Unimed Regional Maringá buscava melhorar também a gestão de dados dos pacientes.
O entendimento era que, ter uma riqueza de dados, com possibilidade de acessá-los e analisá-los a qualquer momento, facilitaria a tomada de decisão e proporcionaria redução de custos e desperdícios.
Dados como, consultas realizadas, médicos pelos quais o paciente passou, exames solicitados, anotações feitas pelos especialistas etc., precisavam ser unificados e acessíveis.
DESAFIOS
A criação do Registro Eletrônico de Saúde (RES) consistia em utilizar uma plataforma que permitisse o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários.
Isso seria possível por meio da interoperabilidade entre sistemas, para garantir uma melhor gestão de dados e intercâmbio de informações com os demais programas existentes.
Buscava-se, também, otimizar recursos por meio da melhor gestão da informação de saúde de seus beneficiários.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da iniciativa começou em 2019 a partir da parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS, que resultou na criação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
Este projeto consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas.
Ou seja, unificar as informações do paciente de forma que a rede de cooperados Unimed tenha acesso, alimentando seu prontuário eletrônico, criando um histórico conhecido e reduzindo assim procedimentos repetidos e desnecessários. Além disso, o PEP também permite identificar tendências para a conclusão do diagnóstico do paciente.
O Prontuário Eletrônico do Paciente vem sendo implantado primeiramente na Atenção Personalizada à Saúde (APS), que é o espaço dedicado à medicina da família para os colaboradores da cooperativa, e também em clínicas de cooperados que se dispuseram a contribuir com a construção desse novo processo.
Todas as informações dos pacientes estão pautadas nas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo como ponto principal o aceite do paciente em compartilhar esses dados com a Unimed Regional Maringá, sua rede de atendimento e cooperados.
RESULTADOS
Espera-se com esse projeto trazer maior gestão da saúde dos beneficiários com melhores análises, promovendo ações de prevenção, bem como dar mais assertividade aos diagnósticos.
Juntamente com esses benefícios, a cooperativa reduz sua sinistralidade, custos com exames e procedimentos desnecessários ou repetidos, e proporciona ao beneficiário a melhor gestão de sua saúde.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Os próximos passos são a continuidade de adesão ao sistema por parte dos cooperados e beneficiários, como também garantir cada vez mais a aderência da ferramenta aos processos e padrões da Unimed Regional Maringá.
Contato do responsável:
João Vítor Ribeiro de Almeida
Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá
joao.almeida@unimedmaringa.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Para apoiar entregadores de aplicativo, federação tem como proposta fornecer infraestrutura tecnológica para dar origem a novas cooperativas. Sediada na França, a CoopCycle é uma federação de cooperativas de entregadores que desenvolveu uma infraestrutura tecnológica para apoiar a criação de cooperativas de plataforma. A iniciativa, que já conta com 67 cooperativas associadas, tem como propósito melhorar a distribuição dos resultados da operação aos associados, tornando a remuneração mais condizente com a carga de trabalho e proporcionando um trabalho mais digno.
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.
Produto da cooperativa amazonense nasceu a partir de um experimento e já representa 20% de sua produção agroindustrial. Em busca de soluções para evitar o desperdício da polpa de cacau, a Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (COOPERAR) recorreu à criatividade e desenvolveu seu vinagre de cacau. O novo produto já representa 20% da produção agroindustrial da cooperativa amazonense, que se prepara para que esse valor siga crescendo.
A cooperativa aderiu à modalidade de trabalho home office e adotou medidas em conformidade às orientações do Ministério da Saúde. . RESUMO Devido à pandemia de COVID-19, a Coprel reorganizou a forma de trabalho dos colaboradores. A modalidade de trabalho home office já era adotada por algumas equipes de trabalho na área de internet (Triway - Coprel Telecom). Agora a equipe de colaboradores do Discoprel, o principal canal de atendimento da cooperativa, também está com a equipe trabalhando diretamente de suas residências.