Unimed Maringá unifica dados de pacientes em plataforma

CONTEXTO
Cada vez mais atenta à inovação e à necessidade de uma gestão eficiente, a Unimed Regional Maringá buscava melhorar também a gestão de dados dos pacientes.
O entendimento era que, ter uma riqueza de dados, com possibilidade de acessá-los e analisá-los a qualquer momento, facilitaria a tomada de decisão e proporcionaria redução de custos e desperdícios.
Dados como, consultas realizadas, médicos pelos quais o paciente passou, exames solicitados, anotações feitas pelos especialistas etc., precisavam ser unificados e acessíveis.
DESAFIOS
A criação do Registro Eletrônico de Saúde (RES) consistia em utilizar uma plataforma que permitisse o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários.
Isso seria possível por meio da interoperabilidade entre sistemas, para garantir uma melhor gestão de dados e intercâmbio de informações com os demais programas existentes.
Buscava-se, também, otimizar recursos por meio da melhor gestão da informação de saúde de seus beneficiários.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento da iniciativa começou em 2019 a partir da parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS, que resultou na criação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).
Este projeto consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas.
Ou seja, unificar as informações do paciente de forma que a rede de cooperados Unimed tenha acesso, alimentando seu prontuário eletrônico, criando um histórico conhecido e reduzindo assim procedimentos repetidos e desnecessários. Além disso, o PEP também permite identificar tendências para a conclusão do diagnóstico do paciente.
O Prontuário Eletrônico do Paciente vem sendo implantado primeiramente na Atenção Personalizada à Saúde (APS), que é o espaço dedicado à medicina da família para os colaboradores da cooperativa, e também em clínicas de cooperados que se dispuseram a contribuir com a construção desse novo processo.
Todas as informações dos pacientes estão pautadas nas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo como ponto principal o aceite do paciente em compartilhar esses dados com a Unimed Regional Maringá, sua rede de atendimento e cooperados.
RESULTADOS
Espera-se com esse projeto trazer maior gestão da saúde dos beneficiários com melhores análises, promovendo ações de prevenção, bem como dar mais assertividade aos diagnósticos.
Juntamente com esses benefícios, a cooperativa reduz sua sinistralidade, custos com exames e procedimentos desnecessários ou repetidos, e proporciona ao beneficiário a melhor gestão de sua saúde.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Os próximos passos são a continuidade de adesão ao sistema por parte dos cooperados e beneficiários, como também garantir cada vez mais a aderência da ferramenta aos processos e padrões da Unimed Regional Maringá.
Contato do responsável:
João Vítor Ribeiro de Almeida
Agente de Inovação da Unimed Regional Maringá
joao.almeida@unimedmaringa.com.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Marketplace cooperativista: conheça a Supercampo
Cooperativas agropecuárias se unem para criar marketplace completo de produtos e serviços para cooperados. A Supercampo é um marketplace que reúne milhares de produtos voltados ao segmento do agronegócio. Com perfil 100% cooperativista, visa atender as principais demandas das cooperativas e de seus cooperados, gerando valor com serviços de qualidade, segurança e agilidade. Atualmente, a plataforma está disponível para mais de 80 mil cooperados e tem como sócias as cooperativas paranaenses Agrária, Capal, Castrolanda, Coopertradição, Copacol, Frísia, Integrada e Lar, as catarinenses Cooperalfa e Copercampos, a gaúcha Cotrijal e a paulista Coplacana. Mais informações estão disponíveis no site www.supercampo.com.

Cooperación Verde: iniciativa de intercooperação para enfrentar mudanças climáticas
Programa colombiano reúne 52 cooperativas e já plantou 2 milhões de árvores com tecnologia GPS, capturou 280 mil t de CO² e recuperou 1.800 hectares de solos degradados. RESUMO CARDO Projeto Cooperación Verde reúne 52 cooperativas colombianas de diversos ramos do cooperativismo. Criado em 2009, este programa de intercooperação visa a desenvolver projetos de reflorestamento, compensação de pegada de carbono e recuperação de solos. A finalidade é enfrentar as mudanças climáticas. Além disso, a comercialização de crédito de carbono gera receita, assim como a produção de madeira certificada e produtos orgânicos.

Cooxupé: mapeamento de solo acessível a pequenos cafeicultores
Cooperativa mineira se une a startup e instituto de pesquisa para desenvolver tecnologia de baixo custo para pequenos produtores. Na agricultura digital contemporânea, é preciso investir em tecnologias e equipamentos para conhecer em detalhes as características de cada gleba da propriedade, para que as tomadas de decisão sejam mais assertivas. Pensando nisso, o projeto “Sustenta Mais: Agricultura Regenerativa” está levando aos cooperados da Cooxupé tecnologias de custo acessível e adaptados às necessidades de quem planta em solos tropicais, de grande variedade em sua composição físico-química.

Sicredi Ouro Verde MT melhora experiência do cooperado com modelo fisital
Cooperativa desenvolve sistema de atendimento que mescla a assistência online com o trabalho de agências físicas. O modelo de atendimento tradicional em agências físicas estava sobrecarregando os funcionários da Sicredi Ouro Verde MT devido ao número cada vez maior de cooperados. Pensando em manter a melhor experiência possível aos clientes, a cooperativa inovou e desenvolveu o modelo fisital. O projeto permite a assistência pelo Whatsapp, mantendo uma infraestrutura para atender também os cooperados no modelo presencial.