Topbar OCB

Sicoob Costa do Descobrimento otimiza análise de crédito com projeto que aproxima agências e matriz

Imagem Destaque

2025
Nordeste
Crédito
Sicoob Costa do Descobrimento
equipe, Experiência do usuário, Inovação de processo
Inovação de processo
O Sicoob Costa do Descobrimento cria projeto para otimizar os fluxos de crédito e cadastro ao aproximar de forma sistemática as agências e a unidade de crédito da matriz. A iniciativa, batizada de ICrédito, prevê visitas periódicas da matriz aos doze pontos de atendimento, focadas tanto em esclarecer dúvidas e apresentar novidades, quanto em ouvir as dificuldades da equipe e desenvolver soluções conjuntas. O resultado já pode ser mensurado em dados como cooperados mais ativos na carteira e redução dos índices de inadimplência e provisões.

BAIXAR RESUMO



Contexto

Em uma cooperativa de crédito que conta com diversos pontos de atendimento, mas onde a análise de crédito é centralizada na matriz, uma comunicação fluida e eficiente entre as agências e a matriz é fundamental para o bom andamento do negócio. Foi a necessidade de melhorar essa comunicação e criar um canal ativo de trocas que levou o Sicoob Costa do Descobrimento a criar o projeto ICrédito.

A iniciativa prevê visitas periódicas da unidade de crédito da matriz às doze agências da cooperativa, a fim de esclarecer dúvidas, oferecer treinamentos e apresentar novas ferramentas ou normativas, além de abrir um canal de escuta para identificar e resolver problemas.

O projeto, iniciado em 2022, tem ajudado a otimizar os processos de cadastro e crédito, além de tornar o fluxo de trabalho mais colaborativo e estratégico.

Desafios

Segundo explica Daniele Scopel, analista de Crédito do Sicoob Costa do Descobrimento, o programa nasceu da necessidade de compreender melhor as demandas específicas de cada agência e reduzir o distanciamento existente entre as áreas.

“Nós queremos ouvir de perto as dores que as agências têm passado”, afirma ela. “Com o ICrédito foi possível estabelecer uma conexão mais próxima, promovendo um ambiente de escuta ativa, troca de experiências e construção conjunta de soluções”.

Daniele destaca que as áreas de crédito e cadastro envolvem muitos procedimentos e detalhes técnicos, como questões ligadas à garantia e à análise. Por isso, o alinhamento entre a matriz e a ponta se torna ainda mais importante.

“Fazemos uma troca. Levamos informação sobre crédito, ajudamos em questões complexas, ensinamos a equipe, e ao mesmo tempo eles nos fazem várias solicitações”, exemplifica a analista. “Algumas agências querem aprender sobre crédito rural, outras sobre crédito para pessoas jurídicas. Nós ouvimos as solicitações e montamos treinamentos direcionados”.

A ideia, desse modo, é tornar o trabalho de ambas as áreas mais eficiente e assertivo, além de melhorar o atendimento ao cliente realizado nas agências.

Desenvolvimento

Cada ciclo do ICrédito começa no mês de fevereiro, quando funcionários da unidade de crédito realizam reuniões semanais para discutir os temas que serão trabalhados no projeto ao longo do ano. O levantamento muitas vezes é feito com as próprias agências.

“Pode ser que elas queiram falar sobre renegociação de dívidas, sobre garantia real ou ouvir sobre as novas regras do Banco Central relativas a crédito”, exemplifica Daniele. “Nós avaliamos as necessidades das agências e levamos até elas as novidades, os processos internos e as ferramentas que são desenvolvidas”.

A partir destas reuniões, o projeto é escrito e apresentado à diretoria executiva para aprovação. Em seguida, ocorre a divulgação do cronograma das visitas nas agências, que podem durar de um a dois dias em cada uma. A visita começa com uma apresentação de informações sobre a carteira de crédito daquele ponto de atendimento, contendo, por exemplo:

  • Quantidade de associados
  • Quantidade de cooperados que estão com crédito contratado
  • Números que mais impactam no risco da agência
  • Índices de inadimplência e provisão

Ainda nesta fase, a equipe pergunta quais as principais necessidades da agência referente a crédito e cadastro e quais procedimentos poderiam ser melhorados.

Depois, é a vez de uma conversa individual com o gerente da agência e, em seguida, de atendimentos individuais com os funcionários. Nessa ocasião, são explicadas as principais dúvidas e dificuldades tanto operacionais quanto de gestão das carteiras.

Após o fim da visita física, o analista responsável elabora um relatório com todas as sugestões de melhorias solicitadas pela agência. Ao final do ciclo, os dados são consolidados em um relatório unificado, que é então apresentado à diretoria executiva.

Resultados

O ICrédito não apenas melhorou o intercâmbio entre a unidade de crédito e as agências do Sicoob Costa do Descobrimento, como também ajudou a padronizar a análise técnica e abriu as portas para o desenvolvimento e melhoria de soluções como a centralização de operações crédito rural e a centralização da confecção de cadastros.

Entre os resultados quantitativos, após o início do projeto a cooperativa registrou um aumento no volume de cooperados ativos na carteira de crédito e uma redução do índice INAD90. O índice calcula a carteira de cooperados inadimplentes com atrasos superiores a 90 dias, além de uma redução no índice de provisões.

O Sicoob Costa do Descobrimento também atribui ao projeto a manutenção do saldo devedor estável na carteira de crédito, já que o programa fortaleceu a segurança e a qualidade do fluxo de crédito.

“A atuação da unidade de crédito é essencial nesse processo, pois os funcionários orientam as agências de forma técnica e estratégica, garantindo que as operações sejam realizadas com maior precisão e conformidade”, diz Daniele Scopel. “Essa orientação contribui diretamente para a redução de riscos, melhoria na análise das propostas e, consequentemente, para a manutenção de um saldo devedor estável”.

Próximas iniciativas

O ICrédito é um projeto contínuo, realizado anualmente em edições que se adaptam às necessidades e aos aprendizados de cada ciclo. A cada nova edição, há a incorporação de melhorias e inovações para fortalecer ainda mais a conexão entre a unidade de crédito e as agências.

Para o próximo ano, a cooperativa planeja uma edição especial, na qual a dinâmica do projeto será invertida: em vez de os colaboradores da unidade de crédito se deslocarem até as agências, serão as equipes das agências que irão até a matriz.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

O projeto BID de Produtos Químicos para Lavanderia foi implementado para estruturar um modelo de compras mais estratégico, padronizando a aquisição de produtos utilizados na higienização de uniformes industriais. A iniciativa resultou na escolha estratégica de fornecedores, gerando economia e promovendo maior eficiência no processo.

InovaCoop

Em 10 meses, a cooperativa realizou 29 mil atendimentos relacionados à Covid-19. Unimed Vitória implanta serviço de teleconsulta através de tecnologia desenvolvida internamente. A inovação foi aplicada no Centro de Especialidades e em 10 consultórios, sendo nove para clínica médica e um para pediatria. A integração do serviço com a Central Covid resultou em mais de 29 mil atendimentos, entre abril de 2020 e janeiro de 2021.

InovaCoop

Instalação de posto de abastecimento de carros elétricos visa antecipar tendências, incentivar a adoção de energia limpa e acelerar a inovação na região. A Certel instalou seu posto de abastecimento para veículos elétricos no Vale do Taquari, visando disseminar a malha de opções de carregamento. Os carros elétricos estão ganhando espaço no mercado automotivo e emergem como aliados de políticas sustentáveis. Diante dessa tendência, a Certel visa incentivar a adoção de carros elétricos na região - começando pela própria frota.

InovaCoop

Existente desde 2014, programa de inovação da cooperativa de saúde tem gerado resultados tanto para o ambiente administrativo quanto para os clientes finais. RESUMO CARDO Movimento Juntos Inovamos é uma Iniciativa da Unimed BH que estimula a geração de ideias e atitudes criativas por parte dos colaboradores da cooperativa. Baseia-se na realização de eventos, manutenção de espaço dedicado à inovação e disponibilização de plataforma digital para exposição e seleção de ideias. Além disso, promove ocasiões para atração de startups com soluções para desafios internos.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.