Unimed São Sebastião do Paraíso: digitalização de processos gerou economia

CONTEXTO
Na Unimed São Sebastião do Paraíso, a inclusão de beneficiários na operadora de saúde era feita por meio de um processo quase que totalmente manual. Como consequência, havia um consumo muito elevado de tempo por parte do colaborador responsável por esta tarefa.
Afinal, o colaborador precisava elaborar um extenso contrato, que era preenchido à mão. Além da demora, o processo vigente até então consumia uma quantidade elevada de papel, com respectivo custo e consumo de material para impressão dos documentos. Havia, ainda, a questão ambiental decorrente do consumo de papel e de tinta.
DESAFIOS
A cooperativa constatou a necessidade de desenvolver uma nova maneira de proceder com o cadastro de novos beneficiários, mas era preciso desenvolver e implantar uma ferramenta que fosse capaz de eliminar fluxos cruzados e retrabalhos.
Em paralelo, era necessário criar um novo processo para a realização dessa atividade. O desafio ficou a cargo da diretoria da área de TI (Tecnologia da Informação).
DESENVOLVIMENTO
O primeiro passo para a alteração do processo de cadastro de beneficiários foi a detecção do problema existente. Isso aconteceu a partir de conversas entre os diretores da cooperativa. O corpo executivo percebeu que muito tempo e recursos humanos e materiais eram consumidos em um processo que poderia ser automatizado.
O resultado esperado era o ganho de eficiência por meio da adoção de uma nova metodologia operacional, com mais produtividade, redução de custos, ganho de agilidade e ganhos expressivos na qualidade do serviço.
Após o diagnóstico do problema existente, começou o desenvolvimento da solução, por volta de fevereiro de 2020. Dessa maneira, a busca por um sistema capaz de otimizar o processo de cadastro de beneficiários, proporcionando economia e praticidade à cooperativa começou com uma sessão de benchmarking. Ou seja, com a observação dos modelos adotados por outras cooperativas para atividades similares. Foi a busca pelas práticas correntes de mercado que permitiu à Unimed chegar ao modelo adotado.
Um dos principais destaques do processo de prospecção e desenvolvimento foi a constante conversa com os demais setores da cooperativa envolvidos, assim como o empenho de toda a diretoria para a aquisição das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do processo.
RESULTADOS
A cooperativa conseguiu reduzir em 90% o uso de papel e de impressoras para esse processo, reduziu em 50% o tempo demandado para a confecção do contrato para novos beneficiários e realocou o colaborador antes dedicado à tarefa em outra função, eliminando a necessidade de contratar uma nova pessoa.
O ganho de eficiência proporcionou um ganho potencial de 100% na capacidade de inclusão de novos beneficiários, o que significa, na prática, mais tempo de faturamento.
Além disso, é possível destacar o ganho de conhecimento sobre a operação da equipe de vendas, a redução de erros em dados inseridos no sistema, a valorização da marca decorrente da modernização de processos e o ganho de segurança no armazenamento e processamento de dados.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
A expectativa da cooperativa é de que o processo de inclusão de novos beneficiários seja constantemente aprimorado. A intenção é de que a otimização permita chegar a uma economia de 100% no uso de papel e de impressoras. Além disso, há expectativa de que seja possível reduzir ainda mais o tempo necessário para o processo de inclusão.
Contato do responsável:
Cleber Prates Braghini
gerente de vendas da Unimed São Sebastião do Paraíso
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Vitória amplia atendimento com teleconsulta
Em 10 meses, a cooperativa realizou 29 mil atendimentos relacionados à Covid-19. Unimed Vitória implanta serviço de teleconsulta através de tecnologia desenvolvida internamente. A inovação foi aplicada no Centro de Especialidades e em 10 consultórios, sendo nove para clínica médica e um para pediatria. A integração do serviço com a Central Covid resultou em mais de 29 mil atendimentos, entre abril de 2020 e janeiro de 2021.

JornadaCoop: game do Sistema OCB promove engajamento no cooperativismo
Jogo promove interação em eventos cooperativistas. O JornadaCoop foi criado pelo Sistema OCB para aumentar o engajamento de seus estandes durante eventos por meio de um jogo cooperativista. Integrando dados de diversos programas de apoio ao cooperativismo, como Identidade, PDGC e o Sistema Desempenho, o JornadaCoop já esteve presente em mais de uma dezena de eventos e foi jogado por mais de 3 mil pessoas.

Lar: inspeção de elevadores de silos por meio de drones
Solução inovadora aumentou a segurança e reduziu o envolvimento de pessoas no processo in loco. A Lar Cooperativa Agroindustrial, através do seu projeto “Programa de Ideias”, recebeu uma sugestão de um colaborador que visava reduzir os riscos com relação à segurança de pessoas na manutenção preventiva de elevadores de silos, realizada a cada 15 dias, em uma altura de mais de 30 metros. A solução do colaborador ganhou o prêmio Destaque em 2019 e foi implementada em 2020, com o uso de drones como alternativa inovadora para inspeção visual.

Missão 21: Sicoob Unicoob dissemina e enraíza inovação
Programa capacitou equipes de 15 cooperativas para gerenciar inovação local e difundiu as novas práticas entre centenas de colaboradores. RESUMO CARDSicoob Unicoob cria programa de inovação com definição de equipes próprias em cada cooperativa, de modo a possibilitar o desenvolvimento de uma cultural local de inovação. O programa, batizado de Missão 21, gerou três ideias de inovação selecionadas por um comitê externo, a serem aceleradas em etapa posterior, e permitiu a disseminação da cultura de inovação entre as cooperativas do sistema.