Lar Cooperativa: Programa de Ideias gera economia de R$ 34,7 milhões
CONTEXTO
O programa de inovação da Lar Cooperativa Agroindustrial foi lançado em 2016 e teve como precursor alguns projetos, como o “Economize na Crise”, nos quais os funcionários participavam com ideias para reduzir despesas e enfrentar a recessão econômica.
Nos anos anteriores, eram realizados projetos pontuais para acolhimento de ideias e sugestões de funcionários, mas que tinham começo, meio e fim. Ou seja, não havia uma iniciativa contínua. Havia muito interesse em inovar e propor soluções ao ambiente de trabalho, porém as ações aconteciam de maneira dispersa, sem uma organização e visão corporativa.
Por isso, a cooperativa entendeu que, dentro do seu programa de inovação, havia a necessidade de estruturar um programa sólido de geração e desenvolvimento de ideias, de um modo mais organizado do que era feito até então.
DESAFIOS
A estruturação de um programa de ideias precisava priorizar a contribuição dos funcionários de forma voluntária. Era preciso incentivar e acolher as ideias para promover melhorias reais, atualizações tecnológicas, otimizações de processos, redução de desperdícios e custos, e aumento de produtividade nas mais diversas áreas da cooperativa.
Para o ano de 2019, por exemplo, a meta era ter pelo menos 200 ideias cadastradas, participação de 647 funcionários e cerca de R$ 3 milhões de economia gerada pelas ideias.
DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento do Programa de Ideias esteve atrelado à estruturação do Programa de Inovação da Lar, em 2016. Dentro do Programa de Inovação está contemplada uma área chamada de “Gestão de Ideias”, que atua em duas frentes:
1. o Programa de ideias, no qual todos os funcionários da cooperativa podem contribuir com ideias e concorrem a premiações em dinheiro;
2. e os Grupos de Melhoria, nos quais os funcionários são selecionados para formar grupos e realizar a leitura de livros, visando ao aprendizado sobre ferramentas de qualidade e desenvolvimento de projetos estruturados para aplicação dentro da cooperativa.
Para a implementação do Programa de Ideias, foi elaborado um regulamento interno, para conduzir a recepção e tratativas das ideias. Além disso, foram selecionadas pessoas-chave dos processos para formar um comitê de inovação multidisciplinar, com o objetivo principal de avaliar as ideias e também auxiliar nas tratativas do Programa de Inovação.
Com toda a estruturação dos processos, foram feitas as devidas divulgações e treinamentos do Programa de Ideias aos funcionários. No ano inicial (2016), a Lar obteve 346 funcionários participantes e uma economia estimada em R$ 8,9 milhões com as ideias apresentadas.
De lá para cá, como veremos a seguir, o número de participantes aumenta gradativamente a cada ano e também a economia estimada.
RESULTADOS
Após a estruturação dos programas, a economia acumulada é de aproximadamente R$ 124,8 milhões.
Além disso, é possível considerar que o Programa de Ideias é a principal iniciativa do Programa de Inovação da Lar e é muito bem avaliado por todos os funcionários, o que possibilitou a mudança de cultura da cooperativa, com olhar focado em inovação e melhoria contínua.
Dentre os projetos gerados estão patentes depositadas e inovações consideráveis em processos, como o desenvolvimento e a instalação sensores para automação de pedidos de ração na avicultura, que gerou, além de economia, diversos benefícios não mensuráveis, tanto para a Lar quanto para os associados.
Foram desenvolvidos ainda diversos produtos novos para os consumidores (produtos in natura e industrializados de carnes). E houve a instalação de uma máquina de venda de alimentos nas dependências da cooperativa, por sugestão de uma ideia inscrita no Programa.
Veja mais alguns resultados da iniciativa:
Número de ideias geradas:
- 2016: 223
- 2019: 457
Número de funcionários participantes:
- 2016: 346
- 2019: 647
Número de Unidades participantes:
- 2016: 38
- 2019: 45
Economia gerada com a implantação das ideias:
- 2016: R$ 8,9 milhões
- 2019: R$ 34,7 milhões
Economia gerada com a implantação dos projetos Grupos de Melhoria:
- 2016: R$ 6 milhões
- 2019: R$ 29 milhões
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Programa de Inovação e a Gestão de Ideias são vistos como grandes diferenciais na Lar, pois os resultados vão muito além do financeiro. Inclusive, em 2018, foi inserido nos valores da Lar o item: “Inovação e aprendizado contínuo”.
Por isso, a Lar pretende dar continuidade e fortalecer cada vez os programas, ampliando ainda mais a participação dos colaboradores e a inovação na cooperativa.
Este case ficou em 3º lugar no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação.
Contato do responsável:
Márcia Pessini
Gerente de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação da Lar Cooperativa
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Savvy: plataforma mudou relacionamento na indústria farmacêutica
Cooperativa de Nova York desenvolveu modelo que remunera os pacientes pelos dados fornecidos para o desenvolvimento de medicamentos e soluções de saúde. RESUMO A Savvy Cooperative une e empodera pacientes para organizar a influência sobre a indústria de saúde, incluindo os segmentos hospitalar e de medicamentos. Para isso, coleta dados sobre pacientes e grupos de interesse da indústria farmacêutica e os disponibiliza mediante remuneração aos cooperados e buscando direcionar produtos e serviços de saúde.
Unimed Maringá unifica dados de pacientes em plataforma
Registro Eletrônico de Saúde organiza informações e histórico dos pacientes, tornando-os acessíveis aos profissionais de saúde do sistema Unimed. RESUMO CARDO Registro Eletrônico de Saúde consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas, garantindo uma melhor gestão das informações de saúde. A iniciativa é uma parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS.
Squads e metodologias ágeis apoiam transformação digital do Sicredi
Após adotar metodologias ágeis para planejamento e desenvolvimento de produtos, instituição financeira cooperativa reduziu o tempo entre as decisões estratégicas de negócio e a operação. Processo de transformação digital do Sicredi levou à implantação de metodologias ágeis para desenvolvimento de produtos digitais. A iniciativa promove a transformação do core bancário e coloca a instituição em pé de igualdade com os principais players financeiros do Brasil, além de ter implantado a cultura de inovação, baseada em mudança contínua e o reforço dos princípios do cooperativismo.
Sicredi adota WhatsApp Enterprise para melhor atendimento
Integração da ferramenta ao CRM da cooperativa ajuda a identificar cooperado, facilitando a interação. RESUMO CARDSicredi adota o WhatsApp Enterprise para apoiar os colaboradores no atendimento dos associados de forma mais ágil e simples. Com uma conta comercial oficial do Sicredi validada pelo Facebook, o canal aproxima os associados da sua cooperativa incentivando um relacionamento seguro e fomentando novos negócios de forma digital.