Lar Cooperativa: Programa de Ideias gera economia de R$ 34,7 milhões

CONTEXTO
O programa de inovação da Lar Cooperativa Agroindustrial foi lançado em 2016 e teve como precursor alguns projetos, como o “Economize na Crise”, nos quais os funcionários participavam com ideias para reduzir despesas e enfrentar a recessão econômica.
Nos anos anteriores, eram realizados projetos pontuais para acolhimento de ideias e sugestões de funcionários, mas que tinham começo, meio e fim. Ou seja, não havia uma iniciativa contínua. Havia muito interesse em inovar e propor soluções ao ambiente de trabalho, porém as ações aconteciam de maneira dispersa, sem uma organização e visão corporativa.
Por isso, a cooperativa entendeu que, dentro do seu programa de inovação, havia a necessidade de estruturar um programa sólido de geração e desenvolvimento de ideias, de um modo mais organizado do que era feito até então.
DESAFIOS
A estruturação de um programa de ideias precisava priorizar a contribuição dos funcionários de forma voluntária. Era preciso incentivar e acolher as ideias para promover melhorias reais, atualizações tecnológicas, otimizações de processos, redução de desperdícios e custos, e aumento de produtividade nas mais diversas áreas da cooperativa.
Para o ano de 2019, por exemplo, a meta era ter pelo menos 200 ideias cadastradas, participação de 647 funcionários e cerca de R$ 3 milhões de economia gerada pelas ideias.
DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento do Programa de Ideias esteve atrelado à estruturação do Programa de Inovação da Lar, em 2016. Dentro do Programa de Inovação está contemplada uma área chamada de “Gestão de Ideias”, que atua em duas frentes:
1. o Programa de ideias, no qual todos os funcionários da cooperativa podem contribuir com ideias e concorrem a premiações em dinheiro;
2. e os Grupos de Melhoria, nos quais os funcionários são selecionados para formar grupos e realizar a leitura de livros, visando ao aprendizado sobre ferramentas de qualidade e desenvolvimento de projetos estruturados para aplicação dentro da cooperativa.
Para a implementação do Programa de Ideias, foi elaborado um regulamento interno, para conduzir a recepção e tratativas das ideias. Além disso, foram selecionadas pessoas-chave dos processos para formar um comitê de inovação multidisciplinar, com o objetivo principal de avaliar as ideias e também auxiliar nas tratativas do Programa de Inovação.
Com toda a estruturação dos processos, foram feitas as devidas divulgações e treinamentos do Programa de Ideias aos funcionários. No ano inicial (2016), a Lar obteve 346 funcionários participantes e uma economia estimada em R$ 8,9 milhões com as ideias apresentadas.
De lá para cá, como veremos a seguir, o número de participantes aumenta gradativamente a cada ano e também a economia estimada.
RESULTADOS
Após a estruturação dos programas, a economia acumulada é de aproximadamente R$ 124,8 milhões.
Além disso, é possível considerar que o Programa de Ideias é a principal iniciativa do Programa de Inovação da Lar e é muito bem avaliado por todos os funcionários, o que possibilitou a mudança de cultura da cooperativa, com olhar focado em inovação e melhoria contínua.
Dentre os projetos gerados estão patentes depositadas e inovações consideráveis em processos, como o desenvolvimento e a instalação sensores para automação de pedidos de ração na avicultura, que gerou, além de economia, diversos benefícios não mensuráveis, tanto para a Lar quanto para os associados.
Foram desenvolvidos ainda diversos produtos novos para os consumidores (produtos in natura e industrializados de carnes). E houve a instalação de uma máquina de venda de alimentos nas dependências da cooperativa, por sugestão de uma ideia inscrita no Programa.
Veja mais alguns resultados da iniciativa:
Número de ideias geradas:
- 2016: 223
- 2019: 457
Número de funcionários participantes:
- 2016: 346
- 2019: 647
Número de Unidades participantes:
- 2016: 38
- 2019: 45
Economia gerada com a implantação das ideias:
- 2016: R$ 8,9 milhões
- 2019: R$ 34,7 milhões
Economia gerada com a implantação dos projetos Grupos de Melhoria:
- 2016: R$ 6 milhões
- 2019: R$ 29 milhões
PRÓXIMAS INICIATIVAS
O Programa de Inovação e a Gestão de Ideias são vistos como grandes diferenciais na Lar, pois os resultados vão muito além do financeiro. Inclusive, em 2018, foi inserido nos valores da Lar o item: “Inovação e aprendizado contínuo”.
Por isso, a Lar pretende dar continuidade e fortalecer cada vez os programas, ampliando ainda mais a participação dos colaboradores e a inovação na cooperativa.
Este case ficou em 3º lugar no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação.
Contato do responsável:
Márcia Pessini
Gerente de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação da Lar Cooperativa
Conteúdo desenvolvido em parceria com

Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Sicredi aumenta quantidade de atendimentos resolvidos com Microsoft Copilot
Cooperativa adota ferramenta segura, ágil e capaz de atender as necessidades dos colaboradores e cooperados. Com mais de 120 anos de atuação, o Sicredi sempre busca melhorias inovadoras que podem tornar os produtos, serviços e o trabalho cada vez melhores. Com esse objetivo, a cooperativa passou a adotar ferramentas de inteligência artificial. No entanto, as primeiras iniciativas não acompanharam as atualizações do mercado e a Sicredi precisou correr atrás. Com o Microsoft Copilot, o Sicredi garante segurança e privacidade aos colaboradores e cooperados, enquanto otimiza os processos, produtos e serviços.

Eccoo: plataforma cooperativa de cuidadores da Inglaterra
Plataforma coloca em contato profissionais e pessoas que precisam de cuidados especiais em seu dia a dia. A cooperativa de plataforma Equal Care Co-op (Eccoo) foi fundada na Grã-Bretanha em 2018 com o objetivo de colocar em contato, por meio da tecnologia, pessoas que precisam de algum tipo de suporte ou cuidado cotidiano e profissionais que oferecem esses cuidados. A plataforma é de propriedade dos próprios usuários e cuidadores, algo que foi concebido para garantir que as relações entre eles sejam justas, baseadas em confiança e recompensas.

Coopercitrus Campo Digital: aplicativo leva tecnologias a produtores rurais
Pelo celular ou computador, produtor rural pode solicitar serviços de tecnologia agrícola da Coopercitrus diretamente para sua propriedade, de forma simples e prática. A Coopercitrus, eleita a 5ª organização mais tecnológica do agronegócio brasileiro, lançou o aplicativo Campo Digital, no qual seus cooperados podem solicitar e acompanhar diversos serviços. Além de melhorar a experiência do associado na contratação de serviços, o aplicativo ajuda a difundir tecnologias para os produtos rurais, ampliando a transformação digital no agronegócio local.

Cooperja: investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia para cooperados
Criação de eventos que marcam o início da colheita de arroz geraram R$ 2,5 milhões em negócios, proporcionaram desenvolvimento e transferência de tecnologia, com envolvimento de autoridades e entidades setoriais. Criação de eventos paralelos, batizados de 1ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e 1º Fórum do Arroz, dentro da 15ª edição do Campo Agro Acelerador. A finalidade era apresentar tecnologias do agronegócio e reforçar o posicionamento institucional, jogando luz sobre a atuação da Cooperativa Agroindustrial Cooperja e promovendo transferência de conhecimento e tecnologias para os cooperados. Com isso, a cooperativa conseguiu reunir a atenção de autoridades, produtores e entidades em torno de temas de relevância para o cultivo, a comercialização e até mesmo a exportação de arroz.