Topbar OCB

Duas em uma: Frimesa diminui rotas com entregas compartilhadas

Imagem Destaque

2025
Sul
Agropecuário
Frimesa
ecossistema de inovação, Inovação de processo, intraempreendedorismo
Inovação de processo
Sinal de qualidade beneficia população com serviços de telemedicina e garante conexão a produtores rurais. RESUMO CARDSituada à altura do Círculo Polar Ártico, Rovaniemi, na Finlândia, é uma das cidades mais setentrionais do planeta. A pequena população de 59 mil habitantes tinha limitado acesso a serviços tecnológicos. Neste contexto, um grupo de moradores decidiu criar uma cooperativa para levar internet de alta qualidade, até então indisponível, para a população local. O projeto teve início em 2016 e, em junho de 2019, a rede foi totalmente concluída.

BAIXAR RESUMO



Contexto

O transporte de insumos químicos como soda cáustica e ácido nítrico é essencial para a operação das linhas CIP (Clean in Place) da cooperativa agropecuária paranaense Frimesa. Antes da implementação do projeto, a variação do consumo desses produtos, conforme a demanda de produção, exigia um controle rigoroso para evitar rupturas no abastecimento.

O modelo anterior de transporte utilizava caminhões de menor capacidade, gerando custos elevados e um impacto ambiental significativo. As entregas necessitavam de um número maior de viagens, aumentando a emissão de CO₂ e elevando os riscos logísticos.

O projeto foi concebido para enfrentar esses desafios e proporcionar uma solução sustentável e economicamente viável. A transição para um modelo de entregas compartilhadas entre as unidades de laticínios de Marechal Cândido Rondon e Matelândia possibilitou a redução de viagens, melhorando a eficiência do transporte e diminuindo custos operacionais.

Desafios

A implementação do projeto exigiu a superação de diversos desafios, incluindo a necessidade de realinhamento de contratos com fornecedores para viabilizar o novo modelo de transporte.

Além disso, foi essencial melhorar a comunicação entre os setores envolvidos, garantindo que as entregas atendessem à demanda da melhor maneira para evitar o risco de ruptura por falta do produto para realização do CIP nas tubulações.

Desenvolvimento

O projeto foi estruturado em etapas. Ao compreender o problema na logística de entregas, o time da Frimesa começou a estudar a possibilidade de ampliar os espaços de armazenamento com o apoio do atual fornecedor.

Ao marcarem uma visita técnica para fortalecer a parceria com o fornecedor, a equipe descobriu que o parceiro dispunha de veículos de maior capacidade, que poderiam reduzir significativamente os custos logísticos.

O próximo passo foi entender as necessidades de cada unidade e as possibilidades de otimização logística. Optou-se pela substituição dos caminhões menores por carretas de maior capacidade, permitindo um transporte mais eficiente e reduzindo custos operacionais.

Em dezembro de 2023, a implementação do novo modelo de entregas compartilhadas pelas duas unidades da Frimesa foi realizada. O processo envolveu um alinhamento detalhado entre os setores de almoxarifado central, compras e fornecedor, garantindo que a transição ocorresse sem impactos na operação.

Houve uma revisão dos contratos com fornecedores e logo os resultados começaram a aparecer, comprovando a eficiência da nova estratégia. A otimização das entregas reduziu significativamente o número de viagens, minimizando impactos ambientais e proporcionando uma economia expressiva.

Resultados

Sem custos adicionais, a implementação das entregas compartilhadas gerou benefícios importantes para a Frimesa. Financeiramente, as entregas compartilhadas resultaram em uma economia de quase R$ 200 mil em 10 meses de aplicação do projeto. A projeção é que anualmente se tenha uma redução de R$ 249 mil em custos logísticos.

Suprindo as demandas sustentáveis do mercado, a implementação da nova rota também gerou uma diminuição de 37,8 toneladas de CO₂ emitidas. O valor é equivalente ao trabalho de mais de 2.907 árvores por ano, uma vez que cada árvore adulta é responsável por absorver cerca de 15,6 kg de CO₂ anualmente.

Além disso, a redução de 55.720 km rodados pelos automóveis responsáveis por carregar a soda cáustica e o ácido nítrico resultou em menos riscos de acidentes nas estradas. Consequentemente, a cooperativa obteve uma melhoria na segurança de seus colaboradores e na proteção dos produtos, garantindo maior controle e eficiência nas entregas.

Além das vantagens econômicas, sociais e ambientais, essa abordagem fortalece a imagem e responsabilidade corporativa da Frimesa perante seus clientes, cooperados e órgãos regulamentadores.

Próximas iniciativas

Diante dos resultados positivos obtidos, a Frimesa continuará monitorando o abastecimento e buscando ampliar a capacidade de armazenamento dos produtos, que ainda é um problema a ser resolvido.

Otimizando ainda mais a logística interna, o projeto para ampliação do armazenamento continua em andamento, com futuras negociações de compras com novos fornecedores, buscando garantir uma solução definitiva para o contrato de fornecimento.

Contato

Simone Zamin, analista de projetos da Frimesa. E-mail: szamin@frimesa.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Plataforma amplia atuação da cooperativa e supre dificuldades com representantes comerciais. RESUMO CARDCooperante desenvolve plataforma de e-commerce B2B para ampliar sua atuação e suprir dificuldades com representantes comerciais. Iniciativa roda atualmente em versão piloto e foi toda desenvolvida internamente, com envolvimento da área de vendas e de um comitê de inovação.

InovaCoop

Hub de inovação promove convergência e escalabilidade de soluções para todas as Unimeds. RESUMO Para ganhar convergência e escalabilidade de soluções, a Unimed do Brasil cria hub de inovação aberta para conectar todas as cooperativas do Sistema. O projeto, chamado de Unimed Lab, visa a identificação e aceleração de iniciativas que podem gerar valor a cooperados, colaboradores e beneficiários de todas as Unimeds do país.

InovaCoop

Em parceria com startup, a cooperativa usa tecnologia de análise de imagens por IA. Procurando se tornar mais tecnológica e diminuir a quantidade de fraudes em pedidos de reembolso, a Unimed Nacional implementou, em abril de 2023, um sistema de Inteligência Artificial. A tecnologia de análise de imagens por IA foi desenvolvida em parceria com a Neurotech. O objetivo da solução é avaliar e identificar recibos e notas de reembolso fraudulentos, evitando gastos indevidos.

InovaCoop

Iniciativa alinhou o negócio às tendências de mercado e recebeu prêmio por embalagem inovadora. Para aderir à crescente demanda por alimentação mais saudável, a Aurora Coop lançou a linha Aurora Bem Leve, composta por refeições prontas com proposta de alimentos saudáveis. A marca oferece pratos prontos cozidos a vácuo e ultracongelados, usando uma tecnologia de preparo que preserva o sabor e os nutrientes. A linha ganhou um prêmio pela embalagem inovadora e deve ser inserida em até 4 mil pontos de venda no país.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.