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Duas em uma: Frimesa diminui rotas com entregas compartilhadas
Contexto
O transporte de insumos químicos como soda cáustica e ácido nítrico é essencial para a operação das linhas CIP (Clean in Place) da cooperativa agropecuária paranaense Frimesa. Antes da implementação do projeto, a variação do consumo desses produtos, conforme a demanda de produção, exigia um controle rigoroso para evitar rupturas no abastecimento.
O modelo anterior de transporte utilizava caminhões de menor capacidade, gerando custos elevados e um impacto ambiental significativo. As entregas necessitavam de um número maior de viagens, aumentando a emissão de CO₂ e elevando os riscos logísticos.
O projeto foi concebido para enfrentar esses desafios e proporcionar uma solução sustentável e economicamente viável. A transição para um modelo de entregas compartilhadas entre as unidades de laticínios de Marechal Cândido Rondon e Matelândia possibilitou a redução de viagens, melhorando a eficiência do transporte e diminuindo custos operacionais.
Desafios
A implementação do projeto exigiu a superação de diversos desafios, incluindo a necessidade de realinhamento de contratos com fornecedores para viabilizar o novo modelo de transporte.
Além disso, foi essencial melhorar a comunicação entre os setores envolvidos, garantindo que as entregas atendessem à demanda da melhor maneira para evitar o risco de ruptura por falta do produto para realização do CIP nas tubulações.
Desenvolvimento
O projeto foi estruturado em etapas. Ao compreender o problema na logística de entregas, o time da Frimesa começou a estudar a possibilidade de ampliar os espaços de armazenamento com o apoio do atual fornecedor.
Ao marcarem uma visita técnica para fortalecer a parceria com o fornecedor, a equipe descobriu que o parceiro dispunha de veículos de maior capacidade, que poderiam reduzir significativamente os custos logísticos.
O próximo passo foi entender as necessidades de cada unidade e as possibilidades de otimização logística. Optou-se pela substituição dos caminhões menores por carretas de maior capacidade, permitindo um transporte mais eficiente e reduzindo custos operacionais.
Em dezembro de 2023, a implementação do novo modelo de entregas compartilhadas pelas duas unidades da Frimesa foi realizada. O processo envolveu um alinhamento detalhado entre os setores de almoxarifado central, compras e fornecedor, garantindo que a transição ocorresse sem impactos na operação.
Houve uma revisão dos contratos com fornecedores e logo os resultados começaram a aparecer, comprovando a eficiência da nova estratégia. A otimização das entregas reduziu significativamente o número de viagens, minimizando impactos ambientais e proporcionando uma economia expressiva.
Resultados
Sem custos adicionais, a implementação das entregas compartilhadas gerou benefícios importantes para a Frimesa. Financeiramente, as entregas compartilhadas resultaram em uma economia de quase R$ 200 mil em 10 meses de aplicação do projeto. A projeção é que anualmente se tenha uma redução de R$ 249 mil em custos logísticos.
Suprindo as demandas sustentáveis do mercado, a implementação da nova rota também gerou uma diminuição de 37,8 toneladas de CO₂ emitidas. O valor é equivalente ao trabalho de mais de 2.907 árvores por ano, uma vez que cada árvore adulta é responsável por absorver cerca de 15,6 kg de CO₂ anualmente.
Além disso, a redução de 55.720 km rodados pelos automóveis responsáveis por carregar a soda cáustica e o ácido nítrico resultou em menos riscos de acidentes nas estradas. Consequentemente, a cooperativa obteve uma melhoria na segurança de seus colaboradores e na proteção dos produtos, garantindo maior controle e eficiência nas entregas.
Além das vantagens econômicas, sociais e ambientais, essa abordagem fortalece a imagem e responsabilidade corporativa da Frimesa perante seus clientes, cooperados e órgãos regulamentadores.
Próximas iniciativas
Diante dos resultados positivos obtidos, a Frimesa continuará monitorando o abastecimento e buscando ampliar a capacidade de armazenamento dos produtos, que ainda é um problema a ser resolvido.
Otimizando ainda mais a logística interna, o projeto para ampliação do armazenamento continua em andamento, com futuras negociações de compras com novos fornecedores, buscando garantir uma solução definitiva para o contrato de fornecimento.
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