Topbar OCB

Unimed Nacional usa inteligência artificial para identificar recibos fraudulentos

Imagem Destaque

2024
Sudeste
Saúde
Unimed Nacional Cooperativa Central
ecossistema de inovação, Inovação de processo, transformação digital
Inovação de processo
Em parceria com startup, a cooperativa usa tecnologia de análise de imagens por IA. Procurando se tornar mais tecnológica e diminuir a quantidade de fraudes em pedidos de reembolso, a Unimed Nacional implementou, em abril de 2023, um sistema de Inteligência Artificial. A tecnologia de análise de imagens por IA foi desenvolvida em parceria com a Neurotech. O objetivo da solução é avaliar e identificar recibos e notas de reembolso fraudulentos, evitando gastos indevidos.

BAIXAR RESUMO





Contexto

Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), fraudar pedidos de reembolso é uma prática comum no setor de saúde. A Abramge estimou que de 2014 a 2022, R$ 7 milhões de reais foram gastos por operadoras de plano de saúde com notas fraudulentas.

Preocupada com a sustentabilidade do setor e focada em eliminar fraudes, a Unimed Nacional decidiu buscar uma solução tecnológica e inovadora. Dante Lopes, superintendente de Inovação da cooperativa, conta que a organização, cada vez mais orientada por dados, já digitaliza todo o processo de pedido de reembolso.

No entanto, o profissional frisa a falta de agilidade e precisão no momento de verificar se os documentos são fraudulentos ou não. “Precisávamos de uma solução para tornar mais célere e eficiente a verificação de possibilidade de fraude nesses pedidos”, conta.

Para isso, a Unimed Nacional foi em busca de uma startup especializada em inteligência artificial. Durante a procura, a cooperativa conheceu a Neurotech, que ofereceu uma tecnologia de análises de imagens digitais por inteligência artificial. Com a parceria firmada, a Unimed iniciou o desenvolvimento do sistema de inteligência artificial e o implementou em abril de 2023.

Desafios

No entanto, até o momento de inauguração do sistema, a Unimed Nacional passou por alguns desafios. Apesar da tecnologia de análises de imagens digitais por inteligência artificial já ser muito usada, ela não estava presente no meio da saúde, e nunca foi utilizada para identificar fraudes em recibos de reembolso.

Diante desse obstáculo, Lopes revela que o algoritmo precisou ser treinado para lidar com a abundância e a diversidade de documentos. “Este foi um dos momentos mais desafiadores, pois cada prestador de serviço tem o seu formato de recibo, era preciso inclusive que a IA reconhecesse a diferença entre as letras dos médicos”, explica.

Desenvolvimento

Os clientes da Unimed Nacional enviam uma foto ou um arquivo PDF do recibo de reembolso para a cooperativa. Em um primeiro momento, a IA recebe a imagem e os algoritmos criam uma espécie de DNA dela, excluindo a possibilidade do cliente de reutilizar o documento.

Em seguida, a inteligência artificial busca tentativas de adulteração ou de reuso e, caso identifique, cria um mapa de calor. Ao identificar as tentativas, a IA define o percentual de probabilidade da fraude.

Mas, antes do sistema entrar em ação, ele passou por um projeto-piloto de cinco meses. Durante esse período, a IA foi testada com notas de reembolso reutilizadas. Esse teste evidenciou o sucesso e a possibilidade de crescimento da iniciativa dentro da cooperativa.

Resultados

Com o sistema inteligente e seus algoritmos trabalhando, os profissionais da área se dedicam a problemas maiores, como identificar padrões de fraude. Além disso, os colaboradores responsáveis também analisam com mais atenção casos inconclusivos.

Implementado há menos de um ano, o sistema de inteligência artificial já analisou inúmeros recibos de reembolso e evitou um gasto de quase R$ 9 milhões. “Foi por meio dela que a gente identificou, por exemplo, um beneficiário que usou nove vezes a mesma nota fiscal para solicitar reembolso”, conta.

Mesmo precisando passar por melhorias, a iniciativa da Unimed Nacional já está sendo divulgada no Sistema Unimed. Sendo assim, outras cooperativas Unimed podem adotar a iniciativa.

Próximos Passos

Lopes conta que o foco principal da Unimed Nacional é ampliar o banco de dados do sistema para que toda a base de avaliação de recibos seja contemplada na análise. O profissional também explica que os algoritmos ainda precisam de treinamento.

Segundo ele, apenas reembolsos que apontam entre 95% a 100% de chance de fraude pela IA são negados. “Precisamos melhorar a assertividade dessa análise, para confirmar com um número maior de documentos. Isso nos vai permitir identificar casos em que a fraude é menos aparente.”

Outra melhoria que está sendo implementada é o projeto de reconhecimento facial dos clientes. A ideia é confirmar a identidade dos beneficiários que solicitam o reembolso por meio da biometria facial.

Já para quem não tem câmera no computador, a autenticação por QR Code está sendo desenvolvida. “Isso vai permitir que se faça a solicitação de reembolso, mesmo se a pessoa não puder realizar a biometria”, finaliza.



Contato do responsável:


Dante Lopes

Superintendente de Inovação


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Com estruturas e serviços compartilhados, cooperativa está presente em 9 países europeus, conta com 35 mil associados e movimenta mais de 200 milhões de euros por ano. Cooperativa de plataforma que nasceu como associação sem fins lucrativos, em 1998, na Bélgica, conta, atualmente, com mais de 35 mil trabalhadores autônomos como associados e está presente em 40 cidades de 9 países europeus. Iniciativa oferece estrutura compartilhada de serviços para apoiar a atividade profissional de trabalhadores independentes.

InovaCoop

Proposta evita encarecimento da habitação nos pontos turísticos para manter população local e promover circulação do dinheiro no comércio local. RESUMOA Fairbnb se apresenta como “A booking webpage with a soul”. Ou seja, ou “um portal de reservas com alma”. A cooperativa de plataforma foi fundada em 2016 com a meta de ser o Airbnb no modelo cooperativista. A proposta é garantir tanto condições mais acessíveis aos viajantes como melhor remuneração aos proprietários, com o propósito do desenvolvimento das comunidades locais.

InovaCoop

Cooperativa busca fomentar o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul e ampliar seu ecossistema de inovação. Para desenvolver soluções criativas e começar a inovar, a Coprel firmou parceria com o Instituto Aliança Empresarial. A cooperativa se tornou uma das investidoras do Hub Aliança, um hub de inovação focado em conectar instituições e fomentar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico na região norte do Rio Grande do Sul. A colaboração entre Coprel e Hub Aliança já gerou três iniciativas inovadoras e ampliou o ecossistema de inovação da cooperativa.

InovaCoop

Dashboard de gestão mensura qualidade e produtividade que servem de insumo para tomar decisões. A fim de melhorar processos de gestão, a Unimed do Sudoeste desenvolveu dashboards que mensuram indicadores de qualidade e produtividade. Com base nos dados obtidos pela ferramenta, a cooperativa baiana aprimorou tomadas de decisão na área de Regras e Parametrizações e melhorou o feedback dado aos colaboradores. A cooperativa notou, ainda, um aumento na motivação dos colaboradores.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.