Topbar OCB
Unimed Lab: inovação aberta em todo o Sistema
CONTEXTO
Em 2018, a Confederação do Sistema Unimed constatou a necessidade de criar uma área de inovação e tratar o tema de forma estratégica. Uma das dificuldades identificadas era a dispersão e fragmentação de informações voltadas à inovação dentro do Sistema, composto por 345 cooperativas.
Por isso, a Unimed do Brasil compreendeu a oportunidade de criar uma área para conectar todas as cooperativas do Sistema e ganhar convergência e escalabilidade de soluções.
Tal entendimento ocorreu em sintonia com a inserção do tema Inovação no Planejamento Estratégico da Cooperativa para o período 2019-2021, a fim de alinhar as soluções de negócio às necessidades e expectativas das cooperativas e promover a cultura de inovação e a gestão de conhecimento.
DESAFIOS
Considerando o tamanho do Sistema, os desafios não são poucos. Em linhas gerais, a cooperativa entendeu que precisa:
- Construir de forma sistêmica um pensamento coletivo em relação à inovação, padronizando o tema em todo o Sistema
- Potencializar soluções mediante cooperação aberta com o Sistema Unimed, empreendedores e startups de ecossistema
- Materializar o modelo de inovação aberta na Unimed utilizando ferramentas para acelerar inovações que nasçam no próprio Sistema, atuando como uma plataforma de cooperação aberta e, portanto, atendendo ao princípio da intercooperação
- Transformar problemáticas, dores e desafios sistêmicos em soluções escaláveis para o Sistema Unimed
DESENVOLVIMENTO
Todos esses desafios – somados à criação da área de Inovação e à inserção do tema no Planejamento Estratégico – resultaram na criação do Unimed Lab, um hub de inovação inaugurado em janeiro de 2020.
O espaço, que funciona como coworking, está no mesmo prédio da Confederação, em São Paulo, mas pertence a todo o Sistema. O Unimed Lab foi desenvolvido para atender a três pilares e, assim, superar os desafios propostos:
1. Engajamento: encontros estratégicos de inovação, como workshops e bootcamps; eventos de comunidade, como meetups; atividades de conexão que promovam a convergência, como podcasts, pitch day, etc.
2. Projetos de Inovação: identificar iniciativas do Sistema Unimed por meio de um radar; consolidar a escalabilidade das soluções existentes através da inovação aberta; potencializar projetos que gerem valor aos clientes do Sistema
3. Cultura e Pessoas: treinamentos que promovam a gestão de conhecimento; fomentar a cultura de inovação através de capacitações a partes interessadas; fortalecer a gestão de pessoas e inovação no Sistema
Tudo isso seguindo uma estrutura de governança, composta pelo próprio Sistema Unimed, healthtechs, startups, parceiros e stakeholders, a fim de criar um ambiente gerador de ideias e uma carteira de soluções inovadoras.
Devido à pandemia, o cronograma de atividades pensado inicialmente teve que ser refeito e a Unimed utilizou este período para aprimorar o planejamento do Lab e, principalmente, projetar a versão digital do projeto (plataforma).

RESULTADOS
Por se tratar de um espaço físico, o Lab Unimed sofreu os impactos da pandemia e teve sua agenda de eventos e atividades, como meetups e pitch days de startups, cancelada.
Com a participação de cerca de 400 pessoas de mais de 100 Unimeds, o Hub realizou uma live com a participação do ex-CEO da Rappi, o CEO do banco Neon e CEO do Distrito (empresa parceira que realiza a gestão de comunidade do Unimed Lab).
Mesmo com a pandemia, foi possível mensurar alguns resultados:
- identificação de 15 Unimeds com iniciativas e demandas de inovação e tecnologia
- conexão com 19 startups
- 33 pessoas residentes
- mais de 50 visitantes
- 2 Unimeds residentes no local: Seguros Unimed e Central Nacional Unimed
O Unimed Lab também se conectou com parceiros como: Sistema OCB, Sescoop, IBM, Microsoft, Oracle, CPQD, Auspin, Johnson & Johnson Brasil, entre outros.
Quem realiza a conexão da Unimed com a maioria desses parceiros e promove as atividades para movimentar o espaço é o Distrito, maior hub de inovação para startups do Brasil.

PRÓXIMAS INICIATIVAS
Depois do lançamento do espaço físico, a Unimed Brasil se prepara para lançar a versão on-line do hub, que será uma plataforma digital. A solução está em desenvolvimento e foi acelerada em função da pandemia.
A plataforma será útil para cadastrar startups, criar radares de soluções, conectar as startups de saúde às cooperativas do Sistema e, assim, aproximar ainda mais as 345 Unimeds.
Contato do responsável:
Daniel Martinez
Analista de Inovação e Estratégia da Unimed do Brasil
daniel.martinez@unimed.coop.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.
Registro Eletrônico de Saúde organiza informações e histórico dos pacientes, tornando-os acessíveis aos profissionais de saúde do sistema Unimed. RESUMO CARDO Registro Eletrônico de Saúde consiste em utilizar uma plataforma que permita o armazenamento e compartilhamento de toda a cadeia envolvida no atendimento dos beneficiários, por meio da interoperabilidade entre sistemas, garantindo uma melhor gestão das informações de saúde. A iniciativa é uma parceria da Unimed Regional Maringá com a Unimed Central de Serviços - RS.
Pelo celular ou computador, produtor rural pode solicitar serviços de tecnologia agrícola da Coopercitrus diretamente para sua propriedade, de forma simples e prática. A Coopercitrus, eleita a 5ª organização mais tecnológica do agronegócio brasileiro, lançou o aplicativo Campo Digital, no qual seus cooperados podem solicitar e acompanhar diversos serviços. Além de melhorar a experiência do associado na contratação de serviços, o aplicativo ajuda a difundir tecnologias para os produtos rurais, ampliando a transformação digital no agronegócio local.
Plataforma coloca em contato profissionais e pessoas que precisam de cuidados especiais em seu dia a dia. A cooperativa de plataforma Equal Care Co-op (Eccoo) foi fundada na Grã-Bretanha em 2018 com o objetivo de colocar em contato, por meio da tecnologia, pessoas que precisam de algum tipo de suporte ou cuidado cotidiano e profissionais que oferecem esses cuidados. A plataforma é de propriedade dos próprios usuários e cuidadores, algo que foi concebido para garantir que as relações entre eles sejam justas, baseadas em confiança e recompensas.