Topbar OCB
Unimed Lab: inovação aberta em todo o Sistema
CONTEXTO
Em 2018, a Confederação do Sistema Unimed constatou a necessidade de criar uma área de inovação e tratar o tema de forma estratégica. Uma das dificuldades identificadas era a dispersão e fragmentação de informações voltadas à inovação dentro do Sistema, composto por 345 cooperativas.
Por isso, a Unimed do Brasil compreendeu a oportunidade de criar uma área para conectar todas as cooperativas do Sistema e ganhar convergência e escalabilidade de soluções.
Tal entendimento ocorreu em sintonia com a inserção do tema Inovação no Planejamento Estratégico da Cooperativa para o período 2019-2021, a fim de alinhar as soluções de negócio às necessidades e expectativas das cooperativas e promover a cultura de inovação e a gestão de conhecimento.
DESAFIOS
Considerando o tamanho do Sistema, os desafios não são poucos. Em linhas gerais, a cooperativa entendeu que precisa:
- Construir de forma sistêmica um pensamento coletivo em relação à inovação, padronizando o tema em todo o Sistema
- Potencializar soluções mediante cooperação aberta com o Sistema Unimed, empreendedores e startups de ecossistema
- Materializar o modelo de inovação aberta na Unimed utilizando ferramentas para acelerar inovações que nasçam no próprio Sistema, atuando como uma plataforma de cooperação aberta e, portanto, atendendo ao princípio da intercooperação
- Transformar problemáticas, dores e desafios sistêmicos em soluções escaláveis para o Sistema Unimed
DESENVOLVIMENTO
Todos esses desafios – somados à criação da área de Inovação e à inserção do tema no Planejamento Estratégico – resultaram na criação do Unimed Lab, um hub de inovação inaugurado em janeiro de 2020.
O espaço, que funciona como coworking, está no mesmo prédio da Confederação, em São Paulo, mas pertence a todo o Sistema. O Unimed Lab foi desenvolvido para atender a três pilares e, assim, superar os desafios propostos:
1. Engajamento: encontros estratégicos de inovação, como workshops e bootcamps; eventos de comunidade, como meetups; atividades de conexão que promovam a convergência, como podcasts, pitch day, etc.
2. Projetos de Inovação: identificar iniciativas do Sistema Unimed por meio de um radar; consolidar a escalabilidade das soluções existentes através da inovação aberta; potencializar projetos que gerem valor aos clientes do Sistema
3. Cultura e Pessoas: treinamentos que promovam a gestão de conhecimento; fomentar a cultura de inovação através de capacitações a partes interessadas; fortalecer a gestão de pessoas e inovação no Sistema
Tudo isso seguindo uma estrutura de governança, composta pelo próprio Sistema Unimed, healthtechs, startups, parceiros e stakeholders, a fim de criar um ambiente gerador de ideias e uma carteira de soluções inovadoras.
Devido à pandemia, o cronograma de atividades pensado inicialmente teve que ser refeito e a Unimed utilizou este período para aprimorar o planejamento do Lab e, principalmente, projetar a versão digital do projeto (plataforma).

RESULTADOS
Por se tratar de um espaço físico, o Lab Unimed sofreu os impactos da pandemia e teve sua agenda de eventos e atividades, como meetups e pitch days de startups, cancelada.
Com a participação de cerca de 400 pessoas de mais de 100 Unimeds, o Hub realizou uma live com a participação do ex-CEO da Rappi, o CEO do banco Neon e CEO do Distrito (empresa parceira que realiza a gestão de comunidade do Unimed Lab).
Mesmo com a pandemia, foi possível mensurar alguns resultados:
- identificação de 15 Unimeds com iniciativas e demandas de inovação e tecnologia
- conexão com 19 startups
- 33 pessoas residentes
- mais de 50 visitantes
- 2 Unimeds residentes no local: Seguros Unimed e Central Nacional Unimed
O Unimed Lab também se conectou com parceiros como: Sistema OCB, Sescoop, IBM, Microsoft, Oracle, CPQD, Auspin, Johnson & Johnson Brasil, entre outros.
Quem realiza a conexão da Unimed com a maioria desses parceiros e promove as atividades para movimentar o espaço é o Distrito, maior hub de inovação para startups do Brasil.

PRÓXIMAS INICIATIVAS
Depois do lançamento do espaço físico, a Unimed Brasil se prepara para lançar a versão on-line do hub, que será uma plataforma digital. A solução está em desenvolvimento e foi acelerada em função da pandemia.
A plataforma será útil para cadastrar startups, criar radares de soluções, conectar as startups de saúde às cooperativas do Sistema e, assim, aproximar ainda mais as 345 Unimeds.
Contato do responsável:
Daniel Martinez
Analista de Inovação e Estratégia da Unimed do Brasil
daniel.martinez@unimed.coop.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Funcionando em paralelo aos aplicativos de transporte, proposta da cooperativa é remunerar motoristas pelos dados gerados a partir das corridas realizadas. O Driver’s Seat é um aplicativo para motoristas de aplicativo utilizado em paralelo ao Uber ou a qualquer plataforma similar. O app gera dados para duas finalidades: para apoiar o motorista, com informações como cálculo de quilômetros rodados, onde estão as melhores corridas, desgaste do carro etc.; e para vender a órgãos públicos, consultorias ou entidades de pesquisa. Ao vender essas informações, o valor é revertido para os próprios motoristas. Como exemplo, a Driver’s Seat vendeu dados de mobilidade para uma agência municipal da cidade de São Francisco, nos EUA, por cerca de 45 mil dólares.
Cooperativa de planos odontológicos amplia oferta de serviços sem onerar mensalidade dos clientes. RESUMO CARDPara ampliar a oferta de serviços sem onerar o plano odontológico dos seus clientes, a cooperativa Dental Uni se tornou a mediadora de pagamentos, tanto do paciente como do dentista. Assim, os atos complementares que antes eram realizados fora do plano, agora são realizados via Dental Uni, em melhores condições de pagamento aos pacientes.
Para apoiar entregadores de aplicativo, federação tem como proposta fornecer infraestrutura tecnológica para dar origem a novas cooperativas. Sediada na França, a CoopCycle é uma federação de cooperativas de entregadores que desenvolveu uma infraestrutura tecnológica para apoiar a criação de cooperativas de plataforma. A iniciativa, que já conta com 67 cooperativas associadas, tem como propósito melhorar a distribuição dos resultados da operação aos associados, tornando a remuneração mais condizente com a carga de trabalho e proporcionando um trabalho mais digno.
Jogo promove interação em eventos cooperativistas. O JornadaCoop foi criado pelo Sistema OCB para aumentar o engajamento de seus estandes durante eventos por meio de um jogo cooperativista. Integrando dados de diversos programas de apoio ao cooperativismo, como Identidade, PDGC e o Sistema Desempenho, o JornadaCoop já esteve presente em mais de uma dezena de eventos e foi jogado por mais de 3 mil pessoas.