Topbar OCB
Unimed Lab: inovação aberta em todo o Sistema

CONTEXTO
Em 2018, a Confederação do Sistema Unimed constatou a necessidade de criar uma área de inovação e tratar o tema de forma estratégica. Uma das dificuldades identificadas era a dispersão e fragmentação de informações voltadas à inovação dentro do Sistema, composto por 345 cooperativas.
Por isso, a Unimed do Brasil compreendeu a oportunidade de criar uma área para conectar todas as cooperativas do Sistema e ganhar convergência e escalabilidade de soluções.
Tal entendimento ocorreu em sintonia com a inserção do tema Inovação no Planejamento Estratégico da Cooperativa para o período 2019-2021, a fim de alinhar as soluções de negócio às necessidades e expectativas das cooperativas e promover a cultura de inovação e a gestão de conhecimento.
DESAFIOS
Considerando o tamanho do Sistema, os desafios não são poucos. Em linhas gerais, a cooperativa entendeu que precisa:
- Construir de forma sistêmica um pensamento coletivo em relação à inovação, padronizando o tema em todo o Sistema
- Potencializar soluções mediante cooperação aberta com o Sistema Unimed, empreendedores e startups de ecossistema
- Materializar o modelo de inovação aberta na Unimed utilizando ferramentas para acelerar inovações que nasçam no próprio Sistema, atuando como uma plataforma de cooperação aberta e, portanto, atendendo ao princípio da intercooperação
- Transformar problemáticas, dores e desafios sistêmicos em soluções escaláveis para o Sistema Unimed
DESENVOLVIMENTO
Todos esses desafios – somados à criação da área de Inovação e à inserção do tema no Planejamento Estratégico – resultaram na criação do Unimed Lab, um hub de inovação inaugurado em janeiro de 2020.
O espaço, que funciona como coworking, está no mesmo prédio da Confederação, em São Paulo, mas pertence a todo o Sistema. O Unimed Lab foi desenvolvido para atender a três pilares e, assim, superar os desafios propostos:
1. Engajamento: encontros estratégicos de inovação, como workshops e bootcamps; eventos de comunidade, como meetups; atividades de conexão que promovam a convergência, como podcasts, pitch day, etc.
2. Projetos de Inovação: identificar iniciativas do Sistema Unimed por meio de um radar; consolidar a escalabilidade das soluções existentes através da inovação aberta; potencializar projetos que gerem valor aos clientes do Sistema
3. Cultura e Pessoas: treinamentos que promovam a gestão de conhecimento; fomentar a cultura de inovação através de capacitações a partes interessadas; fortalecer a gestão de pessoas e inovação no Sistema
Tudo isso seguindo uma estrutura de governança, composta pelo próprio Sistema Unimed, healthtechs, startups, parceiros e stakeholders, a fim de criar um ambiente gerador de ideias e uma carteira de soluções inovadoras.
Devido à pandemia, o cronograma de atividades pensado inicialmente teve que ser refeito e a Unimed utilizou este período para aprimorar o planejamento do Lab e, principalmente, projetar a versão digital do projeto (plataforma).
RESULTADOS
Por se tratar de um espaço físico, o Lab Unimed sofreu os impactos da pandemia e teve sua agenda de eventos e atividades, como meetups e pitch days de startups, cancelada.
Com a participação de cerca de 400 pessoas de mais de 100 Unimeds, o Hub realizou uma live com a participação do ex-CEO da Rappi, o CEO do banco Neon e CEO do Distrito (empresa parceira que realiza a gestão de comunidade do Unimed Lab).
Mesmo com a pandemia, foi possível mensurar alguns resultados:
- identificação de 15 Unimeds com iniciativas e demandas de inovação e tecnologia
- conexão com 19 startups
- 33 pessoas residentes
- mais de 50 visitantes
- 2 Unimeds residentes no local: Seguros Unimed e Central Nacional Unimed
O Unimed Lab também se conectou com parceiros como: Sistema OCB, Sescoop, IBM, Microsoft, Oracle, CPQD, Auspin, Johnson & Johnson Brasil, entre outros.
Quem realiza a conexão da Unimed com a maioria desses parceiros e promove as atividades para movimentar o espaço é o Distrito, maior hub de inovação para startups do Brasil.
PRÓXIMAS INICIATIVAS
Depois do lançamento do espaço físico, a Unimed Brasil se prepara para lançar a versão on-line do hub, que será uma plataforma digital. A solução está em desenvolvimento e foi acelerada em função da pandemia.
A plataforma será útil para cadastrar startups, criar radares de soluções, conectar as startups de saúde às cooperativas do Sistema e, assim, aproximar ainda mais as 345 Unimeds.
Contato do responsável:
Daniel Martinez
Analista de Inovação e Estratégia da Unimed do Brasil
daniel.martinez@unimed.coop.br
Conteúdo desenvolvido em parceria com
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Cooperativa Castrolanda cria departamento especializado para acompanhar grandes projetos da estratégia ao resultado. RESUMO CARDSaiba como uma cooperativa agroindustrial, a Castrolanda, garantiu maior transparência na execução da estratégia por meio da implantação de um Escritório de Projetos. Com esta inovação organizacional, agora os projetos têm processo mensal de acompanhamento, com metas, indicadores e regras claras para alterações de curso.
Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.
A Coopanest-PE implementou um programa de práticas sustentáveis que inclui gestão de resíduos, campanhas de reciclagem, eficiência energética e educação ambiental, a fim de reduzir seu impacto no planeta e alinhar sua operação aos princípios ESG. A Cooperativa teve que vencer resistências culturais internas, mas acabou beneficiando não só o meio ambiente, como também suas finanças.
Iniciativa deu liquidez à produção dos cooperados e viabilizou consumo de insumos e maquinários para melhoria da produção, com ganho de valor agregado. Para facilitar as compras dos associados nas lojas da cooperativa, a Minasul criou a Coffee Coin, uma moeda digital que representa o café produzido pelos cooperados. Assim, de acordo com a cotação do café, que é atualizada em tempo real pela ferramenta Dynamics, da Microsoft, a moeda transforma a produção do cooperado em créditos que podem ser trocados por produtos diversos disponíveis nas lojas da cooperativa.