Topbar OCB

Cooperante desenvolve e-commerce B2B

Imagem Destaque

2020
Sul
Agropecuário
Cooperante
Experiência do usuário, Inovação de processo, Inovação organizacional
Inovação de processo
Plataforma amplia atuação da cooperativa e supre dificuldades com representantes comerciais. RESUMO CARDCooperante desenvolve plataforma de e-commerce B2B para ampliar sua atuação e suprir dificuldades com representantes comerciais. Iniciativa roda atualmente em versão piloto e foi toda desenvolvida internamente, com envolvimento da área de vendas e de um comitê de inovação.

BAIXAR RESUMO





CONTEXTO

Atualmente com 489 cooperados, a Cooperante é uma cooperativa do ramo agro e atua com a recepção e beneficiamento de soja (para exportação), trigo (venda para moinhos, mercado interno), feijão e milho (varejo) e, mais recentemente, desenvolveu a produção de suco integral de uva (também para o varejo).

A entrada no varejo se deu em 2015, com o empacotamento de feijão preto. A ideia era agregar valor ao produto fornecido pelos associados. No ano seguinte, com uma grande procura por feijão no mercado, os produtos lançados alçaram novos mercados, estendendo o raio de atuação até a capital Curitiba. A alta demanda logo começou a apresentar gargalos logísticos, além da pressão dos representantes, pois não havia uma área específica para gerenciar o setor.

No fim de 2017, a Cooperante enxergou mais uma oportunidade no mercado: a linha de produtos de milho e quirera para agropecuárias. A carteira de produtos passou de dois para 13, um aumento significativo para quem ainda não possuía um setor exclusivo para essa finalidade. Os desafios aumentaram ainda mais quando o principal representante de vendas (terceirizado) deixou de representar tais produtos. Os clientes se foram e com eles o faturamento. Depender de um representante externo não era uma boa estratégia.

Ainda assim, a Cooperante manteve a ideia de vender no varejo e conseguiu se reposicionar em 2019, com uma nova equipe de representantes. Mas a preocupação voltou: e se os representantes deixassem a cooperativa de novo? Foi então que surgiu a ideia de inovar, potencializada pela participação em um curso de inovação oferecido pelo Sistema Ocepar. Nascia ali uma plataforma para controle dos pedidos recebidos e entregas passadas pelos representantes. Depois a ideia foi apresentada aos gestores e logo foi criado o setor de supervisão de vendas com o desafio de desenvolver a inovação: uma plataforma de vendas B2B (comercialização entre empresas; business-to-business em inglês).

DESAFIOS

A Cooperante sempre terceirizou os serviços de software e, teoricamente, seria simples terceirizar o desenvolvimento da plataforma, mas havia dois pontos a serem considerados: o custo e a possibilidade de a plataforma não ter a identidade da cooperativa e do cooperativismo.

Foi então que a Cooperante assumiu o principal desafio: desenvolver a plataforma internamente, usando o conhecimento adquirido no curso de inovação. E como a ideia não era criar apenas um site e sim um aplicativo para Android e iOS, os desafios eram ainda maiores.

DESENVOLVIMENTO

Com o seu time interno, a cooperativa desenvolveu um e-commerce que oferece aos usuários a opção de pedidos de compras e acompanhamento. Ou seja, o cliente seleciona os produtos oferecidos pela Cooperante, adiciona ao carrinho, seleciona as opções de pagamento e envia para a aprovação.

Os pedidos são direcionados para um painel de controle, também aplicativo, no qual é verificado se estão compatíveis com o limite de crédito do cliente, podendo ou não ser aprovado. Além disso, o comprador acompanha todo o processo na própria plataforma, desde o envio do pedido até a sua entrega.

Ainda na plataforma, a Cooperante publica notícias e oferece um canal de atendimento direto. O aplicativo foi desenvolvido pelo setor de vendas e varejo com o apoio de um comitê de inovação, sem qualquer apoio externo, informa a cooperativa.

Atualmente, o projeto está na fase de testes para ser validado e coletar informações com uma parcela de clientes. Com os feedbacks são feitas as melhorias.

RESULTADOS

A expectativa da cooperativa é atender melhor os clientes, oferecendo praticidade e conforto na hora da compra, pois não há a necessidade de visitas presenciais do representante.

Outro ponto é a não dependência dos representantes de vendas, o que traz maior segurança ao negócio. Além disso, cria maior vínculo da cooperativa com os clientes e também reduz custos com comissões.

“O que não podemos mensurar é em quais locais isso pode chegar, até onde é possível expandir. Haverá a necessidade de uma capacitação e organização logística para atender de maneira eficiente os clientes”, afirma Gilson Hollerweger Fernandes, Superintendente Executivo da Cooperante

PRÓXIMAS INICIATIVAS

Como está na sua fase piloto, o aplicativo pode ser visto, atualmente, como um protótipo do que realmente ele pode se tornar. Pois ainda existe a necessidade de se obter mais dados sobre a interação do cliente com o aplicativo, para melhorá-lo ainda mais. 

A integração com Google Analytics, a elaboração de um termo de uso robusto de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o desenvolvimento de um painel de controle para desktop também são melhorias e adequações a serem feitas.



Contato do responsável:


Gilson Hollerweger Fernandes

superintendente executivo da Cooperante

gilson@cooperante.com.br


Conteúdo desenvolvido em parceria com

Creator Image

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Adoção da solução permitiu não apenas a manutenção, mas a expansão do atendimento para outros pacientes, independentemente da sua localização. A pandemia de Covid-19 inviabilizou, do dia para a noite, o atendimento presencial por parte dos profissionais de saúde cooperados à Unifop. Para contornar a situação, garantindo a segurança das pessoas e o faturamento da cooperativa, foram feitos investimentos em tecnologia para criar o canal de telessaúde. Os resultados foram a retomada dos atendimentos e o ganho de possibilidade de expansão geográfica da base de clientes.

InovaCoop

Sistema de chamada em vídeo possibilitou que o atendimento telefônico convencional fosse associado à presença de um intérprete de Libras. Para atender melhor aos seus cooperados surdos, a CooperJohnson desenvolveu um novo canal de atendimento baseado em tecnologia para chamadas de vídeo. A proposta era aumentar o nível de acessibilidade do atendimento e, assim, promover inclusão de forma prática. Agora, com a solução chamada ICOM, os cooperados surdos têm suporte de uma intérprete de Libras que permite a realização do atendimento junto aos atendentes.

InovaCoop

Produto da cooperativa amazonense nasceu a partir de um experimento e já representa 20% de sua produção agroindustrial. Em busca de soluções para evitar o desperdício da polpa de cacau, a Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus (COOPERAR) recorreu à criatividade e desenvolveu seu vinagre de cacau. O novo produto já representa 20% da produção agroindustrial da cooperativa amazonense, que se prepara para que esse valor siga crescendo. 

InovaCoop

Em sua última edição, iniciativa da Lar recebeu 457 ideias, das quais 270 foram aprovadas.. Finalista do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2020 na categoria Inovação, o case da Lar Cooperativa mostra que um programa de ideias bem estruturado pode trazer inovação, economia financeira e muitos benefícios. Somente na última edição do Programa de Ideias, em 2019, a cooperativa recebeu 457 ideias dos colaboradores, que geraram uma economia de R$ 34,7 milhões à Lar. 

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.